Segundo turno das eleições: saiba tudo para participar | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte

Sistema Costa Norte de Comunicação

Segundo turno das eleições: saiba tudo para participar

Estela Craveiro
09 de outubro de 2018 às 16:14

Em 28 de outubro, os eleitores brasileiros deverão comparecer às urnas para o segundo turno das eleições 2018 para presidente da República, em que escolherão entre Jair Bolsonaro (PSL), que teve 46,03% dos votos no primeiro turno, e Fernando Haddad (PT), que obteve 29,28% dos votos.

Os eleitores deverão votar em segundo turno também para definir o governador na Capital Federal e nos estados de Amapá, Amazonas, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe.

Em São Paulo, a disputa para o governo do estado se dará entre João Doria (PSDB), que teve 31,77% dos votos válidos, e Márcio França, que obteve 21,53% dos votos válidos.


Porque existe segundo turno

No Brasil, a realização de eleições em segundo turno é realizada por determinação da Constituição Federal de 1988 por meio dos artigos 28, 29 (inciso II) e 77.

Esses dispositivos determinam que o segundo turno ocorrerá nas eleições para presidência da República, para o governo dos estados e do Distrito Federal, e para a prefeitura de cidades com mais de 200 mil habitantes.

O critério que determina o segundo turno é a maioria absoluta. Para ser eleito em primeiro turno, um candidato precisa obter mais da metade dos votos válidos, excluídos os votos nulos e em branco. Vence quem tiver 50% dos votos e mais um.

Se nenhum candidato atender a esse requisito, o segundo turno é realizado entre os dois candidatos com maior votação no primeiro turno.

Caso haja morte, desistência ou impedimento legal de um dos dois candidatos aptos ao segundo turno, ele deve ser substituído pelo candidato mais votado entre os demais que concorreram no primeiro turno.


Quem pode votar no segundo turno?

Qualquer eleitor que tenha seu título sem pendências com a Justiça Eleitoral pode votar no segundo turno, inclusive aqueles que não tenham votado no primeiro turno, mesmo que ainda não tenham justificado a ausência frente às urnas.


Justificativas

Quem não votou no primeiro turno tem até o dia 6 de dezembro para justificar. O eleitor deve procurar o seu cartório eleitoral com um comprovante do motivo pelo qual não foi votar, como atestado médico ou comprovante de passagens.

Também pode fazer isso online, pelo Sistema Justifica no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Caso o juiz eleitoral não aceite a justificativa, o eleitor deverá pagar multa no valor de R$ 3,51 por turno.

Quem não votar no segundo turno terá até 27 de dezembro para fazê-lo. Quem estava ou estiver fora do Brasil no dia das votações de primeiro e segundo turno terá até 30 dias após o retorno ao Brasil para apresentar passaporte com carimbos, passagens e cartões de embarque em cartórios eleitorais.


Locais de votação

Nos próximos dias os Tribunais Regionais Eleitorais deverão divulgar os locais de votação. Mas, a princípio, devem ser os mesmos do primeiro turno.

Os eleitores também poderão consultar os locais no site do TSE ou por meio do aplicativo e-título.


Voto em trânsito

São falsas algumas notícias de que não haverá voto em trânsito para o segundo turno que estão circulando na internet.

Quem pediu autorização da Justiça Eleitoral para votar em trânsito, o que foi permitido, até 23 de agosto, poderá fazê-lo também no segundo turno. Vale para eleitores que têm título nas capitais e em cidades com mais de 100 mil eleitores.

Quem estiver fora de seu estado poderá votar apenas para presidência da República. Quem estiver em outra cidade do seu estado poderá votar para presidente e para governador, nos estados onde há segundo turno para governo estadual.


No exterior

Brasileiros residentes no exterior também participarão da eleição em segundo turno para presidente da República.

Continua após publicidade

Continua após publicidade

Continua após publicidade

Continua após publicidade

Previsão do tempo


MÁX

MIN

Segurança

Colunas e Blogs

Política

Esporte

Variedades

Horóscopo Cigano

Horóscopo Cigano - 19 a 26 de setembro

  • Coroa - 19 a 26 de setembro

    Mude o que for preciso só não desista dos seus bons planos, pois a semana pede um pouco mais de atrevimento de sua parte, arrisque um pouco mais e as respostas aparecerão pra você. Não deixe que o desânimo venha a te vencer, a semana requer mais atitude e foco nos seus objetivos. Tudo tende a dar certo, você só precisa vencer a si mesmo(a), seus medos e ansiedades e fugir das questões e pessoas negativas que insistem em te rondar.

  • Candeias - 19 a 26 de setembro

    Mudanças de comportamento e até de temperamento, você perde um pouco a paciência diante dos fatos, pois a semana está um pouco corrida e você precisa encontrar respostas financeiras, a correria acaba te trazendo alguns desafios e a incerteza de certas respostas acaba te deixando de coração apertado. No amor mudanças significativas acabam te deixando bem, aquele velho sentimento de culpa começa a se dissipar.

  • Roda - 19 a 26 de setembro

    Indecisões, semana bem balançada principalmente nas questões amorosas. Apegue-se ao que é necessário e fuja das questões banais que te rondam. Em questões familiares tem algo que não está bem, tente focar em seus objetivos e vá em frente rumo ao seu progresso, as questões familiares se resolvem com o tempo, e isso não deve atrapalhar o seu progresso. Bom momento para estudos e novos aprendizados.

  • Sino - 19 a 26 de setembro

    Tudo muda de acordo com o tempo, as consequências e até mesmo a maneira de você agir diante dos fatos. Pense na possibilidade de mudar as questões, vibre de maneira positiva e não se deixe levar por medo e ansiedade. Controle-se, pois a semana hoje pode apresentar certos desafios, mas em breve você pode ter melhores respostas. No amor tudo muda de acordo com o tempo, faça valer os seus bons planos, reúna forças e mude o que for preciso.

  • Moedas - 19 a 26 de setembro

    É tempo de recomeçar, de reconstruir seus planos, de criar uma nova oportunidade dentro de si mesmo, fazer valer cada momento, deixar de lado tudo o que for prejudicial e buscar focar em seus objetivos. Desapegue-se do passado, a semana requer mais foco no presente, nas boas oportunidades que o destino está colocando à sua frente. Tudo vai mudar dentro de alguns dias, e com certeza pra melhor se você tomar a decisão certa.

  • Adaga - de 21 a 28 de agosto

    Depois de uma fase de muitas lutas e indecisões, a semana traz respostas claras em todos os sentidos, nas questões de amizade e tudo mais enfim você consegue equilibrar o seu astral e vai em busca de dias melhores, de melhores respostas e toma boas decisões que favorecem não somente o seu lado pessoal como também nas questões profissionais. Fase de luz e fé e também de novos aprendizados que te traz um certo ânimo a mais.

  • Ferradura - 19 a 26 de setembro

    Busque a paz para os seus caminhos, controle-se diante das questões, a semana tende a ser bem atarefada, porém exige mais de você, dos seus esforços, da sua dedicação pessoal, o que é seu precisa da sua essência, de suas mãos para ter mais valor, para brilhar diferente e sem sua presença nada existe. Valorize mais a sua criação, os seus projetos, a semana te abre um leque de oportunidades que devem ser bem aproveitadas.

  • Taça - 19 a 26 de setembro

    Deixe de lado o medo, a desconfiança, a semana pede um pouco mais de ousadia, de atrevimento de sua parte. Faça valer os seus esforços, corra atrás dos seus objetivos, apesar de ser uma semana bem atarefada tudo tende a mudar de acordo com a sua maneira de agir. No amor deixe de lado certas manhas, busque respostas significativas, evite confrontos que possam fazer com que você mude de opinião. Em questões familiares, deixe o tempo agir.

  • Capela - 19 a 26 de setembro

    Momento oportuno para boas realizações, fase de crescimento pessoal onde tudo tende a acontecer de maneira significativa. Os dias que se seguem serão de luz e bons presságios, momento de boas oportunidades onde você consegue realizar os seus objetivos. N amor certos desafios aparecem, mas tudo tende a ser diferente dentro de alguns dias. Aceite as mudanças, elas trarão melhores respostas em seus caminhos.

  • Punhal - 19 a 26 de setembro

    Busque a paz acima de tudo, você está enfrentando uma grande batalha, porém sabe das consequências e o quanto tem se esforçado para vencer. Tranquilize-se, a semana pede pra você recuar, deixar o tempo trazer uma nova resposta ou até mesmo deixar espaço para a resposta aparecer. O desespero atrapalha seus bons negócios, tente tranquilizar o seu coração. No amor uma nova resposta tranquiliza o seu coração.

  • Estrela - 19 a 26 de setembro

    Na busca de novidades você acaba deixando de lado certas questões importantes, procure manter-se em estado de alerta diante das situações, busque o foco dos seus objetivos, desprenda-se dos medos e encare uma nova jornada mais positiva, muitas questões foram deixadas de lado pela sua maneira de agir ou de pensar. O amor vai ser um desafio pra você nesta semana, procure focar mais em seus objetivos.

  • Machado - 19 a 26 de setembro

    Dias melhores estão por vir, momento de luz e boas realizações, você começa a se libertar de questões que na verdade só te traziam dores de cabeça. Mudanças significativas fazem com que você tenha mais equilíbrio e força de vontade para lidar com as situações. Uma grande vontade de partir para novos aprendizados, buscar mais conhecimento e progredir, seguir com fé e determinação. A liberdade é seu foco principal; livre-se de certas situações desagradáveis.