Implantação da Escola do Legislativo e da Democracia é aprovada  | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte
|
Política

Implantação da Escola do Legislativo e da Democracia é aprovada 


07 de dezembro de 2017 às 12:59
Por mayumi
Iniciativa visa o fortalecimento da cidadania por meio de atividades pedagógicas que qualifiquem servidores públicos, parlamentares, assessores e comunidade em geral


Os vereadores aprovaram na terça-feira, 5, o projeto de lei que cria a Escola do Legislativo e da Democracia (ELD) da Câmara Municipal de Cubatão. A iniciativa, de autoria de Rafael Tucla (PT), visa o fortalecimento da cidadania por meio de atividades pedagógicas que qualifiquem servidores públicos, parlamentares, assessores e comunidade em geral.

O vereador do PT comentou que o projeto quer aproximar a sociedade dos representantes eleitos. Ele disse que a atual crise de credibilidade da classe política vem causando esse distanciamento entre a população e os agentes públicos. O parlamentar chamou a atenção para a importância da educação política das novas gerações.

Tucla ressaltou que tanto a Escola do Legislativo e da Democracia quanto a TV Câmara contribuem para a transparência e a publicidade da gestão pública. O presidente da Câmara, Rodrigo Alemão (PSDB), acredita que a ELD será um importante instrumento de formação para servidores, vereadores e a população em geral.

As Escolas do Legislativo geralmente oferecem cursos, seminários e palestras sobre temas de interesse comum, como orçamento municipal, iniciação política, legislação pública, entre outros. A ELD também pode promover parcerias com instituições de ensino para desenvolver atividades em educação à distância, como o Programa Interlegis do Senado Federal. As atividades da ELD de Cubatão estão previstas para começar no primeiro semestre de 2018, após a definição de sua estrutura organizacional.

Foto: Rodrigo Palassi

Últimas Notícias