Valéria Bento é pré-candidata a deputada estadual pelo MDB | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte

Sistema Costa Norte de Comunicação

Valéria Bento é pré-candidata a deputada estadual pelo MDB

Estela Craveiro
27 de julho de 2018 às 15:10

Cumprindo seu segundo mandato como vereadora em Bertioga, Valéria Bento é pré-candidata do MDB a uma cadeira na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp). Esta é a segunda vez que ela se propõe a buscar uma vaga de deputada estadual. A primeira foi em 2010, época em que enfrentava um câncer de mama, não teve condições de se dedicar plenamente à campanha eleitoral, e conquistou mais de dois mil votos. Desta vez, para se eleger, calcula precisar de mais de 80 mil votos, e se prepara para uma campanha eleitoral baseada em mídias digitais e no clássico corpo a corpo, em contato direto com o eleitorado nas ruas. Confira suas propostas e ideias em entrevista ao Costa Norte.

Por que quer ser deputada estadual?
Sou candidata porque a gente tem que abrir os horizontes, ter um pouco mais de autonomia. Como vereadora consigo resolver problemas locais, não consigo trazer verbas para ajudar minha cidade. Só que eu não quero fazer só pela minha cidade. Se entrar como deputada, vou ter autonomia para fazer políticas públicas para a mulher, que é a base da família. Deputado tem mais força, mais possibilidades de parceria. Quero trazer recursos para Bertioga e para as nove cidades da Baixada Santista.

Uma vez eleita, qual será sua plataforma de trabalho?
Quero focar muito não só a saúde da mulher e da família, mas também educação, segurança e esporte. Se você tem saúde, está pronto para aprender e para trabalhar. Essa base é uma coisa que quero priorizar. E também o esporte. Fui atleta, jogadora de vôlei, corria, e acho que todo município tem que ter secretaria de esporte, recursos para o esporte. A garotada que passa o dia treinando tem disciplina, pode representar a cidade. Saúde, educação e esporte são áreas que me cutucam muito.

Como deve ser sua campanha eleitoral?
Tenho falado com gente de vários locais, pedindo apoio. Pretendo trabalhar muito redes sociais, contar com o apoio de alguns amigos e andar nas ruas, uma coisa de que gosto muito, bater nas portas das casas das pessoas, conversar com lideranças do partido em outras cidades. Em Guarujá, sou madrinha nas formaturas do curso de Promotoras Legais Populares, e faço parte da Associação das Mulheres Progressistas, que estão comigo nessa causa. Sou vice-presidente de um grupo de mulheres do Vale do Ribeira e da Baixada Santista. Vou conversar com esse pessoal todo. Se cada um der um pouquinho de apoio... Na minha primeira campanha eleitoral para vereadora, fizemos uma passeata com candidatas de outros partidos, foi bom. Estou pensando em talvez novamente propor algo assim. Temos outras candidatas na cidade, poderia ser bacana.

Você é contra a cota obrigatória de mulheres candidatas nos partidos? 
Sou contra qualquer tipo de cota. Tem que ter igualdade. O homem e a mulher hoje em dia estão no mesmo patamar. A coisa é tão patriarcal que estão dizendo que mulheres vão ter respaldo financeiro para a campanha. Ora, da mesma forma os homens também têm que ter.  

Quantos votos precisa para se eleger?
Com menos de 80 mil votos você não entra na Alesp, a não ser que o seu partido tenha um grande puxador de votos, como foi, por exemplo, o Tiririca.

 Acha que pode realmente se eleger?
 Acho que é difícil. Tenho plena noção. Mas vou lutar. O MDB é um grande partido. E quando você quer alguma coisa, tem que acreditar e lutar por ela.

Continua após publicidade

Continua após publicidade

Continua após publicidade

Continua após publicidade

Previsão do tempo


MÁX

MIN

Segurança

Colunas e Blogs

Política

Esporte

Variedades

Horóscopo Cigano

Horóscopo Cigano - 19 a 26 de setembro

  • Coroa - 19 a 26 de setembro

    Mude o que for preciso só não desista dos seus bons planos, pois a semana pede um pouco mais de atrevimento de sua parte, arrisque um pouco mais e as respostas aparecerão pra você. Não deixe que o desânimo venha a te vencer, a semana requer mais atitude e foco nos seus objetivos. Tudo tende a dar certo, você só precisa vencer a si mesmo(a), seus medos e ansiedades e fugir das questões e pessoas negativas que insistem em te rondar.

  • Candeias - 19 a 26 de setembro

    Mudanças de comportamento e até de temperamento, você perde um pouco a paciência diante dos fatos, pois a semana está um pouco corrida e você precisa encontrar respostas financeiras, a correria acaba te trazendo alguns desafios e a incerteza de certas respostas acaba te deixando de coração apertado. No amor mudanças significativas acabam te deixando bem, aquele velho sentimento de culpa começa a se dissipar.

  • Roda - 19 a 26 de setembro

    Indecisões, semana bem balançada principalmente nas questões amorosas. Apegue-se ao que é necessário e fuja das questões banais que te rondam. Em questões familiares tem algo que não está bem, tente focar em seus objetivos e vá em frente rumo ao seu progresso, as questões familiares se resolvem com o tempo, e isso não deve atrapalhar o seu progresso. Bom momento para estudos e novos aprendizados.

  • Sino - 19 a 26 de setembro

    Tudo muda de acordo com o tempo, as consequências e até mesmo a maneira de você agir diante dos fatos. Pense na possibilidade de mudar as questões, vibre de maneira positiva e não se deixe levar por medo e ansiedade. Controle-se, pois a semana hoje pode apresentar certos desafios, mas em breve você pode ter melhores respostas. No amor tudo muda de acordo com o tempo, faça valer os seus bons planos, reúna forças e mude o que for preciso.

  • Moedas - 19 a 26 de setembro

    É tempo de recomeçar, de reconstruir seus planos, de criar uma nova oportunidade dentro de si mesmo, fazer valer cada momento, deixar de lado tudo o que for prejudicial e buscar focar em seus objetivos. Desapegue-se do passado, a semana requer mais foco no presente, nas boas oportunidades que o destino está colocando à sua frente. Tudo vai mudar dentro de alguns dias, e com certeza pra melhor se você tomar a decisão certa.

  • Adaga - de 21 a 28 de agosto

    Depois de uma fase de muitas lutas e indecisões, a semana traz respostas claras em todos os sentidos, nas questões de amizade e tudo mais enfim você consegue equilibrar o seu astral e vai em busca de dias melhores, de melhores respostas e toma boas decisões que favorecem não somente o seu lado pessoal como também nas questões profissionais. Fase de luz e fé e também de novos aprendizados que te traz um certo ânimo a mais.

  • Ferradura - 19 a 26 de setembro

    Busque a paz para os seus caminhos, controle-se diante das questões, a semana tende a ser bem atarefada, porém exige mais de você, dos seus esforços, da sua dedicação pessoal, o que é seu precisa da sua essência, de suas mãos para ter mais valor, para brilhar diferente e sem sua presença nada existe. Valorize mais a sua criação, os seus projetos, a semana te abre um leque de oportunidades que devem ser bem aproveitadas.

  • Taça - 19 a 26 de setembro

    Deixe de lado o medo, a desconfiança, a semana pede um pouco mais de ousadia, de atrevimento de sua parte. Faça valer os seus esforços, corra atrás dos seus objetivos, apesar de ser uma semana bem atarefada tudo tende a mudar de acordo com a sua maneira de agir. No amor deixe de lado certas manhas, busque respostas significativas, evite confrontos que possam fazer com que você mude de opinião. Em questões familiares, deixe o tempo agir.

  • Capela - 19 a 26 de setembro

    Momento oportuno para boas realizações, fase de crescimento pessoal onde tudo tende a acontecer de maneira significativa. Os dias que se seguem serão de luz e bons presságios, momento de boas oportunidades onde você consegue realizar os seus objetivos. N amor certos desafios aparecem, mas tudo tende a ser diferente dentro de alguns dias. Aceite as mudanças, elas trarão melhores respostas em seus caminhos.

  • Punhal - 19 a 26 de setembro

    Busque a paz acima de tudo, você está enfrentando uma grande batalha, porém sabe das consequências e o quanto tem se esforçado para vencer. Tranquilize-se, a semana pede pra você recuar, deixar o tempo trazer uma nova resposta ou até mesmo deixar espaço para a resposta aparecer. O desespero atrapalha seus bons negócios, tente tranquilizar o seu coração. No amor uma nova resposta tranquiliza o seu coração.

  • Estrela - 19 a 26 de setembro

    Na busca de novidades você acaba deixando de lado certas questões importantes, procure manter-se em estado de alerta diante das situações, busque o foco dos seus objetivos, desprenda-se dos medos e encare uma nova jornada mais positiva, muitas questões foram deixadas de lado pela sua maneira de agir ou de pensar. O amor vai ser um desafio pra você nesta semana, procure focar mais em seus objetivos.

  • Machado - 19 a 26 de setembro

    Dias melhores estão por vir, momento de luz e boas realizações, você começa a se libertar de questões que na verdade só te traziam dores de cabeça. Mudanças significativas fazem com que você tenha mais equilíbrio e força de vontade para lidar com as situações. Uma grande vontade de partir para novos aprendizados, buscar mais conhecimento e progredir, seguir com fé e determinação. A liberdade é seu foco principal; livre-se de certas situações desagradáveis.