Luiz Paladino é o líder do governo na Câmara de Ilhabela | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte
|
Política
Nos últimos seis meses, Luiz Paladino esteve à frente da Secretaria de Planejamento Urbano, Obras e Habitação
Nos últimos seis meses, Luiz Paladino esteve à frente da Secretaria de Planejamento Urbano, Obras e Habitação Foto: Divulgação/CMI

Luiz Paladino é o líder do governo na Câmara de Ilhabela

Vereador assumiu oficialmente o posto na sessão de terça-feira, 3, após permanecer nos últimos seis meses frente à Secretaria de Planejamento Urbano, Obras e Habitação


04 de abril de 2018 às 14:59
Por Da Redação
Nos últimos seis meses, Luiz Paladino esteve à frente da Secretaria de Planejamento Urbano, Obras e Habitação
Nos últimos seis meses, Luiz Paladino esteve à frente da Secretaria de Planejamento Urbano, Obras e Habitação Foto: Divulgação/CMI

Foto: Divulgação/CMI

Foto: Divulgação/CMI

No retorno à Câmara de Ilhabela, o vereador Luiz Paladino de Araújo, o Luizinho da Ilha (PSB), assumiu oficialmente o posto de líder do governo na sessão de terça-feira, 3, após ler em plenário o ofício encaminhado pelo prefeito Márcio Tenório. Nos últimos seis meses, o parlamentar esteve à frente da Secretaria de Planejamento Urbano, Obras e Habitação.

Na tribuna, Luiz Paladino declarou o nascimento de um novo mandato. “A volta à Câmara é um resgate da minha essência. À frente da Secretaria de Obras com uma equipe maravilhosa e todo apoio que recebi do prefeito e secretariado eu consegui ter uma bagagem maior e entender que é importante ter política pública, fazer a política partidária, mas é fundamental unir tudo isso”.

Sobre a liderança do governo no Legislativo, o vereador avaliou que não será tarefa fácil, principalmente por sua personalidade e por defender um mandato autêntico, mas enfatizou que veio para somar e construir as pontes necessárias para o diálogo entre prefeitura, Câmara, Judiciário e a população. “Quando temos conhecimento dos dois lados conseguimos propor melhor, dialogar e fazer a coisa funcionar. A minha intenção como líder de governo é essa, ajudar e quando for necessário criticar, mostrar onde estão os defeitos para corrigi-los, mas não denegrir. Estamos aqui para um projeto maior, uma Ilhabela sustentável, com diálogo, é isso que viemos fazer aqui”, completou.

Trabalhos dos vereadores

A falta de iluminação em trechos da orla de Ilhabela tem causado insegurança aos usuários da ciclovia, por isso, um requerimento do vereador Evandro Alves Rodrigues, o Vando da Vila (PP) entrou em discussão na sessão, a pedido do vereador Anisio Oliveira (DEM). No documento, o vereador solicita informações sobre a possibilidade de instalação de luminárias com lâmpadas de led e postes mais altos no trecho entre os bairros Engenho D’Água e Itaguaçu. Segundo justificou, munícipes relataram a pouca iluminação no local. “A troca dos novos postes fará com que o lugar se torne mais seguro para todos e também pode prevenir atos de vandalismo como tivemos recentemente”, destacou.

Outra situação, apontada pelo vereador Gabriel Rocha (SD) é da implantação de salas comerciais ou residenciais em contêineres no município. Ele apresentou um projeto de lei, 19/2018, para proibir a prática e estabelecer multa pelo descumprimento. O texto do projeto exclui da proibição empresas ou empreendimentos que utilizem contêineres por tempo determinado como apoio para execução de obras públicas e ou projetos com autorização da prefeitura. De acordo com o parlamentar, é preciso repensar as normas de construções e uso do solo. “Tais tipos de edificações foram alvo de discussões virtuais nos últimos dias e devem se adequar à legislação municipal, respeitando a Lei de Uso do Solo, Lei Orgânica e o Código de Postura”, argumentou. Somente após o período de tramitação pelas comissões e emissão dos respectivos pareceres, o PL será pautado para votação.

Já o vereador Cleison Ataulo Gomes, o Cleison Guarubela (DEM), solicitou que fosse retirado da pauta de votação o Projeto de Lei 124/2017, de sua autoria, que previa a isenção da Taxa de Preservação Ambiental (TPA) para veículos que abastecem o município. Conforme justificou o parlamentar, a ideia é que haja mais tempo para um diálogo com o Executivo e aprimoramento da matéria.

 As sessões podem ser acompanhadas ao vivo no site www.camarailhabela.sp.gov.br e nas redes sociais (www.facebook.com/camaramunicipaldeilhabela).

Últimas Notícias