Investimentos

Castelhanos, em Ilhabela, prepara-se para o turismo

Queda de 46 metros de águas cristalinas tornam a Cachoeira do Gato um dos principais atrativos

Da Redação
Publicado em 31/07/2018, às 09h14 - Atualizado em 23/08/2020, às 17h10

FacebookTwitterWhatsApp
Águas cristalinas e queda de 46 metros tornam a Cachoeira do Gato um dos maiores atrativos - Divulgação
Águas cristalinas e queda de 46 metros tornam a Cachoeira do Gato um dos maiores atrativos - Divulgação

As belezas naturais de Ilhabela poderão ser conhecidas com mais comodidade pelos ecoturistas. Desde abril, a prefeitura iniciou a instalação de guaritas nas principais trilhas e cachoeiras do arquipélago e, atualmente, os trabalhos estão focados na região extremo leste, na Comunidade Tradicional de Castelhanos.

Quem passear pelo local encontrará como diferencial não apenas uma guarita para abrigar guias e monitores para atendimento. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo providenciou uma estrutura completa com banheiros, duchas e espaço para artesanato para tornar a área uma central de apoio para atender ao público na praia e também na Cachoeira do Gato.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Ricardo Fazzini, explicou o investimento: “Trabalhamos com muita seriedade e foco no ecoturismo, utilizando todo o potencial de Ilhabela para transformá-la em um destino de natureza que não só ofereça atividades e opções em meio ao meio ambiente, mas opções seguras e com o preparo que a comunidade e os visitantes merecem”.

Castelhanos

A queda 46 metros de altura, que forma uma piscina cristalina em sua base, torna a Cachoeira do Gato o grande destaque da trilha que leva o seu nome, e uma das mais importantes da ilha.

Já a praia de Castelhanos é uma das mais procuradas pelos visitantes e, em breve passará a contar com atendimento de monitores capacitados. Segundo a prefeitura, os profissionais orientarão e informarão os visitantes quanto a melhor conduta nos atrativos turísticos, de maneira que colabore na conservação e limpeza dos ambientes naturais usados para visitação. Os monitores também informarão sobre os riscos que as trilhas oferecem para garantir a segurança dos visitantes, e fornecerão informações sobre a biodiversidade e recursos naturais pelo bom uso das atrações por meio de conduta de mínimo impacto.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!