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O que é Marketing
Reprodução / Internet

Conheça as vantagens do marketing de conteúdo para empresas

Posicionar-se na internet é uma necessidade para as marcas que querem se manter e crescer no mercado de atuação.

09 de novembro de 2018 às 19:22
cadu zaidan
Especial Publicitário

Posicionar-se na internet é uma necessidade para as marcas que querem se manter e crescer no mercado de atuação. Por isso, o marketing digital vem como um aliado de organizações de todos os tamanhos e segmentos. Assim surge o marketing de conteúdo para empresas: uma estratégia capaz de reter e qualificar potenciais clientes, além de complementar e facilitar o processo de venda.

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Para o funcionamento eficaz da estratégia, é preciso desenvolver conteúdos ricos, capazes de sanar as necessidades do público, além de educá-los sobre o produto/serviço ou mercado. Como resultado, o potencial cliente enxergará a autonomia da sua marca e, por isso, terá segurança em concretizar um negócio com uma empresa que confia.

Quer saber mais sobre o marketing de conteúdo e quais são os benefícios oferecidos para as empresas? Continue a leitura deste post!

O que é o marketing de conteúdo?

O marketing de conteúdo é uma frente do marketing digital que fala, principalmente, sobre o que o público precisa. O objetivo é atrair esses potenciais clientes e mostrar como sua empresa é referência no mercado, além de evidenciar a capacidade de ajudá-lo.

Na prática, é preciso construir conteúdos relevantes e disponibilizá-los ao público, que será atraído, primeiramente, por meio de mecanismos de pesquisa na Internet. Na sequência, o potencial cliente é qualificado ao se engajar com mais conteúdos relevantes. Assim, de forma gradativa, a estratégia guiará o trajeto de cada pessoa, até que ela identifique a necessidade de compra.

Qual a importância para o crescimento de um negócio?

Os conteúdos ricos que são disponibilizados atraem tráfego ao site da empresa, o que eleva a autoridade das páginas no mecanismo de pesquisa. Além disso, potenciais clientes em diferentes etapas da jornada de compra são atraídos, já que os conteúdos atendem diversas necessidades.

Ao disponibilizar conteúdos em diferentes formatos, você consegue equilibrar o investimento com as mídias tradicionais e, assim, potencializar seus resultados. Com isso, o investimento será direcionado a uma estratégia mais efetiva, que atingirá somente as pessoas realmente interessadas na oferta.

O marketing de conteúdo é uma estratégia de longo prazo, mas que traz retornos sustentáveis. Ainda assim, é possível mensurar cada uma de suas etapas e identificar o sucesso de cada material produzido. Por gerar números claros, é possível mensurar o Retorno sobre Investimento (ROI) e o Custo de Aquisição de Cliente (CAC).

Como o marketing de conteúdo agrega valor para empresas?

Além de educar, qualificar e fidelizar clientes, o marketing de conteúdo promove outros benefícios às empresas que investem nesse tipo de estratégia. A marca, em si, ganha mais autoridade e constrói uma base de seguidores engajada, que podem se tornar promotores da marca.

Para os vendedores, os conteúdos ricos podem ser utilizados como complemento de prospecção, que terão um papel argumentativo, capaz de educar ainda mais o potencial cliente. Assim, a experiência de compra oferecida também é vantajosa, já que o cliente terá um conhecimento mais claro e amplo sobre o negócio.

Quais são os tipos de conteúdo que apresentam mais relevância?

Todo material oferecido, que tenha o objetivo de esclarecer e educar, é um conteúdo importante ao público em alguma etapa do processo de venda. No entanto, alguns formatos são mais relevantes, por serem flexíveis e mais efetivos na conversão, como:

  • - blog posts: ideal para atrair tráfego com base no uso de palavras-chave relevantes;
  • - e-book: conteúdo mais aprofundado, recomendado para captar contato de potenciais clientes;
  • - infográficos: material de leitura rápida, com dados relevantes, perfeito para entregar conteúdo de forma interativa;
  • - newsletter: conteúdo enviado diretamente no e-mail, a fim de qualificar o potencial cliente;
  • - vídeo: dinâmico e de fácil consumo, esse tipo de conteúdo é didático, ideal para o processo de educação de clientes.

O marketing de conteúdo para empresas é um caminho efetivo para evidenciar os maiores diferenciais competitivos e sair à frente da concorrência. À medida que mais conteúdos são produzidos, maior será o engajamento do público e, consequentemente, melhores serão os resultados.

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