Rosana Valle quer fazer história na Câmara dos Deputados | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte

Sistema Costa Norte de Comunicação

Rosana Valle quer fazer história na Câmara dos Deputados

Estela Craveiro
19 de outubro de 2018 às 13:39

Eleita deputada federal pelo PSB, com 106.100 votos de municípios da Baixada Santista e do Vale do Ribeira, a jornalista Rosana Valle já começa a frequentar o Congresso Nacional, para ir se adaptando ao seu novo cenário de trabalho, e está muito animada com o novo desafio: “Não vou ser mais uma em Brasília. Tenho a meu favor uma carreira jornalística que me deu muita experiência. Eu sei o que as pessoas querem saber. Elas querem estar por dentro do que acontece na política. Querem prestação de contas de quem elegeram. Sou muito focada e determinada. Vocês ainda vão ouvir falar muito de mim”.

Na avaliação da deputada estreante, “os deputados estão na Câmara para votar leis, fiscalizar o cumprimento das leis e trabalhar por sua região”. Ciente do risco de passar omissa no meio de 513 parlamentares, ela já se articula visando fazer parte de comissões que tenham a ver com as vocações das cidades que a elegeram e com sua carreira jornalística, como as das áreas de turismo, transporte e, especificamente, aviação.

Em participação no programa Café da Manhã, da TV Costa Norte, na sexta-feira, 19, Rosana falou sobre sua campanha eleitoral: “Foi muito olho no olho, gastei muita sola de sapato e tive muitas reuniões com eleitores. Meu marqueteiro foi meu filho de 17 anos, que fez todos meus vídeos. E trabalhei muito nas redes sociais, com quase 100 mil seguidores”.

E falou também sobre propostas que recebeu pelo caminho: “Tinha gente que me dizia, olha, sou a liderança xis de tal lugar, quanto vai me dar para eu apoiar você? Eu respondia que não quero ganhar a eleição desse jeito. Apertava a mão e até logo. Queria ganhar para fazer política do jeito certo. Estou entrando pela porta da frente, serena, tranquila”.  

Rosana comentou ainda as sensações que experimentou ao chegar a locais como feiras e se deparar com muitas bandeiras e cabos eleitorais de concorrentes: “Eu pensava nossa... Acho que não vou ser eleita...”. Mas, ao mesmo tempo, recebia mensagens e telefonemas de pessoas que nem conhecia e relatavam estar distribuindo seus santinhos em locais públicos.

A deputada não perdeu a oportunidade de se posicionar abertamente sobre coisas que julga grandes mazelas da política brasileira: “Na época da eleição, deputados e candidatos de outros lugares vão para as cidades para trocar votos por emendas. Compram vereadores e as lideranças com promessas de verbas de emendas parlamentares. As emendas são feitas com dinheiro deles ou com o nosso? É com o nosso. Então deputado não faz mais nada do que a obrigação de direcionar emendas para as cidades onde foi votado. Essa é uma prática comum e feia, se perpetuar no poder com o nosso dinheiro. Temos que mudar isso. Essa política velha tem que acabar. Deputado é um servidor público”.

Ela será um dos dois únicos parlamentares que a Baixada Santista terá na Câmara dos Deputados a partir de fevereiro de 2019, a despeito de a região ter 1,3 milhão de eleitores. O outro é Júnior Bozella (PSL). Rosana acredita que isso dá um peso maior à obrigação de pleitear investimentos federais para a região, outra função importante dos deputados federais: “Aumenta minha responsabilidade, mas também tira de mim a responsabilidade de representar o estado de São Paulo todo. Não fiz campanha em outras cidades, mas somente naquelas em que tenho certeza de que conheço os problemas e vou trabalhar por elas”.

Outra tarefa importante da nova legislatura na Câmara dos Deputados será a reforma política: “Sou contra a reeleição para cargos no Executivo e no Legislativo, talvez com mandatos de cinco anos. Vamos ter que estudar todas essas pautas da reforma política que estamos querendo tanto e foi desconfigurada no ano passado. Temos 35 partidos. Que ideologias podemos ter com tantos partidos?”.

Rosana agradeceu especificamente aos 879 eleitores que votaram nela em Bertioga: “Tenham a certeza de que ao final de quatro anos vou deixar uma história na política ainda mais bonita do que a minha história no jornalismo. Se depender de mim, o tempo da velha política terminou. Entro com o coração aberto, com sabedoria, com honestidade, e chamo vocês para estarem comigo. Isto é o eu peço. Vem comigo nesse mandato que nós vamos fazer história. Eu vou honrar o seu voto”.

Continua após publicidade

Continua após publicidade

Continua após publicidade

Continua após publicidade

Previsão do tempo


MÁX

MIN

Segurança

Colunas e Blogs

Política

Esporte

Variedades

Horóscopo Cigano

Horóscopo Cigano - 19 a 26 de setembro

  • Coroa - 19 a 26 de setembro

    Mude o que for preciso só não desista dos seus bons planos, pois a semana pede um pouco mais de atrevimento de sua parte, arrisque um pouco mais e as respostas aparecerão pra você. Não deixe que o desânimo venha a te vencer, a semana requer mais atitude e foco nos seus objetivos. Tudo tende a dar certo, você só precisa vencer a si mesmo(a), seus medos e ansiedades e fugir das questões e pessoas negativas que insistem em te rondar.

  • Candeias - 19 a 26 de setembro

    Mudanças de comportamento e até de temperamento, você perde um pouco a paciência diante dos fatos, pois a semana está um pouco corrida e você precisa encontrar respostas financeiras, a correria acaba te trazendo alguns desafios e a incerteza de certas respostas acaba te deixando de coração apertado. No amor mudanças significativas acabam te deixando bem, aquele velho sentimento de culpa começa a se dissipar.

  • Roda - 19 a 26 de setembro

    Indecisões, semana bem balançada principalmente nas questões amorosas. Apegue-se ao que é necessário e fuja das questões banais que te rondam. Em questões familiares tem algo que não está bem, tente focar em seus objetivos e vá em frente rumo ao seu progresso, as questões familiares se resolvem com o tempo, e isso não deve atrapalhar o seu progresso. Bom momento para estudos e novos aprendizados.

  • Sino - 19 a 26 de setembro

    Tudo muda de acordo com o tempo, as consequências e até mesmo a maneira de você agir diante dos fatos. Pense na possibilidade de mudar as questões, vibre de maneira positiva e não se deixe levar por medo e ansiedade. Controle-se, pois a semana hoje pode apresentar certos desafios, mas em breve você pode ter melhores respostas. No amor tudo muda de acordo com o tempo, faça valer os seus bons planos, reúna forças e mude o que for preciso.

  • Moedas - 19 a 26 de setembro

    É tempo de recomeçar, de reconstruir seus planos, de criar uma nova oportunidade dentro de si mesmo, fazer valer cada momento, deixar de lado tudo o que for prejudicial e buscar focar em seus objetivos. Desapegue-se do passado, a semana requer mais foco no presente, nas boas oportunidades que o destino está colocando à sua frente. Tudo vai mudar dentro de alguns dias, e com certeza pra melhor se você tomar a decisão certa.

  • Adaga - de 21 a 28 de agosto

    Depois de uma fase de muitas lutas e indecisões, a semana traz respostas claras em todos os sentidos, nas questões de amizade e tudo mais enfim você consegue equilibrar o seu astral e vai em busca de dias melhores, de melhores respostas e toma boas decisões que favorecem não somente o seu lado pessoal como também nas questões profissionais. Fase de luz e fé e também de novos aprendizados que te traz um certo ânimo a mais.

  • Ferradura - 19 a 26 de setembro

    Busque a paz para os seus caminhos, controle-se diante das questões, a semana tende a ser bem atarefada, porém exige mais de você, dos seus esforços, da sua dedicação pessoal, o que é seu precisa da sua essência, de suas mãos para ter mais valor, para brilhar diferente e sem sua presença nada existe. Valorize mais a sua criação, os seus projetos, a semana te abre um leque de oportunidades que devem ser bem aproveitadas.

  • Taça - 19 a 26 de setembro

    Deixe de lado o medo, a desconfiança, a semana pede um pouco mais de ousadia, de atrevimento de sua parte. Faça valer os seus esforços, corra atrás dos seus objetivos, apesar de ser uma semana bem atarefada tudo tende a mudar de acordo com a sua maneira de agir. No amor deixe de lado certas manhas, busque respostas significativas, evite confrontos que possam fazer com que você mude de opinião. Em questões familiares, deixe o tempo agir.

  • Capela - 19 a 26 de setembro

    Momento oportuno para boas realizações, fase de crescimento pessoal onde tudo tende a acontecer de maneira significativa. Os dias que se seguem serão de luz e bons presságios, momento de boas oportunidades onde você consegue realizar os seus objetivos. N amor certos desafios aparecem, mas tudo tende a ser diferente dentro de alguns dias. Aceite as mudanças, elas trarão melhores respostas em seus caminhos.

  • Punhal - 19 a 26 de setembro

    Busque a paz acima de tudo, você está enfrentando uma grande batalha, porém sabe das consequências e o quanto tem se esforçado para vencer. Tranquilize-se, a semana pede pra você recuar, deixar o tempo trazer uma nova resposta ou até mesmo deixar espaço para a resposta aparecer. O desespero atrapalha seus bons negócios, tente tranquilizar o seu coração. No amor uma nova resposta tranquiliza o seu coração.

  • Estrela - 19 a 26 de setembro

    Na busca de novidades você acaba deixando de lado certas questões importantes, procure manter-se em estado de alerta diante das situações, busque o foco dos seus objetivos, desprenda-se dos medos e encare uma nova jornada mais positiva, muitas questões foram deixadas de lado pela sua maneira de agir ou de pensar. O amor vai ser um desafio pra você nesta semana, procure focar mais em seus objetivos.

  • Machado - 19 a 26 de setembro

    Dias melhores estão por vir, momento de luz e boas realizações, você começa a se libertar de questões que na verdade só te traziam dores de cabeça. Mudanças significativas fazem com que você tenha mais equilíbrio e força de vontade para lidar com as situações. Uma grande vontade de partir para novos aprendizados, buscar mais conhecimento e progredir, seguir com fé e determinação. A liberdade é seu foco principal; livre-se de certas situações desagradáveis.