DESASTRE CLIMÁTICO

Número de mortos em nevasca nos EUA sobe para mais de 30

Considerada um dos piores desastres climáticos do país, tempestade de inverno Elliot segue causando desastres

Da redação
Publicado em 26/12/2022, às 13h35 - Atualizado às 14h05

FacebookTwitterWhatsApp
Cidade de Cheektowaga, em Nova York, coberta pela neve neste domingo (25) Número de mortos em Nevasca nos EUA sobe para mais de 30 - Imagem: Reprodução / John Waller / AFP
Cidade de Cheektowaga, em Nova York, coberta pela neve neste domingo (25) Número de mortos em Nevasca nos EUA sobe para mais de 30 - Imagem: Reprodução / John Waller / AFP

A nevasca histórica que atinge grande parte do leste e centro dos EUA já matou mais de 30 pessoas e continua provocando estragos, segundo informações desta segunda (26) da imprensa do país. Considerada um dos piores desastres climáticos da história dos EUA, desde a última quarta (21) a tempestade de inverno ceifou vidas nos estados de Nova York, Colorado, Kansas, Vermont, Ohio, Missouri e Wisconsin.

Segundo informações de hoje da Associated Press (AP), o estado de Nova York foi um dos estados mais atingidos e contabiliza o maior número de mortos, 27. Eles foram encontrados em seus carros, casas e em bancos de neve. Alguns morreram enquanto cavavam a neve, afirmam veículos locais. Há registros de montanhas com mais de 2,4 metros de neve acumulada em cidades do estado.

Em pronunciamento, Kathy Hochuel, governadora de Nova York, comparou o estado a uma zona de guerra. “A imagem dos veículos jogados para os lados da estrada é impactante”.

Ainda não há balanços oficiais de vítimas. Números divulgados pela imprensa do país divergem entre 37 e 48 mortos.

Segundo a AP, cerca de 60% da população dos EUA (330 milhões) foram afetados de alguma forma pela nevasca. Mais de 1,7 milhão ficaram sem energia elétrica simultaneamente no pico do desastre. 

Hoje, entre 60 mil e 100 mil permanecem sem energia. De sexta até ontem, mais de 12,5 mil viagens aéreas foram canceladas de acordo com o site Flightaware especializado em alertas de voo.

Segundo meteorologistas, a tempestade de inverno batizada de Elliot foi provocada pela combinação de baixa pressão atmosférica com o choque de massas de ar frio, vindas do ártico, e quente, vindas do Golfo do México.

Após ter alertado para a possibilidade de temperaturas entre -45ºC e -56ºC, o Serviço Nacional de Meteorologia disse que as temperaturas no leste e centro dos Estados Unidos devem voltar aos padrões da estação por volta da próxima semana. 

Leia também: Inmet emite alerta amarelo para chuvas intensas em parte do estado de SP

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!