Aeroporto de Guarujá deve passar a operar no próximo verão | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte

Sistema Costa Norte de Comunicação

Aeroporto de Guarujá deve passar a operar no próximo verão

Da Redação
16 de abril de 2019 às 15:37

Um importante passo para que o Aeródromo Civil Metropolitano de Guarujá, o aeroporto da cidade, saia do papel foi dado nesta terça-feira, 16. O prefeito Válter Suman esteve em Brasília para a assinatura da anuência à concessão da exploração do equipamento, pelo ministro de Estado da Infraestrutura, Tarcísio Freitas.


Participe dos nossos grupos ℹhttp://bit.ly/CNGUARUJA2  🕵‍♂Informe-se, denuncie!


A outorga cede uma área de 55 mil metros dentro da Base Aérea de Santos para a implantação do aeródromo, por um período de 28 anos. A medida será publicada no Diário Oficial da União por meio de portaria do Ministério da Infraestrutura. Em novembro de 2018, a Força Aérea Brasileira (FAB) e a Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC) já tinham publicado no Diário Oficial da União a portaria conjunta de nº 11, alterando o zoneamento desta área de 55 mil metros do uso militar para o uso civil. 

 

O prefeito Suman comemora a assinatura, e comenta que esta é uma conquista histórica para a cidade e a região. Ele fala sobre o procedimento: "Na realidade é a abertura do processo licitatório e [para] a gente poder operar já na próxima temporada de verão, o nosso tão sonhado Aeródromo Civil Metropolitano".


Conforme explica, a outorga permite a concessão de duas áreas para a construção do aeródromo, uma na parte já consolidada da Base Aérea, onde será construído um terminal provisório de passageiros, e outra na parte ainda a ser consolidada – onde será a construção da estrutura permanente. O terminal permanente será erguido durante a concessão dessa área provisória, que será de cinco anos.


Apoiador do movimento pela implantação do aeroporto, o deputado federal Júnior Bozzella (PSL), atuante na região, participou da cerimônia de assinatura e acredita que esta é uma das conquistas mais emblemáticas dos últimos anos para a Baixada Santista, sendo um 'divisor de águas', também pela união dos poderes. Disse ele: "Acaba alavancando, impulsionando e impondo a a conquista de obras tão importantes, que há anos a população da Baixada Santista tem lutado. Conquistarmos a assinatura da outorga, no dia de hoje, vai possibilitar, por exemplo, a tão sonhada ligação seca  entre Santos e Guarujá. É o marco inicial para a Baixada Santista se tornar uma das regiões mais sólidas e importantes do desenvolvimento turístico e econômico do nosso país".


O deputado observa inclusive que a construção do Aeródromo Civil Metropolitano em Guarujá deve impactar os mais diferentes setores em toda a região, com a geração de emprego e renda, por exemplo, por meio da construção e do turismo.


Presente na cerimônia, o senador Major Olímpio (PSL) agradeceu ao ministro Tarcísio e ao presidente Jair Bolsonado, que, conforme apontou, "estão promovendo uma verdadeira transformação no nosso país na área de infraestrutura". 


A partir da assinatura, Guarujá deve finalizar os trâmites para a publicação do edital do Aeródromo Civil Metropolitano, que deverá ocorrer em licitação na modalidade de Concorrência Pública. O valor mínimo proposto deverá ser de R$ 1 milhão. A estimativa da prefeitura é de que a concessão seja assinada em 90 dias após a publicação da licitação, podendo ser estendido devido a recursos e impugnações. 


Animado com a perspectiva do novo equipamento, que deverá alavancar a região, o ministro Tarcísio Gomes de Freitas enfatizou os benefícios à população. "É muito bom ver o prefeito Válter Suman fazendo essa concessão. Hoje vamos passar a outorga para que o município possa passar o aeroporto para a iniciativa privada. Tenho certeza que isso vai trazer melhoria na qualidade de serviços, vai impulsionar voos, vai aumentar a oferta, vai melhorar a qualidade do serviço prestado ao cidadão, que é o nosso grande objetivo da política de transportes".


O presidente da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), Eduardo Sanovicz, também compareceu à cerimônia de assinatura, e falou da expectativa da aviação comercial para operar em Guarujá. Disse ele: “Diante de todos esses atores, sobra energia, profissionalismo e competência para desenvolvermos a aviação civil na região, considerada um dos corações econômicos do país”.


Os efeitos na aviação já foram sentidos no dia seguinte à assinatura. O governador João Dória, e o secretário estadual de Turismo, Vinicius Lummertz, anunciaram a ampliação de voos pela operadora Azul Linhas Aéreas Brasileiras. Entre eles, os originados do aeródromo de Guarujá, que devem partir para os aeroportos de Santos Dumont, no Rio de Janeiro, Belo Horizonte, em Minas Gerais, e Curitiba, no Paraná. O início das operações dependerá da conclusão de obras estruturais no aeroporto de Guarujá.

A previsão é de que sejam investidos cerca de R$ 70 milhões para o funcionamento do Aeródromo Civil Metropolitano de Guarujá, que deve receber, em seu primeiro ano de atividades, 80 mil pessoas. 

 

Continua após publicidade

Continua após publicidade

Continua após publicidade

Continua após publicidade

Previsão do tempo


MÁX

MIN

Estradas

Segurança

Colunas e Blogs

Política

Esporte

Variedades

Horóscopo Cigano

Horóscopo - de 14 a 20 de fevereiro

  • Coroa - 14 a 20 de fevereiro

    COROA_ Momento de luz e equilíbrio, fase onde você valoriza mais as questões profissionais e busca o aperfeiçoamento para tais questões. Não será fácil manter o equilíbrio diante de muitas tarefas, mas a vontade de progredir é muito maior portanto você analisa os prós e os contras de tudo e decide o que vai fazer daqui pra frente. No amor o período é de paz e luz onde você consegue tranquilizar o seu coração e a pessoa amada entende seus esforços.

  • Candeias - 14 a 20 de fevereiro

    CANDEIAS_ Dias de luz e alegrias, fase de recomeços enfim você se conscientiza de certas questões e analisa o tempo em que perdeu com situações desagradáveis. Você está renascendo das cinzas, criando novos projetos, pensando numa nova fase muito mais positiva em questões amorosas, muitas vezes é preciso buscar a paz em todos os sentidos pois é o que a sua vida precisa agora, e a semana vai ser de muito raciocínio lógico principalmente na área trabalhista.

  • Roda - 14 a 20 de fevereiro

    RODA_ Confusões em seus pensamentos, pode ser que você tenha se precipitado em assumir um compromisso familiar no qual não estaria com tempo disponível para cumprir. Agora você enfrenta uma fase muito mais difícil pois não quer voltar atrás com a sua palavra, mas na verdade tudo é uma questão de tempo e em breve você vai conseguir conciliar todos os setores de sua vida. Bom momento para cuidar da sua saúde física e espiritual.

  • Sino - 14 a 20 de fevereiro

    SINO_ Infelizmente você apostou errado novamente, e acabou encontrando muitos problemas no meio do caminho, agora enfrenta as circunstâncias porém tudo pode ser diferente se você encarar a realidade e ir em busca de novas respostas que façam mais sentido para a sua vida. Principalmente no amor onde tudo está muito confuso em sua mente e em seu coração, estar com alguém por estar não faz sentido nenhum, vá atrás do que realmente você quer pra sua vida.

  • Moedas - 14 a 20 de fevereiro

    MOEDAS_ Dias de muitas alegrias, momento de paz e novas oportunidades onde tudo começa a fazer mais sentido em sua vida. Uma fase favorável para questões profissionais, momento oportuno em todos os sentidos, chegou a hora de progredir, vá em busca de novos aprendizados, busque o foco dos seus objetivos sem se prender a nada. No amor esta é uma fase de equilíbrio e muita luz, você busca a paz ao lado da pessoa amada e encontra motivos de sobra pra continuar.

  • Adaga - 14 a 20 de fevereiro

    MACHADO_ Você está ganhando forças diante das situações, muita luz espiritual e alegrias em todos os sentidos, este é um momento muito favorável onde você vai conseguir a resposta ideal para os seus objetivos. Uma resposta positiva no amor trará muita paz a você, chegou a hora de reverter este quadro que a um bom tempo só te trouxe preocupações. Os dias que se seguem serão de muito progresso principalmente nas questões profissionais.

  • Ferradura - 14 a 20 de fevereiro

    FERRADURA_ Momento de progresso, a semana será de muitas oportunidades pessoais, você está numa fase de boas negociações nas questões profissionais, boas respostas surgem e você arrisca um pouco mais. Você se preocupa demais com questões familiares e acaba se enrolando no meio do caminho, infelizmente muitas coisas precisam de tempo para serem resolvidas, e apesar dos seus esforços muitas delas acabam não sendo solucionadas. Deixe o tempo agir.

  • Taça - 14 a 20 de fevereiro

    TAÇA_ As mudanças que se seguem trarão as respostas ideais em seus caminhos, tudo pode mudar sim e será preciso manter a calma para lidar com algumas situações. Novas oportunidades em questões trabalhistas, cabe a você decidir qual caminho irá seguir, mas lembre-se que a liberdade sempre foi o seu lema, procure seguir os seus instintos pois neste momento será preciso manter o equilíbrio e a fé diante dos seus objetivos.

  • Capela - 14 a 20 de fevereiro

    CAPELA_ Momento de boas realizações, fase de progresso e luz, dias de muitas novidades e grandes respostas, é preciso manter a ordem dos seus objetivos, tentar buscar a paz interior para lidar com questões principalmente familiares, pois imprevistos acontecem mas você não deve generalizar os fatos, para tudo tem uma explicação. No amor surge uma grande confusão em seus pensamentos, é preciso saber lidar com os fatos.

  • Punhal - 14 a 20 de fevereiro

    PUNHAL - Avalie cada resultado ao seu redor, permita-se a este luxo nessa semana pois você tem batalhado muito para alcançar os seus objetivos. Construa a sua força interior, livre-se de certas situações que venham a te incomodar de  certa maneira. O momento é favorável a você e o seu precioso tempo deve ser valorizado com questões mais positivas. Você pediu respostas e estas chegaram, aproveite-as de maneira positiva.

  • Estrela - 14 a 20 de fevereiro

    ESTRELA_ Não adianta cruzar os braços e esperar que a resposta caia do céu, muitas vezes é preciso correr atrás dos seus objetivos, ir em frente na busca de dias melhores, de respostas realmente significativas e não ficar imaginando o que pode ter ocorrido, imprevistos acontecem o mais importante é a sua capacidade de dar a volta por cima, é hora de acordar e criar novas respostas. No amor não é diferente, se não deu certo não enrole pois a vida passa e as boas oportunidades também.

  • Machado - 14 a 20 de fevereiro

    MACHADO_ Você está ganhando forças diante das situações, muita luz espiritual e alegrias em todos os sentidos, este é um momento muito favorável onde você vai conseguir a resposta ideal para os seus objetivos. Uma resposta positiva no amor trará muita paz a você, chegou a hora de reverter este quadro que a um bom tempo só te trouxe preocupações. Os dias que se seguem serão de muito progresso principalmente nas questões profissionais.