Comissão discute riscos na Refinaria Presidente Bernardes | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte
|
Política

Comissão discute riscos na Refinaria Presidente Bernardes


17 de novembro de 2017 às 15:35
Por manolo

 

Redução do quadro operacional e denúncia de incidente foram temas de reunião entre vereadores e gerentes da unidade


 

Na tarde de quinta-feira, 9, a Comissão Especial de Inquérito (CEI), que investiga os riscos que a redução do quadro operacional da Refinaria Presidente Bernardes (RPBC) pode causar à unidade, trabalhadores e comunidade, realizou mais uma reunião a fim de investigar denúncias feitas pelo Sindicato dos Petroleiros do Litoral Paulista (SindiPetro-LP).  O chefe do Legislativo cubatense, Rodrigo Alemão (PSDB), presidente da CEI, e os vereadores Ivan Hildebrando (PSB), Jair do Bar (PT), Marcinho (PSB) e Rafael Tucla (PT) acompanharam a oitiva de José Manuel Villar  Gulin, gerente-geral da RPBC, e Valdir Nogueira, gerente de produção da unidade.

Após a apresentação sobre os aspectos gerais da refinaria, os gerentes esclareceram várias  dúvidas dos parlamentares, entre as quais a questão das demissões e um incidente denunciado pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb). De acordo com os representantes da RPBC, não houve demissões e, sim, um remanejamento por meio de uma readequação de tarefas. Sobre a denúncia do suposto acidente ocorrido no dia 5 de julho, os integrantes da refinaria declararam que houve um desarme de um compressor de gás. O aumento da emissão de gás ocorreu devido ao funcionamento do sistema de segurança do equipamento, não gerando nenhum prejuízo material ou risco à segurança dos trabalhadores. Foi ressaltado ainda que a reorganização dos funcionários não tem a ver com o desarmamento do compressor.

No fim da reunião, Rodrigo Alemão solicitou alguns relatórios da refinaria a respeito de investimentos em segurança e mais explicações acerca dos eventos mencionados. O presidente da CEI também convidou representantes da Cetesb para prestar esclarecimentos à comissão.

Cubatão

Da redação

Foto Rodrigo Palassi

Últimas Notícias