Mario Covas Neto quer empoderamento dos municípios | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte

Sistema Costa Norte de Comunicação

Logo do Jornal Costa Norte

Mario Covas Neto quer empoderamento dos municípios

Estela Craveiro
28 de setembro de 2018 às 15:52

Acabar com o posto de suplente para senadores e lutar pela implantação do voto distrital são alguns dos objetivos de Mario Covas Neto, candidato a senador pelo Podemos, que esteve no programa Café da Manhã, do Sistema Costa Norte de Comunicação, na sexta-feira, 28. Ele está em quarto lugar na intenção de votos apurada pela última pesquisa do Ibope, com 13%, tecnicamente empatado com a deputada Mara Gabrilli (PSDB) e o Major Olímpio (PSL).

Atualmente cumprindo seu segundo mandato como vereador na cidade de São Paulo, Covas Neto acha que, quando um senador deixar seu mandato, quem deve substituí-lo é quem ficou em segundo lugar na eleição de senador de cada estado. Ele acredita que pode não ser tão grande a economia de R$ 1,5 bilhão por ano, só em despesas de gabinete no Congresso Nacional, que o voto distrital geraria, com a redução de 513 para cerca de 300 deputados e de 81 para 56 senadores, mas pode ser exemplar: “Em relação ao orçamento da União, não é muito, mas é o primeiro passo para cortar na própria carne, atendendo ao desejo da população de que o estado tenha mais eficiência. E o Legislativo daria o exemplo do que o governo federal e o Poder Judiciário têm que fazer”.

Enquanto deputados representam a população, senadores representam os estados da nação. E Covas acha que não faz o menor sentido, por exemplo, em todo o Brasil, as obras de metrô serem pagas pelo governo federal e, em São Paulo, pelo governo estadual: “ Precisamos quebrar essa discriminação. Essa briga precisa ser feita com mais rigor”. Um dos problemas, a seu ver, ocorre quando um estado tem senadores que já foram ministros ou que são do partido do presidente da República: “Não dá para se aliar ao presidente da República e dar as costas para o estado. Nosso objetivo é fazer a representação que o estado paulista merece”.

Covas Neto também acha que é preciso haver uma distribuição mais justa de recursos, e engrossa a fileira de parlamentares e candidatos ao Congresso Nacional que têm, na revisão do pacto federativo, uma de suas bandeiras.  O estado de São Paulo é o que mais arrecada, mas não recebe recursos na mesma proporção. Isso, em sua opinião, deve ser corrigido. E o dinheiro não precisa necessariamente ir para o governo do estado, que hoje fica com 20% do que o país coleta em impostos, enquanto os municípios ficam com 15% e o governo federal com 60%. Aliás, ele acha que o percentual que cabe às cidades tem que crescer: “A reforma tributária tem que empoderar os municípios. Cada um sabe quais são suas necessidades. Os prefeitos não têm condições de manter os municípios funcionando se não tiverem convênios federais e estaduais funcionando”. Isso, para ele, também tem que mudar.

Continua após publicidade

Continua após publicidade

Continua após publicidade

Continua após publicidade

Previsão do tempo


MÁX

MIN

Estradas

Segurança

Colunas e Blogs

Política

Esporte

Variedades

Horóscopo Cigano

Horóscopo Cigano - de 23 a 29 de janeiro

  • Coroa - de 23 a 29 de janeiro

    COROA - Uma fase de luz e raciocínio lógico, você mantém a sua postura diante de certos assuntos profissionais, briga pelos seus direitos e vai à luta quando o assunto é progresso. No amor a fase é de paz e raciocínio, você busca manter a ordem em todos os sentidos, consegue entender a pessoa amada e entrega tudo nas mãos do destino, seguindo mais confiante de que, de agora em diante, tudo vai ser melhor, com equilíbrio e bom relacionamento.

  • Candeias - de 23 a 29 de janeiro

    CANDEIAS - Dias de luz e alegrias, fase de paz e boas decisões, chegou a hora de realizar os seus objetivos buscando a prosperidade acima de tudo. No amor o período é favorável onde você confia mais na pessoa amada se desprendendo de todas as situações desagradáveis que antes atrapalhavam o seu relacionamento. Chegou a hora de valorizar mais o seu lado profissional, focar mais em seus objetivos e não perder tempo com questões banais que não te trazem resultado algum.

  • Roda - de 23 a 29 de janeiro

    RODA - O período é de luz e crescimento pessoal enfim você consegue dar a volta por cima diante de certas situações, evita certos conflitos familiares desnecessários e segue em frente focando mais em seu lado profissional. Seus bons planos ganham forças depois de uma resposta positiva que a encoraja a seguir em frente, a semana também traz sorte financeira e equilíbrio nos assuntos profissionais. No amor a fase é tranquila, o momento é de paz.

  • Sino - de 23 a 29 de janeiro

    SINO - Semana de boas decisões, momento onde você coloca a cabeça no lugar e passa a raciocinar de maneira positiva. No amor é preciso deixar de lado certos jogos de pirraça que podem levar ao término do relacionamento, mantenha a calma e não julgue tanto a pessoa amada, por mais que você tenha os seus motivos chegou a hora de dar uma trégua a certas brigas banais. Em questões profissionais a semana segue tranquila e você consegue alcançar os seus objetivos.

  • Moedas - de 23 a 29 de janeiro

    MOEDAS - Momento de boas decisões onde você consegue raciocinar de maneira correta sobre os seus assuntos, dá a volta por cima e reflete sobre tudo o que está ao seu redor. No amor as respostas surgem e você tranquiliza o seu coração, chegou a hora de mudar o que for preciso e seguir com mais fé e entusiasmo diante das questões profissionais. Uma nova resposta trará o equilíbrio ideal para os seus caminhos, fortalecendo os seus planos financeiros.

  • Adaga - de 23 a 29 de janeiro

    ADAGA - Fase de luz e respostas em questões amorosas, chegou o momento de colocar em ordem seus pensamentos e sentimentos, buscando assim o equilíbrio ideal para os seus caminhos. Em questões familiares o segredo é saber entender os fatos e não dar tanta importância a questões banais, o seu profissionalismo é mais importante no momento e prender-se a situações desagradáveis só trará a você um grande atraso para os seus bons planos.

  • Ferradura - de 23 a 29 de janeiro

    FERRADURA - Você começa a tomar boas decisões em questões profissionais, muda o que for preciso em seus caminhos e busca o foco dos seus objetivos, pois o seu trabalho será a sua prioridade dos próximos meses que estão pela frente. No amor esta é uma fase tranquila que te fortalece de uma certa maneira, você coloca fim a situações desagradáveis que antes te perturbavam e segue com  mais tranquilidade se desapegando de questões passadas que só te trouxeram dores de cabeça.

  • Taça - de 23 a 29 de janeiro

    TAÇA - Pequenos imprevistos podem surgir em seus caminhos, é preciso saber lidar com certas situações desagradáveis. Busque a paz para o seu coração, principalmente para  seu lado profissional. Os dias que se seguem serão de muita sorte em questões amorosas onde uma nova resposta fará mais sentido aos seus caminhos e te trará mais alegrias, apenas deixe tudo acontecer, o período é bem agradável em todos os sentidos. Segue em frente com seus bons planos e não deixe a sua vida parar por questões banais.

  • Capela - de 23 a 29 de janeiro

    CAPELA - Momento de respostas positivas, os dias serão mais agradáveis daqui pra frente, onde você conseguirá vencer os seus obstáculos. Não se deixe levar pelo medo, encare as situações de maneira positiva e arrisque um pouco mais em questões profissionais. No amor tudo pode acontecer de maneira positiva, as novas respostas que surgirem farão mais sentido para você, deixe o tempo virar o jogo e tudo ficará melhor.

  • Punhal - de 23 a 29 de janeiro

    PUNHAL - Semana bem agitada em questões profissionais, sua paciência vai estar bem curta por esses dias, mas você conseguirá resolver tudo de maneira positiva. No amor a semana não será muito favorável pois você pode ter sérias crises com a pessoa amada, por ser correta em suas atitudes enfrentará um grande duelo diante de certas atitudes da pessoa amada. Não será nada fácil colocar ordem em tudo, mas depois tudo acaba ficando bem.

  • Estrela - de 23 a 29 de janeiro

    ESTRELA - Cuidado para que o ciúme não te traga respostas negativas sobre o seu relacionamento, a semana será bem agitada neste sentido e será preciso manter a calma para não tomar conclusões precipitadas. Em questões profissionais o segredo é saber respeitar o tempo de tudo e não atravessar as situações na pressa de resolver tudo, o tempo sempre foi o seu melhor aliado portanto não o desafie tentando buscar um atalho para resolver certas situações.

  • Machado - de 23 a 29 de janeiro

    MACHADO - No amor o jogo é de paciência, você terá de manter a calma para lidar com a pessoa amada fugindo de encrencas desnecessárias. Os dias que se seguem serão de equilíbrio em questões profissionais onde você conseguirá as boas respostas que tanto precisa. Chegou a hora de manter a paz principalmente em questões amorosas, você precisa estar bem para aproveitar os bons momentos profissionais que se seguem, colocando ordem em tudo.