Vereadores pedem construção de moradias para vítimas de inundações | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte

Sistema Costa Norte de Comunicação

Vereadores pedem construção de moradias para vítimas de inundações

Da Redação
19 de abril de 2018 às 16:30

A combinação de chuvas torrenciais e maré alta, que represou as águas dos rios e impediu o escoamento,  deixou muitas famílias desabrigadas no domingo, 5, no Pilões, em Cubatão. Por nisso, o presidente da Câmara Rodrigo Alemão (PSDB) apresentou requerimento, conjuntamente com o vereador Toninho Vieira (PSDB), no qual solicita ao Executivo  viabilização urgente junto à Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) da construção de moradias para as famílias que residem na região dos bairros Pilões e Água Fria.

Do requerimento aprovado pelo plenário da Câmara, durante a 11ª sessão ordinária, consta: "Em razão de se tratar de áreas de risco, ou seja, que apresenta enorme probabilidade de reincidência dos fatos numa futura frente fria, com chuva volumosa que venha atingir a região, faz-se necessário promover condições dignas de moradia para as famílias afetadas".

Rodrigo Alemão ressaltou que as pessoas moram em áreas de risco por necessidade e não por opção. Ele afirmou que as constantes inundações exigem obras de desassoreamento dos rios, além de ações de microdrenagem. O chefe do Legislativo ainda pontuou que a existência de bocas de lobo e bueiros entupidos também dificulta escoamento da água. Toninho Vieira lembrou as enchentes de 2013, que alagaram muitas residências naquela região e deixaram vários desabrigados. O parlamentar disse que é preciso buscar urgentemente o apoio do governo do estado para que, enfim, sejam transferidas essas famílias.

O vereador Ricardo Queixão (PDT) não crê que haja tempo nem dinheiro para que o governo do estado faça hoje qualquer tipo de obra nas áreas de risco. Ele criticou a politicagem que antecede o período eleitoral e disse que o Palácio dos Bandeirantes ignora os pedidos de Cubatão. Ivan Hildebrando (PSB), por outro lado, disse confiar que o atual governador Márcio França ajudará  Cubatão no que for preciso, para resolver essa questão habitacional que envolve os moradores de Pilões e Água Fria. Ele defendeu que uma comitiva da cidade vá ao Palácio dos Bandeirantes (sede do governo do Estado de São Paulo) para buscar apoio.

Atendimento às vítimas  

As 25 famílias desalojadas já retornaram às suas casas, após a inspeção e liberação feitas na segunda-feira, 16, pela Coordenadoria Municipal da Defesa Civil (Comdec) de Cubatão. Prosseguem agora os trabalhos da Secretaria Municipal de Assistência Social na assistência às vítimas, com a entrega de roupas, alimentos não perecíveis e produtos de higiene doados pela população regional.

As doações podem ser comunicadas pelo Disque Solidariedade, nos telefones (13) 3362 6500 e 3362 0842, e entregues diretamente nas instalações do Fundo de Solidariedade, situadas no Parque Anilinas, com entrada pelo final da rua Assembleia de Deus. Segundo o secretário municipal de Assistência Social Sebastião Ribeiro do Nascimento, além das 25 famílias que voltaram às suas casas, pelo menos outras cinco estão sendo atendidas na área de Pilões, também por necessidades diretamente relacionadas à inundação ocorrida no final de semana.

O secretário esteve na capital paulista na noite de domingo e na tarde da segunda-feira, para retirar materiais doados pela Casa Civil do Governo de São Paulo, em contato com a coordenadora Regina Elsa. Foram doados 100 cobertores, 25 conjuntos de material de limpeza (balde, vassoura, sabão em pedra, água sanitária e outros produtos) e 25 cestas básicas.

Na segunda-feira, ainda conforme o secretário, foram entregues pela Assistência Social cubatense às famílias que passaram, no domingo, pelo cadastro de atendimento social, 31 colchões, 30 conjuntos de alimentos, 30 conjuntos de higiene pessoal (escova dental, creme dental, toalha de banho, sabonete) e 30 conjuntos de material de limpeza. 

Continua após publicidade

Continua após publicidade

Continua após publicidade

Continua após publicidade

Previsão do tempo


MÁX

MIN

Segurança

Colunas e Blogs

Política

Esporte

Variedades

Horóscopo Cigano

Horóscopo Cigano - 19 a 26 de setembro

  • Coroa - 19 a 26 de setembro

    Mude o que for preciso só não desista dos seus bons planos, pois a semana pede um pouco mais de atrevimento de sua parte, arrisque um pouco mais e as respostas aparecerão pra você. Não deixe que o desânimo venha a te vencer, a semana requer mais atitude e foco nos seus objetivos. Tudo tende a dar certo, você só precisa vencer a si mesmo(a), seus medos e ansiedades e fugir das questões e pessoas negativas que insistem em te rondar.

  • Candeias - 19 a 26 de setembro

    Mudanças de comportamento e até de temperamento, você perde um pouco a paciência diante dos fatos, pois a semana está um pouco corrida e você precisa encontrar respostas financeiras, a correria acaba te trazendo alguns desafios e a incerteza de certas respostas acaba te deixando de coração apertado. No amor mudanças significativas acabam te deixando bem, aquele velho sentimento de culpa começa a se dissipar.

  • Roda - 19 a 26 de setembro

    Indecisões, semana bem balançada principalmente nas questões amorosas. Apegue-se ao que é necessário e fuja das questões banais que te rondam. Em questões familiares tem algo que não está bem, tente focar em seus objetivos e vá em frente rumo ao seu progresso, as questões familiares se resolvem com o tempo, e isso não deve atrapalhar o seu progresso. Bom momento para estudos e novos aprendizados.

  • Sino - 19 a 26 de setembro

    Tudo muda de acordo com o tempo, as consequências e até mesmo a maneira de você agir diante dos fatos. Pense na possibilidade de mudar as questões, vibre de maneira positiva e não se deixe levar por medo e ansiedade. Controle-se, pois a semana hoje pode apresentar certos desafios, mas em breve você pode ter melhores respostas. No amor tudo muda de acordo com o tempo, faça valer os seus bons planos, reúna forças e mude o que for preciso.

  • Moedas - 19 a 26 de setembro

    É tempo de recomeçar, de reconstruir seus planos, de criar uma nova oportunidade dentro de si mesmo, fazer valer cada momento, deixar de lado tudo o que for prejudicial e buscar focar em seus objetivos. Desapegue-se do passado, a semana requer mais foco no presente, nas boas oportunidades que o destino está colocando à sua frente. Tudo vai mudar dentro de alguns dias, e com certeza pra melhor se você tomar a decisão certa.

  • Adaga - de 21 a 28 de agosto

    Depois de uma fase de muitas lutas e indecisões, a semana traz respostas claras em todos os sentidos, nas questões de amizade e tudo mais enfim você consegue equilibrar o seu astral e vai em busca de dias melhores, de melhores respostas e toma boas decisões que favorecem não somente o seu lado pessoal como também nas questões profissionais. Fase de luz e fé e também de novos aprendizados que te traz um certo ânimo a mais.

  • Ferradura - 19 a 26 de setembro

    Busque a paz para os seus caminhos, controle-se diante das questões, a semana tende a ser bem atarefada, porém exige mais de você, dos seus esforços, da sua dedicação pessoal, o que é seu precisa da sua essência, de suas mãos para ter mais valor, para brilhar diferente e sem sua presença nada existe. Valorize mais a sua criação, os seus projetos, a semana te abre um leque de oportunidades que devem ser bem aproveitadas.

  • Taça - 19 a 26 de setembro

    Deixe de lado o medo, a desconfiança, a semana pede um pouco mais de ousadia, de atrevimento de sua parte. Faça valer os seus esforços, corra atrás dos seus objetivos, apesar de ser uma semana bem atarefada tudo tende a mudar de acordo com a sua maneira de agir. No amor deixe de lado certas manhas, busque respostas significativas, evite confrontos que possam fazer com que você mude de opinião. Em questões familiares, deixe o tempo agir.

  • Capela - 19 a 26 de setembro

    Momento oportuno para boas realizações, fase de crescimento pessoal onde tudo tende a acontecer de maneira significativa. Os dias que se seguem serão de luz e bons presságios, momento de boas oportunidades onde você consegue realizar os seus objetivos. N amor certos desafios aparecem, mas tudo tende a ser diferente dentro de alguns dias. Aceite as mudanças, elas trarão melhores respostas em seus caminhos.

  • Punhal - 19 a 26 de setembro

    Busque a paz acima de tudo, você está enfrentando uma grande batalha, porém sabe das consequências e o quanto tem se esforçado para vencer. Tranquilize-se, a semana pede pra você recuar, deixar o tempo trazer uma nova resposta ou até mesmo deixar espaço para a resposta aparecer. O desespero atrapalha seus bons negócios, tente tranquilizar o seu coração. No amor uma nova resposta tranquiliza o seu coração.

  • Estrela - 19 a 26 de setembro

    Na busca de novidades você acaba deixando de lado certas questões importantes, procure manter-se em estado de alerta diante das situações, busque o foco dos seus objetivos, desprenda-se dos medos e encare uma nova jornada mais positiva, muitas questões foram deixadas de lado pela sua maneira de agir ou de pensar. O amor vai ser um desafio pra você nesta semana, procure focar mais em seus objetivos.

  • Machado - 19 a 26 de setembro

    Dias melhores estão por vir, momento de luz e boas realizações, você começa a se libertar de questões que na verdade só te traziam dores de cabeça. Mudanças significativas fazem com que você tenha mais equilíbrio e força de vontade para lidar com as situações. Uma grande vontade de partir para novos aprendizados, buscar mais conhecimento e progredir, seguir com fé e determinação. A liberdade é seu foco principal; livre-se de certas situações desagradáveis.