Renato Aguilar quer construir nova sede da Câmara e realizar concurso público até 2018   | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte

Sistema Costa Norte de Comunicação

Logo do Jornal Costa Norte

Renato Aguilar quer construir nova sede da Câmara e realizar concurso público até 2018  

Costa Norte
31 de outubro de 2017 às 16:30
Presidente da Câmara de Caraguatatuba avalia primeiro ano à frente do Legislativo, fala dos problemas da cidade e das próximas metas profissionais e pessoais


“De projetos prioritários, o primeiro é lançar a pedra fundamental da nova sede da Câmara, na região central de Caraguá, ainda que seja entregar o esqueleto, para que o  próximo presidente continue a obra. A segunda meta é realizar concurso público para a Câmara, até o ano que vem. Terceiro, ampliar e implementar o projeto Câmara Jovem. Quarta prioridade é continuar fazendo tudo com transparência”, confirma o vereador e atual presidente da Câmara Municipal de Caraguatatuba Renato Leite Carrijo de Aguilar, o Tato Aguilar (PSD).

Tato explica que a prioridade é a nova sede na área central, assim, a população das regiões norte e sul não serão penalizadas. “Hoje, a cidade não está preparada pra levar a nova prefeitura e a nova Câmara para próximo do Serramar Shopping, pois não quero matar o centro da cidade. Minha prioridade é encontrar um terreno na região central para a construção da nova sede e começar a obra. Temos que proporcionar uma boa estrutura para o munícipe querer vir à casa de leis. Hoje, a estrutura é bem fragilizada e os gabinetes dos vereadores são muito estreitos. Não tem privacidade”, revela.

Quanto às principais funções de um presidente da Câmara, Tato Aguilar confirma que cabe a ele cuidar dos trabalhos administrativos, burocráticos e parlamentares, assim como administrar um orçamento anual de cerca de R$ 18 milhões. “Tenho que cuidar das contas, do ambiente da Câmara, de 23 servidores efetivos, 11 estagiários. Mesmo sabendo que são 76 servidores ao todo com os comissionados”, confirma e diz que vai criar uma portaria ainda este ano, para autorizar o concurso público a ser aplicado o ano que vem. “Esta é uma recomendação do tribunal de contas. O número de servidores do Legislativo hoje está bem defasado. Houve, sim, uma demora pra sair este concurso, mas porque temos muitas outras ações como dar andamento às CAR (Comissões de Assuntos Relevantes), sediar as sessões na casa, receber escolas. Também represento o prefeito e levo o nome de Caraguá em reuniões, buscando recursos, emendas e cobrando o andamento em projetos parados”.

Sua avaliação do primeiro ano à frente do Legislativo é positiva: “Primeiro,  pela parte política com os bons projetos que aprovamos. Consegui aprovar uma lei que beneficia os músicos, que, antes de qualquer apresentação de artistas maiores, têm agora a oportunidade de mostrar seus talentos. É um legado que deixo aos músicos, pois a gente passa, a lei fica. Também aprovamos várias moções a atletas, rotarianos, conselho tutelar, professores, advogados e outros profissionais que prestam bons serviços ao município. Por ser a Casa do Povo, temos o dever de reconhecer os bons munícipes”.

O presidente afirma que a população comparece mais à Câmara, já que, das 35 sessões realizadas, mais de 30 tiveram bom público. E que a maior dificuldade deste ano foi a questão do emprego. “Nós, vereadores, somos cobrados. A população vem pedir pra resolvermos casos de separação de marido e mulher, o cachorro do vizinho que é bravo, a árvore que cai, a dentadura e o emprego. Tudo cai aqui. Não damos as costas, mas isto não é o nosso trabalho principal. O que temos que fazer é fiscalizar o Executivo”.

Referente ao fato de a cidade não ter oposição hoje, Tato discorda. “Somos cobrados. Não há omissão de trabalho pelo fato de o prefeito ser meu irmão, meu melhor amigo. Eu o cobro diariamente. E por saber que ele é sangue do meu sangue, as minhas ideias comungam com as ideias do Aguilar Júnior. E somos jovens, temos um projeto político pela frente. Honramos a história do nosso pai. Não podemos ser frágeis, porque somos irmãos. Eu cobro os secretários, cobro o prefeito. Prezo por transparência. De alguma forma, seja por requerimento no papel ou execução do que pedimos, tudo chega ao prefeito”.

Sobre os principais problemas do município, ele enumera o emprego e o transporte público (mobilidade urbana): “Podemos cobrar a empresa Praiamar, que presta serviço aqui, apoiar o prefeito na questão do entroncamento do rio Juqueriquerê, pois isto vai trazer empregos para a cidade, para que todos os barcos consigam passar na boca do rio a qualquer hora, o que não acontece hoje. Isto está atrelado à principal fonte de renda do município que é o turismo. Empregou-se muita gente nas obras do contorno, mas estes trabalhadores têm data pra concluir a obra e não terão mais emprego. Já as marinas geram emprego direto para a população. Vamos continuar apoiando projetos que geram renda, como os sociais e turísticos. E quanto ao transporte público, já tem uma CAR - Comissão de Assuntos Relevantes - pra avaliar isto”.

Em suas duas recentes viagens a Brasília, nos dias 20 de setembro e 25 de outubro, ele conseguiu uma verba de R$ 1,5 milhões para o combate à dengue. “Na semana passada, voltei de Brasília cobrando uma verba para o Esporte que está pra sair. Participei de uma reunião na Abramt (Associação Brasileira de Municípios com Terminais Marítimos, Fluviais, Terrestres de Embarque e Desembarque de Petróleo e Gás Natural) representando Caraguá, e trouxe uma parcela que estava atrasada do programa Mais Educação, que possibilita às escolas terem ensino integral”.

Tato Aguilar gostaria de ser lembrado como um político transparente, que trouxe mudanças positivas à política municipal, e que investiu nas futuras gerações de políticos. Sua principal meta pessoal é constituir uma família, já que é solteiro. Profissionalmente, a meta é ajudar cada vez mais o município a crescer.

Bruna Vieira – Agência Gentecom

Foto: Vitor Miki

 

Comentarios

Previsão do tempo


MÁX

MIN

Estradas

Segurança

Colunas e Blogs

Geral

Política

Esporte

Variedades

Horóscopo Cigano

Horóscopo Cigano - de 21 a 27 de maio

  • Coroa - 21 a 27 de maio

    COROA - (20 DE ABRIL A 20 DE MAIO) Vibrações positivas para o amor, uma nova fase de luz e compreensão enfim você se adapta mais às questões pessoais, entende todas as situações e busca a paz interior. Mude o que for preciso porém não perca o foco dos seus objetivos, a semana tende a ser positiva também nas questões profissionais. Bom momento para cuidar da sua saúde física e espiritual, ter e mente em ordem é fundamental neste momento de mudanças repentinas.

  • Candeias - 21 a 27 de maio

    CANDEIAS -  (21 DE MAIO A 20 DE JUNHO) É preciso parar de fantasiar certas situações, acordar para os bons momentos de luz e seguir com fé e entusiasmo, deixar de lado certas manhas pessoais, encarar de frente as questões e resolver de vez pois o tempo é precioso demais neste momento atual. No amor tudo tende a acontecer de uma maneira mais branda, seja apenas um pouco mais gentil e tudo volta ao normal, saber ouvir também é uma virtude.

  • Roda - 21 a 27 de maio

    RODA - (21 DE JUNHO A 21 DE JULHO) Vibrações positivas para o amor, uma nova fase de luz e bons presságios, você se sente bem depois de uma resposta favorável e segue com bons planos para a sua vida amorosa. Bom momento em questões familiares enfim a compreensão reina e tudo fica em paz. Essa será uma semana dedicada ao lado profissional, a busca pelo progresso é intensa e as boas respostas surgem devido ao seu empenho, até mesmo questões familiares ganham um novo sentido.

  • Sino - 21 a 27 de maio

    SINO - (23 DE AGOSTO A 22 DE SETEMBRO) Busque a sua paz interior, deixe de lado os seus medos e tente resolver de maneira positiva certas questões. A semana pede atitudes de sua parte, vá ao encontro da luz pessoal, siga a sua intuição os dias pedem mais atrevimento então encare as situações com otimismo, garra e muita fé! No amor o seu coração ainda carrega algumas dúvidas, seja mais firme em seus atos, decida de vez que caminho deseja seguir e se desprenda de tudo  que atrapalha a sua vida.

  • Moedas - 21 a 27 de maio

    MOEDAS -  (23 DE SETEMBRO A 22 DE OUTUBRO) É preciso se desapegar de certos pensamentos e sentimentos, focar em seus objetivos e fugir de situações desagradáveis, busque a paz interior algo ainda te incomoda de uma certa maneira, não se deixe levar pelo medo entenda os fatos e vire a página, crie uma nova história muito mais positiva e deixe ir, o tempo se encarrega de trazer novas respostas desde que você aprenda a desapegar daquilo que não te traz resposta alguma.

  • Adaga - 21 a 27 de maio

    ADAGA - (23 DE OUTUBRO A 21 DE NOVEMBRO) A capacidade de dar a volta por cima, a força interior que muda tudo de maneira positiva, a semana será marcada por situações agradáveis que elevam o seu astral. Bom momento para novos aprendizados e para os estudos, as boas oportunidades financeiras e trabalhistas também surgem em seus caminhos. No amor você consegue dar a volta por cima e resolve tudo de maneira positiva, a pessoa amada se apega mais à você

  • Ferradura - 21 a 27 de maio

    FERRADURA - (22 DE DEZEMBRO A 20 DE JANEIRO) A palavra da semana é capacidade! Você verá a capacidade que tem depois de passar por uma determinada situação. A força interior transforma os seus caminhos e você se dedica mais aos seus objetivos maiores. Bons planos, boas realizações enfim você desperta para o que realmente te traz bons resultados, deixa de lado os medos e segue em frente decidindo os seus caminhos com muita luz e energia positiva.

  • Taça - 21 a 27 de maio

    TAÇA - (21 DE JANEIRO A 29 DE FEVEREIRO) Realize os seus bons planos, faça valer todas as situações e não se prenda ao medo, os dias que se seguem serão meio complicados porém a sua força interior e a sua verdade serão libertadoras neste momento. Confie na sua intuição e siga em frente , você tem a capacidade de dar a volta por cima e estes momentos são fortes e significativos em sua vida. No amor e em outras questões pessoais tudo tende a melhorar dentro de alguns dias.

  • Capela - 21 a 27 de maio

    CAPELA - (20 DE FEVEREIRO A 20 DE MARÇO) Resoluções, mudanças e boas respostas marcam a sua semana. Chegou a hora de reavaliar seus planos trabalhistas e não se desesperar diante das situações. Bom momento para cuidar da sua saúde física e espiritual, encontrar a paz interior e deixar de lado certos assuntos desagradáveis. Muitas vezes você bate de frente com questões que não valem à pena, o momento requer mais maturidade e raciocínio lógico diante das situações.

  • Punhal - 21 a 27 de maio

    PUNHAL - (21 DE MARÇO A 20 DE ABRIL) Momentos de luz e realizações, enfim você consegue respirar de maneira aliviada depois de um período de muitas batalhas. A semana tende a ser mais otimista e com novas realizações, bons projetos profissionais enfim este é o momento de organizar-se mais , seguir com entusiasmo e foco pois as boas oportunidades voltam a surgir em seus caminhos. No amor tende entender as crises da pessoa amada e não revide qualquer situação desagradável.

  • Estrela - 21 a 27 de maio

    ESTRELA - (22 DE JULHO A 22 DE AGOSTO) Fase de renovação , de fé e entusiasmo, a semana tende a ser agitada devido aos seus bons planos, apesar de ainda estar em certas crises amorosas você tende a pensar numa resolução para tal questão. O seu coração carrega algumas dúvidas com respeito ao amor, porém esses dias serão decisivos pois o destino se encarrega de trazer resoluções. Confie no seu potencial e não se deixe levar pelo desânimo, tudo pode mudar repentinamente.

  • Machado - 21 a 27 de maio

    MACHADO - (22 DE NOVEMBRO A 21 DE DEZEMBRO) Força e entusiasmo, as novas respostas surgem em seus caminhos e a paz interior volta a reinar em sua mente e em seu coração. Uma nova resposta amorosa traz a paz desejada, você fica bem depois de esclarecer os assuntos mal resolvidos. Mesmo estando com muitas ocupações conseguirá encontrar tempo para se divertir e relaxar um pouco, e merecidamente o destino te traz duas importantes respostas que favorecerão o seu astral