Deputado João Papa receberá título de cidadão bertioguense | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte
|
Política
Ênio Xavier, deputado João Paulo Papa, Ribas Zaidan e Alê Morales no Programa Opinião
Ênio Xavier, deputado João Paulo Papa, Ribas Zaidan e Alê Morales no Programa Opinião Foto: JCN

Deputado João Papa receberá título de cidadão bertioguense

Parlamentar santista fala sobre seu envolvimento profissional e pessoal com a cidade desde a juventude


18 de maio de 2018 às 16:53
Por Estela Craveiro

Convidado do programa Opinião, da TV Costa Norte, na sexta-feira, 18, o deputado federal João Paulo Papa (PSDB/SP), ex-prefeito de Santos, deve retornar a Bertioga em breve, para receber, em sessão solene a ser agendada, o título de Cidadão Bertioguense, concedido a ele pela Câmara Municipal. Por meio de emenda, o parlamentar, em seu primeiro mandato na Câmara de Deputados, trouxe para o município verbas de R$ 1,9 milhão, para o setor de saúde, e de R$ 200 mil, para o processo de regularização fundiária, em retribuição aos votos obtidos na cidade.

Mas a relação do santista Papa com Bertioga é antiga: “Na juventude, eu participava do grupo de velejadores do Clube Internacional de Regatas. Todo ano, ficávamos uma semana acampados na praia da Enseada, fazíamos expedições, atravessávamos o canal de Bertioga a nado, e até dormimos na escola onde hoje é a Casa da Cultura, quando houve uma enxurrada muito forte, em 1967, e perdemos tudo. Lembro com nostalgia daquela fase em  que Bertioga não era essa cidade dinâmica que é hoje. Eu me sinto cidadão bertioguense desde muito moleque”.

A propósito dos 27 anos de emancipação político-administrativa que Bertioga completa em 19 de maio, ele, que é engenheiro elétrico e professor, lembrou de outras missões suas no município. Como as peripécias para iluminar o canto da praia da Enseada, na Vila, quando Mauro Orlandini administrava o então distrito de Santos,  que Bertioga era, e ele trabalhava no setor de iluminação pública daquela cidade: “Recuperamos postes usados de Santos e, a cada compra de refletores e reatores, para lá, eu comprava um pouquinho para cá”.

Vereador Ney Lyra e deputado João Paulo Papa no estúdio da TV Costa Norte, onde os parlamentares participaram do programa Opinião
Vereador Ney Lyra e deputado João Paulo Papa no estúdio da TV Costa Norte, onde os parlamentares participaram do programa Opinião Foto: JCN

Papa tem se destacado por constantes e expressivas verbas de emendas parlamentares, que tem obtido para o setor de saúde da Baixada Santista, e conta que só abriu exceção para Bertioga: “Quando comecei o mandato, em 2015, o sistema de saúde da Baixada Santista estava à beira do colapso. Eu adotei o binômio saneamento básico e saúde, como prioridade. E destinei 100% das verbas para saúde. A única exceção foi a pedido do Ney Lyra, presidente da Câmara de Bertioga, que vem fazendo um trabalho belíssimo na área de regularização fundiária, e isso é muito importante”.

Últimas Notícias