SAIU CARO

Pesca de peixes ameaçados de extinção e no defeso rendem multas no litoral de SP

Flagrante ocorreu na praia Pacaíba, em Ilhabela, no litoral norte; pescadores esportivos foram multados em mais de R$ 12 mil

Redação
Publicado em 07/02/2024, às 14h03

FacebookTwitterWhatsApp
Foram apreendidos sete quilos de peixe da espécie pargo e um exemplar de cherne poveiro - Polícia Ambiental
Foram apreendidos sete quilos de peixe da espécie pargo e um exemplar de cherne poveiro - Polícia Ambiental

Uma tarde de pescaria entre amigos saiu caro, em Ilhabela, no litoral norte de São Paulo. Isso porque, os peixes em questão, das espécies pargo (Lutujanus Purpureus) e cherne poveiro (Polyprion Americanus), não estão liberados para a pesca. O primeiro está em período de defeso (15 de dezembro a 30 de abril) e, o segundo, consta como ameaçado de extinção nas listagens oficiais estaduais e federais.  

A embarcação pesqueira da categoria esporte/recreio, com seis tripulantes, foi abordada pela polícia ambiental na baía da praia Pacaíba, inserida na área de proteção ambiental do litoral norte, na tarde de terça-feira (6). De acordo com informações oficiais, os pescadores realizavam a pesca esportiva com uso de varas com molinetes. Foram encontrados sete quilos de peixe da espécie pargo e um exemplar de cherne poveiro, com quatro quilos.

Em decorrência da restrição dos pescados, o ato foi considerado crime ambiental e, por isso, foram apreendidas a embarcação e seis varas de pesca com molinetes. Também foram elaborados seis autos de infração ambiental, no valor de R$12.440,00 em multas. Os autuados terão que comparecer à  Semil - Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística de SP, para prestar esclarecimentos. Os pescados apreendidos foram doados. 

A 5ª Companhia de Polícia Militar Ambiental Marítima de SP disponibiliza contatos para denúncias: 

  • Litoral norte (12) 3842 0123;
  • Litoral centro (13) 3348 4774;
  • Litoral sul (13) 3853 5750.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!