Coluna Albatroz | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte

Sistema Costa Norte de Comunicação

Logo do Jornal Costa Norte

Coluna Albatroz

Estela Craveiro
26 de junho de 2018 às 16:32

Vereador Silvio Magalhães
Vereador Silvio Magalhães Foto: Estela Craveiro/JCN

Marca do pênalti 

O vereador Silvio Magalhães (PSB) aproveitou o gancho da reprogramação da audiência pública, na Câmara Municipal, para discutir as leis relativas ao orçamento municipal de Bertioga para 2019, que mudou do dia 20 para 25 de junho, para se queixar da demora do Executivo em enviar documentos ao Legislativo: “Esse material foi mandado para a gente em cima da hora. Todos os materiais de análise que são necessários às comissões estão chegando na marca do pênalti. Nós precisamos de prazo para avaliar isso, analisar, contribuir com sugestões”. Os materiais relativos ao orçamento chegaram à Câmara na quinta-feira, 14. Magalhães aproveitou para lembrar que o mesmo ocorreu com os balanços, que foram expostos na audiência pública da Secretaria de Administração e Finanças, recentemente realizada. Aliás, em sessão anterior, o vereador já havia se queixado de que não havia informações sobre a taxa de iluminação pública paga por todos. E que, dizem, tem dinheiro sobrando.

Vereador Ney Lyra, presidente da Câmara de Bertioga
Vereador Ney Lyra, presidente da Câmara de Bertioga Foto: Estela Craveiro/JCN

Polícia hidroviária

Em parceria com o vereador Ney Lyra (PSDB), presidente da Câmara Municipal de Bertioga, o vereador Silvio Magalhães apresentou indicação na qual solicita ao governador Márcio França a reativação do patrulhamento hidroviário na Baixada Santista, equipado com rádio iluminação e material de salvamento, que já existiu em São Vicente, e deveria se estender a outros municípios, mas, por falta de investimento, acabou desativado. O pedido baseia-se no aumento dos casos de roubos de barcos, assaltos a bancos com bandidos fugindo de barco, pescadores e proprietários de barco à mercê de marginais. Ney Lyra observou que a Capitania dos Portos e a Marinha não têm poder de polícia, mas apenas autoridade para fiscalizar a documentação de embarcações e seus condutores.

Vereador Carlos Ticianelli
Vereador Carlos Ticianelli Foto: Estela Craveiro/JCN

Gestantes

O vereador Carlos Ticianelli (PSDB) apresentou projeto de lei instituindo vagas para gestantes, nos estacionamentos de Bertioga. Para isso, elas devem ter em seus veículos adesivos concedidos pela prefeitura com base em laudo médico, para uso temporário.

Circuito fechado
Junto com o vereador Biró (PTB), Ticianelli apresentou indicação para que a prefeitura crie um circuito fechado de televisão, para todos os órgãos públicos municipais, incluindo o hospital e o pronto-socorro, com conteúdo educacional e informativo de interesse dos munícipes. A preocupação deles é que, em horários avançados, crianças e adolescentes presentes nesses espaços acabam assistindo a programas com conteúdo impróprio para elas.

Luci Cardia e o vereador Dr. Arnaldo
Luci Cardia e o vereador Dr. Arnaldo Foto: Estela Craveiro/JCN

Moções I

Toda terceira sessão do mês, na Câmara Municipal de Bertioga, tem emoção garantida, com as moções de homenagem a personalidades da cidade. Uma das homenageadas nessa semana foi a empresária Luci Cardia, diretora de proteção especial da Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda de Bertioga. Anteriormente, ela, que é mulher do delegado José Aparecido Cardia, foi responsável pela diretoria de proteção básica, e também presidiu o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. O desempenho de Luci, que atualmente cursa o terceiro ano do curso universitário de assistência social, motivou a moção de congratulação do vereador Dr. Arnaldo (PV).

Moções II
A vereadora Valéria Bento (MDB) homenageou os proprietários dos restaurantes de Itaguaré, por seu empreendedorismo, fomento ao turismo e préstimos ao público, e o lutador de jiu-jítsu Wesley Gomes Pereira por sua dedicação e exemplo de ativismo social por meio do esporte. Outro homenageado foi o pastor Paulo de Paula, por seu trabalho à frente da Casa de Apoio Rosa de Saron, focada na recuperação de mulheres dependentes químicas.

Comentarios

Previsão do tempo


MÁX

MIN

Estradas

Segurança

Colunas e Blogs

Geral

Política

Esporte

Variedades

Horóscopo Cigano

Horóscopo Cigano - de 27 a 2 de junho

  • Coroa - 27 a 2 de junho

    COROA - (20 DE ABRIL A 20 DE MAIO) A semana pede mais equilíbrio nas questões financeiras, mais força  e dedicação nas questões profissionais enfim é hora de focar mais em seus objetivos, se desprender dos seus medos e encarar uma nova jornada com mais coragem arriscando um pouco mais. No amor a semana é bem tensa e será preciso manter a calma ao conversar, saber que nem sempre você tem razão e passar por cima de certas situações que possam vir a causar o término do seu relacionamento.

  • Candeias - 27 a 2 de junho

    CANDEIAS -  (21 DE MAIO A 20 DE JUNHO) Momento de recomeço, fase de paz interior enfim você busca uma nova jornada muito mais positiva, fugindo assim de situações que até a pouco tempo te atrapalhavam e muito. Você quer uma vida nova e a partir dessa semana vai mudar o que for preciso em seus caminhos, você reflete sobre tudo o que está por vir porém já tomou a decisão de arriscar, só está esperando uma resposta que durante os dias da semana com certeza aparecerá.

  • Roda - 27 a 2 de junho

    RODA - (21 DE JUNHO A 21 DE JULHO) Uma fase de luz e conhecimento, momento de recomeços e muita paz espiritual. Você se desapega de preocupações banais, vai ao encontro da evolução e quer mais equilíbrio em todos os sentidos, sente que está na hora de rever seus conceitos e desapegar de situações que na verdade só trouxeram dores de cabeça. Este é o seu momento, é hora de viver a sua vida, curtir o seu romance e se desapegar de preocupações familiares.

  • Sino - 27 a 2 de junho

    SINO - (23 DE AGOSTO A 22 DE SETEMBRO) Mude o que for preciso, mas saiba verificar cada fato, entenda que tudo o que você precisa é ser coerente diante das situações, muitas vezes você  tem razão  mas devido às explosões e falta de paciência você acaba mudando tudo e infelizmente acaba desfavorecendo a sua palavra. No amor é hora de tomar decisões sérias em seus caminhos, sair de cima do muro que tanto atrapalha a sua vida e seguir com fé e boas decisões.

  • Moedas - 27 a 2 de junho

    MOEDAS - (23 DE SETEMBRO A 22 DE OUTUBRO) A sabedoria do tempo resolve tudo inclusive as questões mais difíceis, durante a semana você terá boas respostas relacionadas a isso, e terá a certeza de que está bem perto de resolver tudo de maneira positiva. Bom momento de luz e alegrias , você se sente mais forte diante das boas decisões e se sente mais firme nas questões pessoais. No amor é questão de paciência e fé,a pessoa amada terá muitos motivos para te elogiar.

  • Adaga - 27 a 2 de junho

    ADAGA - (23 DE OUTUBRO A 21 DE NOVEMBRO)  A semana traz muito raciocínio lógico e você consegue dar a volta por cima diante de todas as questões. Chegou a hora de avaliar tudo de maneira positiva, colocar em ordem seus pensamentos e sentimentos e focar mais em seus objetivos. Momento de renovação, de fé e boas energias, fim de uma fase de indecisões, você toma a iniciativa diante dos fatos e vai ao encontro da luz desejada para os seus caminhos.

  • Ferradura - 27 a 2 de junho

    FERRADURA - (22 DE DEZEMBRO A 20 DE JANEIRO) Muitas vezes você perde grandes oportunidades pela sua teimosia, acaba deixando de lado aquilo que muito te interessa só por manhas pessoais que não te levam a lugar algum, é preciso raciocinar sobre a sua vida e suas decisões, você sempre acaba tendo certas dores de cabeça por ser tão desorganizado(a) e por não ter coragem de tomar a iniciativa. Seja forte, a semana pede isso de você, vai em frente com as suas boas decisões.

  • Taça - 27 a 2 de junho

    TAÇA - (21 DE JANEIRO A 29 DE FEVEREIRO) A semana traz ações, você vai ao encontro de respostas positivas que fazem mais sentido em sua vida, transforma os seus caminhos de maneira positiva, segue com fé e entusiasmo diante de tudo e acredita no seu potencial. No amor saiba entender os fatos e siga com fé essa nova jornada, mesmo estando com certas dúvidas o que tem de ser e o que tiver de acontecer vai acontecer não adianta tentar supor nem tomar providências sem saber ao certo no que vai dar.

  • Capela - 27 a 2 de junho

    CAPELA - (20 DE FEVEREIRO A 20 DE MARÇO) Tudo o que você precisa na verdade é saber lidar com todas as situações, mudar aquilo que tanto te incomoda de maneira positiva e buscar a paz acima de tudo mantendo assim o equilíbrio para os seus dias. Infelizmente muitas vezes você toma atitudes impensadas e comete grandes erros irreparáveis, mas sempre está disposto a mudar e corrigir os fatos, isso favorece os seus dias, te traz mais conforto diante das situações.

  • Punhal - 27 a 2 de junho

    PUNHAL - (21 DE MARÇO A 20 DE ABRIL) Fase de buscas, momento de reflexões sobre tudo enfim você quer mudar o que for preciso mas ainda não sabe por onde começar. As questões ficam mais claras pra você, mesmo não concordando com muitas a sua decisão será seguir em frente, pois o que deseja mesmo é progresso e fim de situações que não te trazem proveito algum. No amor depois de uma conversa franca tudo fica bem e se você souber manter essa energia da paz isso vai durar muito tempo.

  • Estrela - 27 a 2 de junho

    ESTRELA - (22 DE JULHO A 22 DE AGOSTO) Momento de renovação, de bons sentimentos, de pensamentos fortes e decisivos, muitas questões sendo resolvidas quer sejam familiares, trabalhistas e até mesmo amorosas, a semana traz muitas respostas pra você. Chegou a hora de focar melhor em seus objetivos, fazer a escolha certa e tomar as atitudes mais adequadas. No amor seja coerente, entenda a pessoa amada e fuja de desconfianças que só atrapalham o seu romance.

  • Machado - 27 a 2 de junho

    MACHADO - (22 DE NOVEMBRO A 21 DE DEZEMBRO) A semana oportuna, a hora da reviravolta, o momento de recomeçar enfim depois de muitos imprevistos ao seu redor chegou a resposta para muitas das suas questões porém cabe à você tomar a decisão ideal, a que te trará a verdadeira paz e também o equilíbrio necessário para os seus dias. Respostas amorosas e financeiras surgem juntas te trazendo a alegria e também fortalecendo o seu astral. Momento de muita dedicação à sua fé, isso te fortalece e muito!