Prefeito de São Vicente é o novo presidente do Condesb | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte

Sistema Costa Norte de Comunicação

Prefeito de São Vicente é o novo presidente do Condesb

Estela Craveiro
02 de março de 2018 às 13:57
Válter Suman e Pedro Gouvêa, respectivamente novos vice-presidente e presidente do Condesb
Válter Suman e Pedro Gouvêa, respectivamente novos vice-presidente e presidente do Condesb Foto: Divulgação/Condesb

Alberto Mourão comanda eleição da nova presidência do Condesb
Alberto Mourão comanda eleição da nova presidência do Condesb Foto: Divulgação/Condesb

Pedro Gouvêa discursa após ser eleito o novo presidente do Condesb
Pedro Gouvêa discursa após ser eleito o novo presidente do Condesb Foto: Divulgação/Condesb

Na terça-feira, 27, em reunião extraordinária na sede da Agência Metropolitana (Agem), em Santos, Pedro Gouvêa (MDB), prefeito de São Vicente, foi eleito o novo presidente do Conselho de Desenvolvimento da Baixada Santista (Condesb), sucedendo o prefeito Alberto Mourão (PSDB), de Praia Grande, que, em 2017, ocupou o cargo pela segunda vez.

Nos 20 anos de atividade da Condesb, pela primeira vez o presidente foi escolhido por meio de votação, em aberto. Anteriormente, a presidência era definida por meio de acordo entre os prefeitos dos nove municípios da região. Válter Suman (PSDB), prefeito de Guarujá, é o novo vice-presidente.

Gouvêa disputou o comando do Condesb com Luiz Maurício (PSDB), prefeito de Peruíbe, que tinha Ademário Oliveira (PSDB), prefeito de Cubatão, como vice em sua chapa. Venceu com votos de quatro prefeitos e de 17 dos 18 representantes do estado de São Paulo presentes. Pelo estatuto do órgão, aos votos dos prefeitos são atribuídos pesos, de forma que representem a metade dos votos do colegiado, composto por 21 técnicos estaduais de vários setores.

Gouvêa assume o cargo com entusiasmo: “Nosso intuito é dar sequência ao primoroso trabalho que vem acontecendo no Condesb, e acaba fortalecendo nosso trabalho dentro das cidades. Vamos continuar, fazer com que o Condesb seja uma ferramenta importante de conquista para os municípios que compõem a Baixada Santista. Os nove prefeitos saem daqui alinhados, sabem da sua missão, do seu compromisso de  fazer com que  esse fortalecimento da região perante ao estado seja buscado”.

Para Gouvêa, as mais importantes demandas da região são a gestão do lixo, dada a exígua sobrevida de um ano e meio do aterro sanitário Sítio das Neves, localizado na área continental de Santos; e as questões da saúde e da segurança: “Não podemos pensar a segurança de maneira individualizada. Vamos continuar focados nas discussões e busca de soluções para que se possa alcançar um resultado melhor para a Baixada Santista. Precisamos muito desse entendimento entre a região e o governo do estado”.

A gestão dos resíduos sólidos e as questões de saúde e segurança também são apontadas como prioritárias na Baixada Santista por Mourão, que identifica o suprimento das carências dos setores de habitação e de mobilidade urbana como fundamentais para o desenvolvimento econômico da Baixada Santista, cuja evolução, na visão dele, depende ainda da integração dos segmentos portuário e turístico.

Uma das principais realizações da gestão de Mourão foi conseguir para a região o repasse anual de R$ 120 milhões do Ministério da Saúde para procedimentos de média e alta complexidade. Habitualmente franco, o prefeito de Praia Grande é assertivo ao avaliar sua gestão à frente da Condesb: “Mais do que as realizações, foi importante despertar a região para os temas mais críticos da Baixada Santista além da saúde e da segurança: a questão habitacional, por termos alto adensamento populacional e baixa densidade territorial; e a mobilidade urbana, fundamental para a Baixada Santista se tornar uma região efetivamente metropolitana. Precisamos ter mobilidade para a população ter acesso à saúde e ao trabalho de forma igualitária”.

Continua após publicidade

Continua após publicidade

Continua após publicidade

Continua após publicidade

Previsão do tempo


MÁX

MIN

Segurança

Colunas e Blogs

Política

Esporte

Variedades

Horóscopo Cigano

Horóscopo Cigano - 19 a 26 de setembro

  • Coroa - 19 a 26 de setembro

    Mude o que for preciso só não desista dos seus bons planos, pois a semana pede um pouco mais de atrevimento de sua parte, arrisque um pouco mais e as respostas aparecerão pra você. Não deixe que o desânimo venha a te vencer, a semana requer mais atitude e foco nos seus objetivos. Tudo tende a dar certo, você só precisa vencer a si mesmo(a), seus medos e ansiedades e fugir das questões e pessoas negativas que insistem em te rondar.

  • Candeias - 19 a 26 de setembro

    Mudanças de comportamento e até de temperamento, você perde um pouco a paciência diante dos fatos, pois a semana está um pouco corrida e você precisa encontrar respostas financeiras, a correria acaba te trazendo alguns desafios e a incerteza de certas respostas acaba te deixando de coração apertado. No amor mudanças significativas acabam te deixando bem, aquele velho sentimento de culpa começa a se dissipar.

  • Roda - 19 a 26 de setembro

    Indecisões, semana bem balançada principalmente nas questões amorosas. Apegue-se ao que é necessário e fuja das questões banais que te rondam. Em questões familiares tem algo que não está bem, tente focar em seus objetivos e vá em frente rumo ao seu progresso, as questões familiares se resolvem com o tempo, e isso não deve atrapalhar o seu progresso. Bom momento para estudos e novos aprendizados.

  • Sino - 19 a 26 de setembro

    Tudo muda de acordo com o tempo, as consequências e até mesmo a maneira de você agir diante dos fatos. Pense na possibilidade de mudar as questões, vibre de maneira positiva e não se deixe levar por medo e ansiedade. Controle-se, pois a semana hoje pode apresentar certos desafios, mas em breve você pode ter melhores respostas. No amor tudo muda de acordo com o tempo, faça valer os seus bons planos, reúna forças e mude o que for preciso.

  • Moedas - 19 a 26 de setembro

    É tempo de recomeçar, de reconstruir seus planos, de criar uma nova oportunidade dentro de si mesmo, fazer valer cada momento, deixar de lado tudo o que for prejudicial e buscar focar em seus objetivos. Desapegue-se do passado, a semana requer mais foco no presente, nas boas oportunidades que o destino está colocando à sua frente. Tudo vai mudar dentro de alguns dias, e com certeza pra melhor se você tomar a decisão certa.

  • Adaga - de 21 a 28 de agosto

    Depois de uma fase de muitas lutas e indecisões, a semana traz respostas claras em todos os sentidos, nas questões de amizade e tudo mais enfim você consegue equilibrar o seu astral e vai em busca de dias melhores, de melhores respostas e toma boas decisões que favorecem não somente o seu lado pessoal como também nas questões profissionais. Fase de luz e fé e também de novos aprendizados que te traz um certo ânimo a mais.

  • Ferradura - 19 a 26 de setembro

    Busque a paz para os seus caminhos, controle-se diante das questões, a semana tende a ser bem atarefada, porém exige mais de você, dos seus esforços, da sua dedicação pessoal, o que é seu precisa da sua essência, de suas mãos para ter mais valor, para brilhar diferente e sem sua presença nada existe. Valorize mais a sua criação, os seus projetos, a semana te abre um leque de oportunidades que devem ser bem aproveitadas.

  • Taça - 19 a 26 de setembro

    Deixe de lado o medo, a desconfiança, a semana pede um pouco mais de ousadia, de atrevimento de sua parte. Faça valer os seus esforços, corra atrás dos seus objetivos, apesar de ser uma semana bem atarefada tudo tende a mudar de acordo com a sua maneira de agir. No amor deixe de lado certas manhas, busque respostas significativas, evite confrontos que possam fazer com que você mude de opinião. Em questões familiares, deixe o tempo agir.

  • Capela - 19 a 26 de setembro

    Momento oportuno para boas realizações, fase de crescimento pessoal onde tudo tende a acontecer de maneira significativa. Os dias que se seguem serão de luz e bons presságios, momento de boas oportunidades onde você consegue realizar os seus objetivos. N amor certos desafios aparecem, mas tudo tende a ser diferente dentro de alguns dias. Aceite as mudanças, elas trarão melhores respostas em seus caminhos.

  • Punhal - 19 a 26 de setembro

    Busque a paz acima de tudo, você está enfrentando uma grande batalha, porém sabe das consequências e o quanto tem se esforçado para vencer. Tranquilize-se, a semana pede pra você recuar, deixar o tempo trazer uma nova resposta ou até mesmo deixar espaço para a resposta aparecer. O desespero atrapalha seus bons negócios, tente tranquilizar o seu coração. No amor uma nova resposta tranquiliza o seu coração.

  • Estrela - 19 a 26 de setembro

    Na busca de novidades você acaba deixando de lado certas questões importantes, procure manter-se em estado de alerta diante das situações, busque o foco dos seus objetivos, desprenda-se dos medos e encare uma nova jornada mais positiva, muitas questões foram deixadas de lado pela sua maneira de agir ou de pensar. O amor vai ser um desafio pra você nesta semana, procure focar mais em seus objetivos.

  • Machado - 19 a 26 de setembro

    Dias melhores estão por vir, momento de luz e boas realizações, você começa a se libertar de questões que na verdade só te traziam dores de cabeça. Mudanças significativas fazem com que você tenha mais equilíbrio e força de vontade para lidar com as situações. Uma grande vontade de partir para novos aprendizados, buscar mais conhecimento e progredir, seguir com fé e determinação. A liberdade é seu foco principal; livre-se de certas situações desagradáveis.