JARARACA-DORMIDEIRA

Moradores se assustam com cobra dormindo dentro da pia

Serpente não é venenosa e não apresenta risco aos humanos; réptil foi resgatado por biólogo

Da redação
Publicado em 15/03/2022, às 13h36 - Atualizado em 22/03/2022, às 14h41

FacebookTwitterWhatsApp
Cobras dormideiras não são venenosas, mas por serem parecidas com as jararacas, elas metem muito medo Moradores se assustam e encontram cobra dormindo dentro da pia Cobra dentro da pia da cozinha - Reprodução
Cobras dormideiras não são venenosas, mas por serem parecidas com as jararacas, elas metem muito medo Moradores se assustam e encontram cobra dormindo dentro da pia Cobra dentro da pia da cozinha - Reprodução

A manhã do último domingo (13) começou de forma inusitada para uma família da cidade de Jaraguá do Sul, em Santa Catarina. Os moradores se assustaram com um barulho vindo da cozinha e, ao verificarem o que era, se depararam com uma cobra dormindo dentro da pia.

A serpente quis aproveitar o domingo chuvoso para descansar. A aparição do animal foi em partes um alívio aos moradores, que suspeitavam ter um ladrão em casa, mas também ficaram preocupados com o réptil dentro da cozinha.

De acordo com o biólogo que fez o resgate, Gilberto Duwe, a cobra da espécie dormideira, pode ter entrado na casa junto com as compras ou em uma caixa e, durante a madrugada, ela saiu de onde estava escondida.

Gosta dos bichinhos? A gente também! Confira tudo sobre as espécies aqui

“Só ano passado foram mais de 100 animais dessa espécie, resgatados aqui na cidade. Serpente inofensiva, não possui veneno e nem morde. Se alimenta somente de lesmas e caracóis”, informou o biólogo.

"As dormideiras são cobras inofensivas que gostam de dormir em qualquer lugar. Elas não são venenosas, mas por serem parecidas com as jararacas, elas metem muito medo. E essa do vídeo resolveu dormir em um local bem inusitado! Pra ela a pia da cozinha é um belo local pra tirar um cochilo!", brincou.

Dormideira

Dipsas mikanii, conhecida popularmente por jararaca-dormideira, é uma serpente de pequeno porte ocorrendo principalmente no Sudeste e Nordeste do Brasil, e algumas regiões do Sul e Centro-Oeste, predominantemente na mata atlântica e cerrado.

Não possui peçonha, sendo considerada uma serpente inofensiva aos seres humanos.

Alimenta-se de pequenos moluscos como lesmas, facilmente encontrada em hortaliças e em centros urbanos.

O nome jararaca-dormideira vem devido a coloração ser semelhante a uma jararaca, porém, não há qualquer ligação com o outro gênero.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!