Coluna Albatroz: Noite de emoções no Legislativo bertioguense | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte
|
Política
Vereadora Valéria Bento trouxe o problema do conjunto habitacional do Jardim Raphael de volta à pauta da Câmara
Vereadora Valéria Bento trouxe o problema do conjunto habitacional do Jardim Raphael de volta à pauta da Câmara Foto: Estela Craveiro/JCN

Coluna Albatroz: Noite de emoções no Legislativo bertioguense

Confira os acontecimentos da sessão semanal além dos momentos de discutir e votar leis


19 de outubro de 2018 às 16:43
Por Estela Craveiro
Vereadora Valéria Bento trouxe o problema do conjunto habitacional do Jardim Raphael de volta à pauta da Câmara
Vereadora Valéria Bento trouxe o problema do conjunto habitacional do Jardim Raphael de volta à pauta da Câmara Foto: Estela Craveiro/JCN

Homenagem a  Claudia Soares Lima
Homenagem a Claudia Soares Lima Foto: Estela Craveiro/JCN

Homenagem a Noemia Pereira Cordeiro
Homenagem a Noemia Pereira Cordeiro Foto: Estela Craveiro/JCN

Claudia Soares Lima e Noemia Pereira Cordeiro
Claudia Soares Lima e Noemia Pereira Cordeiro Foto: Estela Craveiro/JCN

Homenagem ao professor Aparecido Fernando Silva
Homenagem ao professor Aparecido Fernando Silva Foto: Estela Craveiro/JCN

Homenagem a Marcelo Santos Pereira
Homenagem a Marcelo Santos Pereira Foto: Estela Craveiro/JCN

Vereador Silvio Magalhães homenageou professores com sugestão de projeto ao prefeito Caio Matheus
Vereador Silvio Magalhães homenageou professores com sugestão de projeto ao prefeito Caio Matheus Foto: Estela Craveiro/JCN

Homenagem a Sheila e Guilherme Rufino
Homenagem a Sheila e Guilherme Rufino Foto: Estela Craveiro/JCN

Homenagem a Edna da Costa Barros
Homenagem a Edna da Costa Barros Foto: Estela Craveiro/JCN

Eduardo Pereira apresenta dossiê fotográfico das más condições da Escola Estadual William Aureli
Eduardo Pereira apresenta dossiê fotográfico das más condições da Escola Estadual William Aureli Foto: Estela Craveiro/JCN

Moções
Em toda terceira terça-feira do mês, os vereadores têm espaço para moções na Câmara Municipal de Bertioga. E, dessa vez, a sessão de homenagens foi especial, por causa da campanha Outubro Rosa e do Dia do Professor. Sobraram emoções no plenário e na plateia.

Câncer de mama
A vereadora Valéria Bento (MDB),  paciente de câncer de mama ainda em tratamento, apresentou moções de parabenização pela garra para enfrentar a doença às munícipes Claudia Soares Lima e Noemia Pereira Cordeiro. Funcionária pública, Claudia, inclusive, concluiu o curso de direito e conquistou o registro da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) já em tratamento. Noemia tem entre seus filhos os políticos Noeli Maester, que acabou de disputar o cargo de deputada estadual pelo PSH, e Adiel Pereira. A vereadora aproveitou a deixa para cobrar da prefeitura a implementação de seu projeto de lei, recentemente aprovado, garantindo cuidados especiais às portadoras do câncer de mama na rede municipal de saúde.

Dia do Professor I
Valeria Bento também homenageou o professor Aparecido Fernando Silva, com quem, no passado, deu aulas de inglês no curso do programa  Educação de Jovens e Adultos (Eja), em Boraceia. Hoje, ele é assistente da diretoria da Escola Municipal Delphino Stockler de Lima. Mas o momento surpresa emocionante foi proporcionado pela moção de parabenização do vereador Dr. Arnaldo (PV) ao advogado Marcelo Santos Pereira. Ele faz parte do setor jurídico da Câmara, atua no plenário em todas as sessões, é professor de direito da Faculdade Bertioga (Fabe), e absolutamente não esperava por essa.

Dia do Professor II
Já o vereador Silvio Magalhães (PSB) surpreendeu pela natureza de sua moção. Fez uma homenagem genérica aos professores, com a apresentação de projeto de lei que "dispõe sobre a reformulação do concurso de remoção e atribuição dos docentes da rede municipal de ensino e dá outras providências". O projeto foi feito por professores. O objetivo, diz a moção, é que o prefeito envie o projeto, que necessariamente deve ser de autoria do Executivo, para a casa de leis. Silvio apresentou a proposta como parte integrante da moção de parabenização. Mas Ney Lyra (PSDB), presidente da Câmara, o alertou que, para ser enviado ao prefeito, o projeto deveria ser apresentado por meio de uma indicação ao Executivo. E assim foi feito. Todos os vereadores presentes pediram para subscrever a moção, mas não a indicação.

Personagens da cidade
O vereador Dr. Arnaldo também homenageou a munícipe Edna da Costa Barros, auxiliar de enfermagem concursada federal, que já trabalhou com a comunidade da Terra Indígena do Ribeirão Silveira por quatro anos, estava atuando na Vigilância Sanitária, e agora deixa Bertioga para cuidar da saúde de sua mãe, em Tocantins, seu estado natal. O vereador Carlos Ticianelli (PSDB), por sua vez, homenageou o casal Guilherme e Sheila Rufino por sua iniciativa empreendedora. Eles estabeleceram uma franquia da escola KNN Idiomas no centro de Bertioga, perto da prefeitura, e prestam serviço de transporte para os alunos que necessitem disso. O que é um apelo e tanto em uma cidade na qual os cidadãos passam muito tempo nos pontos esperando pelos ônibus que demoram muito a aparecer.

William Aureli
O vereador Eduardo Pereira (SD) recorreu a um dossiê fotográfico da situação degradante e perigosa das instalações da Escola Estadual William Aureli, para compor indicação na qual solicita envio de ofício, pela Câmara de Bertioga, ao governo do estado de São Paulo, à Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, à direção do colégio e à Diretoria Regional de Ensino da Baixada Santista. O que o vereador quer é a recuperação e manutenção decente do prédio, onde, aliás, ele estudou. Indicação aprovada. Ofício a caminho.

Jardim Raphael I
A vereadora Valéria Bento colocou novamente em pauta o assunto do Condomínio Caminho das Árvores, o popular conjunto habitacional do Jardim Raphael, para o qual foram abertas inscrições em 2014, e que jamais saiu do papel. Ela obteve aprovação para envio de ofício às cooperativas responsáveis em busca da mesma informação: em que pé estão as coisas e cadê as obras?

Jardim Rapahel II
O vereador Ney Lyra aproveitou a carona para apelar a todos os inscritos em busca de uma residência no Condomínio Caminho das Árvores, que se dirijam à Secretaria de Obras e Habitação para atualizar seu dados no cadastro habitacional único da cidade. Isso porque, com a pretendida evolução do projeto, a previsão é que suplentes sejam chamados no lugar de pessoas inscritas e constantes das listas de participantes, que podem ter-se mudado ou de pessoas que deram endereços de parentes que têm na cidade e que, na realidade, não residem em Bertioga. 

Últimas Notícias