SERÁ O FIM?

O Sol vai morrer? Dados da sonda Gaia revelam até quando vive o astro rei

Sol deve aumentar de tamanho, e assim tornará o planeta Terra inabitável

Da redação
Publicado em 13/10/2022, às 15h59 - Atualizado às 16h28

FacebookTwitterWhatsApp
A temperatura do Sol aumentará Sol - Reprodução
A temperatura do Sol aumentará Sol - Reprodução

Você sabia que tem uma maneira de calcular o desaparecimento do planeta Terra e consequentemente da vida nele? Pois é existe, e está diretamente ligada coma a atividade do Sol.

De acordo estudo realizado pela sonda espacial Gaia, da Agência Espacial Europeia (ESA, do nome em inglês), foi possível identificar propriedades intrínsecas de centenas de milhões de estrelas. Estes parâmetros incluem quão quentes, quão grandes são e quais as suas massas.

O Sol deverá aumentar de tamanho e assim tornar o planeta Terra inabitável, já que as altas temperaturas evaporarão a água, segundo os cientistas da Agência Espacial Europeia.

Atualmente a estrela está na fase em que seu núcleo transforma hidrogênio em hélio, que gera energia sob a forma de brilho e calor. Esse período deve durar entre 10 e 11 bilhões de anos, quando então o Sol, como o conhecemos, começará a "morrer".

Nessa etapa sua temperatura se elevará e o tornará uma estrela gigante vermelha. E depois desta fase, o astro se transformará numa tênue anã branca.

Mas isso só acontecerá daqui a cerca de 8 bilhões de anos, afirmam os cientistas.

Leia Também: Outubro Rosa: dez informações sobre a mamografia que toda mulher precisa saber

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!