Pré-candidato faz visita à Santos | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte
|
Política
Foto: Ilton Costa

Pré-candidato faz visita à Santos

Dória destacou projetos para saúde, segurança e outros temas relacionados à Baixada Santista


29 de junho de 2018 às 15:25
Por Ilton Costa
Foto: Ilton Costa

Foto: Ilton Costa

O pré-candidato ao governo do estado de São Paulo João Doria visitou a cidade de Santos, na manhã da sexta-feira, 29, onde tomou café da manhã em uma tradicional lanchonete do centro histórico. Acompanhado pelo ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações Gilberto Kassab, e outros políticos da região, Doria fez uma pausa rápida para fotos e conversou com  jornalistas. O pré-candidato destacou alguns projetos para saúde, educação, segurança e, outros temas relacionados à região da Baixada Santista, como a ligação seca entre Santos-Guarujá, as alças de acesso ao porto de Santos e a privatização de todas as travessias de balsas da região.

O ex-prefeito da cidade de São Paulo detalhou seus planos para aprimorar os acessos e, consequentemente, o porto. Disse ele: “As obras das alças de acesso para o principal porto da América Latina têm de ser feitas em formato de PPP (parceria público-privado), visando facilitar o escoamento das cargas de importação e exportação. Melhorando a acessibilidade, vamos dinamizar o funcionamento do cais, dar um tratamento profissional ao porto e exigir esse mesmo tratamento do governo federal”. Para a área de segurança, Doria pretende melhorar a qualidade dos serviços com os Baeps - Batalhões da Polícia Militar do Estado de São Paulo -, ampliando o contingente de homens e equipamentos da Polícia Militar, além de drones e câmeras para aumentar os índices de segurança.

Os resultados positivos obtidos em sua gestão na capital paulista foram citados como exemplos. Na saúde, ele destacou o apoio buscado junto a gestores dos principais hospitais e laboratórios particulares, para agilizar o atendimento à população de baixa renda. "Em curto espaço de tempo, conseguimos realizar cerca de 50 mil cirurgias e acabar com uma fila de espera muito longa."

Doria explicou que é inviável fazer esse trabalho nos 644 municípios do estado, mas pretende levar o exemplo para os centros administrativos, como Santos, Praia Grande e São Sebastião, aglutinando as cidades do entorno em programas como o Corujão da Saúde; Dr. Saúde; e Agenda Fácil. “O Dr. Saúde são carretas que vão até as regiões periféricas das cidades para realizar exames preventivos”. Já no quesito educação, um dos seus projetos visa ao aumento das vagas em creches públicas. "Muitas crianças de zero a 3 anos têm nas creches a única oportunidade de fazer uma alimentação de qualidade, e, obviamente, os primeiros passos para o processo de alfabetização."  O pré-candidato reforçou que, enquanto essas crianças estão acolhidas nas creches e escolas, os pais têm a tranquilidade que precisam para trabalhar ou procurar um emprego.

Em sua visita, ele também afirmou que impulsionará o ensino técnico das ETCS e Fatecs que, se necessário, será ampliado. "É preciso dar prioridade a essas unidades, primeiro pela qualidade de ensino que oferecem, segundo porque, na maioria dos casos, esses jovens, quando estão nos últimos anos, já conseguem estagiar e até obter empregos com bons salários, pois muitas empresas procuram nessas instituições profissionais qualificados. Esse é um projeto que já existe e está consolidado no estado de São Paulo. Quero manter, ampliar e melhorar”.

Últimas Notícias