Trump quer classificar cartéis de drogas mexicanos como terroristas | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte

Sistema Costa Norte de Comunicação

Trump quer classificar cartéis de drogas mexicanos como terroristas

Agência Estado
27 de novembro de 2019 às 20:33

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse em uma entrevista divulgada na terça-feira, 26, que pretende classificar os cartéis de drogas do México como "grupos terroristas", decisão que dará a Washington mais poderes para combater o tráfico de drogas e de pessoas.

"Vou designá-los sim, absolutamente. Estou trabalhando nisso durante 90 dias", disse o presidente. "Mas tal enquadramento não é tão fácil. Existe um processo e estamos em meio a isso", explicou ele em entrevista ao jornalista conservador Bill O'Reilly, da emissora Fox News.

Questionado se usará drones para realizar ataques, Trump disse que ainda não definiu uma estratégia, mas que já ofereceu ao presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, ajuda no combate aos cartéis.

"Eu ofereci que ele nos deixe entrar para que limpemos tudo, mas ele recusou, por enquanto. Gosto muito do presidente, me dou bem com ele, é muito melhor que o anterior (Enrique Peña Nieto), e, em teoria, este presidente tem tendências socialistas, mas acredito que seja um homem bom", ressaltou Trump.

Reações

O governo de López Obrador reagiu rapidamente, com a secretaria de Relações Exteriores informando que contactou distintas autoridades americanas para entender o "conteúdo e os alcances do anúncio" de Trump.

Os EUA têm uma longa lista de organizações classificadas como terroristas, a maioria islâmicas, marxistas ou separatistas. Entre elas estão o palestino Hamas, o libanês Hezbollah, o colombiano Exército de Libertação Nacional (ELN), a Guarda Revolucionária Iraniana e o grupo jihadista Estado Islâmico (EI)

A designação dos cartéis como terroristas pode acarretar novas sanções contra essas organizações, assim como mais recursos para combatê-las. O ministro das Relações Exteriores do México, Marco Ebrard, disse considerar "desnecessário" classificar como "terrorismo" a atividade dos cartéis, e que seu país jamais toleraria qualquer medida que viole sua soberania nacional. "Seremos firmes."

A chancelaria emitiu um comunicado dizendo que buscaria rapidamente realizar uma reunião de alto nível com funcionários do Departamento de Estado dos EUA para tratar da designação legal, bem como do fluxo de armas e dinheiro para o crime organizado.

"O ministro das Relações Exteriores estabelecerá contato com seu colega Michael R. Pompeo, a fim de discutir esta questão muito importante para a agenda bilateral", afirmou o ministério.

Uma vez que um grupo específico é designado como organização terrorista, se torna ilegal que pessoas nos EUA ofereçam ajuda conscientemente aos seus membros, que não podem entrar no país e são sujeitos a deportação.

'Guerra contra os cartéis'

No início de novembro, Trump se ofereceu para "ajudar" os mexicanos a "travar uma guerra contra os cartéis de drogas e varrê-los da face da terra", após o ataque mais sangrento contra cidadãos americanos no México nos últimos anos.

Três mulheres e seis crianças de dupla nacionalidade EUA-México, membros de uma comunidade mórmon, foram mortos em uma emboscada no norte do território mexicano. As autoridades mexicanas disseram que eles podem ter sido vítimas equivocadas de quadrilhas de traficantes da região.

Alex LeBaron, ex-congressista mexicano e parente de algumas das vítimas, rejeitou a ideia de uma "invasão" nos EUA. "Já fomos invadidos por cartéis terroristas", escreveu ele. "Exigimos uma coordenação real entre os dois países. Ambos são responsáveis pelo crescente comércio de drogas, armas e dinheiro", afirmou. (Com agências internacionais).

Continua após publicidade

Continua após publicidade

Continua após publicidade

Continua após publicidade

Previsão do tempo


MÁX

MIN

Segurança

Colunas e Blogs

Política

Esporte

Variedades

Horóscopo Cigano

Horóscopo - de 5 a 11 de dezembro

  • Coroa - de 5 a 11 de dezembro

    COROA - Fase favorável para o amor onde você se entrega mais à pessoa amada libertando-se dos seus medos anteriores. Em questões trabalhistas a semana será meio difícil porém você saberá lidar com certas situações embaraçosas, será preciso manter o foco dos seus objetivos e saber usar as palavras certas sem se entregar ao desespero e nem cair em armadilhas propositais que infelizmente alguns insistem em tentar armar para você.

  • Candeias - de 5 a 11 de dezembro

    CANDEIAS - Momento de luz e meditação, você sente a necessidade de voltar-se mais à espiritualidade, dedica-se mais à sua fé e tranquiliza o seu coração, aquele desespero desnecessário começa a se dissipar e você coloca a sua vida no lugar tanto em questões amorosas como em questões financeiras. Os dias que se seguem serão mais proveitosos enfim tudo acontece de uma maneira mais positiva em seus caminhos. Segue em frente com seus bons planos trabalhistas.

  • Roda - de 5 a 11 de dezembro

    RODA - O fim de uma fase de dúvidas, a semana será bem esclarecedora em questões profissionais, e você conseguirá resolver tudo o que está te atrapalhando de uma certa maneira. No amor o segredo é manter o equilíbrio, saber esperar o momento certo para conversar e se desprender  de tudo o que possa atrapalhar seus bons planos. Com o passar dos dias você terá a resposta ideal que enfim te trará a tranquilidade e a certeza de dias melhores.

  • Sino - de 5 a 11 de dezembro

    SINO - Momento de dúvidas em questões amorosas, você se precipitou e pode ter jogado fora uma grande oportunidade em sua vida, tente manter a calma para não complicar mais o seu ado amoroso, a semana te trará a oportunidade de corrigir os seus erros, mas será preciso saber entender os dois lados da questão. No ramo profissional a fase é de recomeço, tenha calma que em breve tudo estará bem novamente, apenas mantenha o foco dos seus objetivos.

  • Moedas - de 5 a 11 de dezembro

    MOEDAS - Dias de luz e alegrias, fase de comprometimento com o seu bem-estar físico e espiritual, chegou a hora de buscar melhores respostas para os seus dias, correr atrás de seus interesses pessoais enfim você se desgastou demais diante de questões banais agora é hora de reerguer-se, pois o tempo passa rápido demais e você tem bons projetos para colocar em ordem, só é preciso reerguer-se diante das situações, focar melhor em seus objetivos.

  • Adaga - de 5 a 11 de dezembro

    ADAGA - Momento de bons presságios onde você consegue equilibrar o seu astral, os dias que se seguem trarão resoluções financeiras favoráveis, o seu lado psicológico também apresenta uma melhora e você se desprende de preocupações que até afetaram a sua saúde, agora é hora de avaliar tudo o que está ao seu redor de uma maneira mais consciente, tomando as decisões necessárias para que a sua paz interior permaneça nesta semana que promete ser muito boa em todos os sentidos.

  • Ferradura - de 5 a 11 de dezembro

    FERRADURA - Chegou a hora de virar a página, mudar o que for preciso e seguir com mais fé e entusiasmo diante dos seus objetivos. O seu coração ainda enfrenta sérias dúvidas, você busca respostas melhores para os seus dias, retirou-se de situações que de certa forma afetavam o seu lado emocional, mas é preciso levantar- se diante das situações e enfrentar o que for preciso pois os dias passam rapidamente e você precisa conquistar o seu espaço.

  • Taça - de 5 a 11 de dezembro

    TAÇA - Muitas de suas dúvidas acabam transformando os seus caminhos, fuja de situações constrangedoras, coloque o seu pensamento no lugar e tente manter o equilíbrio diante das situações ao seu redor. Tudo pode ser diferente se você tomar a decisão certa, a sua teimosia às vezes acaba complicando os seus caminhos. Deixe o tempo agir, não tente avançar o sinal pois tudo tem o momento certo para acontecer.

  • Capela - de 5 a 11 de dezembro

    CAPELA_ Dias de mudanças em seus caminhos, momento de decisões que realmente farão a diferença em sua vida. Procure manter o foco dos seus objetivos, afaste-se de questões que só trouxeram dores de cabeça e busque a paz interior, você merece o progresso e tudo pode ficar melhor dentro de alguns dias, basta que para isso você aceite os fatos e siga esta nova estrada que o destino coloca a sua frente, pois quando a sua intuição aponta ela não costuma falhar.

  • Punhal - de 5 a 11 de dezembro

    PUNHAL - Fase de luz e respostas, momento oportuno para bom negócios e investimentos enfim você se sente mais seguro(a) diante de certas questões que antes te incomodavam e muito. Em questões familiares tudo tende a se resolver, apenas não se apegue a preocupações desnecessárias. No amor esta será uma semana bem delicada onde você terá de manter o equilíbrio para não colocar tudo a perder, pois sua paciência está nos limites.

  • Estrela - de 5 a 11 de dezembro

    ESTRELA - Bom momento para cuidar da sua saúde física e espiritual, é hora de colocar a cabeça no lugar e mudar o que for preciso, fugir de assuntos que estão te prendendo de uma certa forma e virar páginas se preciso for, pois os dias que se seguem te trarão a oportunidade ideal para mudar o rumo de sua vida, quer seja no amor ou em questões profissionais você pode virar o jogo, mas será preciso coragem para decidir e fé para seguir um novo caminho.

  • Machado - de 5 a 11 de dezembro

    MACHADO - Momento em que será preciso tomar uma importante decisão, você se deixou levar por situações nada favoráveis e agora enfrenta um grande duelo com o seu eu interior, a sua mente pede para você mudar, virar a página, mas o seu coração pede para você ter paciência pois tudo pode mudar para melhor, o mais sábio a se fazer no momento é entregar tudo ao tempo, ele sempre te trouxe a melhor resposta e com certeza a trará novamente, muito antes do que você imagina.