Tarsila do Amaral é homenageada em exposição dedicada ao público infantil | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte

Sistema Costa Norte de Comunicação

Tarsila do Amaral é homenageada em exposição dedicada ao público infantil

null
26 de novembro de 2019 às 20:56

Um dos maiores nomes das artes plásticas brasileiras, referência entre os modernistas, vem há tempos conquistando um público cada vez mais novo. Talvez por seus personagens, suas cores, o certo é que Tarsila do Amaral tem essa conexão com os mais jovens. Seguindo essa visão, será aberta nesta terça, 26, no Farol Santander, a exposição Tarsila para Crianças, que tem curadoria de Tarsila do Amaral, sobrinha-neta da artista, e ainda Patricia Engel Secco e Karina Israel.

Dividida em sete estações, a mostra ocupa 490 m² dos pisos 19 e 20 do prédio que é cartão-postal da cidade. Pensada para aproximar ainda mais o público da pintora, a exposição conta com tecnologia sensorial, sendo possível uma imersão direta em seus cenários, complementados por narrativas interligadas, proporcionando uma viagem pelas cores e personagens de Tarsila, como se o público fizesse parte das obras.

A proximidade com um público ainda jovem com a obra da modernista brasileira faz sua sobrinha-neta festejar. "Acabamos de fazer uma exposição no Masp com as obras dela, mas há muito tempo tenho ido atrás de outra linguagem, pois temos de atingir esse público infantil, que, daqui a pouco, será adulto e vai apreciar arte, ir a mostras e, com certeza, gostar da obra da minha tia, então precisamos cativar essa geração", afirma Tarsila do Amaral, ou Tarsilinha, como gosta de ser tratada e como era chamada pela tia-avó.

A exposição tem início no 20º andar, onde estão montadas quatro estações, a Vila dos Sentidos, a Toca da Cuca, o Universo Tarsila e a Floresta Negra. Depois, no 19.º andar, as três últimas, o Jardim Afetivo, As Cores de Tarsila e Papo com Abaporu. De acordo com Tarsilinha, o fundamental do evento é pôr a criança e o jovem em contato direto com as obras de Tarsila. "A ideia é mostrar a obra dela de forma que o público entre, de fato, na obra, daí entender e interagir com ela", conta, enfatizando que isso se dará de várias maneiras, usando nossos sentidos, além de ter uma mãozinha da tecnologia.

No trajeto, entre os caminhos traçados pelas curadoras, o público vai perceber e sentir a obra de Tarsila do Amaral. Em cada fase, uma surpresa salta aos olhos, ativando algum ponto do cérebro para perceber as obras e seus significados, para estimular os sentidos. Assim, em cada uma das estações estão ambientes coloridos e ricos em informações, criados para integrar o público com os elementos das obras. "Logo no começo, tem uma coisa mais afetiva, remetendo à infância de Tarsila, com casinha, uma feira, animais, mostrando como foi a infância dela na fazenda da família", revela a sobrinha.

Na sequência vem a parte dos sentidos, em que é possível surge o cheiro do mato e das flores. "Terá também como ouvir os sons que remetem a quatro quadros da artista, tem os sons do sapinho, do grilo, da estação de trem, e de uma caixinha de música."

Um outro quadro relevante na trajetória da artista e adquirido recentemente pelo MoMA, de Nova York, A Lua também tem seu lugar na exposição, em cenário interativo. É que nele há um balanço, que pode ser usado pelo público, seja para diversão ou para tirar fotos. Já pensou em fazer alguma pergunta para o próprio Abaporu? Pois lá você terá essa oportunidade: por meio de totens em touchscreen, você pergunta e o personagem responde.

Em outro ponto, a estrela será a Toca da Cuca, que inclui projeções, além da inusitada sala do Abaporu. Mexer com a imaginação do público é o objetivo da exposição e, segundo Tarsilinha, as crianças terão ainda a oportunidade de interagir com alguns elementos das obras, com ou sem o uso da tecnologia.

"Elas poderão pintar e ainda se divertir com a possibilidade de fazer algumas releituras, como colocar piercing em personagem ou mesmo calçar tênis no Abaporu. Mais que tudo isso, uma característica muito especial na obra dela é a presença da natureza, o que pode incentivar as crianças a cuidar do meio ambiente", analisa Tarsilinha. "A infância tem um lado muito forte na obra dela, pois reflete tudo o que vivenciou no campo, quando morou na fazenda São Bernardo, no interior de São Paulo "

Cheia de orgulho por ser da família de Tarsila, de ter convivido com ela e agora cuidar de seu legado, Tarsilinha diz acreditar que, ao aproximar a criança do mundo da artista, leva junto os adultos, que estarão acompanhando os pequenos. "A gente já fez outras mostras, com outros formatos, mas essa é maior, mais caprichada. O foco central é a criança, mas, com certeza, vai atrair adultos também, que vão curtir essa interatividade."

Uma mulher que superou os obstáculos sociais, em uma época em que a sociedade era ainda mais fechada e preconceituosa, que não via com bons olhos uma mulher se destacar como pintora. "Ela sempre quis levar o Brasil para fora. Seu lado humano também se destaca em sua trajetória. A tia Tarsila foi de uma generosidade imensa. Essa mulher é o protótipo da empoderamento feminino, só que há cem anos, uma pessoa inspiradora, que vem inspirando gerações", conta a sobrinha-neta, que enfatiza sua responsabilidade com a perpetuação da obra de Tarsila.

SERVIÇO

TARSILA PARA CRIANÇAS

FAROL SANTANDER. R. JOÃO BRÍCOLA, 24, TEL. 3553-5627. ABERTURA 3ª (26). 3ª A DOM., 9H/20H. R$ 25 (VISITAÇÃO COMPLETA AO SANTANDER). ATÉ 2/2/2020

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Continua após publicidade

Continua após publicidade

Continua após publicidade

Continua após publicidade

Previsão do tempo


MÁX

MIN

Segurança

Colunas e Blogs

Política

Esporte

Variedades

Horóscopo Cigano

Horóscopo - de 5 a 11 de dezembro

  • Coroa - de 5 a 11 de dezembro

    COROA - Fase favorável para o amor onde você se entrega mais à pessoa amada libertando-se dos seus medos anteriores. Em questões trabalhistas a semana será meio difícil porém você saberá lidar com certas situações embaraçosas, será preciso manter o foco dos seus objetivos e saber usar as palavras certas sem se entregar ao desespero e nem cair em armadilhas propositais que infelizmente alguns insistem em tentar armar para você.

  • Candeias - de 5 a 11 de dezembro

    CANDEIAS - Momento de luz e meditação, você sente a necessidade de voltar-se mais à espiritualidade, dedica-se mais à sua fé e tranquiliza o seu coração, aquele desespero desnecessário começa a se dissipar e você coloca a sua vida no lugar tanto em questões amorosas como em questões financeiras. Os dias que se seguem serão mais proveitosos enfim tudo acontece de uma maneira mais positiva em seus caminhos. Segue em frente com seus bons planos trabalhistas.

  • Roda - de 5 a 11 de dezembro

    RODA - O fim de uma fase de dúvidas, a semana será bem esclarecedora em questões profissionais, e você conseguirá resolver tudo o que está te atrapalhando de uma certa maneira. No amor o segredo é manter o equilíbrio, saber esperar o momento certo para conversar e se desprender  de tudo o que possa atrapalhar seus bons planos. Com o passar dos dias você terá a resposta ideal que enfim te trará a tranquilidade e a certeza de dias melhores.

  • Sino - de 5 a 11 de dezembro

    SINO - Momento de dúvidas em questões amorosas, você se precipitou e pode ter jogado fora uma grande oportunidade em sua vida, tente manter a calma para não complicar mais o seu ado amoroso, a semana te trará a oportunidade de corrigir os seus erros, mas será preciso saber entender os dois lados da questão. No ramo profissional a fase é de recomeço, tenha calma que em breve tudo estará bem novamente, apenas mantenha o foco dos seus objetivos.

  • Moedas - de 5 a 11 de dezembro

    MOEDAS - Dias de luz e alegrias, fase de comprometimento com o seu bem-estar físico e espiritual, chegou a hora de buscar melhores respostas para os seus dias, correr atrás de seus interesses pessoais enfim você se desgastou demais diante de questões banais agora é hora de reerguer-se, pois o tempo passa rápido demais e você tem bons projetos para colocar em ordem, só é preciso reerguer-se diante das situações, focar melhor em seus objetivos.

  • Adaga - de 5 a 11 de dezembro

    ADAGA - Momento de bons presságios onde você consegue equilibrar o seu astral, os dias que se seguem trarão resoluções financeiras favoráveis, o seu lado psicológico também apresenta uma melhora e você se desprende de preocupações que até afetaram a sua saúde, agora é hora de avaliar tudo o que está ao seu redor de uma maneira mais consciente, tomando as decisões necessárias para que a sua paz interior permaneça nesta semana que promete ser muito boa em todos os sentidos.

  • Ferradura - de 5 a 11 de dezembro

    FERRADURA - Chegou a hora de virar a página, mudar o que for preciso e seguir com mais fé e entusiasmo diante dos seus objetivos. O seu coração ainda enfrenta sérias dúvidas, você busca respostas melhores para os seus dias, retirou-se de situações que de certa forma afetavam o seu lado emocional, mas é preciso levantar- se diante das situações e enfrentar o que for preciso pois os dias passam rapidamente e você precisa conquistar o seu espaço.

  • Taça - de 5 a 11 de dezembro

    TAÇA - Muitas de suas dúvidas acabam transformando os seus caminhos, fuja de situações constrangedoras, coloque o seu pensamento no lugar e tente manter o equilíbrio diante das situações ao seu redor. Tudo pode ser diferente se você tomar a decisão certa, a sua teimosia às vezes acaba complicando os seus caminhos. Deixe o tempo agir, não tente avançar o sinal pois tudo tem o momento certo para acontecer.

  • Capela - de 5 a 11 de dezembro

    CAPELA_ Dias de mudanças em seus caminhos, momento de decisões que realmente farão a diferença em sua vida. Procure manter o foco dos seus objetivos, afaste-se de questões que só trouxeram dores de cabeça e busque a paz interior, você merece o progresso e tudo pode ficar melhor dentro de alguns dias, basta que para isso você aceite os fatos e siga esta nova estrada que o destino coloca a sua frente, pois quando a sua intuição aponta ela não costuma falhar.

  • Punhal - de 5 a 11 de dezembro

    PUNHAL - Fase de luz e respostas, momento oportuno para bom negócios e investimentos enfim você se sente mais seguro(a) diante de certas questões que antes te incomodavam e muito. Em questões familiares tudo tende a se resolver, apenas não se apegue a preocupações desnecessárias. No amor esta será uma semana bem delicada onde você terá de manter o equilíbrio para não colocar tudo a perder, pois sua paciência está nos limites.

  • Estrela - de 5 a 11 de dezembro

    ESTRELA - Bom momento para cuidar da sua saúde física e espiritual, é hora de colocar a cabeça no lugar e mudar o que for preciso, fugir de assuntos que estão te prendendo de uma certa forma e virar páginas se preciso for, pois os dias que se seguem te trarão a oportunidade ideal para mudar o rumo de sua vida, quer seja no amor ou em questões profissionais você pode virar o jogo, mas será preciso coragem para decidir e fé para seguir um novo caminho.

  • Machado - de 5 a 11 de dezembro

    MACHADO - Momento em que será preciso tomar uma importante decisão, você se deixou levar por situações nada favoráveis e agora enfrenta um grande duelo com o seu eu interior, a sua mente pede para você mudar, virar a página, mas o seu coração pede para você ter paciência pois tudo pode mudar para melhor, o mais sábio a se fazer no momento é entregar tudo ao tempo, ele sempre te trouxe a melhor resposta e com certeza a trará novamente, muito antes do que você imagina.