ALERTA DE CHUVA E FRIO

Previsão do tempo: frente fria derruba temperaturas e chuva deve permanecer

Defesa Civil alerta para deslizamentos de terra na Baixada Santista; Litoral Norte segue com alerta para ventos fortes e ressaca. Confira a previsão da semana

Da redação
Publicado em 18/10/2021, às 12h25 - Atualizado às 12h46

FacebookTwitterWhatsApp
Frente fria derruba temperaturas e chuva deve permanecer Previsão do tempo: frente fria derruba temperaturas e chuva deve permanecer - Foto: Divulgação Agência Brasil
Frente fria derruba temperaturas e chuva deve permanecer Previsão do tempo: frente fria derruba temperaturas e chuva deve permanecer - Foto: Divulgação Agência Brasil

O avanço de uma frente fria e uma mudança na circulação dos ventos irão provocar a formação de grandes e fortes áreas de instabilidade no Sudeste do Brasil ao longo desta semana. A força e a persistência da chuva podem causar transtornos em várias localidades.

A Defesa Civil da Baixada Santista alerta sobre um sistema meteorológico que avançou pelo estado de São Paulo, provocando condições de chuva forte e acumulados elevados na região da Baixada Santista.

Faça parte do nosso grupo no WhatsApphttp://bit.ly/CNlitoralconectadoE receba matérias exclusivas. Fique bem informado! 📲

Desta forma, segundo o Núcleo de Emergências da Defesa Civil SP, haverá condições de tempestades severas, seguidas por raios e fortes rajadas de ventos nos próximos dias. O volume esperado para estes três dias é de aproximadamente 100 mm. Com isso, atenção especial aos moradores de áreas de risco.

Leia também: Litoral de SP pode ter chuvas intensas, raios e deslizamentos e segue em alerta da Defesa Civil

Previsão do tempo para a semana

A segunda-feira (18) iniciou com um clima frio e chuvoso no Litoral Norte e Baixada Santista. Os volumes acumulados nessas áreas serão muito expressivos e é alto o potencial para alagamentos, queda de barreiras, trasbordamento de córregos e deslizamentos de terra.

De acordo com meteorologistas do Climatempo, na terça-feira (19), a infiltração marítima continuará muito persistente em direção ao continente e, com isso, a tendência de céu muito encoberto continua. Com o avanço da frente fria, a instabilidade se espalha mais e provoca muita chuva em todo o litoral paulista e no estado do Rio de Janeiro.

O tempo também vai ficar bastante instável, com chuva em vários momentos, no interior de São Paulo, no norte capixaba e no centro-oeste mineiro. Em todo o norte de Minas Gerais, volta a chover de forma isolada à tarde, com risco de alguns temporais.

Na quarta-feira (20), a formação de um novo sistema de baixa pressão atmosférica na altura da costa do Espírito Santo irá reforçar as áreas de instabilidade na região Sudeste. Com isso, a previsão é de temporais generalizados especialmente no estado capixaba e em grande parte de Minas Gerais. O tempo chuvoso também persiste no Rio de Janeiro e no leste paulista, inclusive nas capitais. No interior de São Paulo, a tendência volta a ser de sol e pouca chuva.

Instabilidade começa a perder força na quinta

Apenas na quinta-feira (21) é que as instabilidades mais pesadas começam a se dissipar no Sudeste. Mesmo assim, ainda há previsão de chuva fraca a moderada no litoral de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e na maioria das áreas mineiras.

Na sexta-feira (22), o sol volta a predominar em praticamente toda a região, e as pancadas serão muito isoladas, apenas no período da tarde.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!