Obras do conjunto habitacional do Jardim Raphael devem começar em breve | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte
|
Política
Projeto do Condomínio Caminho das Árvores
Projeto do Condomínio Caminho das Árvores Foto: Divulgação/PMB

Obras do conjunto habitacional do Jardim Raphael devem começar em breve

Ney Lyra frisa necessidade de inscritos atualizarem cadastro único de programas sociais, principalmente do número de telefone, na prefeitura de Bertioga


23 de novembro de 2018 às 11:35
Por Estela Craveiro

O condomínio Caminho das Árvores, com 1.500 residências populares, está em vias de ser viabilizado no Jardim Raphael, em Bertioga. Quem diz é o prefeito Caio Matheus: “A licença ambiental foi renovada. O empreendimento agora está na diretoria da Caixa Econômica Federal (CEF) para liberação da verba”.

O vereador Ney Lyra (PSDB), presidente da Câmara Municipal, confirma, e detalha: “Esse dinheiro que vai sair é para os primeiros trabalhos. Tem que ser feito o desmatamento da área, depois de retirar animais com ninho e filhotes. Uma parte do lote vai ser aterrada para o início das obras. O terreno já está quitado com os R$ 30 milhões que vieram do programa Casa Paulista”.

Essa notícia sucede anos de dúvidas de muitas das pessoas, que se inscreveram em 2014, sobre a viabilidade do empreendimento. Porque a evolução do projeto demorou muito mais do que os 24 meses inicialmente previstos. E porque munícipes inscritos e vereadores começaram a questionar a grande presença de moradores de outras cidades entre os cadastrados.

Só 10%

Mas eles não devem passar de 10% do total, ficou definido em acordo entre os vereadores e a Associação dos Moradores da Favela Jardim Helena, o Movimento Pró-Moradia de Suzano e a Frente Paulista de Habitação Popular do Estado de São Paulo. Essas entidades coordenam o projeto habitacional que será erguido com recursos do programa federal Minha Casa, Minha Vida e do programa estadual Casa Paulista.

Ney Lyra explica: “Se passar de 10%, nós, vereadores, vamos entrar com ação no judiciário”. Ele frisa a necessidade de todos os inscritos atualizarem seus dados no cadastro único de programas sociais de Bertioga, apresentando documentos em casos de famílias que tiveram nascimentos, mortes, casamentos, separações e filhos que se tornaram maiores de idade. E também no caso de quem mudou de endereço ou ficou devendo documentos.

Mas, recomenda o vereador, o mais importante é atualizar os números de telefone, por meio dos quais, com ligações ou mensagens de texto, os inscritos estão sendo convocados.

O projeto do Caminho das Árvores contempla famílias com rendimento mensal de no máximo três salários mínimos, que pagarão prestações de R$ 80. Porém, há casos de casais que não apresentaram certidão de casamento e tampouco comprovantes de rendas das duas pessoas, porque ultrapassaria a renda máxima admitida.

Atualização de dados

Essas pessoas devem ser eliminadas da lista de inscritos, explica Ney Lyra: “A CEF está cruzando os dados e esses casos estão aparecendo. Vão chamar 1.500 pessoas e os primeiros 500 suplentes. Pessoalmente, acho que será preciso chamar mais. Muita gente está querendo burlar, acha que a CEF não vai checar. Mas vai. A checagem é agora. E quem estiver com o cadastro único incompleto ou desatualizado será prejudicado”.

Por isso, Ney Lyra recomenda que as pessoas cadastradas no projeto façam o quanto antes a atualização do seu cadastro único de programas sociais, no posto da Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda que está funcionando no Espaço Cidadão do Centro. Aliás, a renovação do cadastro nos programas sociais deve ser obrigatoriamente feita até 31 de dezembro, para que as pessoas mantenham seu direito aos benefícios que recebem.

Mas tem que agendar antes pelos telefones (13) 3319-9700 e 3319-9702. Entretanto, neste sábado, será possível fazer essa atualização em plantão que a Secretaria de Desenvolvimento Social realizará no Espaço Cidadão de Boraceia, das 15h às 19h.

Renovação obrigatória do cadastro único de benefícios de programas sociais até 31 de dezembro

http://d.costanorte.com.br/geral/24794/renovacao-obrigatoria-do-cadastro-unico-de-beneficios-de-programas-sociais-ate-31-de-dezembro


Últimas Notícias

Os melhores do litoral

Confira algumas das melhores dicas de todo o litoral