Papa propõe trem turístico entre o Litoral Sul e o Vale do Ribeira | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte

Sistema Costa Norte de Comunicação

Logo do Jornal Costa Norte

Papa propõe trem turístico entre o Litoral Sul e o Vale do Ribeira

Costa Norte
16 de maio de 2017 às 16:49
Iniciativa foi debatida em assembleia com representantes dos cinco municípios e será formado um grupo técnico para tratar do tema


A implantação de um trem turístico com ligação entre o os municípios do Litoral Sul e parte do Vale do Ribeira foi debatida em assembleia extraordinária do Codivar - Conselho de Desenvolvimento Intermunicipal do Vale do Ribeira e Litoral Sul - na segunda-feira, 15, na prefeitura de Peruíbe. A proposta apresentada pelo deputado federal João Paulo Papa foi analisada pelos representantes das cinco cidades pelas quais podem passar o trem, sendo Peruíbe, Mongaguá, Itanhaém, Itariri e Pedro de Toledo.

O deputado comentou: “Todos estão animados com essa possibilidade. A ferrovia passa por em áreas nobres nestas cidades e são várias as perspectivas e oportunidades. Entre elas, a integração via ferrovia para transporte de passageiros e turistas”. De acordo com Papa, a ideia surgiu em uma reunião com vereadores de Pedro de Toledo e Itariri e contou com o entusiasmo dos prefeitos. Agora, será formado um Grupo Técnico no âmbito do Codivar, com representantes dos cinco municípios, para tratar exclusivamente do tema.

Para o deputado, o momento é propício para se intensificar a discussão, devida a aprovação, pelo Congresso Nacional, da Medida Provisória 752/2016, que trata da prorrogação e relicitação dos contratos de concessão federal. A nova lei abre a possibilidade de o órgão concedente promover alterações nos contratos firmados a fim de solucionar questões operacionais e logísticas além de, especificamente na área ferroviária, desmembrar parte do domínio para que entes federados – como prefeituras – possam implantar o transporte ferroviário de passageiros.

“Surge aí uma boa perspectiva de se para aproveitar não só a vontade dos prefeitos de se desenvolver as cidades no aspecto turístico mas, também, as oportunidades que a nova legislação oferece. A ferrovia está desativada atualmente, porém, no futuro, poderá ser utilizada para várias modalidades, entre elas o transporte de passageiros e turistas”, comentou o parlamentar.

Participaram do encontro do Codivar os prefeitos: Marco Aurélio, de Itanhaém, que preside o conselho; Luiz Maurício, de Peruíbe; Dinamérico Gonçalves, de Itariri; Eleazar Muniz, de Pedro de Toledo. Ainda, o vice-prefeito de Mongaguá, Márcio Cabeça, vereadores e secretários das cinco cidades.

Também presente à reunião, o diretor regional da Associação Brasileira de Preservação ferroviária (ABPF),Carlos Alberto Rollo, ressaltou que apoia “totalmente” o projeto. A entidade possui grande conhecimento na implantação de projetos semelhantes em todo o país, como no município de Guararema e Jaguariúna, interior de São Paulo. O diretor ressaltou que possui veículos como Maria Fumaças que podem ser cedidos para o uso na futura linha turística, além de poder colaborar com a elaboração de projetos. Ele recorda: “Esta região possui uma ligação histórica com os trens, pois muitos municípios surgiram por conta da Estrada de Ferro Sorocabana e das estações construídas no início do século passado”.

Para que o projeto seja implantado, o deputado Papa informou que buscará mais apoios: “Vamos convidar o governo de São Paulo para participar das discussões. Em Brasília, farei contatos com o DNIT e a ANTT, além de acionar a empresa que hoje detém a concessão da ferrovia. Será preciso ajustes e reformas. Ainda há muito por fazer, mas hoje demos um primeiro passo para realizar esse sonho. Agradeço aos prefeitos por toda a dedicação”.

Foto: Assessoria/Dep. Papa

Comentarios

Previsão do tempo


MÁX

MIN

Estradas

Segurança

Colunas e Blogs

Geral

Política

Esporte

Variedades

Horóscopo Cigano

Horóscopo Cigano de 4 a 10 de junho

  • Coroa - 4 a 10 de junho

    COROA -  (20 DE ABRIL A 20 DE MAIO) Semana de muita correria, reuniões trabalhistas , acertos financeiros enfim chegou  a hora de correr atrás de seus objetivos com mais seriedade e fé. Bom momento para cuidar um pouco mais de você, da sua saúde física e espiritual.  Algumas questões familiares ainda precisam ser melhores resolvidas, mas tudo tende a ficar melhor depois de uma conversa franca sobre o assunto. No amor é hora de esclarecer as dúvidas e colocar fim em encrencas desnecessárias.

  • Candeias - 4 a 10 de junho

    CANDEIAS - (21 DE MAIO A 20 DE JUNHO) Uma nova fase de luz e raciocínio lógico, você se desprende de situações desfavoráveis e segue mais confiante em questões profissionais. Esta será uma boa semana para negócios , você conseguirá resolver questões de maneira mais positiva. Pequenas crises amorosas podem surgir, mas com o passar dos dias tudo se resolve de maneira mais positiva. Você se afastou um pouco de sua fé, é hora de encontra-la novamente dentro de você.

  • Roda - 4 a 10 de junho

    RODA - (21 DE JUNHO A 21 DE JULHO) Os dias que se seguem serão de luz e desapego, momento onde literalmente você chuta o balde diante das questões, se desprende das negatividades e encontra a paz ideal para os seus caminhos. Chegou a hora de evoluir, de buscar novas respostas profissionais, de manter o foco dos seus objetivos e esquecer de questões banais que só atrapalham o seu crescimento. No amor tudo segue tranquilo, você consegue resolver tudo de maneira positiva.

  • Sino - 4 a 10 de junho

    SINO - (23 DE AGOSTO A 22 DE SETEMBRO) Em busca de dias melhores você segue na esperança de resolver certos assuntos, tenta entender a pessoa amada mas enfrenta algumas dificuldades em aceitar certas situações. Com o passar dos dias tudo tende a acontecer de maneira mais positiva, apesar da semana trazer certos desafios também te trará muita fé e confiança para os seus dias, onde você vai conseguir resolver assuntos profissionais com mais facilidade além de resolver importantes assuntos particulares.

  • Moedas - 27 a 2 de junho

    MOEDAS - (23 DE SETEMBRO A 22 DE OUTUBRO) A sabedoria do tempo resolve tudo inclusive as questões mais difíceis, durante a semana você terá boas respostas relacionadas a isso, e terá a certeza de que está bem perto de resolver tudo de maneira positiva. Bom momento de luz e alegrias , você se sente mais forte diante das boas decisões e se sente mais firme nas questões pessoais. No amor é questão de paciência e fé,a pessoa amada terá muitos motivos para te elogiar.

  • Adaga - 27 a 2 de junho

    ADAGA - (23 DE OUTUBRO A 21 DE NOVEMBRO)  A semana traz muito raciocínio lógico e você consegue dar a volta por cima diante de todas as questões. Chegou a hora de avaliar tudo de maneira positiva, colocar em ordem seus pensamentos e sentimentos e focar mais em seus objetivos. Momento de renovação, de fé e boas energias, fim de uma fase de indecisões, você toma a iniciativa diante dos fatos e vai ao encontro da luz desejada para os seus caminhos.

  • Ferradura - 27 a 2 de junho

    FERRADURA - (22 DE DEZEMBRO A 20 DE JANEIRO) Muitas vezes você perde grandes oportunidades pela sua teimosia, acaba deixando de lado aquilo que muito te interessa só por manhas pessoais que não te levam a lugar algum, é preciso raciocinar sobre a sua vida e suas decisões, você sempre acaba tendo certas dores de cabeça por ser tão desorganizado(a) e por não ter coragem de tomar a iniciativa. Seja forte, a semana pede isso de você, vai em frente com as suas boas decisões.

  • Taça - 27 a 2 de junho

    TAÇA - (21 DE JANEIRO A 29 DE FEVEREIRO) A semana traz ações, você vai ao encontro de respostas positivas que fazem mais sentido em sua vida, transforma os seus caminhos de maneira positiva, segue com fé e entusiasmo diante de tudo e acredita no seu potencial. No amor saiba entender os fatos e siga com fé essa nova jornada, mesmo estando com certas dúvidas o que tem de ser e o que tiver de acontecer vai acontecer não adianta tentar supor nem tomar providências sem saber ao certo no que vai dar.

  • Capela - 27 a 2 de junho

    CAPELA - (20 DE FEVEREIRO A 20 DE MARÇO) Tudo o que você precisa na verdade é saber lidar com todas as situações, mudar aquilo que tanto te incomoda de maneira positiva e buscar a paz acima de tudo mantendo assim o equilíbrio para os seus dias. Infelizmente muitas vezes você toma atitudes impensadas e comete grandes erros irreparáveis, mas sempre está disposto a mudar e corrigir os fatos, isso favorece os seus dias, te traz mais conforto diante das situações.

  • Punhal - 4 a 10 de junho

    PUNHAL - (21 DE MARÇO A 20 DE ABRIL) Você consegue dar a volta por cima diante de uma importante questão, livra-se das preocupações que antes te tiravam o sono, a semana promete ser proveitosa em todos os sentidos. Chegou a hora de evoluir seus projetos, seguir mais confiante diante das questões , respostas financeiras chegarão esta semana e te ajudará a seguir mais confiante. No amor deixe o tempo agir, ele trará a melhor resposta para o seu relacionamento.

  • Estrela - 4 a 10 de junho

    ESTRELA - 22 DE JULHO A 22 DE AGOSTO) Uma fase de luz e raciocínio lógico, chegou o momento de buscar a paz interior, resolver todas as questões de maneira positiva. No amor não se deixe levar pelo ciúme, muitas vezes as questões que te rondam podem ser melhores resolvidas mas é preciso acordar para a realidade, não fantasiar tanto as situações. Chegou a hora de buscar a paz interior, deixar o tempo resolver tudo e seguir mais confiante em seus melhores planos.

  • Machado - 27 a 2 de junho

    MACHADO - (22 DE NOVEMBRO A 21 DE DEZEMBRO) A semana oportuna, a hora da reviravolta, o momento de recomeçar enfim depois de muitos imprevistos ao seu redor chegou a resposta para muitas das suas questões porém cabe à você tomar a decisão ideal, a que te trará a verdadeira paz e também o equilíbrio necessário para os seus dias. Respostas amorosas e financeiras surgem juntas te trazendo a alegria e também fortalecendo o seu astral. Momento de muita dedicação à sua fé, isso te fortalece e muito!