Urgência na Câmara para aprovar títulos de cidadão bertioguense | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte

Sistema Costa Norte de Comunicação

Logo do Jornal Costa Norte

Urgência na Câmara para aprovar títulos de cidadão bertioguense

Estela Craveiro
27 de abril de 2018 às 19:28

A sessão extraordinária da Câmara Municipal de Bertioga da quarta-feira, 25, foi protagonizada pela maioria dos parlamentares, que deram explicações a respeito da não realização da sessão ordinária de terça-feira, 24, que, na prática, foi aberta e encerrada pela vereadora Valéria Bento (MDB), por falta de quórum, com a presença do vereador Ivan de Carvalho (PSD).

No fim da sessão, o vereador Ney Lyra (PSDB) oficializou as explicações: “Eu já tinha uma programação fora da cidade, e fui procurado por outros vereadores, explicando que tinham compromissos políticos e médicos. Vendo que não teria quórum, comuniquei aos vereadores, por Whatsapp, que não haveria sessão na terça-feira e convoquei a sessão extraordinária para a quarta-feira”.

Após a apresentação de indicações por alguns vereadores, na ordem do dia foram votados quatro projetos de decreto legislativo (PDL), um de 2017, transitando normalmente, e três, de 2018, aprovados em rito de urgência especial, concedendo títulos de cidadão bertioguense a políticos.

O projeto de decreto legislativo 002/1028, que homenageia o deputado estadual Marco Aurélio Bertaiolli (DEM), ex-prefeito de Mogi das Cruzes, é assinado pelos vereadores Valéria Bento, Matheus Rodrigues (DEM), Luís Henrique Capellini (PSD) e Eduardo Pereira (SD), vice-presidente da Câmara.

Da autoria de Pereira, o PDL 003/2018, homenageia o governador Márcio França (PSD) e o 004/2018 homenageia Paulo Pereira da Silva, o deputado federal Paulinho da Força, presidente do PSD e da Força Sindical. O prefeito Alberto Mourão (PSDB), de Praia Grande, é o homenageado do PDL 004/2017, de autoria de Ney Lyra.

Os títulos de cidadão bertioguense serão entregues em sessões solenes a ser convocadas.

Devido ao feriado de 1o de maio, na terça-feira, na semana que vem a sessão da Câmara será realizada na quarta-feira, 2, às 17 horas.

Alguns trabalhos

Píer
Mais uma vez, os problemas da cidade dominaram a apresentação de trabalhos dos vereadores na sessão semanal da Câmara Municipal de Bertioga. Começou com Matheus Rodrigues (DEM) fazendo indicação para a prefeitura cuidar da manutenção do píer Licurgo Mazoni, que reúne pescadores à beira do canal de Bertioga, o cartão postal da cidade. Para respaldar, apresentou fotos do local, que tem problemas no piso, nos bancos, na cerca enferrujada e está apenas com uma lâmpada funcionando e grades enferrujadas.

Ponte
Também tem partes enferrujadas a guarnição lateral de um dos dois lados da ponte sobre uma das curvas do rio Itapanhaú, no fundo do bairro Chácaras, que as crianças frequentam para se jogar na água, e carros, pedestres e ciclistas atravessam para chegar à creche do bairro. Do outro lado, nem guarnição tem. Indicação do vereador Carlos Ticianelli (PSDb), líder do prefeito na casa legislativa. O vice-presidente da Câmara, vereador Eduardo Pereira (SD), pediu aparte para contar que falou com o secretário de Obras e Habitação Luiz Carlos Rachid, que ficou de estudar o assunto.

Pontos
Eduardo Pereira também disse que esteve na Diretoria de Trânsito, da Secretaria de Segurança e Cidadania, e soube que a prefeitura prepara licitação para comprar novos e bons pontos de ônibus para a cidade toda, já que os pontos que estão sendo instalados em alguns locais são feitos em oficina própria, e não há condições de aumentar a produção.

Educação I
Como ocorre semanalmente, o setor de educação esteve em cartaz na sessão da Câmara Municipal de quarta-feira, 24. Indignado com 15 estudantes de ensino médio que estão fora das salas de aula, o vereador Ivan de Carvalho (PSD) apresentou indicação pedindo a convocação de João Bosco, diretor regional de ensino, da Secretaria Estadual de Educação, para vir à cidade conversar sobre o assunto.

Educação II
O vereador Biró (PTB) indicou à prefeitura a mudança do local de estacionamento dos ônibus que levam as crianças às aulas, na Escola Municipal de Educação Infantil de Boraceia, para a rua lateral do estabelecimento, passando a utilizar a entrada da quadra esportiva. Ele indicou também a instalação de um ponto de ônibus escolar em Boraceia, no cruzamento da avenida Deputado Emílio Justo com a rua Futura, na Chácara 29, para que as crianças não tenham que esperar pelo coletivo sob chuva e sol. Os nomes das ruas onde elas aguardam o transporte soam à ironia. De justa e com perspectivas de futuro é que essa situação não tem nada.

Itaú
A vereadora Valéria Bento (MDB) comemorou em plenário o ofício que recebeu da superintendência do banco Itaú, solicitando o envio dos dois autos de infração registrados contra a agência de Bertioga, para tomar providências. O problema é que o único acesso à agência ocorre diretamente pela porta giratória com detector de metais. Isso obriga as pessoas a esperarem pela abertura da agência, ou para entrar lá, sob sol e chuva. Ou se constrói uma cobertura ou se muda a porta. É isso o que ela quer.

Perb
Participante ativo do processo de elaboração do plano de manejo do Parque Estadual da Restinga de Bertioga (Perb), o vereador Ney Lyra (PSDB), presidente da Câmara de Bertioga, apresentou indicação para que a prefeitura faça o cadastro, o levantamento topográfico e o georreferenciamento das residências de moradores que já estavam dentro da área do Perb antes de sua criação, em 2010. A documentação é necessária para que se possa negociar com a Fundação Florestal, gestora do parque, a exclusão desses núcleos, já existentes, em áreas dos bairros de Boraceia e Guaratuba. Caso contrário, os moradores é que serão expulsos. Após a negociação, será necessário um projeto de lei do governo do estado de São Paulo, pedindo a alteração dos limites do Perb. A Defensoria Pública também solicita essa documentação, que, posteriormente, servirá ainda para a regularização fundiária dos imóveis, caso os moradores vençam a questão com a Fundação Florestal.

Continua após publicidade

Continua após publicidade

Continua após publicidade

Continua após publicidade

Previsão do tempo


MÁX

MIN

Estradas

Segurança

Colunas e Blogs

Política

Esporte

Variedades

Horóscopo Cigano

Horóscopo Cigano - 21 a 27 de fevereiro

  • Coroa - 21 a 27 de fevereiro

    COROA_ Os dias que se seguem serão mais positivos, onde você conseguirá resolver tudo de maneira tranquila, até mesmo questões familiares serão resolvidas da melhor maneira possível. Você terá bons motivos para seguir em frente com seus projetos, pois novos apoios surgem em seus caminhos. Com o passar dos dias tudo pode ser diferente, basta focar mais nos seus objetivos maiores e se desprender de questões banais que em nada acrescentam.

  • Candeias - 21 a 27 de fevereiro

    CANDEIAS_ Os dias prometem ser melhores, a semana trará importantes respostas principalmente em questões amorosas onde você acabou tendo grandes indecisões em seus caminhos. Mas você precisa agir de acordo com a sua intuição, às vezes é necessário mudar, livrar-se de teimosias que acabam impedindo a sua felicidade. Decida-se, vá ao encontro daquilo que te faz feliz, por que teimar com situações desagradáveis, você merece o que há de melhor.

  • Roda - 21 a 27 de fevereiro

    RODA_ Mudanças em seus caminhos, fase meio complicada em questões profissionais, é preciso ter calma para não julgar precipitadamente as situações. Apesar de a semana não ser muito favorável em questões trabalhistas, no amor tudo acontece de maneira positiva e você consegue equilibrar o seu astral. Em questões familiares não adianta tentar resolver tudo de uma vez, deixe o tempo agir ele sempre traz a melhor resposta. Bom momento para cuidar da sua saúde.

  • Sino - 21 a 27 de fevereiro

    SINO_ Momento de luz e alegrias, fase de paz e bons presságios onde você começa a valorizar mais a pessoa amada, se desprende dos seus medos e busca a paz acima de tudo. A semana será voltada ao seu relacionamento, muita dedicação fará com que tudo volte ao normal. Às vezes é preciso ceder diante de certas situações para que tudo fique bem, não é perder mas sim agir com inteligência diante de um problema que encontra dificuldades de ser resolvido.

  • Moedas - 21 a 27 de fevereiro

    SINO_ Momento de luz e alegrias, fase de paz e bons presságios onde você começa a valorizar mais a pessoa amada, se desprende dos seus medos e busca a paz acima de tudo. A semana será voltada ao seu relacionamento, muita dedicação fará com que tudo volte ao normal. Às vezes é preciso ceder diante de certas situações para que tudo fique bem, não é perder mas sim agir com inteligência diante de um problema que encontra dificuldades de ser resolvido.

  • Adaga - 21 a 27 de fevereiro

    ADAGA_ Fase de paz e boas respostas, até mesmo questões amorosas mal resolvidas começam a ter melhores resultados, mas você está buscando algo mais significativo para os seus caminhos, portanto a pessoa amada vai precisar ser muito convincente para mudar a sua opinião. Em questões profissionais tudo acontece de maneira positiva e você tranquiliza o seu coração, semana favorável também para possíveis investimentos e também para transações financeiras.

  • Ferradura - 21 a 27 de fevereiro

    FERRADURA_ Você sente a necessidade de cuidar-se mais, tanto de maneira física como espiritual. A semana pode te trazer algumas dúvidas, principalmente em questões profissionais que ainda não foram resolvidos todos os assuntos, mas você terá o controle da situação depois de esclarecer certas pendências. No amor você precisa ser mais atenciosa(o) , saber entender a pessoa amada e não fazer julgamentos precipitados.

  • Taça - 21 a 27 de fevereiro

    TAÇA_ Os dias que se seguem serão mais tranquilos em questões profissionais, novas respostas trazem mais equilíbrio para os seus caminhos. Você está atento(a) a novas oportunidades e a semana será bem agitada , mas é preciso controlar a ansiedade para não estragar tudo. Fase positiva para o amor onde os desentendimentos se dissipam e as boas respostas surgem trazendo a luz e a paz desejada. Boa fase em questões familiares.

  • Capela - 21 a 27 de fevereiro

    CAPELA_ Uma nova luz levanta o seu astral, novas respostas tranquilizam o seu coração e você consegue mudar o que for preciso. No amor tudo fica bem depois de uma conversa franca, e os dias prometem ser melhores também em questões profissionais onde você obtém melhores respostas . Chegou a hora de realizar seus planos, fugir do comodismo e arriscar um pouco mais, pois o momento pede atitudes certas para que tudo fique melhor.

  • Punhal - 21 a 27 de fevereiro

    PUNHAL_ Apesar de certas situações ainda não terem muito sentido os dias que estão pela frente trarão melhores respostas. O seu coração enfrenta uma grande dúvida, mas tudo acontecerá de maneira positiva e você colocará fim a certas preocupações. Os dias são de muita energia positiva, de força e respostas, portanto não estranhe certas mudanças de planos no setor trabalhista e financeiro, tudo faz parte de uma nova fase mais segura.

  • Estrela - 21 a 27 de fevereiro

    ESTRELA_ Você está numa fase de raciocínio lógico, está pesando os prós e os contras de tudo, resolveu colocar a sua vida em ordem e começou a se desprender de todas as negatividades que estavam ao seu redor. Esta será uma semana voltada a  cuidados espirituais pois você sente a necessidade de voltar-se mais à sua fé. Chegou a hora de colocar fim em situações mal resolvidas e seguir novos caminhos com amor, fé e equilíbrio, apostando mais em seu potencial.

  • Machado - 21 a 27 de fevereiro

    MACHADO_ O seu coração enfrenta uma grande dúvida, você não sabe se permanece da maneira como está ou se coloca um fim em tudo, mas o destino se encarrega de trazer a resposta para os seus caminhos. Em questões profissionais uma nova resposta surge e você segue com mais entusiasmo e fé. Os dias serão de respostas positivas, mesmo que algumas questões estejam mal resolvidas de acordo com o seu ponto de vista, pois muitas vezes só é preciso ver melhor e deixar o ciúme de lado.