Saiba como os seus investimentos são impactados devido a COVID-19 | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte

Sistema Costa Norte de Comunicação

Logo do Jornal Costa Norte

Saiba como os seus investimentos são impactados devido a COVID-19

Onze Investimentos

Onze Investimentos

Na coluna da Onze você descobre as melhores maneiras de economizar e multiplicar seu dinheiro. Entre os conteúdos estão dicas de investimento, planejamento financeiro e tudo sobre previdência privada.

Momentos de crise econômica aumentam a necessidade de planejar e organizar o orçamento, controlar os gastos e cuidar melhor da sua renda, evitando dívidas. É o caso do período atual, em meio a pandemia do novo coronavírus, a economia entrou em recessão e o Mercado Financeiro apresenta prejuízos. 

Por isso, é vital pensar na sua previdência privada, por exemplo. Além disso, há outros tipos de investimentos e aplicações possíveis de serem feitas, visando garantir uma maior segurança e estabilidade no planejamento financeiro e no período depois da crise.

Porém, é importante saber que esses investimentos possuem riscos e devem sofrer com o reflexo das transações e trocas comerciais, que apresentam uma grande queda durante a crise. Muitas movimentações financeiras e diversos parâmetros podem modificar o rendimento de uma aplicação.

Mesmo que não exista uma modalidade completamente segura, é relevante conhecer essas relações para escolher o tipo de aplicação que mais se adequa ao seu perfil de investidor. Tendo assim, o menor risco possível e maior possibilidade de retorno positivo.

Entender os setores econômicos e o funcionamento do cenário financeiro ajuda a organizar o orçamento, inclusive no caso de pessoas distantes do Mercado Financeiro. As modificações sofridas pelo mercado também afetam a rotina econômica de cada um. Assim, é importante ficar atento nesses pontos antes de começar a investir.

Mercado econômico

Vários elementos compõem o Mercado Financeiro, entre eles estão: a produção e consumo de produtos, expectativas de compra, valorização de empresas, negociações internacionais e valor de moeda, por exemplo.

As decisões tomadas interna e externamente pelos países nas mais diversas esferas podem refletir nos hábitos de consumo e nos mecanismos do sistema econômico. Por isso, que uma notícia causa especulações financeiras, análises e previsões.

A pandemia e os investimentos

Como diversas formas de aplicações possuem taxas de rendimento baseadas nas variações do mercado, momentos de crise afetam esses investimentos e devem trazer uma maior cautela e análise de quem vai investir. 

No caso da pandemia do novo coronavírus a recessão econômica traz diferentes impactos nas aplicações financeiras. Por isso, é importante conhecer como os setores econômicos interagem entre si e se relacionam com a população para compreender o desenvolvimento do cenário econômico. 

Esse conhecimento permite visualizar quais são as melhores opções de investimento e quais possuem maior risco, nesse período da quarentena.


Ações

O mercado de ações funciona a partir do valor de cada empresa. A arrecadação, lucro, perdas, valorização ou desvalorização, bem como a importância de um setor e a sua credibilidade junto ao seu público modificam as operações desse mercado.

A disseminação da Covid-19 afeta essas transações financeiras, porque muitas empresas passam a vender menos. Assim apresentam queda na arrecadação e, em muitos casos, chegam a ter prejuízo. Esse tipo de empreendimento perde valor na Bolsa.

Já aquelas que conseguem manter a sua produção e comércio habitual através de vendas online, por exemplo, tem menos perdas. Manter as vendas significa ter uma boa arrecadação. Desse modo, essas empresas não perdem tanto valor na Bolsa.

Além disso, os setores essenciais, como a indústria farmacêutica, podem até crescer e se valorizar no mercado. Isso acontece por causa da importância de medicamentos e equipamentos hospitalares, nesse momento em que uma quantidade muito grande de pessoas precisam de cuidados médicos.

Previdência Privada

Ao investir na Previdência Privada, a pessoa deixa seu dinheiro com uma equipe de profissionais especializados que vão cuidar desse capital. Esses especialistas conhecem o mercado, possuem as informações necessárias e vão reinvestir esse valor em outras aplicações da forma mais adequada.


Como a pandemia afetou a economia, as taxas e rendimentos, as aplicações que contêm o dinheiro investido na Previdência Privada também foram afetadas. O rendimento final dessa previdência vai depender do rendimento obtido pelas modalidades nas quais o dinheiro foi reinvestido.


Cuidados com o orçamento

Uma medida essencial para cuidar do orçamento é realizar uma análise de gastos e planejamento detalhado. Desse modo, analisar com cuidado as despesas permite identificar quanto dinheiro entra e para onde ele vai. 

Isso mostra quais são as formas mais eficientes de economizar, ou seja, quais são os gastos supérfluos que podem ser cortados, quais precisam ser mantidos e quais podem ser reduzidos.

Além do planejamento, outra forma de cuidar da renda é através de investimentos nos quais a pessoa poupa uma quantia de dinheiro, deixando sob a ação de juros e outras taxas. Depois resgata esse valor com o rendimento desse período.

Isso é uma alternativa para economizar e se preparar para o futuro, porque garante uma reserva para um momento emergencial. Além de auxiliar em casos de emergência financeira, também ajuda a se organizar para objetivos específicos.

Com a ajuda de uma calculadora de investimentos ou a consultoria de uma corretora, o investidor consegue encontrar a modalidade de aplicação mais adequada para o seu perfil.

Comentarios

Previsão do tempo


MÁX

MIN

Estradas

Segurança

Colunas e Blogs

Geral

Política

Esporte

Variedades

Horóscopo Cigano

Horóscopo Cigano - 30 de julho a 6 de agosto

  • COROA - 30 de julho a 6 de agosto

     (20 DE ABRIL A 20 DE MAIO) Fase de revoluções onde você vira o jogo e busca respostas de uma maneira mais agressiva, é preciso ter cautela com as palavras para não ter problemas maiores. Cuidado para não confundir o seu relacionamento amoroso com suas questões profissionais. Bom momento para cuidar da sua saúde física e espiritual, buscando o equilíbrio para lidar com algumas questões particulares. Questões familiares são melhores resolvidas depois de uma conversa amiga.

  • CANDEIAS - 30 de julho a 6 de agosto

     (21 DE MAIO A 20 DE JUNHO) O momento não te favorece muito, porém tudo pode mudar dentro de um determinado tempo, basta você saber lidar com todas as situações e não se precipitar diante dos fatos. Cuide-se mais em questões profissionais, fuja do comodismo e arrisque um pouco mais, as questões que te rondam podem não estar favoráveis mas isso não quer dizer que você não tenha a capacidade para dar a volta por cima. Saiba lidar com todas as situações.

  • RODA - 30 de julho a 6 de agosto

     (21 DE JUNHO A 21 DE JULHO) Fase de renovação, de entusiasmo e muita fé, você se depara com boas respostas porém os dias esclarecem os assuntos e você passa a se preocupar menos, tudo começa a fazer mais sentido enfim até mesmo há uma melhora nas questões de saúde. O momento é de bons pensamentos, bons sentimentos enfim aquela nuvem de preocupações familiares começa a se dissipar e os dias ficam melhores, mais oportunos.

  • SINO - 30 de julho a 6 de agosto

     (23 DE AGOSTO A 22 DE SETEMBRO)  Momento de renovação, de fé e entusiasmo, você volta a agir diante das situações, consegue mudar o que for preciso e vai um pouco mais além daquilo que você precisa. As mudanças favorecem o seu astral, mas você precisa resolver certos assuntos pendentes, encarar de frente certas situações que acabaram te trazendo uma certa dor de cabeça. No amor tente entender a pessoa amada, muitas vezes voc~e age com grosseria sem necessidade.

  • MOEDAS - 30 de julho a 6 de agosto

     (23 DE SETEMBRO A 22 DE OUTUBRO) Você tende a mudar a sua maneira de agir nas questões profissionais, está mais tranquilo(a) diante dos assuntos financeiros porém ainda enfrenta certas dificuldades em particular. Controle-se diante dos fatos, busque a paz acima de tudo, deixe o tempo agir e liberte-se do passado vivendo uma vida mais equilibrada no presente. No amor tudo tende a ficar bem dentro de alguns dias, os relacionamentos começam a acontecer de maneira positiva.

  • ADAGA - 30 de julho a 6 de agosto

    ( 23 DE OUTUBRO A 21 DE NOVEMBRO) Fase de fé e determinação, momento de luz e boas energias astrais, você busca novidades para os seus caminhos, está decidido(a) a inverter as situações e seguir uma nova jornada muito mais positiva. Garra e determinação não vão faltar neste momento de mudanças radicais e sentimentos fortes e intensos, será preciso fôlego para seguir com seus bons planos. No amor será preciso tomar cuidado com as palavras pois sem querer você pode ofender a pessoa amada.

  • FERRADURA - 30 de julho a 6 de agosto

    (22 DE DEZEMBRO A 20 DE JANEIRO) Dias de luz e alegrias, momento de boas realizações e novidades que mudam o seu astral, é hora de agir diante das questões, favorecer a sua vida de maneira positiva. Concentre-se mais em seus objetivos, busque a paz espiritual para os seus caminhos, não se deixe levar pelos imprevistos que rondam a sua vida. Esqueça o passado e viva o presente, corra atrás dos seus objetivos com mais intensidade e muita fé.

  • TAÇA - 30 de julho a 6 de agosto

     (21 DE JANEIRO A 29 DE FEVEREIRO) Será preciso muito equilíbrio e muita compreensão de sua parte para virar o jogo diante das questões, não se deixe levar pelos fatos, faça o que for preciso para vencer seus obstáculos, deixe pra lá tudo aquilo que só atrapalha os seus caminhos, vá viver as suas oportunidades de maneira positiva sem se deixar levar pelos acontecimentos. Mudanças em sua maneira de pensar e de agir, reviravoltas favoráveis que trazem a ti uma alegria a mais para continuar, para criar uma nova história.

  • CAPELA - 30 de julho a 6 de agosto

     (20 DE FEVEREIRO A 20 DE MARÇO) Você decide seguir com mais fé e entusiasmo, porém ainda enfrenta certas situações de maneira firme e decidida, sabe que está enfrentando grandes batalhas porém ainda mantém o foco dos seus objetivos. Mudanças costumam acontecer em seus caminhos para que você aprenda a se desapegar de situações nada favoráveis. Tente manter o foco dos seus objetivos e se liberte de tudo aquilo que de uma certa maneira te perturba.

  • PUNHAL - 30 de julho a 6 de agosto

     (21 DE MARÇO A 20 DE ABRIL)  Momento de reorganizar seus planos buscando o equilíbrio diante de todos os assuntos.No amor tente ser compreensivo(a) para não resultar num término desnecessário. Tudo tem o tempo certo para acontecer portanto não insista em algo que ainda está longe de te dar uma resposta positiva, você pode estar perdendo tempo e outras boas oportunidades que com certeza te trarão melhores respostas profissionais e financeiras.

  • ESTRELA - 30 de julho a 6 de agosto

     (22 DE JULHO A 22 DE AGOSTO)  Fase de amor e fé, momento de boas realizações e de novidades que esclarecem os seus ideais, é hora de seguir em frente, aceitar os fatos e virar o jogo com mais entusiasmo e alegria, embora ainda existam certas questões a serem resolvidas você segue a sua intuição e as respostas surgem de maneira satisfatória em seus caminhos. Na busca de dias melhores tudo começa a acontecer de maneira positiva, você se liberta dos seus medos e encara uma nova jornada.

  • MACHADO - 30 de julho a 6 de agosto

     ( 22 DE NOVEMBRO A 21 DE DEZEMBRO) Boas vibrações, maravilhosas respostas, momento de luz e alegrias, fase de paz, de união e reviravoltas favoráveis em seus caminhos. Mudanças necessárias e oportunas surgem e você se depara com situações agradáveis que incentivam os seus bons projetos. Cuide-se bem sempre e não se deixe levar pelos imprevistos ao seu redor, continue focado(a) em seus objetivos pois você já sentiu que tudo tende a dar certo. No amor novas respostas surgem porém seu foco é outro nos dias de hoje.