Orlandini se despede da presidência do Condesb | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte
|
Política

Orlandini se despede da presidência do Condesb


20 de dezembro de 2016 às 13:55
Por Costa Norte

Foto: JCN

Marina Aguiar

O prefeito de Bertioga e presidente do Conselho de Desenvolvimento da Baixada Santista (Condesb), Mauro Orlandini, participou da última reunião sob sua presidência na manhã desta terça-feira, 20. O diretor-executivo da Agência Metropolitana da Baixada Santista (Agem), Hélio Hamilton Vieira Junior, assumirá a presidência temporariamente, até nova eleição, prevista para fevereiro de 2017.

Durante a reunião ordinária foi apresentado pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), a primeira etapa da elaboração do Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. O projeto pretende apontar soluções para a gestão adequada de resíduos e foi dividida em quatro etapas, que deverão ser concluídas até novembro de 2017.

A primeira etapa inclui a mobilização social e a divulgação do plano, portanto foram apresentadas as metas, atividades e cronograma das atividades. A iniciativa do projeto partiu da Agem em parceria com o IPT e com recursos do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro), no valor R$ 700 mil para custeio do processo.

O IPT já possui um projeto de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, que teve Bertioga como piloto. "Atendemos o centro da cidade, são cerca duas mil pessoas estudadas para avaliarmos as alternativas tecnológicas para a gestão dos resíduos", explicou a coordenadora do plano, Claudia Echevenguá Teixeira.

Os próximos passos do projeto serão realizados em 2017. A segunda etapa é um panorama dos resíduos sólidos na Baixada Santista; em seguida será realizado um prognóstico e, por fim, diretrizes e estratégias para a implantação do Plano Regional de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos na Baixada Santista.

Homenagem

Os participantes da reunião aproveitaram o momento para prestar homenagens ao ex-prefeito de São Vicente Tércio Garcia, falecido no último dia 6. Garcia não sobreviveu ao câncer e morreu aos 54 anos. Sua esposa, Márcia Papa Garcia, agradeceu a lembrança dos colegas de seu marido. "A dor no meu coração é enorme, perdi meu companheiro de 36 anos. Mas meu coração e de meu filho fica mais aconchegado com todo o carinho que temo recebido", declarou.

Últimas Notícias