Bertioga ganha apoio de deputado para a causa animal e pavimentação | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte
|
Política

Bertioga ganha apoio de deputado para a causa animal e pavimentação


01 de setembro de 2017 às 16:21
Por Costa Norte
Prefeitura apresentou a Ricardo Izar (PP-SP) o detalhamento de projetos de pavimentação de trecho da Manoel Gajo e do bem-estar animal


Os projetos de bem-estar animal e da pavimentação do trecho da rua Manoel Gajo, no trecho da rodovia Rio-Santos até o portinho de Itatinga, têm o apoio do deputado federal Ricardo Izar (PP-SP). Recentemente ele esteve na cidade e se predispôs a colaborar com o município e, nesta sexta-feira, 1º, retornou para acompanhar o detalhamento das propostas e, desta forma, buscar recursos para Bertioga.

O prefeito Caio Matheus apresentou ao deputado o projeto de pavimentação e também a primeira ação pelo bem-estar animal, a criação do Fundo Municipal de Proteção e Bem-Estar Animal, o Fumpa. Ele afirmou que, neste momento, o município busca apoio dos deputados estaduais e federais para a obtenção de recursos para o fundo. O chefe do Executivo ressaltou: “Uma das bandeiras que o deputado Ricardo Izar trabalha é justamente o bem-estar animal. Fizemos uma solicitação de recursos para este fundo para que possamos, em breve, começar a fazer ainda mais políticas públicas voltadas a esta causa”.

A estimativa de apoio ao Fumpa tem uma previsão otimista por parte do deputado. Ricardo Izar acredita que será possível a destinação de recursos, ainda neste ano, oriundos da Secretaria de Meio Ambiente do Estado para convênios de castração. Conforme detalhou, seria destinado ainda neste ano o montante aproximado de R$ 40 mil. “O valor não temos definido, mas deve ser em torno deste valor, que dá para fazer intervenções cirúrgicas, castrações. Eu acredito que será o começo de um trabalho que, se Deus quiser, continuará”.

A possibilidade da implantação do Projeto ‘Castramóvel’, de autoria do deputado e que consiste em um veículo para castrações,também voltou à pauta na reunião. Ele se comprometeu a apresentar uma emenda parlamentar para, no próximo ano, viabilizar a compra do centro veterinário móvel.

 

Rua Manoel Gajo

Preocupado com as condições de uma das principais vias da cidade, o prefeito Caio Matheus busca a pavimentação da rua Manoel Gajo. Nesse sentido, o deputado já intermediou uma reunião com a diretoria da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), onde foi apresentada a necessidade de melhoria deste acesso.

A obra será realizada em parceria entre a prefeitura, a Codesp e a Sabesp. Segundo revelado pelo prefeito, o projeto apresentado no encontro compreende 1,8km de via e já possui um detalhamento de custos.

O deputado informou os próximos passos para a implantação desta proposta. Disse ele: “Nós conseguimos intervir junto à Codesp, atendendo a um pedido que o prefeito fez no último encontro que tivemos, metade dos paralelepípedos necessários. Conseguimos a drenagem pela Sabesp e, agora, montaremos um projeto e levaremos, com o Luiz Carlos Rachid [secretário de Planejamento Urbano], ao ministro da Integração Nacional para tentar o restante do recurso e vermos se conseguimos concluir essa obra até o ano que vem”.

Bertioga
Mayumi Kitamura

Foto: Renata de Brito

Últimas Notícias