Gestores do Hospital Municipal de Cubatão prestam contas | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte

Sistema Costa Norte de Comunicação

Gestores do Hospital Municipal de Cubatão prestam contas

Da Redação
20 de dezembro de 2018 às 16:57

Representantes do Executivo, do Legislativo e munícipes reuniram-se, na terça-feira, 18, no plenário da Câmara de Cubatão, um ano após a reinauguração do Hospital Municipal Dr. Luiz de Camargo da Fonseca e Silva, administrado pela Fundação São Francisco Xavier (FSFX). O objetivo foi a prestação de contas acerca dos serviços oferecidos pela unidade hospitalar e apresentação dos planos para 2019. 


O superintendente do hospital, o médico Abner Moreira de Araújo Júnior, apresentou dados sobre os avanços que a unidade teve. Atualmente, a unidade conta com 125 leitos, dos quais 10 de UTI, além disso, ocorreu a substituição do equipamento de tomógrafo, as obras do anexo hospitalar, no antigo teatro, no qual funcionarão novos serviços de saúde à população.


Outro fato significativo foi a aprovação do programa Residência Médica, em que os especialistas, além de atenderem no Hospital Municipal, integrarão a rede básica do município, como explica o Dr. Abner: “A gente já pode anunciar aqui, que iremos ampliar mais 20 leitos para o SUS ainda esse ano”.


A unidade conta com 128 especialidades médicas, integrada por 172 médicos, 128 colaboradores, dos quais 95% são munícipes.  O Hospital Municipal apresenta quatro salas cirúrgicas operacionais, e que serão ampliadas, o pronto-socorro obstétrico, sete consultórios médicos e um banco de sangue. Nesse um ano, foram realizados 1.080 partos; 5.105 cirurgias obstetras; 4.416 internações; 1.198 cirurgias; e 337 exames laboratoriais.


Para o superintendente, o Hospital melhorou a vida do cidadão cubatense, que anteriormente tinha que ir a outro município para ser atendido. “Antes de o hospital realizar sua abertura, a população chegava a ocupar mais de 20% das unidades de fora; hoje, isso não chega a 4%”. A secretária de Saúde Andréa Pinheiro chamou atenção para a regularização administrativa do Executivo e os avanços alcançados na área, mas ressaltou que, mesmo diante desta conquista do município, ainda há muito por fazer. “Celebrar um ano é saber que temos muito a comemorar, mas que também temos muito a fazer”.


O presidente da Câmara Rodrigo Alemão (PSDB) destacou o legado que deixa para a cidade e aproveitou para parabenizar  os vereadores e a prefeitura pelo empenho neste projeto. “É a celebração de um trabalho em conjunto, de harmonia, de Executivo, Legislativo e Judiciário”. Já o prefeito Ademário Oliveira apontou o fato de não haver, no país, um modelo de gestão para hospital semelhante ao de Cubatão. As dificuldades financeiras que existiam, na época, impediam que o município custeasse as obras, mas que, por meio do esforço coletivo, foi possível buscar uma alternativa para a reabertura do hospital.


Segundo o chefe do Executivo, o município sofria com dificuldades financeiras e, por isso, não conseguiria custear as obras do hospital; já com a administração da Fundação São Francisco Xavier (FSFX) foi possível trazer a unidade de volta para a população cubatense. Participaram do evento: o vice-prefeito e secretário de Planejamento Pedro de Sá; o vice-presidente do Legislativo Ricardo Queixão (PDT); e os vereadores Wilson Pio (PSDB); Erika Verçosa (PSDB); Lalá (SD); Marcinho (PSB); Jair do Bar (PT);  Rafael Tucla (PT); e Toninho Vieira (PSDB).


Durante a reunião, houve uma apresentação cultural com o violinista Ruan Souto Maior e a bailarina premiada Yasmin Matos. 

Previsão do tempo


MÁX

MIN

Segurança

Colunas e Blogs

Política

Esporte

Variedades

Horóscopo Cigano

Horóscopo Cigano - 19 a 26 de setembro

  • Coroa - 19 a 26 de setembro

    Mude o que for preciso só não desista dos seus bons planos, pois a semana pede um pouco mais de atrevimento de sua parte, arrisque um pouco mais e as respostas aparecerão pra você. Não deixe que o desânimo venha a te vencer, a semana requer mais atitude e foco nos seus objetivos. Tudo tende a dar certo, você só precisa vencer a si mesmo(a), seus medos e ansiedades e fugir das questões e pessoas negativas que insistem em te rondar.

  • Candeias - 19 a 26 de setembro

    Mudanças de comportamento e até de temperamento, você perde um pouco a paciência diante dos fatos, pois a semana está um pouco corrida e você precisa encontrar respostas financeiras, a correria acaba te trazendo alguns desafios e a incerteza de certas respostas acaba te deixando de coração apertado. No amor mudanças significativas acabam te deixando bem, aquele velho sentimento de culpa começa a se dissipar.

  • Roda - 19 a 26 de setembro

    Indecisões, semana bem balançada principalmente nas questões amorosas. Apegue-se ao que é necessário e fuja das questões banais que te rondam. Em questões familiares tem algo que não está bem, tente focar em seus objetivos e vá em frente rumo ao seu progresso, as questões familiares se resolvem com o tempo, e isso não deve atrapalhar o seu progresso. Bom momento para estudos e novos aprendizados.

  • Sino - 19 a 26 de setembro

    Tudo muda de acordo com o tempo, as consequências e até mesmo a maneira de você agir diante dos fatos. Pense na possibilidade de mudar as questões, vibre de maneira positiva e não se deixe levar por medo e ansiedade. Controle-se, pois a semana hoje pode apresentar certos desafios, mas em breve você pode ter melhores respostas. No amor tudo muda de acordo com o tempo, faça valer os seus bons planos, reúna forças e mude o que for preciso.

  • Moedas - 19 a 26 de setembro

    É tempo de recomeçar, de reconstruir seus planos, de criar uma nova oportunidade dentro de si mesmo, fazer valer cada momento, deixar de lado tudo o que for prejudicial e buscar focar em seus objetivos. Desapegue-se do passado, a semana requer mais foco no presente, nas boas oportunidades que o destino está colocando à sua frente. Tudo vai mudar dentro de alguns dias, e com certeza pra melhor se você tomar a decisão certa.

  • Adaga - de 21 a 28 de agosto

    Depois de uma fase de muitas lutas e indecisões, a semana traz respostas claras em todos os sentidos, nas questões de amizade e tudo mais enfim você consegue equilibrar o seu astral e vai em busca de dias melhores, de melhores respostas e toma boas decisões que favorecem não somente o seu lado pessoal como também nas questões profissionais. Fase de luz e fé e também de novos aprendizados que te traz um certo ânimo a mais.

  • Ferradura - 19 a 26 de setembro

    Busque a paz para os seus caminhos, controle-se diante das questões, a semana tende a ser bem atarefada, porém exige mais de você, dos seus esforços, da sua dedicação pessoal, o que é seu precisa da sua essência, de suas mãos para ter mais valor, para brilhar diferente e sem sua presença nada existe. Valorize mais a sua criação, os seus projetos, a semana te abre um leque de oportunidades que devem ser bem aproveitadas.

  • Taça - 19 a 26 de setembro

    Deixe de lado o medo, a desconfiança, a semana pede um pouco mais de ousadia, de atrevimento de sua parte. Faça valer os seus esforços, corra atrás dos seus objetivos, apesar de ser uma semana bem atarefada tudo tende a mudar de acordo com a sua maneira de agir. No amor deixe de lado certas manhas, busque respostas significativas, evite confrontos que possam fazer com que você mude de opinião. Em questões familiares, deixe o tempo agir.

  • Capela - 19 a 26 de setembro

    Momento oportuno para boas realizações, fase de crescimento pessoal onde tudo tende a acontecer de maneira significativa. Os dias que se seguem serão de luz e bons presságios, momento de boas oportunidades onde você consegue realizar os seus objetivos. N amor certos desafios aparecem, mas tudo tende a ser diferente dentro de alguns dias. Aceite as mudanças, elas trarão melhores respostas em seus caminhos.

  • Punhal - 19 a 26 de setembro

    Busque a paz acima de tudo, você está enfrentando uma grande batalha, porém sabe das consequências e o quanto tem se esforçado para vencer. Tranquilize-se, a semana pede pra você recuar, deixar o tempo trazer uma nova resposta ou até mesmo deixar espaço para a resposta aparecer. O desespero atrapalha seus bons negócios, tente tranquilizar o seu coração. No amor uma nova resposta tranquiliza o seu coração.

  • Estrela - 19 a 26 de setembro

    Na busca de novidades você acaba deixando de lado certas questões importantes, procure manter-se em estado de alerta diante das situações, busque o foco dos seus objetivos, desprenda-se dos medos e encare uma nova jornada mais positiva, muitas questões foram deixadas de lado pela sua maneira de agir ou de pensar. O amor vai ser um desafio pra você nesta semana, procure focar mais em seus objetivos.

  • Machado - 19 a 26 de setembro

    Dias melhores estão por vir, momento de luz e boas realizações, você começa a se libertar de questões que na verdade só te traziam dores de cabeça. Mudanças significativas fazem com que você tenha mais equilíbrio e força de vontade para lidar com as situações. Uma grande vontade de partir para novos aprendizados, buscar mais conhecimento e progredir, seguir com fé e determinação. A liberdade é seu foco principal; livre-se de certas situações desagradáveis.