Câmara de Bertioga elege mesa diretora e comissões para 2019 e 2020 | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte
|
Política
Luís Henrique Capellini e Eduardo Pereira no fim da sessão que elegeu a mesa diretora da Câmara de Bertioga para 2019 e 2020
Luís Henrique Capellini e Eduardo Pereira no fim da sessão que elegeu a mesa diretora da Câmara de Bertioga para 2019 e 2020 Foto: Estela Craveiro/JCN

Câmara de Bertioga elege mesa diretora e comissões para 2019 e 2020

Capellini será o presidente do Legislativo e Eduardo Pereira permanecerá na vice-presidência


28 de novembro de 2018 às 17:15
Por Estela Craveiro

A partir de 1° de janeiro de 2019, a mesa diretora da Câmara Municipal de Bertioga será comandada pelo vereador Luís Henrique Capellini (PSD). Ele foi eleito presidente da casa legislativa na sessão semanal realizada na terça-feira, 27, com votos dos demais vereadores do município, exceto Silvio Magalhães (PSB), que se absteve de votar.

Capellini encabeçou a chapa única que participou da eleição, composta pelos vereadores Eduardo Pereira, que se mantém na vice-presidência do Legislativo, Carlos Ticianelli (PSDB), líder do Executivo, que permanece na primeira secretaria, e pelo vereador Dr. Arnaldo (PV), que passará a ocupar a segunda secretaria.

Da atual mesa diretora, sairão Ney Lyra (PSDB), que presidiu a Câmara no biênio 2017/2018 e o vereador Biró (PTB), que nesses dois anos ocupou a segunda secretaria.

Sabedoria

Capellini, que já presidiu a Câmara de Bertioga algumas vezes, foi breve em seu pronunciamento após a eleição: “Espero que a gente tenha paciência, inteligência, coerência e sabedoria para conduzir os últimos dois anos dessa legislatura”.

Ele comentou a complexidade da tarefa, em função da próxima eleição municipal: “Existem conflitos e anseios dos vereadores. Na medida do possível, vamos equalizá-los e conduzir os projetos de forma independente aqui dentro da Câmara, para que todos possam, de alguma forma, serem bem sucedidos nas eleições em 2020”.

Ney Lyra, que continuará na presidência do Legislativo até o fim de dezembro, também se pronunciou rapidamente: “Devolvemos R$ 3,5 milhões aos cofres públicos no ano passado, e vamos devolver R$ 4 milhões nesse ano. Sei que exigi muito de alguns na parte de economia”.

Lyra pretendia disputar a reeleição na presidência da Câmara, mas não aglutinou força o suficiente para isso, apesar do empenho dos vereadores Valéria Bento (MDB), Matheus Rodrigues (DEM) e Silvio Magalhães (PSB), conforme ele disse: “Agradeço aos vereadores que tentaram me reeleger. E desejo sucesso para o Capellini em sua empreitada”.

Comissões

Após a eleição da mesa diretora da Câmara para os próximos dois anos, também foi votada a nova composição das comissões permanentes para o próximo biênio. Eduardo Pereira permanece na presidência da Comissão de Assuntos Jurídicos (Caj) e passa de vice-presidente a presidente da Comissão de Orçamento e Finanças (Cof), que, neste biênio, tem Dr. Arnaldo na presidência.

Matheus Rodrigues permanece na presidência da Comissão de Obras, Meio Ambiente e Turismo (Comatus) e da Comissão Legislativa Participativa (Colepa). E Valéria Bento permanece na presidência da Comissão de Cultura, Educação, Saúde, Assistência Social e Esportes (Cesase). Cada comissão é composta por três vereadores: presidente, vice-presidente e membro.

Composição das comissões permanentes para 2019 e 2020

Caj: Eduardo Pereira, Biró, Matheus Rodrigues

Cof: Eduardo Pereira, Biró, Ney Lyra

Comatus: Matheus Rodrigues, Valéria Bento, Silvio Magalhães

Cesase: Valéria Bento, Ney Lyra, Silvio Magalhães

Colepa: Matheus Rodrigues, Ney Lyra, Silvio Magalhães

Últimas Notícias