Alberto Mourão identifica na falta de cidadania o seu maior desafio | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte

Sistema Costa Norte de Comunicação

Alberto Mourão identifica na falta de cidadania o seu maior desafio

marina
13 de dezembro de 2017 às 16:38
Segurança, saúde, educação e transportes são destaque entre os investimentos em Praia Grande


Bertioga
Estela Craveiro

Alberto Mourão está em sua quinta gestão no comando do Executivo municipal de Praia Grande. Pelo PMDB, elegeu-se prefeito em 1992, 2000 e 2004. Pelo PSDB, elegeu-se em 2012 e 2016. Advogado e empresário, ele traz na bagagem experiência como presidente da Associação Comercial e Empresarial de Praia Grande; gestor da Santa Casa de Praia Grande; vereador, de 1983 a 1988, e presidente da Câmara Municipal de Praia Grande no último biênio; vice-prefeito eleito em 1988; secretário municipal de educação em 1989; e deputado federal, entre 1998 e 2000.Em 2017, foi eleito pela segunda vez presidente do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista (Condesb), cargo que já ocupou em 2006.Em entrevista ao Sistema Costa Norte, ele fala sobre o primeiro ano da atual  administração.

Como avalia seu primeiro ano de gestão? Positivo. Conseguimos superar as adversidades de uma crise econômica nacional,que começou há três anos; vai levar mais dois anos para passar, está muito ligada à questão do déficit público nacional e interfere nas receitas públicas dos municípios. Nessa crise total, terminaro ano com tudo em dia, sem dever nada para ninguém, e com salários pagos até adiantados,está de bom tamanho.

O cenário econômico é o seu maior desafio? Nunca será o maior desafio. O despertar da cidadania será sempre uma reclamação minha. Ninguém vai ter praia e praça limpas se os munícipes não colaborarem. Quem joga sujeira lá? É o prefeito, o vereador ou o cidadão?No dia em que tivermos consciência disso, conseguiremos evitara degradação ambiental.Os indicadores de ausência em consultas médicas são de 40%. Vamos fazer um mutirão para zerar a espera por cirurgias eletivas, mas já sabemos que 30% não irão. E vai por aí afora. É inadmissível gastar dinheiro para as pessoas não irem.Falta consciência do coletivo para o cidadão brasileiro. Isso faz com que o custo Brasil aumente. Este é o maior problema que vamos enfrentar por bons anos. Está muito ligado à questão educacional. E é óbvio que a questão econômica deixou tensionado este que talvez seja o maior desafio deste ano.

O fato de estar em um segundo mandato consecutivo facilita as realizações? Acaba facilitando, porque você pode manter uma política de administração de austeridade, de controle dos gastos públicos, de não facilitar a queda da arrecadação, o que permite que se administre a cidade, mesmo em uma crise econômica. Porque são políticas públicas como estas, implantadas antes, que permitem que não se entre em déficit público diante de uma possível queda de arrecadação que poderia ocorrer. Em Praia Grande, até houve queda, mas não foi suficiente para grandes problemas. A administração ficou atenta, criou algumas metas, e não deixou de cumprir suas obrigações.

Realizações da administração de Alberto Mourão, em 2017, e planos para algumas áreas.

Segurança - “Estamos modernizando nosso sistema de monitoramento, que tem mais de 1.900 câmaras em repartições públicas e nas ruas, buscando imagens a até 1.200 metros, interligadas por 207 quilômetros de fibras óticas. O que fizemos nos últimos dois anos, especialmenteem 2017, é substituir as câmaras analógicas por digitais e modernizar os softwares de controle do sistema. Compramos um de Israel que busca informações a partir de parâmetros estabelecidos por policiais. Por exemplo, alguém de camisa vermelha em determinado lugar, dia e hora. É o mesmo utilizado após o atentado terrorista na Maratona de Nova York. Outro software, que chamamos de vídeo analítico, cria uma cerca virtual em locais onde ninguém pode ficar parado. Por exemplo, em trechos da Imigrantes, em túneis de interligação da cidade, e em elevatórias de captação de águas pluviais. Se alguém para por dez segundos nesses locais, a imagem é jogada no centro de controle com prioridade, e uma viatura é enviada para lá.Compramos 400 licenças desse software e estamos instalando nos locais onde há incidência de problemas. Nos próximos 30 dias, vai entrar em operação um outro software, para registrar as placas de todos os carros que entram e saem da cidade, inclusive de noite, e identificarse entre eles há veículosregistrados  com queixas de roubos na polícia. E estamos testando um software de reconhecimento facial, que identifica pessoas que constam nos álbuns de criminosos procurados das delegacias, para começar a funcionar em 2018nos 21 viadutos por onde passa todo mundo que entra e sai de Praia Grande.”

Transporte - “Iniciamos a remodelagem da Via do Cidadão, um importante eixo do sistema de transporte coletivo, pois interliga linhas que trafegam pela avenida Diamantino Cruz Mourão, que também terá melhorias. Dentre os trabalhos já iniciados, estão o alargamento da via, mudanças na circulação de veículos, confecção de calçadas, colocação de pontos de ônibus e revitalização da sinalização viária, ampliando a acessibilidade. A avenida do Trabalhador está para receber as mesmas melhorias, do Sítio do Campo até o bairro Antártica. Todo o sistema será ainda mais integrado com os corredores de ônibus da avenida Diamantino Cruz Mourão e da avenida Dr. Roberto de Almeida Vinhas. Estes corredores de ônibus possibilitam nossa contínua luta para a implantação do sistema BRT, interligando o trecho da divisa com Mongaguá ao terminal rodoviário Tude Bastos, no Sítio do Campo. Paralelamente, estamos lutando para que o governo do estado faça uma ligação entre o Sítio do Campo e a área continental de São Vicente, para trazer o VLT até o terminal Tude Bastos.“

Educação - “Temos de 1.500 a duas mil novas matrículas escolares a cada ano. Então temos que estar sempre construindo novos colégios. No começo de 2018 vamos inaugurar mais dois. Entre este ano e o próximo serão quatro. Temos uma rede bem estruturada. Todas as salas de aula têm lousa digital, inclusive as de ensino infantil. Todo colégio tem uma videoteca, porque as lousas também exibem filmes para aulas de literatura, de português, interpretação de texto, biologia, botânica, tudo o que você puder fazer e imaginar. Você torna a aula mais atrativa para o aluno, isso é fundamental. Vaiao mundo digital que ele conhece e domina. Todas as salas de aula recebem tablets que interagem com as lousas. Nós não temos problemas estruturais. Os prédios estão em pé, arrumadinhos, limpos. O que a gente precisa é continuar crescendo para atender à demanda.”

Saúde - “Em janeiro, vamos inaugurar um Centro de Referência Odontológica. Estamos ampliando a rede de saúde básica da família; contratamos mais 18 equipes que estão sendo chamadas.  Estamos fazendo ações integradas para acabar com as filas de espera de cirurgia eletiva até abril de 2018. A prefeitura está investindo R$ 3 milhões de recursos próprios, embora a obrigação não seja nossa, mas do estado e da união. Investimos constantemente no aperfeiçoamento do sistema. Toda a rede de saúde é informatizada, o prontuário eletrônico é uma realidade. Todas as unidades básicas e de especialidades também estão interligadas. Enfrentamos grandes problemas com o laboratório que fornecia medicamentos. Rompemos o contrato em setembro, fizemos nova licitação e contratamos um pool de laboratórios regionais. Cada um atende uma área da cidade. Quebramos o paradigma de trabalhar com um único laboratório. Estamos também fazendo uma ação integrada para zerar a espera por exames de especialidades de alta complexidade.”

Desenvolvimento econômico - “Em especial, destacamos que a administração municipal continua trabalhando no projeto Andaraguá, que está em fase final. As obras devem ser iniciadas no primeiro semestre de 2018 e ficar prontas em dois ou três anos.É um empreendimento de R$ 1 bilhão, da iniciativa privada.Foi um conceito de incentivo que a prefeitura estabeleceu alguns anos atrás e o empresariado comprou a ideia. O projeto abrange quase sete milhões de metros quadrados, dos quais4,5 milhões serão de área ambientalmente preservada. Compreende uma pista de pouso de dois quilômetros, 1,7 milhão de metros quadrados de galpão, um centro universitário, um centro empresarial, um complexo de lojas e hotéis. Deve gerar 15 mil empregos diretos, fora os indiretos.”

Formação profissional - “Estamos retomando entendimentos com a mantenedora da Cidade da Criança, um complexo de 400 mil metros quadrados, criado nos anos 1950, e que já foi uma instituição referência nos anos 1970. Tinha aulas na escola da prefeitura de manhã e oficinas gráfica, de mecânica, de serralheria e de fabricação de tênis, à tarde. Tinha campo de futebol, quadras cobertas, teatro e alojamentos. Os alunos moravam lá, tinham um aprendizado, e a instituição tinha uma renda. Mas, nos anos 1990, com o Estatuto da Criança e do Adolescente restringindo o trabalho de adolescentes, vieram a degradação e o abandono. Tentamos assumir a gestão no meu segundo mandato, no início dos anos 2000, sugerimos um contrato de 30 anos de concessão, queríamos fazer um grande complexo educacional, recreativo e até turístico. Mas não queriam dar garantias para a prefeitura. Como posso investir milhões sem ter as garantias que a sociedade tem que ter? Acabei fazendo tudo que queria fazer lá espalhado pela cidade: pista de atletismo, piscina aquecida, ginásio para ginástica olímpica, nove ginásios esportivos espalhados pela cidade. Agora, a mantenedora chegou ao fundo do poço. Topo conversar novamente.  Acho que podemos transformar aquilo em um complexo educacional de período integral, essa é minha proposta, para estudantes a partir da sétima série e com cursos profissionalizantes lá na frente. É uma coisa é viável. Só que eu quero 50 anos de concessão.”

Foto: JCN

Continua após publicidade

Continua após publicidade

Continua após publicidade

Continua após publicidade

Previsão do tempo


MÁX

MIN

Segurança

Colunas e Blogs

Política

Esporte

Variedades

Horóscopo Cigano

Horóscopo Cigano - 19 a 26 de setembro

  • Coroa - 19 a 26 de setembro

    Mude o que for preciso só não desista dos seus bons planos, pois a semana pede um pouco mais de atrevimento de sua parte, arrisque um pouco mais e as respostas aparecerão pra você. Não deixe que o desânimo venha a te vencer, a semana requer mais atitude e foco nos seus objetivos. Tudo tende a dar certo, você só precisa vencer a si mesmo(a), seus medos e ansiedades e fugir das questões e pessoas negativas que insistem em te rondar.

  • Candeias - 19 a 26 de setembro

    Mudanças de comportamento e até de temperamento, você perde um pouco a paciência diante dos fatos, pois a semana está um pouco corrida e você precisa encontrar respostas financeiras, a correria acaba te trazendo alguns desafios e a incerteza de certas respostas acaba te deixando de coração apertado. No amor mudanças significativas acabam te deixando bem, aquele velho sentimento de culpa começa a se dissipar.

  • Roda - 19 a 26 de setembro

    Indecisões, semana bem balançada principalmente nas questões amorosas. Apegue-se ao que é necessário e fuja das questões banais que te rondam. Em questões familiares tem algo que não está bem, tente focar em seus objetivos e vá em frente rumo ao seu progresso, as questões familiares se resolvem com o tempo, e isso não deve atrapalhar o seu progresso. Bom momento para estudos e novos aprendizados.

  • Sino - 19 a 26 de setembro

    Tudo muda de acordo com o tempo, as consequências e até mesmo a maneira de você agir diante dos fatos. Pense na possibilidade de mudar as questões, vibre de maneira positiva e não se deixe levar por medo e ansiedade. Controle-se, pois a semana hoje pode apresentar certos desafios, mas em breve você pode ter melhores respostas. No amor tudo muda de acordo com o tempo, faça valer os seus bons planos, reúna forças e mude o que for preciso.

  • Moedas - 19 a 26 de setembro

    É tempo de recomeçar, de reconstruir seus planos, de criar uma nova oportunidade dentro de si mesmo, fazer valer cada momento, deixar de lado tudo o que for prejudicial e buscar focar em seus objetivos. Desapegue-se do passado, a semana requer mais foco no presente, nas boas oportunidades que o destino está colocando à sua frente. Tudo vai mudar dentro de alguns dias, e com certeza pra melhor se você tomar a decisão certa.

  • Adaga - de 21 a 28 de agosto

    Depois de uma fase de muitas lutas e indecisões, a semana traz respostas claras em todos os sentidos, nas questões de amizade e tudo mais enfim você consegue equilibrar o seu astral e vai em busca de dias melhores, de melhores respostas e toma boas decisões que favorecem não somente o seu lado pessoal como também nas questões profissionais. Fase de luz e fé e também de novos aprendizados que te traz um certo ânimo a mais.

  • Ferradura - 19 a 26 de setembro

    Busque a paz para os seus caminhos, controle-se diante das questões, a semana tende a ser bem atarefada, porém exige mais de você, dos seus esforços, da sua dedicação pessoal, o que é seu precisa da sua essência, de suas mãos para ter mais valor, para brilhar diferente e sem sua presença nada existe. Valorize mais a sua criação, os seus projetos, a semana te abre um leque de oportunidades que devem ser bem aproveitadas.

  • Taça - 19 a 26 de setembro

    Deixe de lado o medo, a desconfiança, a semana pede um pouco mais de ousadia, de atrevimento de sua parte. Faça valer os seus esforços, corra atrás dos seus objetivos, apesar de ser uma semana bem atarefada tudo tende a mudar de acordo com a sua maneira de agir. No amor deixe de lado certas manhas, busque respostas significativas, evite confrontos que possam fazer com que você mude de opinião. Em questões familiares, deixe o tempo agir.

  • Capela - 19 a 26 de setembro

    Momento oportuno para boas realizações, fase de crescimento pessoal onde tudo tende a acontecer de maneira significativa. Os dias que se seguem serão de luz e bons presságios, momento de boas oportunidades onde você consegue realizar os seus objetivos. N amor certos desafios aparecem, mas tudo tende a ser diferente dentro de alguns dias. Aceite as mudanças, elas trarão melhores respostas em seus caminhos.

  • Punhal - 19 a 26 de setembro

    Busque a paz acima de tudo, você está enfrentando uma grande batalha, porém sabe das consequências e o quanto tem se esforçado para vencer. Tranquilize-se, a semana pede pra você recuar, deixar o tempo trazer uma nova resposta ou até mesmo deixar espaço para a resposta aparecer. O desespero atrapalha seus bons negócios, tente tranquilizar o seu coração. No amor uma nova resposta tranquiliza o seu coração.

  • Estrela - 19 a 26 de setembro

    Na busca de novidades você acaba deixando de lado certas questões importantes, procure manter-se em estado de alerta diante das situações, busque o foco dos seus objetivos, desprenda-se dos medos e encare uma nova jornada mais positiva, muitas questões foram deixadas de lado pela sua maneira de agir ou de pensar. O amor vai ser um desafio pra você nesta semana, procure focar mais em seus objetivos.

  • Machado - 19 a 26 de setembro

    Dias melhores estão por vir, momento de luz e boas realizações, você começa a se libertar de questões que na verdade só te traziam dores de cabeça. Mudanças significativas fazem com que você tenha mais equilíbrio e força de vontade para lidar com as situações. Uma grande vontade de partir para novos aprendizados, buscar mais conhecimento e progredir, seguir com fé e determinação. A liberdade é seu foco principal; livre-se de certas situações desagradáveis.