Rua Gastronômica é nova opção de lazer em Santos | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte

Sistema Costa Norte de Comunicação

Logo do Jornal Costa Norte

Rua Gastronômica é nova opção de lazer em Santos

Da Redação
01 de agosto de 2020 às 13:18

 

A prefeitura de Santos entregou, na sexta-feira, 31, a nova Rua Gastronômica, localizada no Gonzaga, em trecho de 400 metros da Rua Tolentino Filgueiras, entre as avenidas Ana Costa e Washington Luís – onde há 14 estabelecimentos de diferentes ramos alimentícios.


Participe dos nossos grupos ℹ bit.ly/GRUPOCNGUARUJA 🕵‍♂Informe-se, denuncie!


A revitalização incluiu repavimentação da via, reforma de guias e calçadas, instalação de mobiliário urbano, nova iluminação, mais acessibilidade e artes visuais no solo e nos postes.


Em vistoria ao local nesta sexta-feira, 31, o prefeito Paulo Alexandre Barbosa conversou com comerciantes e avaliou as mudanças promovidas. "Durante a pandemia, enquanto os estabelecimentos estiveram fechados, a prefeitura trabalhou aqui para que pudéssemos ter um lugar mais atrativo, auxiliando esse setor que permaneceu muito tempo fechado durante a quarentena".


Durante visita aos estabelecimentos, ele lembrou que ainda são necessárias precauções contra a covid-19. "Ainda há horário reduzido de funcionamento, mas, dentro das regras, a população pode vir conhecer mais esse atrativo para a cidade".

 

CONCEITOS

De acordo com o arquiteto da prefeitura responsável pelo projeto, Glaucus Farinello, a ideia foi potencializar a identidade da rua. “Pensamos em um desenho específico de calçada, com uma faixa de mosaico que não há em nenhum outro lugar da cidade”, exemplifica, citando outras intervenções: “o mobiliário urbano também é personalizado, tanto que os bancos têm até a marca da Rua Tolentino”.


Outro conceito adotado, segundo ele, foi privilegiar a luminosidade do local, com a instalação de 34 novos pontos de luz direcionados aos pedestres. “Geralmente, as vias têm iluminação pública voltada aos carros e, muitas vezes, as calçadas ficam mais escuras, até em função da arborização. Então, foi feito um grande reforço para estimular o uso das calçadas como um grande espaço de encontro para munícipes e turistas”.


O projeto é complementado por arte urbana, pensada para atrair o público. “Temos a esquina elevada, com piso diferenciado, e alguns gomos da faixa de pedestre possuem palavras que são tipicamente santistas ou que têm a ver com a própria via, como Gonzaga, Tolentino e canal 3. Assim, marcam uma identidade”, explica, apontando que alguns pontos são propícios para selfies. “As pessoas poderão fazer foto, se divertir".

 

APROVAÇÃO 

Representante da Comissão de Tolentino, que reúne os proprietários de bares e restaurantes locais, Vivian Cantarelli se disse satisfeita com as intervenções promovidas pela Prefeitura.  "Adoramos o resultado, principalmente a parte de iluminação. Agora, temos uma rua bem iluminada e tranquila. Está ao gosto de todos, atendendo à nossa expectativa".

 

BANCOS

As intervenções incluíram a instalação de sete bancos, 15 puffs, sete lixeiras e 15 floreiras na faixa de serviço das calçadas formada por mosaico português – a outra faixa, para circulação de pedestres, foi finalizada em concreto.


Contemplada com nova pavimentação, troca de guias, sarjetas e bocas de lobo, a via ainda recebeu dutos subterrâneos para embutimento de cabos de telecomunicações, restando suspensa apenas a fiação referente à energia elétrica.


Na iluminação, foram instalados mais 34 pontos de luz, em braçadeiras acopladas aos postes de concreto já existentes e a novos postes metálicos, fixados na calçada oposta.


No cruzamento com a rua José Caballero, está a esquina elevada, destacada na cor vermelha e nivelada com a caçada. Conforme Farinello, a ideia é criar um ambiente mais confortável e seguro para os pedestres.

 

ARTE VISUAL

A arte visual da rua Gastronômica inclui inscrições e desenhos em faixas de pedestres (garfo e faca) e imagens nos postes de iluminação que remetem a ingredientes como pão e alface e pratos como sushi e macarrão, em referência a algumas das especialidades dos estabelecimentos locais. Na avenida Ana Costa, há também um semáforo temático, com formas diferenciadas nos conjuntos focais.


O trabalho foi desenvolvido pelo artista plástico Erico Bomfim e pela arquiteta Tainah Perrotta, com apoio da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).

 

PREVENÇÃO

O atendimento nos estabelecimentos está sujeito às regras de distanciamento, higienização e horários estabelecidas para combate à covid-19, previstas no Plano São Paulo de retomada econômica e nos decretos municipais que regulamentam os serviços. A fiscalização é realizada pela Secretaria de Finanças (Sefin).

 

INVESTIMENTO

A reurbanização do trecho contou com um investimento de aproximadamente R$ 2 milhões, provenientes de um Termo de Responsabilidade de Implantação de Medidas Mitigadoras e/ou Compensatórias (Trimmc) entre a Prefeitura e uma empresa portuária.

Comentarios

O que fazer em Santos

Previsão do tempo


MÁX

MIN

Estradas

Segurança

Colunas e Blogs

Geral

Política

Esporte

Variedades

Horóscopo Cigano

Horóscopo Cigano - 30 de julho a 6 de agosto

  • COROA - 30 de julho a 6 de agosto

     (20 DE ABRIL A 20 DE MAIO) Fase de revoluções onde você vira o jogo e busca respostas de uma maneira mais agressiva, é preciso ter cautela com as palavras para não ter problemas maiores. Cuidado para não confundir o seu relacionamento amoroso com suas questões profissionais. Bom momento para cuidar da sua saúde física e espiritual, buscando o equilíbrio para lidar com algumas questões particulares. Questões familiares são melhores resolvidas depois de uma conversa amiga.

  • CANDEIAS - 30 de julho a 6 de agosto

     (21 DE MAIO A 20 DE JUNHO) O momento não te favorece muito, porém tudo pode mudar dentro de um determinado tempo, basta você saber lidar com todas as situações e não se precipitar diante dos fatos. Cuide-se mais em questões profissionais, fuja do comodismo e arrisque um pouco mais, as questões que te rondam podem não estar favoráveis mas isso não quer dizer que você não tenha a capacidade para dar a volta por cima. Saiba lidar com todas as situações.

  • RODA - 30 de julho a 6 de agosto

     (21 DE JUNHO A 21 DE JULHO) Fase de renovação, de entusiasmo e muita fé, você se depara com boas respostas porém os dias esclarecem os assuntos e você passa a se preocupar menos, tudo começa a fazer mais sentido enfim até mesmo há uma melhora nas questões de saúde. O momento é de bons pensamentos, bons sentimentos enfim aquela nuvem de preocupações familiares começa a se dissipar e os dias ficam melhores, mais oportunos.

  • SINO - 30 de julho a 6 de agosto

     (23 DE AGOSTO A 22 DE SETEMBRO)  Momento de renovação, de fé e entusiasmo, você volta a agir diante das situações, consegue mudar o que for preciso e vai um pouco mais além daquilo que você precisa. As mudanças favorecem o seu astral, mas você precisa resolver certos assuntos pendentes, encarar de frente certas situações que acabaram te trazendo uma certa dor de cabeça. No amor tente entender a pessoa amada, muitas vezes voc~e age com grosseria sem necessidade.

  • MOEDAS - 30 de julho a 6 de agosto

     (23 DE SETEMBRO A 22 DE OUTUBRO) Você tende a mudar a sua maneira de agir nas questões profissionais, está mais tranquilo(a) diante dos assuntos financeiros porém ainda enfrenta certas dificuldades em particular. Controle-se diante dos fatos, busque a paz acima de tudo, deixe o tempo agir e liberte-se do passado vivendo uma vida mais equilibrada no presente. No amor tudo tende a ficar bem dentro de alguns dias, os relacionamentos começam a acontecer de maneira positiva.

  • ADAGA - 30 de julho a 6 de agosto

    ( 23 DE OUTUBRO A 21 DE NOVEMBRO) Fase de fé e determinação, momento de luz e boas energias astrais, você busca novidades para os seus caminhos, está decidido(a) a inverter as situações e seguir uma nova jornada muito mais positiva. Garra e determinação não vão faltar neste momento de mudanças radicais e sentimentos fortes e intensos, será preciso fôlego para seguir com seus bons planos. No amor será preciso tomar cuidado com as palavras pois sem querer você pode ofender a pessoa amada.

  • FERRADURA - 30 de julho a 6 de agosto

    (22 DE DEZEMBRO A 20 DE JANEIRO) Dias de luz e alegrias, momento de boas realizações e novidades que mudam o seu astral, é hora de agir diante das questões, favorecer a sua vida de maneira positiva. Concentre-se mais em seus objetivos, busque a paz espiritual para os seus caminhos, não se deixe levar pelos imprevistos que rondam a sua vida. Esqueça o passado e viva o presente, corra atrás dos seus objetivos com mais intensidade e muita fé.

  • TAÇA - 30 de julho a 6 de agosto

     (21 DE JANEIRO A 29 DE FEVEREIRO) Será preciso muito equilíbrio e muita compreensão de sua parte para virar o jogo diante das questões, não se deixe levar pelos fatos, faça o que for preciso para vencer seus obstáculos, deixe pra lá tudo aquilo que só atrapalha os seus caminhos, vá viver as suas oportunidades de maneira positiva sem se deixar levar pelos acontecimentos. Mudanças em sua maneira de pensar e de agir, reviravoltas favoráveis que trazem a ti uma alegria a mais para continuar, para criar uma nova história.

  • CAPELA - 30 de julho a 6 de agosto

     (20 DE FEVEREIRO A 20 DE MARÇO) Você decide seguir com mais fé e entusiasmo, porém ainda enfrenta certas situações de maneira firme e decidida, sabe que está enfrentando grandes batalhas porém ainda mantém o foco dos seus objetivos. Mudanças costumam acontecer em seus caminhos para que você aprenda a se desapegar de situações nada favoráveis. Tente manter o foco dos seus objetivos e se liberte de tudo aquilo que de uma certa maneira te perturba.

  • PUNHAL - 30 de julho a 6 de agosto

     (21 DE MARÇO A 20 DE ABRIL)  Momento de reorganizar seus planos buscando o equilíbrio diante de todos os assuntos.No amor tente ser compreensivo(a) para não resultar num término desnecessário. Tudo tem o tempo certo para acontecer portanto não insista em algo que ainda está longe de te dar uma resposta positiva, você pode estar perdendo tempo e outras boas oportunidades que com certeza te trarão melhores respostas profissionais e financeiras.

  • ESTRELA - 30 de julho a 6 de agosto

     (22 DE JULHO A 22 DE AGOSTO)  Fase de amor e fé, momento de boas realizações e de novidades que esclarecem os seus ideais, é hora de seguir em frente, aceitar os fatos e virar o jogo com mais entusiasmo e alegria, embora ainda existam certas questões a serem resolvidas você segue a sua intuição e as respostas surgem de maneira satisfatória em seus caminhos. Na busca de dias melhores tudo começa a acontecer de maneira positiva, você se liberta dos seus medos e encara uma nova jornada.

  • MACHADO - 30 de julho a 6 de agosto

     ( 22 DE NOVEMBRO A 21 DE DEZEMBRO) Boas vibrações, maravilhosas respostas, momento de luz e alegrias, fase de paz, de união e reviravoltas favoráveis em seus caminhos. Mudanças necessárias e oportunas surgem e você se depara com situações agradáveis que incentivam os seus bons projetos. Cuide-se bem sempre e não se deixe levar pelos imprevistos ao seu redor, continue focado(a) em seus objetivos pois você já sentiu que tudo tende a dar certo. No amor novas respostas surgem porém seu foco é outro nos dias de hoje.