ARTE EM AREIA

Castelos de areia esculpidos em praias do litoral de SP encantam turistas

Castelos de Luiz Cardoso da Silva são ricos em detalhes e adornos variados como bandeiras de times, do Brasil e até piscina

Rebeca Freitas
Publicado em 29/02/2024, às 16h54 - Atualizado em 01/03/2024, às 12h47

FacebookTwitterWhatsApp
Luiz já chegou a ficar 8 horas esculpindo um castelo de areia - Thomas Henry
Luiz já chegou a ficar 8 horas esculpindo um castelo de areia - Thomas Henry

Na manhã desta quinta (29), quem passou pela praia da Enseada, em Bertioga, na altura da av. 19 de Maio, notou uma obra diferente. O chamativo castelo de areia, com cerca de 1,10 metro, inspirado em uma torre francesa, é uma realização do representante comercial aposentado Luiz Cardoso da Silva. 

O artista impressiona turistas e moradores do litoral de São Paulo, com a beleza de suas obras, que demoram em média cinco horas para ficarem prontas. “Não vejo o tempo passar quando estou trabalhando em um castelo. Fico tão imerso na construção, que não paro nem para beber água. Para mim é uma terapia”, confessa. 

Os castelos são ricos em detalhes e contam com adornos variados como bandeiras de times, bandeira do Brasil e até piscina. Segundo Luiz, o segredo para que o castelo não desmorone é compactar bem a areia e molhá-la com água do mar. Ele faz suas fortalezas em todas as praias que tem oportunidade de visitar e já expôs seu talento em cidades como Natal, Fortaleza e Florianópolis. 

luiz cardoso castelo de areia
Luiz, ao lado das fãs Marta e Branca, na praia da Enseada, em Bertioga - 29/fev - Rebeca Freitas

Pessoas na praia param frequentemente para parabenizar o artista. A aposentada de 78 anos, Marta de França Ozores, reside na Galícia, região da Espanha, e filmou o castelo feito por Luiz, em Bertioga, para mostrá-lo a parentes e amigos no continente europeu. “Achei maravilhoso, ficou muito bonito. Fiquei observando a dedicação e amor dele para com a arte”, constata.

A opinião não é diferente para a moradora de Bertioga, Branca Klettenhofer. “Vi que ele começou a trabalhar cedo aqui na praia, até me perguntei se estava com crianças, por estar fazendo um castelo de areia. Eu adorei”, enfatiza a aposentada de 64 anos.  

Descobrindo um talento 

castelos de areia luiz cardoso
Esculturas de Luiz são, muitas vezes, inspiradas em construções europeias - arquivo pessoal

A  jornada de Luiz com o mundo artístico começou em 1958, aos 10 anos, em um barracão próximo à sua casa, durante o Carnaval. Participando da montagem de um carro alegórico, que retratava Roma e seus soldados, Luiz percebeu suas habilidades. Ao longo dos anos, ele se tornou um carnavalesco em vários blocos do carnaval de Mogi das Cruzes, cidade onde foi criado e na qual reside até hoje.

Em 1973, já casado e com uma filha, Luiz foi passear em Caraguatatuba. Sentado na praia, a inspiração surgiu quando imaginou a catedral de Mogi e passou a esboçar a igreja na areia, com um palito de sorvete como instrumento. “Minha esposa estava fazendo palavras cruzadas e eu estava entediado, então comecei a montar um castelo. As pessoas que passavam achavam ele bonito, chamou atenção”, relembra.

Desde então, ele foi aprimorando suas habilidades e já participou até mesmo de concursos. Com um castelo, conquistou o segundo lugar em uma competição em Santos. “Participei não apenas pelo prêmio, mas pela oportunidade de aprender novas técnicas e expandir meus conhecimentos em escultura de areia”, afirma o autodidata apaixonado pelo ofício.

Hoje, esculpir castelos é seu hobby preferido. Luiz atua, pricipalmente, em Caraguatatuba, e dedica suas obras às crianças, por gerações. "Uma história muito feliz que me marcou foi a de uma mulher casada e mãe de dois filhos. Ela me reconheceu e mostrou uma foto tirada na infância dela, afirmando que eu era a pessoa na imagem. Emocionada, ela agradeceu pelo nosso reencontro. Tiramos uma foto com seus filhos, e ela falou que aquele momento agora fazia parte da história da sua família", relata.

“Agradeço a Deus pelo dom que me foi dado e peço saúde para continuar fazendo o que mais amo e me traz prazer", finaliza Cardoso, que também sempre vai para a praia da Lagoinha, em Ubatuba, construir castelos. Para apreciar as obras de Luiz Cardoso da Silva, é só entrar em contato pelo e-mail [email protected] ou visitar o acervo do Grupo Caraguatatuba em Fotos, no Facebook, que apresenta diversas criações do escultor.

Rebeca Freitas

Rebeca Freitas

Formada pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp)

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!