CONGESTIONAMENTOS

Obras na SP-55 causam acidentes e transtornos em Caraguatatuba

Reunião entre o DER e as prefeituras de São Sebastião e Caraguatuba está em andamento, nesta sexta-feira (1º); intuito é encontrar soluções

Reginaldo Pupo
Publicado em 01/03/2024, às 12h40 - Atualizado em 02/03/2024, às 11h03

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Rodovia SP-55, no trecho de Caraguatatuba; obras vêm causando transtornos e acidentes aos motoristas - Reginaldo Pupo
Rodovia SP-55, no trecho de Caraguatatuba; obras vêm causando transtornos e acidentes aos motoristas - Reginaldo Pupo

Diante de um calor de 32 graus, milhares de motoristas e motociclistas, que utilizam a rodovia Rio-Santos (SP-55), no trecho de Caraguatatuba, no litoral norte de São Paulo, enfrentam, diariamente, diversos congestionamentos na região do bairro Porto Novo e Travessão, por causa de uma obra em andamento, executada pelo DER (Departamento de Estradas de Rodagem) para recuperação e aplicação de nova camada de asfalto.

A região é a mais populosa do município e única via de acesso aos turistas que se dirigem a São Sebastião e Ilhabela, oriundos do litoral norte, pela rodovia dos Tamoios. Os congestionamentos e o tempo de espera aumentam nos finais de semana, período de maior movimento. Próximos às obras, existem centenas de comércios, escolas e o maior shopping da região.

Usuários que utilizam a pista, diariamente, afirmam que as obras provocam paralisação do tráfego várias vezes ao dia, geram atrasos em compromissos e consultas médicas, além de acidentes. Profissionais da área da saúde também são afetados, pois não conseguem chegar aos hospitais, unidades básicas de saúde e UPAs (Unidades de Pronto Atendimento).

obra SP-55 Caraguá
Serviço está sendo executado entre os quilômetros 53 e 112 - Reginaldo Pupo

A relações públicas Camila Aquino sofreu um acidente, por volta das 15h do domingo (24), em um trecho da obra, que já foi finalizado, ao passar por um bueiro que, aparentemente, estava com a tampa solta. “Eu perdi o controle do carro, que rodou várias vezes e quase atingi a pista contrária”, disse ela, que teve o veículo parcialmente destruído. A motorista estava com o marido e um sobrinho de oito anos. Ninguém ficou ferido.

Camila conta que após o susto, seu marido sinalizou o trecho para evitar novos acidentes. “E agora, quem vai pagar pelo prejuízo do meu carro?”, questionou ela, que gravou um vídeo no local do acidente para servir como prova para uma eventual ação judicial.

Os serviços tiveram início em setembro do ano passado e foram suspensos entre o Natal e Ano Novo. O contrato global é R$ 86 milhões. O DER foi duramente criticado por manter as obras na temporada de verão, quando o número de carros é três vezes superior ao normal. O departamento afirmou que, como o prazo previsto para conclusão é superior a 12 meses, as obras inevitavelmente ocorreriam durante a temporada.

Segundo o órgão, o serviço está sendo executado entre os quilômetros 53 e 112 para serviços de limpeza, substituição do pavimento, recuperação do sistema de drenagem e aplicação de nova camada de asfalto, além de recuperação da sinalização horizontal. A previsão é de que as obras sejam concluídas até o primeiro semestre de 2025.

Transtornos na temporada

A SP-55, com 336 quilômettros, possui pista dupla entre a divisa de São Sebastião até o trevo de Caraguatatuba, com início no Guarujá, na Baixada Santista, e término em Ubatuba, no litoral norte. As intervenções estão sendo feitas em Caraguatatuba, com o bloqueio da pista sentido São Sebastião/Caraguatatuba, o que obriga os veículos a trafegar em mão dupla no sentido contrário.

Em dezembro, na alta temporada, os usuários chegaram a demorar, em média, seis horas para percorrer um trecho de apenas 10 quilômetros, geralmente, percorrido em menos de 20 minutos. A quantidade de carros represados impactou o trânsito no trevo de Caraguatatuba, que dá acesso a São Sebastião e Ilhabela, no sentido sul, e a Ubatuba, no sentido norte. Os contratempos e os prejuízos foram grandes, segundo alguns motoristas que perderam compromissos, consultas médicas e até viagens aéreas.

O que diz o DER

O DER, a prefeitura de Caraguatatuba e a empresa responsável pelas obras na Rio-Santos se reuniram na tarde de sexta-feira (1º) para discutir medidas para amenizar os impactos das obras. Ficou decidido que serão implementados o sistema pare e siga e o aumento das equipes de controle de tráfego.

O DER também esclareceu que a camada asfáltica está sendo aplicada de acordo com o projeto aprovado e que a responsabilidade por acidentes é das autoridades policiais e judiciais.

Ainda de acordo com o órgão, as obras no trecho entre Caraguatatuba e Ubatuba devem ser concluídas no segundo semestre, com um investimento total de R$ 56 milhões.

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