Câmara de Bertioga não votou reajuste do funcionalismo e do Executivo | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte

Sistema Costa Norte de Comunicação

Câmara de Bertioga não votou reajuste do funcionalismo e do Executivo

Estela Craveiro
17 de maio de 2018 às 15:29

A sessão da Câmara Municipal de Bertioga da terça-feira, 15, foi singular, com a plateia lotada por pessoas que seriam homenageadas com moções de diversos vereadores, acompanhadas de seus convidados, e por funcionários públicos indignados com a administração municipal, por causa do envio de projeto de lei de revisão salarial deles diretamente aos vereadores, sem que o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Bertioga fosse informado sobre o reajuste oferecido pela prefeitura.

Recebidos pelos nove edís em reunião realizada cerca de meia hora antes da sessão, os servidores se queixaram pela falta de oportunidade de discutir suas reivindicações com o Executivo, e pediram o apoio do Legislativo, que veio logo no início das atividades. O vereador Luís Henrique Capellini (PSD) pediu a inversão da pauta, com a antecipação do momento da ordem do dia, em que é feita a votação de projetos, para o início da sessão.

O primeiro projeto de lei apresentado foi o de número 016/2018, que dispõe sobre a revisão geral anual do vencimento padrão dos servidores públicos, de autoria do prefeito Caio Matheus. E o segundo, também assinado por ele, foi o de número 017/2018, sobre a revisão geral anual dos subsídios do prefeito, vice-prefeito e secretários municipais. Ambos estabelecem reajuste de 2,84% e tinham pedido de tramitação em regime de urgência especial, que foi negada pelos vereadores.

Assim, as duas propostas passaram à tramitação normal, em que um projeto de lei pode levar de três a seis meses para chegar à fase de votação, após ser aprovado, nestes casos, pelas comissões de Justiça e Redação e de Finanças e Orçamentos. A prefeitura pode solicitar urgência novamente para os mesmos projetos. Mas, caso altere os percentuais de reajuste, terá que enviar novos projetos.

O restante da ordem do dia foi dedicado à segunda discussão do projeto de lei complementar 014/2017, da vereadora Valéria Bento (MDB), instituindo o aprimoramento do tratamento de mulheres diagnosticadas com câncer de mama no município, e o projeto de lei 015/2018, assinado por todos os vereadores, mudando o nome da Praça Primavera, no Rio da Praia, para Persio Dias Pinto, em homenagem a esse emancipador.

O último item era o projeto de lei 014/2018, do vereador Ney Lyra (PSDB), presidente da Câmara Municipal, instituindo o Banco Municipal de Materiais de Construção, que tinha solicitação para tramitar em regime de urgência, mas foi retirado da pauta por seu autor e será apresentado posteriormente.

Previsão do tempo


MÁX

MIN

Segurança

Colunas e Blogs

Política

Esporte

Variedades

Horóscopo Cigano

Horóscopo Cigano - 19 a 26 de setembro

  • Coroa - 19 a 26 de setembro

    Mude o que for preciso só não desista dos seus bons planos, pois a semana pede um pouco mais de atrevimento de sua parte, arrisque um pouco mais e as respostas aparecerão pra você. Não deixe que o desânimo venha a te vencer, a semana requer mais atitude e foco nos seus objetivos. Tudo tende a dar certo, você só precisa vencer a si mesmo(a), seus medos e ansiedades e fugir das questões e pessoas negativas que insistem em te rondar.

  • Candeias - 19 a 26 de setembro

    Mudanças de comportamento e até de temperamento, você perde um pouco a paciência diante dos fatos, pois a semana está um pouco corrida e você precisa encontrar respostas financeiras, a correria acaba te trazendo alguns desafios e a incerteza de certas respostas acaba te deixando de coração apertado. No amor mudanças significativas acabam te deixando bem, aquele velho sentimento de culpa começa a se dissipar.

  • Roda - 19 a 26 de setembro

    Indecisões, semana bem balançada principalmente nas questões amorosas. Apegue-se ao que é necessário e fuja das questões banais que te rondam. Em questões familiares tem algo que não está bem, tente focar em seus objetivos e vá em frente rumo ao seu progresso, as questões familiares se resolvem com o tempo, e isso não deve atrapalhar o seu progresso. Bom momento para estudos e novos aprendizados.

  • Sino - 19 a 26 de setembro

    Tudo muda de acordo com o tempo, as consequências e até mesmo a maneira de você agir diante dos fatos. Pense na possibilidade de mudar as questões, vibre de maneira positiva e não se deixe levar por medo e ansiedade. Controle-se, pois a semana hoje pode apresentar certos desafios, mas em breve você pode ter melhores respostas. No amor tudo muda de acordo com o tempo, faça valer os seus bons planos, reúna forças e mude o que for preciso.

  • Moedas - 19 a 26 de setembro

    É tempo de recomeçar, de reconstruir seus planos, de criar uma nova oportunidade dentro de si mesmo, fazer valer cada momento, deixar de lado tudo o que for prejudicial e buscar focar em seus objetivos. Desapegue-se do passado, a semana requer mais foco no presente, nas boas oportunidades que o destino está colocando à sua frente. Tudo vai mudar dentro de alguns dias, e com certeza pra melhor se você tomar a decisão certa.

  • Adaga - de 21 a 28 de agosto

    Depois de uma fase de muitas lutas e indecisões, a semana traz respostas claras em todos os sentidos, nas questões de amizade e tudo mais enfim você consegue equilibrar o seu astral e vai em busca de dias melhores, de melhores respostas e toma boas decisões que favorecem não somente o seu lado pessoal como também nas questões profissionais. Fase de luz e fé e também de novos aprendizados que te traz um certo ânimo a mais.

  • Ferradura - 19 a 26 de setembro

    Busque a paz para os seus caminhos, controle-se diante das questões, a semana tende a ser bem atarefada, porém exige mais de você, dos seus esforços, da sua dedicação pessoal, o que é seu precisa da sua essência, de suas mãos para ter mais valor, para brilhar diferente e sem sua presença nada existe. Valorize mais a sua criação, os seus projetos, a semana te abre um leque de oportunidades que devem ser bem aproveitadas.

  • Taça - 19 a 26 de setembro

    Deixe de lado o medo, a desconfiança, a semana pede um pouco mais de ousadia, de atrevimento de sua parte. Faça valer os seus esforços, corra atrás dos seus objetivos, apesar de ser uma semana bem atarefada tudo tende a mudar de acordo com a sua maneira de agir. No amor deixe de lado certas manhas, busque respostas significativas, evite confrontos que possam fazer com que você mude de opinião. Em questões familiares, deixe o tempo agir.

  • Capela - 19 a 26 de setembro

    Momento oportuno para boas realizações, fase de crescimento pessoal onde tudo tende a acontecer de maneira significativa. Os dias que se seguem serão de luz e bons presságios, momento de boas oportunidades onde você consegue realizar os seus objetivos. N amor certos desafios aparecem, mas tudo tende a ser diferente dentro de alguns dias. Aceite as mudanças, elas trarão melhores respostas em seus caminhos.

  • Punhal - 19 a 26 de setembro

    Busque a paz acima de tudo, você está enfrentando uma grande batalha, porém sabe das consequências e o quanto tem se esforçado para vencer. Tranquilize-se, a semana pede pra você recuar, deixar o tempo trazer uma nova resposta ou até mesmo deixar espaço para a resposta aparecer. O desespero atrapalha seus bons negócios, tente tranquilizar o seu coração. No amor uma nova resposta tranquiliza o seu coração.

  • Estrela - 19 a 26 de setembro

    Na busca de novidades você acaba deixando de lado certas questões importantes, procure manter-se em estado de alerta diante das situações, busque o foco dos seus objetivos, desprenda-se dos medos e encare uma nova jornada mais positiva, muitas questões foram deixadas de lado pela sua maneira de agir ou de pensar. O amor vai ser um desafio pra você nesta semana, procure focar mais em seus objetivos.

  • Machado - 19 a 26 de setembro

    Dias melhores estão por vir, momento de luz e boas realizações, você começa a se libertar de questões que na verdade só te traziam dores de cabeça. Mudanças significativas fazem com que você tenha mais equilíbrio e força de vontade para lidar com as situações. Uma grande vontade de partir para novos aprendizados, buscar mais conhecimento e progredir, seguir com fé e determinação. A liberdade é seu foco principal; livre-se de certas situações desagradáveis.