Prefeito de Guarujá apresenta balanço de 180 dias | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte
|
Política

Prefeito de Guarujá apresenta balanço de 180 dias


30 de junho de 2017 às 15:33
Por Costa Norte
Melhorias na saúde foi o principal ponto ressaltado por Válter Suman, que também anunciou metas para os próximos seis meses


As principais conquistas obtidas nos primeiros seis meses do mandato de Válter Suman foram apresentadas durante a semana do aniversário de emancipação político-administrativa de Guarujá. O prefeito destacou as melhorias na saúde entre as principais realizações.

Suman apontou, entre outros avanços, mudanças nos serviços de saúde em urgência e emergência; mais agilidade na remoção de pacientes; aprimoramento dos programas de atenção básica e estratégia de saúde da família; e mais celeridade para atender a demanda reprimida de exames. Ele explicou que o foco na saúde foi a demanda mais solicitada: “O que as pessoas mais reivindicaram é a questão de uma atenção melhor na saúde. Melhorou, mas está muito longe do ideal ainda [...] Essa atenção com a saúde é contínua, diuturna, tem um secretário de saúde muito comprometido, junto com seus diretores”.

Entre as primeiras medidas adotadas por Suman, quando assumiu a prefeitura,foi decretar o estado de emergência na saúde, em 4 de janeiro. Durante este período, o atendimento foi reforçado por meio de parcerias com entidades privadas e organizações sociais. Além disso, de acordo com a prefeitura, foram contratados mais médicos para os plantões de pediatria e clínica geral e houve a redução no tempo de espera por socorro de duas horas para 15 minutos.

No intuito de ampliar as especialidades disponíveis à população, a prefeitura também busca a implantação de um Ambulatório Médico de Especialidades (AME). O terreno para a obra já foi escolhido, no distrito de Vicente de Carvalho, e cabe ao governo do estado arcar com os recursos.

Orçamento

Para lidar com a crise, a ordem é economizar em todos os setores da prefeitura, com as mais variadas medidas. Suman destacou: “Em época de vacas magras,você tem que economizar em tudo - até a luz que fica acesa. A ordem começa desde o meu gabinete. Não tem ar condicionado nem luz acesa na minha ausência. Em todas as repartições eu tenho exigido que nós façamos a nossa parte”.

Os custos de contrato, segundo apontou o prefeito, também serão revistos no intuito de diminuir as despesas do município. “É uma orientação que temos, porque houve queda na arrecadação de 9,17% e, em época de crise, as pessoas não pagam imposto. A Baixada Santista inteira sofreu uma queda, então temos que otimizar bastante essa questão”.

Outros pontos ressaltados para lidar com o orçamento é o resgate de dívida ativa que deixou de ser cobrada, a revisão da planta genérica de valores e a execução fiscal.

Balanço

O balanço dos 180 dias também foi comentado no programa Opinião, da TV Costa Norte – 48 UHF ,de quarta-feira, 28. Durante a transmissão, Válter Suman demonstrou sua satisfação com os resultados obtidos com poucos recursos, e comentou: “Eu estou muito orgulhoso que, em pouco tempo, nós já temos muita coisa para ser mostrada”.

No mesmo dia, o prefeito, acompanhado por todos os secretários, apresentou o balanço do semestre em evento no Caec Dante Sinópoli, no bairro Vila Áurea. Aproximadamente 100 munícipes, entre eles representantes da sociedade civil organizada e do Legislativo, participaram da apresentação.

A prestação de contas segue decreto do prefeito, que prevê sua realização a cada 90 dias com a participação popular. Na ocasião, Suman lembrou: “Este é um compromisso que eu assumi no meu mandato, de fazer tudo às claras e de dar espaço para a população participar e saber do que estamos fazendo”.

Para os próximos 180 dias, já foram instituídas algumas metas como a Parceria Público-Privada (PPP) da iluminação pública; uma nova licitação de transporte público; o contrato de fornecimento de água e drenagem sanitária; e a instalação de um maior número de empresas no município para alavancar a economia.

Guarujá

Mayumi Kitamura

Foto: JCN

 

 

 

 

 

Últimas Notícias