Em Bertioga, vereadores aprovam reajuste salarial dos servidores públicos | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte

Sistema Costa Norte de Comunicação

Logo do Jornal Costa Norte

Em Bertioga, vereadores aprovam reajuste salarial dos servidores públicos

Estela Craveiro
24 de maio de 2018 às 11:37

A ordem do dia da sessão da Câmara Municipal de Bertioga da terça-feira, 22, trazia três itens para votação: os projetos de lei 016/2018, alterando o salário dos servidores públicos, e 017/2018, alterando salários do prefeito, do vice-prefeito e dos secretários municipais, ambos do Executivo; e o projeto de lei 054/2017, do vereador Eduardo Pereira (SD), alterando o valor do pró-labore pago aos Policiais Militares estaduais que atuam na fiscalização do trânsito.

Mas o vereador Ney Lyra (PSDB), presidente da casa, retirou da pauta o projeto do reajuste salarial dos chefes do executivo e do secretariado, alegando falha no registro do pedido em tramitação de urgência.  E Eduardo Pereira retirou sua proposta, argumentando que o assunto será resolvido por meio do projeto de lei sobre operação delegada. Assim, o único projeto votado, em regime de urgência especial, foi o do reajuste salarial dos servidores.

Na realidade, votou-se um substitutivo do projeto de lei 016/2018, por causa da alteração do percentual proposto pela prefeitura, dos inicias 2,84%, relativos à perda inflacionária do período segundo o IPCA, para 3%. O percentual foi definido em reunião, na tarde de segunda-feira, 21, entre o prefeito Caio Matheus, o secretário de Administração e Finanças Roberto Cassiano Guedes, Jorge Guimarães dos Santos, presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Bertioga (Sspmb), Joanice Gonçalves, presidente do Sindicato dos Professores de Escolas Públicas Municipais de Guarujá, Bertioga, São Sebastião, Ilhabela, Caraguatatuba e Ubatuba (Siproem), e diversos vereadores.

No encontro, também ficou definido que o reajuste de 6,72%, que elevará o valor do cartão alimentação dos servidores de R$ 159,30 para R$ 170, deverá ser votado em outro projeto de lei, a ser apresentado à Câmara Municipal. Como o reajuste, esse aumento será aplicado retroativamente aos salários de março. Ficou acertado ainda que, daqui a dois meses, a prefeitura e o Sspmb voltarão a conversar sobre uma política de benefícios para os servidores.

Ainda antes que Ney Lyra pedisse aos vereadores favoráveis à tramitação em regime de urgência especial que se mantivessem na posição em que estavam para demonstrar isso, o vereador Silvio Magalhães (PSB) levantou-se. No decorrer da leitura dos artigos da lei, para serem aprovados um a um, formou-se certo tumulto no plenário, com a manifestação dos funcionários públicos Gilberto Diniz e Kaled Ali El Malat.

Como Magalhães, eles e Marcus Vinicius Cavini, tesoureiro do Sspmb, argumentaram que, ao proceder dessa maneira, estava-se quebrando o rito previsto no estatuto do sindicato, pelo qual primeiro a contraproposta da prefeitura deveria ser submetida à votação dos funcionários públicos em assembleia que já estava agendada para a noite desta quinta-feira, 24.

“A ata da reunião que foi assinada no gabinete do prefeito não representa a vontade dos sindicatos dos servidores e dos professores. Não somos irresponsáveis. Era uma proposta do Executivo para ser levada à assembleia da categoria”, explicou Cavini após o encerramento da sessão. 

Comentarios

Previsão do tempo


MÁX

MIN

Estradas

Segurança

Colunas e Blogs

Geral

Política

Esporte

Variedades

Horóscopo Cigano

Horóscopo Cigano de 4 a 10 de junho

  • Coroa - 4 a 10 de junho

    COROA -  (20 DE ABRIL A 20 DE MAIO) Semana de muita correria, reuniões trabalhistas , acertos financeiros enfim chegou  a hora de correr atrás de seus objetivos com mais seriedade e fé. Bom momento para cuidar um pouco mais de você, da sua saúde física e espiritual.  Algumas questões familiares ainda precisam ser melhores resolvidas, mas tudo tende a ficar melhor depois de uma conversa franca sobre o assunto. No amor é hora de esclarecer as dúvidas e colocar fim em encrencas desnecessárias.

  • Candeias - 4 a 10 de junho

    CANDEIAS - (21 DE MAIO A 20 DE JUNHO) Uma nova fase de luz e raciocínio lógico, você se desprende de situações desfavoráveis e segue mais confiante em questões profissionais. Esta será uma boa semana para negócios , você conseguirá resolver questões de maneira mais positiva. Pequenas crises amorosas podem surgir, mas com o passar dos dias tudo se resolve de maneira mais positiva. Você se afastou um pouco de sua fé, é hora de encontra-la novamente dentro de você.

  • Roda - 4 a 10 de junho

    RODA - (21 DE JUNHO A 21 DE JULHO) Os dias que se seguem serão de luz e desapego, momento onde literalmente você chuta o balde diante das questões, se desprende das negatividades e encontra a paz ideal para os seus caminhos. Chegou a hora de evoluir, de buscar novas respostas profissionais, de manter o foco dos seus objetivos e esquecer de questões banais que só atrapalham o seu crescimento. No amor tudo segue tranquilo, você consegue resolver tudo de maneira positiva.

  • Sino - 4 a 10 de junho

    SINO - (23 DE AGOSTO A 22 DE SETEMBRO) Em busca de dias melhores você segue na esperança de resolver certos assuntos, tenta entender a pessoa amada mas enfrenta algumas dificuldades em aceitar certas situações. Com o passar dos dias tudo tende a acontecer de maneira mais positiva, apesar da semana trazer certos desafios também te trará muita fé e confiança para os seus dias, onde você vai conseguir resolver assuntos profissionais com mais facilidade além de resolver importantes assuntos particulares.

  • Moedas - 4 a 10 de junho

    MOEDAS - (23 DE SETEMBRO A 22 DE OUTUBRO) Momento de raciocínio lógico, uma fase de paz e tranquilidade onde você consegue resolver certos assuntos particulares. Chegou a hora de resolver as questões que te preocupa, ir ao encontro de soluções que farão mais sentido para a sua vida. No amor o segredo é não fantasiar tanto , não se entregar ao desespero e ao medo de perder pois muitas vezes você esquece de viver os bons momentos da relação e se entrega às desconfianças.

  • Adaga - 4 a 10 de junho

    ADAGA -  (23 DE OUTUBRO A 21 DE NOVEMBRO) Uma nova luz em questões amorosas, fase de positividade e fé onde você encontra respostas mais favoráveis em seus caminhos. Em questões profissionais os dias que se seguem serão melhores, mais equilibrados em todos os sentidos, você encontra respostas que tranquilizarão o seu coração. As questões familiares que te rondam terão melhores soluções dentro em breve onde você vai conseguir tranquilizar o seu coração.

  • Ferradura - 4 a 10 de junho

    FERRADURA - (22 DE DEZEMBRO A 20 DE JANEIRO) Fase de luz e alegrias, momento onde você consegue se libertar de questões que antes te preocupavam e muito, agora chegou a hora de realizar os seus objetivos com mais seriedade, dar a volta por cima e colocar ordem em questões pessoais. No amor os dias que se seguem te trarão melhores respostas e você se dedicará mais à pessoa amada. Momento de luz, de cuidados espirituais onde a fé renasce dentro de você.

  • Taça - 4 a 10 de junho

    TAÇA -  (21 DE JANEIRO A 29 DE FEVEREIRO)  Dias de alegrias e paz, momento de reorganização pessoal, novas respostas trazem o equilíbrio ideal para os seus caminhos. Você busca uma nova luz profissional, tenta manter o equilíbrio em todos os sentidos, vai ao encontro de dias melhores e volta a apostar em seu potencial. No amor uma surpresa te trará mais alegrias nesta semana, algo que você já tinha dado por perdido em sua vida ganha uma nova resposta.

  • Capela - 4 a 10 de junho

    CAPELA - (20 DE FEVEREIRO A 20 DE MARÇO) Momento de luz, fase de paz e equilíbrio onde você se desprende de certos medos e vai em busca de novidades que farão mais sentido em seus caminhos. No amor uma nova resposta traz a paz ideal para o seu coração, depois de uma fase de muitas lutas chegou a hora de se entregar mais, de deixar tudo acontecer , e a semana te favorece neste sentido onde você ganha a certeza de que tudo acontecerá de maneira positiva.

  • Punhal - 4 a 10 de junho

    PUNHAL - (21 DE MARÇO A 20 DE ABRIL) Você consegue dar a volta por cima diante de uma importante questão, livra-se das preocupações que antes te tiravam o sono, a semana promete ser proveitosa em todos os sentidos. Chegou a hora de evoluir seus projetos, seguir mais confiante diante das questões , respostas financeiras chegarão esta semana e te ajudará a seguir mais confiante. No amor deixe o tempo agir, ele trará a melhor resposta para o seu relacionamento.

  • Estrela - 4 a 10 de junho

    ESTRELA - 22 DE JULHO A 22 DE AGOSTO) Uma fase de luz e raciocínio lógico, chegou o momento de buscar a paz interior, resolver todas as questões de maneira positiva. No amor não se deixe levar pelo ciúme, muitas vezes as questões que te rondam podem ser melhores resolvidas mas é preciso acordar para a realidade, não fantasiar tanto as situações. Chegou a hora de buscar a paz interior, deixar o tempo resolver tudo e seguir mais confiante em seus melhores planos.

  • Machado - 4 a 10 de junho

    MACHADO - (22 DE NOVEMBRO A 21 DE DEZEMBRO) Fase de luz e positividade, momento onde você se dedica mais às questões pessoais, se desprende de certos medos que antes atrapalhavam os seus caminhos, segue em frente mais confiante e com mais determinação. No amor o jogo vira, antes você corria atrás agora a pessoa amada é quem sentirá e muito a sua falta, isso te fará bem e você vai alcançar o equilíbrio que tanto deseja em todos os sentidos.Bom momento para dedicar-se mais às questões profissionais.