Câmara de Bertioga aprova lei de apoio a mulheres com câncer de mama | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte

Sistema Costa Norte de Comunicação

Logo do Jornal Costa Norte

Câmara de Bertioga aprova lei de apoio a mulheres com câncer de mama

Estela Craveiro
04 de maio de 2018 às 12:18

Na quarta-feira, 2, a Câmara Municipal de Bertioga teve sessão movimentada devido à tramitação e apresentação de novos projetos legislativos. Ney Lyra (PSDB), o presidente da casa, apresentou um projeto de lei propondo a criação de um banco municipal de material para construção, para concentrar doações de restos de obras. O vereador Carlos Ticianelli (PSDB), primeiro secretário e líder do Executivo na casa, deu entrada em projeto para mudar o nome da avenida A, no Jardim Albatroz, para José Severino Matiazzo, em homenagem ao comerciante conhecido na cidade como Zé do Estoril.

Na ordem do dia, a vereadora Valéria Bento (MDB) obteve aprovação, em primeira discussão, do projeto de lei complementar 014/2017. Importante para as moradoras de Bertioga que lutam contra o câncer de mama, o projeto prevê que elas sejam acompanhadas por uma equipe multidisciplinar composta por médico, enfermeiro, psicólogo, nutricionista, assistente social e fisioterapeuta.  A matéria deverá voltar ao plenário para votação em segunda discussão.

Outro item da pauta foi o veto total do prefeito Caio Matheus ao autógrafo 001/2018, referente ao projeto de lei 023/2017, do vereador Ticianelli, que estabelecia normas operacionais para estabelecimentos de ferro-velho, acatado pelos vereadores. Na realidade, o veto resulta de entendimento entre o autor do projeto e o secretário municipal de Meio Ambiente Marco Antonio Godoi, que está preocupado em manter a consonância entre esta lei municipal e as leis estaduais. A regulamentação da atividade deverá voltar à pauta em novo projeto.

O terceiro item da ordem do dia, de autoria do vereador Eduardo Pereira (SD), vice-presidente da Câmara, ausente da sessão, teve sua votação adiada por duas semanas, a pedido do vereador Luís Henrique Capellini (PSD), que obteve a aprovação dos demais edís. O projeto de lei 054/2017 altera a lei municipal 444, de 2001, que trata da concessão de pró-labore a policiais militares credenciados pela Diretoria de Trânsito da Secretaria de Segurança de Bertioga, e deverá ser revisto antes de voltar ao plenário.

Pós-renúncia

Após a votação, o presidente de Ney Lyra pediu, e obteve, autorização dos vereadores para que continuem tramitando na casa legislativa bertioguense projetos de lei, apresentados em 2017, pelo vereador Pacífico Jr. (PROS), que renunciou ao seu mandato, em abril, a exemplo do que ocorreu na Câmara Municipal do Rio de Janeiro, com a votação de projetos da vereadora Marielle Franco após sua morte.

Um dos projetos de Pacífico propõe autorizar o Executivo municipal a terceirizar os serviços de manutenção e conservação dos banheiros públicos (número 42/2017). Outro institui o programa Caminhar Saúde para a população adulta (48/2017). O terceiro estabelece a obrigatoriedade de profissional capacitado para se comunicar, por meio da língua brasileira de sinais (libras), em repartições públicas, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e no Hospital Municipal (46/2017). E o quarto projeto, número 62/2017, altera a lei municipal 327/1999, mudando a classificação profissional de monitor de turismo para condutor de turismo.

Em pronunciamento durante a apresentação dos trabalhos dos vereadores, Ivan de Carvalho (PSD) pediu aos demais edís que votem pela aprovação, se alguma de suas indicações for transformada em projeto de lei pelo Executivo.  Ele explicou que não estará na próxima sessão, quando o vereador Silvio Magalhães (PSB) deverá assumir de forma definitiva seu mandato, em substituição a Pacífico.

A suplência de Ivan resulta da coligação entre PSD, PSB, PROS e PT do B. Em 6 de março, Silvio assumiu de forma provisória, pois Pacífico ainda se encontrava licenciado, e, em seguida, pediu afastamento por oito semanas, por razões pessoais. Após a posse definitiva, ele deverá anunciar se cumprirá o mandato, se pedirá nova licença, ou mesmo se renunciará, casos em que Ivan, que era segundo suplente de Pacífico, e se tornará primeiro suplente de Silvio, deverá retornar à Câmara.

Continua após publicidade

Continua após publicidade

Continua após publicidade

Continua após publicidade

Previsão do tempo


MÁX

MIN

Estradas

Segurança

Colunas e Blogs

Política

Esporte

Variedades

Horóscopo Cigano

Horóscopo Cigano - 21 a 27 de fevereiro

  • Coroa - 21 a 27 de fevereiro

    COROA_ Os dias que se seguem serão mais positivos, onde você conseguirá resolver tudo de maneira tranquila, até mesmo questões familiares serão resolvidas da melhor maneira possível. Você terá bons motivos para seguir em frente com seus projetos, pois novos apoios surgem em seus caminhos. Com o passar dos dias tudo pode ser diferente, basta focar mais nos seus objetivos maiores e se desprender de questões banais que em nada acrescentam.

  • Candeias - 21 a 27 de fevereiro

    CANDEIAS_ Os dias prometem ser melhores, a semana trará importantes respostas principalmente em questões amorosas onde você acabou tendo grandes indecisões em seus caminhos. Mas você precisa agir de acordo com a sua intuição, às vezes é necessário mudar, livrar-se de teimosias que acabam impedindo a sua felicidade. Decida-se, vá ao encontro daquilo que te faz feliz, por que teimar com situações desagradáveis, você merece o que há de melhor.

  • Roda - 21 a 27 de fevereiro

    RODA_ Mudanças em seus caminhos, fase meio complicada em questões profissionais, é preciso ter calma para não julgar precipitadamente as situações. Apesar de a semana não ser muito favorável em questões trabalhistas, no amor tudo acontece de maneira positiva e você consegue equilibrar o seu astral. Em questões familiares não adianta tentar resolver tudo de uma vez, deixe o tempo agir ele sempre traz a melhor resposta. Bom momento para cuidar da sua saúde.

  • Sino - 21 a 27 de fevereiro

    SINO_ Momento de luz e alegrias, fase de paz e bons presságios onde você começa a valorizar mais a pessoa amada, se desprende dos seus medos e busca a paz acima de tudo. A semana será voltada ao seu relacionamento, muita dedicação fará com que tudo volte ao normal. Às vezes é preciso ceder diante de certas situações para que tudo fique bem, não é perder mas sim agir com inteligência diante de um problema que encontra dificuldades de ser resolvido.

  • Moedas - 21 a 27 de fevereiro

    SINO_ Momento de luz e alegrias, fase de paz e bons presságios onde você começa a valorizar mais a pessoa amada, se desprende dos seus medos e busca a paz acima de tudo. A semana será voltada ao seu relacionamento, muita dedicação fará com que tudo volte ao normal. Às vezes é preciso ceder diante de certas situações para que tudo fique bem, não é perder mas sim agir com inteligência diante de um problema que encontra dificuldades de ser resolvido.

  • Adaga - 21 a 27 de fevereiro

    ADAGA_ Fase de paz e boas respostas, até mesmo questões amorosas mal resolvidas começam a ter melhores resultados, mas você está buscando algo mais significativo para os seus caminhos, portanto a pessoa amada vai precisar ser muito convincente para mudar a sua opinião. Em questões profissionais tudo acontece de maneira positiva e você tranquiliza o seu coração, semana favorável também para possíveis investimentos e também para transações financeiras.

  • Ferradura - 21 a 27 de fevereiro

    FERRADURA_ Você sente a necessidade de cuidar-se mais, tanto de maneira física como espiritual. A semana pode te trazer algumas dúvidas, principalmente em questões profissionais que ainda não foram resolvidos todos os assuntos, mas você terá o controle da situação depois de esclarecer certas pendências. No amor você precisa ser mais atenciosa(o) , saber entender a pessoa amada e não fazer julgamentos precipitados.

  • Taça - 21 a 27 de fevereiro

    TAÇA_ Os dias que se seguem serão mais tranquilos em questões profissionais, novas respostas trazem mais equilíbrio para os seus caminhos. Você está atento(a) a novas oportunidades e a semana será bem agitada , mas é preciso controlar a ansiedade para não estragar tudo. Fase positiva para o amor onde os desentendimentos se dissipam e as boas respostas surgem trazendo a luz e a paz desejada. Boa fase em questões familiares.

  • Capela - 21 a 27 de fevereiro

    CAPELA_ Uma nova luz levanta o seu astral, novas respostas tranquilizam o seu coração e você consegue mudar o que for preciso. No amor tudo fica bem depois de uma conversa franca, e os dias prometem ser melhores também em questões profissionais onde você obtém melhores respostas . Chegou a hora de realizar seus planos, fugir do comodismo e arriscar um pouco mais, pois o momento pede atitudes certas para que tudo fique melhor.

  • Punhal - 21 a 27 de fevereiro

    PUNHAL_ Apesar de certas situações ainda não terem muito sentido os dias que estão pela frente trarão melhores respostas. O seu coração enfrenta uma grande dúvida, mas tudo acontecerá de maneira positiva e você colocará fim a certas preocupações. Os dias são de muita energia positiva, de força e respostas, portanto não estranhe certas mudanças de planos no setor trabalhista e financeiro, tudo faz parte de uma nova fase mais segura.

  • Estrela - 21 a 27 de fevereiro

    ESTRELA_ Você está numa fase de raciocínio lógico, está pesando os prós e os contras de tudo, resolveu colocar a sua vida em ordem e começou a se desprender de todas as negatividades que estavam ao seu redor. Esta será uma semana voltada a  cuidados espirituais pois você sente a necessidade de voltar-se mais à sua fé. Chegou a hora de colocar fim em situações mal resolvidas e seguir novos caminhos com amor, fé e equilíbrio, apostando mais em seu potencial.

  • Machado - 21 a 27 de fevereiro

    MACHADO_ O seu coração enfrenta uma grande dúvida, você não sabe se permanece da maneira como está ou se coloca um fim em tudo, mas o destino se encarrega de trazer a resposta para os seus caminhos. Em questões profissionais uma nova resposta surge e você segue com mais entusiasmo e fé. Os dias serão de respostas positivas, mesmo que algumas questões estejam mal resolvidas de acordo com o seu ponto de vista, pois muitas vezes só é preciso ver melhor e deixar o ciúme de lado.