Papa propõe trem turístico entre o Litoral Sul e o Vale do Ribeira | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte

Sistema Costa Norte de Comunicação

Papa propõe trem turístico entre o Litoral Sul e o Vale do Ribeira

Costa Norte
16 de maio de 2017 às 16:49
Iniciativa foi debatida em assembleia com representantes dos cinco municípios e será formado um grupo técnico para tratar do tema


A implantação de um trem turístico com ligação entre o os municípios do Litoral Sul e parte do Vale do Ribeira foi debatida em assembleia extraordinária do Codivar - Conselho de Desenvolvimento Intermunicipal do Vale do Ribeira e Litoral Sul - na segunda-feira, 15, na prefeitura de Peruíbe. A proposta apresentada pelo deputado federal João Paulo Papa foi analisada pelos representantes das cinco cidades pelas quais podem passar o trem, sendo Peruíbe, Mongaguá, Itanhaém, Itariri e Pedro de Toledo.

O deputado comentou: “Todos estão animados com essa possibilidade. A ferrovia passa por em áreas nobres nestas cidades e são várias as perspectivas e oportunidades. Entre elas, a integração via ferrovia para transporte de passageiros e turistas”. De acordo com Papa, a ideia surgiu em uma reunião com vereadores de Pedro de Toledo e Itariri e contou com o entusiasmo dos prefeitos. Agora, será formado um Grupo Técnico no âmbito do Codivar, com representantes dos cinco municípios, para tratar exclusivamente do tema.

Para o deputado, o momento é propício para se intensificar a discussão, devida a aprovação, pelo Congresso Nacional, da Medida Provisória 752/2016, que trata da prorrogação e relicitação dos contratos de concessão federal. A nova lei abre a possibilidade de o órgão concedente promover alterações nos contratos firmados a fim de solucionar questões operacionais e logísticas além de, especificamente na área ferroviária, desmembrar parte do domínio para que entes federados – como prefeituras – possam implantar o transporte ferroviário de passageiros.

“Surge aí uma boa perspectiva de se para aproveitar não só a vontade dos prefeitos de se desenvolver as cidades no aspecto turístico mas, também, as oportunidades que a nova legislação oferece. A ferrovia está desativada atualmente, porém, no futuro, poderá ser utilizada para várias modalidades, entre elas o transporte de passageiros e turistas”, comentou o parlamentar.

Participaram do encontro do Codivar os prefeitos: Marco Aurélio, de Itanhaém, que preside o conselho; Luiz Maurício, de Peruíbe; Dinamérico Gonçalves, de Itariri; Eleazar Muniz, de Pedro de Toledo. Ainda, o vice-prefeito de Mongaguá, Márcio Cabeça, vereadores e secretários das cinco cidades.

Também presente à reunião, o diretor regional da Associação Brasileira de Preservação ferroviária (ABPF),Carlos Alberto Rollo, ressaltou que apoia “totalmente” o projeto. A entidade possui grande conhecimento na implantação de projetos semelhantes em todo o país, como no município de Guararema e Jaguariúna, interior de São Paulo. O diretor ressaltou que possui veículos como Maria Fumaças que podem ser cedidos para o uso na futura linha turística, além de poder colaborar com a elaboração de projetos. Ele recorda: “Esta região possui uma ligação histórica com os trens, pois muitos municípios surgiram por conta da Estrada de Ferro Sorocabana e das estações construídas no início do século passado”.

Para que o projeto seja implantado, o deputado Papa informou que buscará mais apoios: “Vamos convidar o governo de São Paulo para participar das discussões. Em Brasília, farei contatos com o DNIT e a ANTT, além de acionar a empresa que hoje detém a concessão da ferrovia. Será preciso ajustes e reformas. Ainda há muito por fazer, mas hoje demos um primeiro passo para realizar esse sonho. Agradeço aos prefeitos por toda a dedicação”.

Foto: Assessoria/Dep. Papa

Continua após publicidade

Continua após publicidade

Continua após publicidade

Continua após publicidade

Previsão do tempo


MÁX

MIN

Segurança

Colunas e Blogs

Política

Esporte

Variedades

Horóscopo Cigano

Horóscopo Cigano - 19 a 26 de setembro

  • Coroa - 19 a 26 de setembro

    Mude o que for preciso só não desista dos seus bons planos, pois a semana pede um pouco mais de atrevimento de sua parte, arrisque um pouco mais e as respostas aparecerão pra você. Não deixe que o desânimo venha a te vencer, a semana requer mais atitude e foco nos seus objetivos. Tudo tende a dar certo, você só precisa vencer a si mesmo(a), seus medos e ansiedades e fugir das questões e pessoas negativas que insistem em te rondar.

  • Candeias - 19 a 26 de setembro

    Mudanças de comportamento e até de temperamento, você perde um pouco a paciência diante dos fatos, pois a semana está um pouco corrida e você precisa encontrar respostas financeiras, a correria acaba te trazendo alguns desafios e a incerteza de certas respostas acaba te deixando de coração apertado. No amor mudanças significativas acabam te deixando bem, aquele velho sentimento de culpa começa a se dissipar.

  • Roda - 19 a 26 de setembro

    Indecisões, semana bem balançada principalmente nas questões amorosas. Apegue-se ao que é necessário e fuja das questões banais que te rondam. Em questões familiares tem algo que não está bem, tente focar em seus objetivos e vá em frente rumo ao seu progresso, as questões familiares se resolvem com o tempo, e isso não deve atrapalhar o seu progresso. Bom momento para estudos e novos aprendizados.

  • Sino - 19 a 26 de setembro

    Tudo muda de acordo com o tempo, as consequências e até mesmo a maneira de você agir diante dos fatos. Pense na possibilidade de mudar as questões, vibre de maneira positiva e não se deixe levar por medo e ansiedade. Controle-se, pois a semana hoje pode apresentar certos desafios, mas em breve você pode ter melhores respostas. No amor tudo muda de acordo com o tempo, faça valer os seus bons planos, reúna forças e mude o que for preciso.

  • Moedas - 19 a 26 de setembro

    É tempo de recomeçar, de reconstruir seus planos, de criar uma nova oportunidade dentro de si mesmo, fazer valer cada momento, deixar de lado tudo o que for prejudicial e buscar focar em seus objetivos. Desapegue-se do passado, a semana requer mais foco no presente, nas boas oportunidades que o destino está colocando à sua frente. Tudo vai mudar dentro de alguns dias, e com certeza pra melhor se você tomar a decisão certa.

  • Adaga - de 21 a 28 de agosto

    Depois de uma fase de muitas lutas e indecisões, a semana traz respostas claras em todos os sentidos, nas questões de amizade e tudo mais enfim você consegue equilibrar o seu astral e vai em busca de dias melhores, de melhores respostas e toma boas decisões que favorecem não somente o seu lado pessoal como também nas questões profissionais. Fase de luz e fé e também de novos aprendizados que te traz um certo ânimo a mais.

  • Ferradura - 19 a 26 de setembro

    Busque a paz para os seus caminhos, controle-se diante das questões, a semana tende a ser bem atarefada, porém exige mais de você, dos seus esforços, da sua dedicação pessoal, o que é seu precisa da sua essência, de suas mãos para ter mais valor, para brilhar diferente e sem sua presença nada existe. Valorize mais a sua criação, os seus projetos, a semana te abre um leque de oportunidades que devem ser bem aproveitadas.

  • Taça - 19 a 26 de setembro

    Deixe de lado o medo, a desconfiança, a semana pede um pouco mais de ousadia, de atrevimento de sua parte. Faça valer os seus esforços, corra atrás dos seus objetivos, apesar de ser uma semana bem atarefada tudo tende a mudar de acordo com a sua maneira de agir. No amor deixe de lado certas manhas, busque respostas significativas, evite confrontos que possam fazer com que você mude de opinião. Em questões familiares, deixe o tempo agir.

  • Capela - 19 a 26 de setembro

    Momento oportuno para boas realizações, fase de crescimento pessoal onde tudo tende a acontecer de maneira significativa. Os dias que se seguem serão de luz e bons presságios, momento de boas oportunidades onde você consegue realizar os seus objetivos. N amor certos desafios aparecem, mas tudo tende a ser diferente dentro de alguns dias. Aceite as mudanças, elas trarão melhores respostas em seus caminhos.

  • Punhal - 19 a 26 de setembro

    Busque a paz acima de tudo, você está enfrentando uma grande batalha, porém sabe das consequências e o quanto tem se esforçado para vencer. Tranquilize-se, a semana pede pra você recuar, deixar o tempo trazer uma nova resposta ou até mesmo deixar espaço para a resposta aparecer. O desespero atrapalha seus bons negócios, tente tranquilizar o seu coração. No amor uma nova resposta tranquiliza o seu coração.

  • Estrela - 19 a 26 de setembro

    Na busca de novidades você acaba deixando de lado certas questões importantes, procure manter-se em estado de alerta diante das situações, busque o foco dos seus objetivos, desprenda-se dos medos e encare uma nova jornada mais positiva, muitas questões foram deixadas de lado pela sua maneira de agir ou de pensar. O amor vai ser um desafio pra você nesta semana, procure focar mais em seus objetivos.

  • Machado - 19 a 26 de setembro

    Dias melhores estão por vir, momento de luz e boas realizações, você começa a se libertar de questões que na verdade só te traziam dores de cabeça. Mudanças significativas fazem com que você tenha mais equilíbrio e força de vontade para lidar com as situações. Uma grande vontade de partir para novos aprendizados, buscar mais conhecimento e progredir, seguir com fé e determinação. A liberdade é seu foco principal; livre-se de certas situações desagradáveis.