Ney Lyra Sugere Implantação de Terapias Alternativas na rede pública | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte
|
Política

Ney Lyra Sugere Implantação de Terapias Alternativas na rede pública


07 de abril de 2017 às 12:41
Por Costa Norte
As terapias alternativas utilizam recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais, voltados para curar e prevenir diversas doenças


Criar mecanismos que possibilitem o desenvolvimento e a sustentabilidade dos serviços de Medicina Natural e Práticas Complementares na rede municipal de Saúde. Essa é a proposta do presidente do legislativo Ney Lyra (PSDB) que, juntamente com o vereador Dr. Arnaldo (PV), apresentou na sessão de terça-feira, 4, indicação com minuta de projeto de lei em que solicita à prefeitura a implantação das chamadas ‘terapias alternativas’ em Bertioga.

Aprovados pela Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PICs), esses procedimentos utilizam recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais, voltados para curar e prevenir diversas doenças. Desde o dia 28 de março, o SUS passou oficialmente a ofertar 19 práticas integrativas e complementares à população: Quiropraxia, homeopatia, Medicina Tradicional Chinesa/acupuntura, medicina antroposófica, plantas medicinais e fitoterapia e termalismo social/crenoterapia, arteterapia, ayurveda, biodança, dança circular, meditação, musicoterapia, naturopatia, osteopatia, reflexoterapia, reiki, shantala, terapia comunitária integrativa e yoga.

Segundo os vereadores, este tipo de atendimento na rede pública do país vem crescendo anualmente e tem apresentado resultados positivos: eficiência, resolutividade, baixo-custo, demanda crescente e satisfação dos usuários. “Dentro do atual panorama da saúde pública brasileira, de recursos escassos e necessidades crescentes dos usuários do sistema, é importante otimizar os recursos disponíveis e dar uma resposta eficiente às demandas dos nossos munícipes”, apontou Ney Lyra.

Moção

Na mesma data, foi apresentada Moção de Parabenização, assinada por todos os vereadores, para a quiropraxista Lessina Coelho. A profissional, que faz parte da primeira turma de profissionais desta área formados na América Latina, trouxe, de maneira pioneira, a prática para Bertioga em 2005, tornando-a a primeira cidade do país a oferecer a Quiropraxia pela rede pública de saúde. Lessina iniciou seu trabalho nos mutirões de saúde nos bairros e, logo em seguida, fixou atendimento no Hospital e nas Unidades Básicas de Saúde de Vicente de Carvalho II e Maitinga.

Centenas de pessoas já passaram por seus cuidados e assinalam com carinho a dedicação da profissional que, por meio de seu trabalho, oferece melhor qualidade de vida aos pacientes que sofrem com as mais diversas dores crônicas.

Recentemente, a especialidade foi retirada do quadro de atendimento de nossa cidade, o que causou a insatisfação dos pacientes que necessitam do tratamento. Em atenção a esses munícipes, os vereadores já iniciaram gestão junto ao Executivo Municipal visando o retorno desta atividade na rede municipal de saúde.

Bertioga

Da redação

Foto: JCN

 

Últimas Notícias