Saiba como os seus investimentos são impactados devido a COVID-19 | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte

Sistema Costa Norte de Comunicação

Logo do Jornal Costa Norte

Saiba como os seus investimentos são impactados devido a COVID-19

Onze Investimentos

Onze Investimentos

Na coluna da Onze você descobre as melhores maneiras de economizar e multiplicar seu dinheiro. Entre os conteúdos estão dicas de investimento, planejamento financeiro e tudo sobre previdência privada.

Momentos de crise econômica aumentam a necessidade de planejar e organizar o orçamento, controlar os gastos e cuidar melhor da sua renda, evitando dívidas. É o caso do período atual, em meio a pandemia do novo coronavírus, a economia entrou em recessão e o Mercado Financeiro apresenta prejuízos. 

Por isso, é vital pensar na sua previdência privada, por exemplo. Além disso, há outros tipos de investimentos e aplicações possíveis de serem feitas, visando garantir uma maior segurança e estabilidade no planejamento financeiro e no período depois da crise.

Porém, é importante saber que esses investimentos possuem riscos e devem sofrer com o reflexo das transações e trocas comerciais, que apresentam uma grande queda durante a crise. Muitas movimentações financeiras e diversos parâmetros podem modificar o rendimento de uma aplicação.

Mesmo que não exista uma modalidade completamente segura, é relevante conhecer essas relações para escolher o tipo de aplicação que mais se adequa ao seu perfil de investidor. Tendo assim, o menor risco possível e maior possibilidade de retorno positivo.

Entender os setores econômicos e o funcionamento do cenário financeiro ajuda a organizar o orçamento, inclusive no caso de pessoas distantes do Mercado Financeiro. As modificações sofridas pelo mercado também afetam a rotina econômica de cada um. Assim, é importante ficar atento nesses pontos antes de começar a investir.

Mercado econômico

Vários elementos compõem o Mercado Financeiro, entre eles estão: a produção e consumo de produtos, expectativas de compra, valorização de empresas, negociações internacionais e valor de moeda, por exemplo.

As decisões tomadas interna e externamente pelos países nas mais diversas esferas podem refletir nos hábitos de consumo e nos mecanismos do sistema econômico. Por isso, que uma notícia causa especulações financeiras, análises e previsões.

A pandemia e os investimentos

Como diversas formas de aplicações possuem taxas de rendimento baseadas nas variações do mercado, momentos de crise afetam esses investimentos e devem trazer uma maior cautela e análise de quem vai investir. 

No caso da pandemia do novo coronavírus a recessão econômica traz diferentes impactos nas aplicações financeiras. Por isso, é importante conhecer como os setores econômicos interagem entre si e se relacionam com a população para compreender o desenvolvimento do cenário econômico. 

Esse conhecimento permite visualizar quais são as melhores opções de investimento e quais possuem maior risco, nesse período da quarentena.


Ações

O mercado de ações funciona a partir do valor de cada empresa. A arrecadação, lucro, perdas, valorização ou desvalorização, bem como a importância de um setor e a sua credibilidade junto ao seu público modificam as operações desse mercado.

A disseminação da Covid-19 afeta essas transações financeiras, porque muitas empresas passam a vender menos. Assim apresentam queda na arrecadação e, em muitos casos, chegam a ter prejuízo. Esse tipo de empreendimento perde valor na Bolsa.

Já aquelas que conseguem manter a sua produção e comércio habitual através de vendas online, por exemplo, tem menos perdas. Manter as vendas significa ter uma boa arrecadação. Desse modo, essas empresas não perdem tanto valor na Bolsa.

Além disso, os setores essenciais, como a indústria farmacêutica, podem até crescer e se valorizar no mercado. Isso acontece por causa da importância de medicamentos e equipamentos hospitalares, nesse momento em que uma quantidade muito grande de pessoas precisam de cuidados médicos.

Previdência Privada

Ao investir na Previdência Privada, a pessoa deixa seu dinheiro com uma equipe de profissionais especializados que vão cuidar desse capital. Esses especialistas conhecem o mercado, possuem as informações necessárias e vão reinvestir esse valor em outras aplicações da forma mais adequada.


Como a pandemia afetou a economia, as taxas e rendimentos, as aplicações que contêm o dinheiro investido na Previdência Privada também foram afetadas. O rendimento final dessa previdência vai depender do rendimento obtido pelas modalidades nas quais o dinheiro foi reinvestido.


Cuidados com o orçamento

Uma medida essencial para cuidar do orçamento é realizar uma análise de gastos e planejamento detalhado. Desse modo, analisar com cuidado as despesas permite identificar quanto dinheiro entra e para onde ele vai. 

Isso mostra quais são as formas mais eficientes de economizar, ou seja, quais são os gastos supérfluos que podem ser cortados, quais precisam ser mantidos e quais podem ser reduzidos.

Além do planejamento, outra forma de cuidar da renda é através de investimentos nos quais a pessoa poupa uma quantia de dinheiro, deixando sob a ação de juros e outras taxas. Depois resgata esse valor com o rendimento desse período.

Isso é uma alternativa para economizar e se preparar para o futuro, porque garante uma reserva para um momento emergencial. Além de auxiliar em casos de emergência financeira, também ajuda a se organizar para objetivos específicos.

Com a ajuda de uma calculadora de investimentos ou a consultoria de uma corretora, o investidor consegue encontrar a modalidade de aplicação mais adequada para o seu perfil.

Comentarios

Previsão do tempo


MÁX

MIN

Estradas

Segurança

Colunas e Blogs

Geral

Política

Esporte

Variedades

Horóscopo Cigano

Horóscopo Cigano - de 21 a 27 de maio

  • Coroa - 21 a 27 de maio

    COROA - (20 DE ABRIL A 20 DE MAIO) Vibrações positivas para o amor, uma nova fase de luz e compreensão enfim você se adapta mais às questões pessoais, entende todas as situações e busca a paz interior. Mude o que for preciso porém não perca o foco dos seus objetivos, a semana tende a ser positiva também nas questões profissionais. Bom momento para cuidar da sua saúde física e espiritual, ter e mente em ordem é fundamental neste momento de mudanças repentinas.

  • Candeias - 21 a 27 de maio

    CANDEIAS -  (21 DE MAIO A 20 DE JUNHO) É preciso parar de fantasiar certas situações, acordar para os bons momentos de luz e seguir com fé e entusiasmo, deixar de lado certas manhas pessoais, encarar de frente as questões e resolver de vez pois o tempo é precioso demais neste momento atual. No amor tudo tende a acontecer de uma maneira mais branda, seja apenas um pouco mais gentil e tudo volta ao normal, saber ouvir também é uma virtude.

  • Roda - 21 a 27 de maio

    RODA - (21 DE JUNHO A 21 DE JULHO) Vibrações positivas para o amor, uma nova fase de luz e bons presságios, você se sente bem depois de uma resposta favorável e segue com bons planos para a sua vida amorosa. Bom momento em questões familiares enfim a compreensão reina e tudo fica em paz. Essa será uma semana dedicada ao lado profissional, a busca pelo progresso é intensa e as boas respostas surgem devido ao seu empenho, até mesmo questões familiares ganham um novo sentido.

  • Sino - 21 a 27 de maio

    SINO - (23 DE AGOSTO A 22 DE SETEMBRO) Busque a sua paz interior, deixe de lado os seus medos e tente resolver de maneira positiva certas questões. A semana pede atitudes de sua parte, vá ao encontro da luz pessoal, siga a sua intuição os dias pedem mais atrevimento então encare as situações com otimismo, garra e muita fé! No amor o seu coração ainda carrega algumas dúvidas, seja mais firme em seus atos, decida de vez que caminho deseja seguir e se desprenda de tudo  que atrapalha a sua vida.

  • Moedas - 21 a 27 de maio

    MOEDAS -  (23 DE SETEMBRO A 22 DE OUTUBRO) É preciso se desapegar de certos pensamentos e sentimentos, focar em seus objetivos e fugir de situações desagradáveis, busque a paz interior algo ainda te incomoda de uma certa maneira, não se deixe levar pelo medo entenda os fatos e vire a página, crie uma nova história muito mais positiva e deixe ir, o tempo se encarrega de trazer novas respostas desde que você aprenda a desapegar daquilo que não te traz resposta alguma.

  • Adaga - 21 a 27 de maio

    ADAGA - (23 DE OUTUBRO A 21 DE NOVEMBRO) A capacidade de dar a volta por cima, a força interior que muda tudo de maneira positiva, a semana será marcada por situações agradáveis que elevam o seu astral. Bom momento para novos aprendizados e para os estudos, as boas oportunidades financeiras e trabalhistas também surgem em seus caminhos. No amor você consegue dar a volta por cima e resolve tudo de maneira positiva, a pessoa amada se apega mais à você

  • Ferradura - 21 a 27 de maio

    FERRADURA - (22 DE DEZEMBRO A 20 DE JANEIRO) A palavra da semana é capacidade! Você verá a capacidade que tem depois de passar por uma determinada situação. A força interior transforma os seus caminhos e você se dedica mais aos seus objetivos maiores. Bons planos, boas realizações enfim você desperta para o que realmente te traz bons resultados, deixa de lado os medos e segue em frente decidindo os seus caminhos com muita luz e energia positiva.

  • Taça - 21 a 27 de maio

    TAÇA - (21 DE JANEIRO A 29 DE FEVEREIRO) Realize os seus bons planos, faça valer todas as situações e não se prenda ao medo, os dias que se seguem serão meio complicados porém a sua força interior e a sua verdade serão libertadoras neste momento. Confie na sua intuição e siga em frente , você tem a capacidade de dar a volta por cima e estes momentos são fortes e significativos em sua vida. No amor e em outras questões pessoais tudo tende a melhorar dentro de alguns dias.

  • Capela - 21 a 27 de maio

    CAPELA - (20 DE FEVEREIRO A 20 DE MARÇO) Resoluções, mudanças e boas respostas marcam a sua semana. Chegou a hora de reavaliar seus planos trabalhistas e não se desesperar diante das situações. Bom momento para cuidar da sua saúde física e espiritual, encontrar a paz interior e deixar de lado certos assuntos desagradáveis. Muitas vezes você bate de frente com questões que não valem à pena, o momento requer mais maturidade e raciocínio lógico diante das situações.

  • Punhal - 21 a 27 de maio

    PUNHAL - (21 DE MARÇO A 20 DE ABRIL) Momentos de luz e realizações, enfim você consegue respirar de maneira aliviada depois de um período de muitas batalhas. A semana tende a ser mais otimista e com novas realizações, bons projetos profissionais enfim este é o momento de organizar-se mais , seguir com entusiasmo e foco pois as boas oportunidades voltam a surgir em seus caminhos. No amor tende entender as crises da pessoa amada e não revide qualquer situação desagradável.

  • Estrela - 21 a 27 de maio

    ESTRELA - (22 DE JULHO A 22 DE AGOSTO) Fase de renovação , de fé e entusiasmo, a semana tende a ser agitada devido aos seus bons planos, apesar de ainda estar em certas crises amorosas você tende a pensar numa resolução para tal questão. O seu coração carrega algumas dúvidas com respeito ao amor, porém esses dias serão decisivos pois o destino se encarrega de trazer resoluções. Confie no seu potencial e não se deixe levar pelo desânimo, tudo pode mudar repentinamente.

  • Machado - 21 a 27 de maio

    MACHADO - (22 DE NOVEMBRO A 21 DE DEZEMBRO) Força e entusiasmo, as novas respostas surgem em seus caminhos e a paz interior volta a reinar em sua mente e em seu coração. Uma nova resposta amorosa traz a paz desejada, você fica bem depois de esclarecer os assuntos mal resolvidos. Mesmo estando com muitas ocupações conseguirá encontrar tempo para se divertir e relaxar um pouco, e merecidamente o destino te traz duas importantes respostas que favorecerão o seu astral