Ilhabela: anunciado novo secretário de Cultura | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte
|
Política
Foto: Divulgação / PMI

Ilhabela: anunciado novo secretário de Cultura

Funcionário público de carreira, Professor Beto assume a pasta em janeiro


14 de dezembro de 2018 às 10:43
Por Da Redação

O prefeito de Ilhabela, Márcio Tenório, anunciou na quinta-feira, 13, o nome do novo integrante do primeiro escalão da atual gestão. Adalberto Henrique da Silva Lopes, o Professor Beto, assumirá a secretaria de Cultura, que continuará ocupada até o dia 31 de dezembro por Nuno Gallo, que não gerenciará mais a pasta por motivos pessoais.

 

O novo secretário, de 37 anos, nascido em Contagem (MG), é servidor público do município e compõe o quadro de docentes do arquipélago, onde leciona na E.M. Prof. José Benedito de Moraes. Cursou o Magistério (formação em nível médio para professor), e com 19 anos começou sua carreira docente em Ilhabela, na Escola Salvador Arena. É formado em Letras, Pedagogia e Direito e ultimamente dividia o seu tempo profissional entre lecionar e advogar.

 

Atuou junto ao grupo que fomentou a criação do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Ilhabela (COMPCI), sendo o seu primeiro vice-presidente. É um dos idealizadores e fundadores da Amai – Associação do Movimento Afrodescendente de Ilhabela, e ajudou a criar a consagrada Festa de Uma Raça, que acontece sempre na Semana da Consciência Negra de Ilhabela.

 

Foi diretor da Escola do Reino, onde participou da criação do projeto Carinho à Comunidade, uma parceria das secretarias de Educação/Cultura/Esporte e Lazer, que fazia do espaço escolar um aparelho cultural dentro dos bairros mais afastados, ofertando oficinas culturais e esportivas aos finais de semana. Dirigiu também a Escola Dr. Paulo Renato Costa Souza, a Escola do Camarão, tendo sido o seu primeiro gestor.

 

O prefeito, Márcio Tenório, destacou o trabalho desenvolvido pelo novo secretário junto à população. “O Professor Beto tem destacada atuação junto à população na área cultural e também na Educação, sendo um dos protagonistas de diversas iniciativas. Fará um grande trabalho à frente da Cultura”.

 

O chefe do Executivo também reiterou o trabalho do ex-secretário, Nuno Gallo, que segundo ele “desenvolveu projetos culturais inéditos no arquipélago e colaborou com a implantação da política de valorização da cultura, em especial, da Cultura Caiçara, com o resgate das tradições e o aprimoramento e expansão das oficinas culturais. Também contribuiu com a regularização da Fazenda Engenho D’Água, que segue aberta para visitação de acordo com as normas do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), entre outros”.

Últimas Notícias

Os melhores do litoral

Confira algumas das melhores dicas de todo o litoral