Aeroporto de Guarujá deve passar a operar no próximo verão | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte

Sistema Costa Norte de Comunicação

Aeroporto de Guarujá deve passar a operar no próximo verão

Da Redação
16 de abril de 2019 às 15:37

Um importante passo para que o Aeródromo Civil Metropolitano de Guarujá, o aeroporto da cidade, saia do papel foi dado nesta terça-feira, 16. O prefeito Válter Suman esteve em Brasília para a assinatura da anuência à concessão da exploração do equipamento, pelo ministro de Estado da Infraestrutura, Tarcísio Freitas.


Participe dos nossos grupos ℹhttp://bit.ly/CNGUARUJA2  🕵‍♂Informe-se, denuncie!


A outorga cede uma área de 55 mil metros dentro da Base Aérea de Santos para a implantação do aeródromo, por um período de 28 anos. A medida será publicada no Diário Oficial da União por meio de portaria do Ministério da Infraestrutura. Em novembro de 2018, a Força Aérea Brasileira (FAB) e a Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC) já tinham publicado no Diário Oficial da União a portaria conjunta de nº 11, alterando o zoneamento desta área de 55 mil metros do uso militar para o uso civil. 

 

O prefeito Suman comemora a assinatura, e comenta que esta é uma conquista histórica para a cidade e a região. Ele fala sobre o procedimento: "Na realidade é a abertura do processo licitatório e [para] a gente poder operar já na próxima temporada de verão, o nosso tão sonhado Aeródromo Civil Metropolitano".


Conforme explica, a outorga permite a concessão de duas áreas para a construção do aeródromo, uma na parte já consolidada da Base Aérea, onde será construído um terminal provisório de passageiros, e outra na parte ainda a ser consolidada – onde será a construção da estrutura permanente. O terminal permanente será erguido durante a concessão dessa área provisória, que será de cinco anos.


Apoiador do movimento pela implantação do aeroporto, o deputado federal Júnior Bozzella (PSL), atuante na região, participou da cerimônia de assinatura e acredita que esta é uma das conquistas mais emblemáticas dos últimos anos para a Baixada Santista, sendo um 'divisor de águas', também pela união dos poderes. Disse ele: "Acaba alavancando, impulsionando e impondo a a conquista de obras tão importantes, que há anos a população da Baixada Santista tem lutado. Conquistarmos a assinatura da outorga, no dia de hoje, vai possibilitar, por exemplo, a tão sonhada ligação seca  entre Santos e Guarujá. É o marco inicial para a Baixada Santista se tornar uma das regiões mais sólidas e importantes do desenvolvimento turístico e econômico do nosso país".


O deputado observa inclusive que a construção do Aeródromo Civil Metropolitano em Guarujá deve impactar os mais diferentes setores em toda a região, com a geração de emprego e renda, por exemplo, por meio da construção e do turismo.


Presente na cerimônia, o senador Major Olímpio (PSL) agradeceu ao ministro Tarcísio e ao presidente Jair Bolsonado, que, conforme apontou, "estão promovendo uma verdadeira transformação no nosso país na área de infraestrutura". 


A partir da assinatura, Guarujá deve finalizar os trâmites para a publicação do edital do Aeródromo Civil Metropolitano, que deverá ocorrer em licitação na modalidade de Concorrência Pública. O valor mínimo proposto deverá ser de R$ 1 milhão. A estimativa da prefeitura é de que a concessão seja assinada em 90 dias após a publicação da licitação, podendo ser estendido devido a recursos e impugnações. 


Animado com a perspectiva do novo equipamento, que deverá alavancar a região, o ministro Tarcísio Gomes de Freitas enfatizou os benefícios à população. "É muito bom ver o prefeito Válter Suman fazendo essa concessão. Hoje vamos passar a outorga para que o município possa passar o aeroporto para a iniciativa privada. Tenho certeza que isso vai trazer melhoria na qualidade de serviços, vai impulsionar voos, vai aumentar a oferta, vai melhorar a qualidade do serviço prestado ao cidadão, que é o nosso grande objetivo da política de transportes".


O presidente da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), Eduardo Sanovicz, também compareceu à cerimônia de assinatura, e falou da expectativa da aviação comercial para operar em Guarujá. Disse ele: “Diante de todos esses atores, sobra energia, profissionalismo e competência para desenvolvermos a aviação civil na região, considerada um dos corações econômicos do país”.


Os efeitos na aviação já foram sentidos no dia seguinte à assinatura. O governador João Dória, e o secretário estadual de Turismo, Vinicius Lummertz, anunciaram a ampliação de voos pela operadora Azul Linhas Aéreas Brasileiras. Entre eles, os originados do aeródromo de Guarujá, que devem partir para os aeroportos de Santos Dumont, no Rio de Janeiro, Belo Horizonte, em Minas Gerais, e Curitiba, no Paraná. O início das operações dependerá da conclusão de obras estruturais no aeroporto de Guarujá.

A previsão é de que sejam investidos cerca de R$ 70 milhões para o funcionamento do Aeródromo Civil Metropolitano de Guarujá, que deve receber, em seu primeiro ano de atividades, 80 mil pessoas. 

 

Continua após publicidade

Continua após publicidade

Continua após publicidade

Continua após publicidade

Previsão do tempo


MÁX

MIN

Segurança

Colunas e Blogs

Política

Esporte

Variedades

Horóscopo Cigano

Horóscopo Cigano - 19 a 26 de setembro

  • Coroa - 19 a 26 de setembro

    Mude o que for preciso só não desista dos seus bons planos, pois a semana pede um pouco mais de atrevimento de sua parte, arrisque um pouco mais e as respostas aparecerão pra você. Não deixe que o desânimo venha a te vencer, a semana requer mais atitude e foco nos seus objetivos. Tudo tende a dar certo, você só precisa vencer a si mesmo(a), seus medos e ansiedades e fugir das questões e pessoas negativas que insistem em te rondar.

  • Candeias - 19 a 26 de setembro

    Mudanças de comportamento e até de temperamento, você perde um pouco a paciência diante dos fatos, pois a semana está um pouco corrida e você precisa encontrar respostas financeiras, a correria acaba te trazendo alguns desafios e a incerteza de certas respostas acaba te deixando de coração apertado. No amor mudanças significativas acabam te deixando bem, aquele velho sentimento de culpa começa a se dissipar.

  • Roda - 19 a 26 de setembro

    Indecisões, semana bem balançada principalmente nas questões amorosas. Apegue-se ao que é necessário e fuja das questões banais que te rondam. Em questões familiares tem algo que não está bem, tente focar em seus objetivos e vá em frente rumo ao seu progresso, as questões familiares se resolvem com o tempo, e isso não deve atrapalhar o seu progresso. Bom momento para estudos e novos aprendizados.

  • Sino - 19 a 26 de setembro

    Tudo muda de acordo com o tempo, as consequências e até mesmo a maneira de você agir diante dos fatos. Pense na possibilidade de mudar as questões, vibre de maneira positiva e não se deixe levar por medo e ansiedade. Controle-se, pois a semana hoje pode apresentar certos desafios, mas em breve você pode ter melhores respostas. No amor tudo muda de acordo com o tempo, faça valer os seus bons planos, reúna forças e mude o que for preciso.

  • Moedas - 19 a 26 de setembro

    É tempo de recomeçar, de reconstruir seus planos, de criar uma nova oportunidade dentro de si mesmo, fazer valer cada momento, deixar de lado tudo o que for prejudicial e buscar focar em seus objetivos. Desapegue-se do passado, a semana requer mais foco no presente, nas boas oportunidades que o destino está colocando à sua frente. Tudo vai mudar dentro de alguns dias, e com certeza pra melhor se você tomar a decisão certa.

  • Adaga - de 21 a 28 de agosto

    Depois de uma fase de muitas lutas e indecisões, a semana traz respostas claras em todos os sentidos, nas questões de amizade e tudo mais enfim você consegue equilibrar o seu astral e vai em busca de dias melhores, de melhores respostas e toma boas decisões que favorecem não somente o seu lado pessoal como também nas questões profissionais. Fase de luz e fé e também de novos aprendizados que te traz um certo ânimo a mais.

  • Ferradura - 19 a 26 de setembro

    Busque a paz para os seus caminhos, controle-se diante das questões, a semana tende a ser bem atarefada, porém exige mais de você, dos seus esforços, da sua dedicação pessoal, o que é seu precisa da sua essência, de suas mãos para ter mais valor, para brilhar diferente e sem sua presença nada existe. Valorize mais a sua criação, os seus projetos, a semana te abre um leque de oportunidades que devem ser bem aproveitadas.

  • Taça - 19 a 26 de setembro

    Deixe de lado o medo, a desconfiança, a semana pede um pouco mais de ousadia, de atrevimento de sua parte. Faça valer os seus esforços, corra atrás dos seus objetivos, apesar de ser uma semana bem atarefada tudo tende a mudar de acordo com a sua maneira de agir. No amor deixe de lado certas manhas, busque respostas significativas, evite confrontos que possam fazer com que você mude de opinião. Em questões familiares, deixe o tempo agir.

  • Capela - 19 a 26 de setembro

    Momento oportuno para boas realizações, fase de crescimento pessoal onde tudo tende a acontecer de maneira significativa. Os dias que se seguem serão de luz e bons presságios, momento de boas oportunidades onde você consegue realizar os seus objetivos. N amor certos desafios aparecem, mas tudo tende a ser diferente dentro de alguns dias. Aceite as mudanças, elas trarão melhores respostas em seus caminhos.

  • Punhal - 19 a 26 de setembro

    Busque a paz acima de tudo, você está enfrentando uma grande batalha, porém sabe das consequências e o quanto tem se esforçado para vencer. Tranquilize-se, a semana pede pra você recuar, deixar o tempo trazer uma nova resposta ou até mesmo deixar espaço para a resposta aparecer. O desespero atrapalha seus bons negócios, tente tranquilizar o seu coração. No amor uma nova resposta tranquiliza o seu coração.

  • Estrela - 19 a 26 de setembro

    Na busca de novidades você acaba deixando de lado certas questões importantes, procure manter-se em estado de alerta diante das situações, busque o foco dos seus objetivos, desprenda-se dos medos e encare uma nova jornada mais positiva, muitas questões foram deixadas de lado pela sua maneira de agir ou de pensar. O amor vai ser um desafio pra você nesta semana, procure focar mais em seus objetivos.

  • Machado - 19 a 26 de setembro

    Dias melhores estão por vir, momento de luz e boas realizações, você começa a se libertar de questões que na verdade só te traziam dores de cabeça. Mudanças significativas fazem com que você tenha mais equilíbrio e força de vontade para lidar com as situações. Uma grande vontade de partir para novos aprendizados, buscar mais conhecimento e progredir, seguir com fé e determinação. A liberdade é seu foco principal; livre-se de certas situações desagradáveis.