UFF desenvolve testes de diagnóstico rápido da covid-19 | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte

Sistema Costa Norte de Comunicação

Logo do Jornal Costa Norte

UFF desenvolve testes de diagnóstico rápido da covid-19

Cristina Indio do Brasil/Agência Brasil
08 de abril de 2020 às 00:32

Um paciente internado no CTI do Hospital Universitário Antônio Pedro (HUAP), da Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói será o primeiro que passará por testes de diagnóstico rápido da covid-19, em um trabalho desenvolvido por pesquisadores e alunos de pós-graduação de quatro laboratórios da instituição. Na primeira fase, os testes começaram em alunos que entraram na equipe como voluntários.“Já tem um paciente internado no CTI com suspeita e falei com o diretor do hospital hoje . Vai ser coletado o exame dele amanhã, 8, e já vai ser testado por nós” revelou à Agência Brasil, coordenador do Laboratório Multiusuário de Apoio à Pesquisa em Nefrologia e Ciências Médicas da UFF (LAMAP), Jorge Reis Almeida.

Quando aumentar o número de pacientes examinados, os testes de biologia molecular RTPCR serão analisados em um laboratório que está sendo montado para ampliar a capacidade do trabalho. O idealizador do projeto afirmou que a intenção é ter um laboratório certificado que possa receber os kits produzidos Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio Manguinhos) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e multiplicar a capacidade de realização dos testes. “O projeto é de desenvolvimento local, não vamos receber resultados, vamos produzir resultados”, observou.

O professor da UFF e nefrologista contou que a evolução da doença mostrou a necessidade do grupo fazer algo para ajudar, especialmente, no momento em que esses profissionais tiveram que paralisar outros projetos por causa do isolamento social. “O que aconteceu é que um contaminou o outro com motivação para fazer parte do projeto. Nós estamos trabalhando e as principais coisas são a cumplicidade e motivação. Aquela pergunta: o que eu posso fazer que é uma gotinha nesse incêndio e que pode ajudar ?”, disse.

Conforme a equipe começou a ser estruturada, os profissionais já acostumados em fazer análises de testes de outras doenças passaram por treinamentos para atuarem em casos de contaminação pelo novo coronavírus. “Estamos diante de uma doença perigosíssima. Tudo tem que ser feito com segurança”, disse.

As populações alvo dos testes são os pacientes internados no HUAP. “É como um jogo de dominó. Se faz um teste de diagnóstico mais rápido em um paciente que está excretando vírus pela biologia molecular, já vamos atuar também nos familiares e salvando vidas. Esse é o primeiro e mais importante foco do nosso trabalho”, disse, acrescentando que depois será possível auxiliar outros laboratórios hospitais públicos de Niterói a fazer diagnóstico em seus profissionais de saúde.

O professor estimou que a atual capacidade instalada tem condição de realizar 400 testes por semana, mas na fase mais grave da doença que está sendo prevista para maio, esse número poderá alcançar 3 mil testagens. “[Atualmente] Está havendo um acúmulo de testagens em nível central. O que a gente está fazendo é uma descentralização do poder de diagnóstico. A gente amplia a capacidade de testes”, completou.

O professor chamou atenção para o caráter multidisciplinar do grupo que será capaz de tornar o HUAP independente na produção dos laudos em relação a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e ao Laboratório Central Noel Nutels do Rio de Janeiro (LACEN-RJ), que concentram grande parte da fabricação de testes regional e nacionalmente.

De acordo com o professor, os primeiros kits para a realização dos testes foram comprados pela UFF e pelo hospital, agora, outros serão adquiridos de BioManguinhos e de outras unidades comerciais para desenvolver os testes em escala.

Comentarios

Previsão do tempo


MÁX

MIN

Estradas

Segurança

Colunas e Blogs

Geral

Política

Esporte

Variedades

Horóscopo Cigano

Horóscopo Cigano de 4 a 10 de junho

  • Coroa - 4 a 10 de junho

    COROA -  (20 DE ABRIL A 20 DE MAIO) Semana de muita correria, reuniões trabalhistas , acertos financeiros enfim chegou  a hora de correr atrás de seus objetivos com mais seriedade e fé. Bom momento para cuidar um pouco mais de você, da sua saúde física e espiritual.  Algumas questões familiares ainda precisam ser melhores resolvidas, mas tudo tende a ficar melhor depois de uma conversa franca sobre o assunto. No amor é hora de esclarecer as dúvidas e colocar fim em encrencas desnecessárias.

  • Candeias - 4 a 10 de junho

    CANDEIAS - (21 DE MAIO A 20 DE JUNHO) Uma nova fase de luz e raciocínio lógico, você se desprende de situações desfavoráveis e segue mais confiante em questões profissionais. Esta será uma boa semana para negócios , você conseguirá resolver questões de maneira mais positiva. Pequenas crises amorosas podem surgir, mas com o passar dos dias tudo se resolve de maneira mais positiva. Você se afastou um pouco de sua fé, é hora de encontra-la novamente dentro de você.

  • Roda - 4 a 10 de junho

    RODA - (21 DE JUNHO A 21 DE JULHO) Os dias que se seguem serão de luz e desapego, momento onde literalmente você chuta o balde diante das questões, se desprende das negatividades e encontra a paz ideal para os seus caminhos. Chegou a hora de evoluir, de buscar novas respostas profissionais, de manter o foco dos seus objetivos e esquecer de questões banais que só atrapalham o seu crescimento. No amor tudo segue tranquilo, você consegue resolver tudo de maneira positiva.

  • Sino - 4 a 10 de junho

    SINO - (23 DE AGOSTO A 22 DE SETEMBRO) Em busca de dias melhores você segue na esperança de resolver certos assuntos, tenta entender a pessoa amada mas enfrenta algumas dificuldades em aceitar certas situações. Com o passar dos dias tudo tende a acontecer de maneira mais positiva, apesar da semana trazer certos desafios também te trará muita fé e confiança para os seus dias, onde você vai conseguir resolver assuntos profissionais com mais facilidade além de resolver importantes assuntos particulares.

  • Moedas - 4 a 10 de junho

    MOEDAS - (23 DE SETEMBRO A 22 DE OUTUBRO) Momento de raciocínio lógico, uma fase de paz e tranquilidade onde você consegue resolver certos assuntos particulares. Chegou a hora de resolver as questões que te preocupa, ir ao encontro de soluções que farão mais sentido para a sua vida. No amor o segredo é não fantasiar tanto , não se entregar ao desespero e ao medo de perder pois muitas vezes você esquece de viver os bons momentos da relação e se entrega às desconfianças.

  • Adaga - 4 a 10 de junho

    ADAGA -  (23 DE OUTUBRO A 21 DE NOVEMBRO) Uma nova luz em questões amorosas, fase de positividade e fé onde você encontra respostas mais favoráveis em seus caminhos. Em questões profissionais os dias que se seguem serão melhores, mais equilibrados em todos os sentidos, você encontra respostas que tranquilizarão o seu coração. As questões familiares que te rondam terão melhores soluções dentro em breve onde você vai conseguir tranquilizar o seu coração.

  • Ferradura - 4 a 10 de junho

    FERRADURA - (22 DE DEZEMBRO A 20 DE JANEIRO) Fase de luz e alegrias, momento onde você consegue se libertar de questões que antes te preocupavam e muito, agora chegou a hora de realizar os seus objetivos com mais seriedade, dar a volta por cima e colocar ordem em questões pessoais. No amor os dias que se seguem te trarão melhores respostas e você se dedicará mais à pessoa amada. Momento de luz, de cuidados espirituais onde a fé renasce dentro de você.

  • Taça - 4 a 10 de junho

    TAÇA -  (21 DE JANEIRO A 29 DE FEVEREIRO)  Dias de alegrias e paz, momento de reorganização pessoal, novas respostas trazem o equilíbrio ideal para os seus caminhos. Você busca uma nova luz profissional, tenta manter o equilíbrio em todos os sentidos, vai ao encontro de dias melhores e volta a apostar em seu potencial. No amor uma surpresa te trará mais alegrias nesta semana, algo que você já tinha dado por perdido em sua vida ganha uma nova resposta.

  • Capela - 4 a 10 de junho

    CAPELA - (20 DE FEVEREIRO A 20 DE MARÇO) Momento de luz, fase de paz e equilíbrio onde você se desprende de certos medos e vai em busca de novidades que farão mais sentido em seus caminhos. No amor uma nova resposta traz a paz ideal para o seu coração, depois de uma fase de muitas lutas chegou a hora de se entregar mais, de deixar tudo acontecer , e a semana te favorece neste sentido onde você ganha a certeza de que tudo acontecerá de maneira positiva.

  • Punhal - 4 a 10 de junho

    PUNHAL - (21 DE MARÇO A 20 DE ABRIL) Você consegue dar a volta por cima diante de uma importante questão, livra-se das preocupações que antes te tiravam o sono, a semana promete ser proveitosa em todos os sentidos. Chegou a hora de evoluir seus projetos, seguir mais confiante diante das questões , respostas financeiras chegarão esta semana e te ajudará a seguir mais confiante. No amor deixe o tempo agir, ele trará a melhor resposta para o seu relacionamento.

  • Estrela - 4 a 10 de junho

    ESTRELA - 22 DE JULHO A 22 DE AGOSTO) Uma fase de luz e raciocínio lógico, chegou o momento de buscar a paz interior, resolver todas as questões de maneira positiva. No amor não se deixe levar pelo ciúme, muitas vezes as questões que te rondam podem ser melhores resolvidas mas é preciso acordar para a realidade, não fantasiar tanto as situações. Chegou a hora de buscar a paz interior, deixar o tempo resolver tudo e seguir mais confiante em seus melhores planos.

  • Machado - 4 a 10 de junho

    MACHADO - (22 DE NOVEMBRO A 21 DE DEZEMBRO) Fase de luz e positividade, momento onde você se dedica mais às questões pessoais, se desprende de certos medos que antes atrapalhavam os seus caminhos, segue em frente mais confiante e com mais determinação. No amor o jogo vira, antes você corria atrás agora a pessoa amada é quem sentirá e muito a sua falta, isso te fará bem e você vai alcançar o equilíbrio que tanto deseja em todos os sentidos.Bom momento para dedicar-se mais às questões profissionais.