Novo parque público em Santos desenvolverá atividades de cinco modalidades olímpicas | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte

Sistema Costa Norte de Comunicação

Logo do Jornal Costa Norte

Novo parque público em Santos desenvolverá atividades de cinco modalidades olímpicas

Da Redação
08 de julho de 2020 às 20:30
Foto: Divulgação/Prefeitura de Santos

Foto: Divulgação/Prefeitura de Santos

Considerado um dos principais objetivos do projeto Novo Quebra-Mar, que está sendo instalado no parque Roberto Mário Santini, na praia do José Menino, o incentivo à prática dos esportes ganhou um importante reforço com a criação de espaços para mais três modalidades olímpicas.


O local contará com escalada, basquete e BMX, transformando-se no único parque público ao ar livre do Brasil para a prática de cinco esportes olímpicos, incluindo o surfe e skate à beira-mar.


“Santos sempre foi celeiro de grandes atletas, estando representada no Brasil e no mundo com medalhistas olímpicos. Agora, o Novo Quebra-Mar vai reforçar o papel da cidade de incentivar novos profissionais e colocá-la em um outro patamar, porque poderá ser sede de diversos eventos olímpicos”, explicou o secretário de Esportes, Gelásio Fernandes Júnior.


Segundo a arquiteta que coordena o projeto, Veridiana Nobre, técnicos se debruçaram em estudos que conciliassem a vocação esportiva do parque com modalidades olímpicas. “Já sabíamos que o surfe e skate iriam estrear na Olimpíada de Tóquio. Pesquisando mais, constatamos outras que estarão presentes pela primeira vez e decidimos trazê-las para o projeto. A cidade vai oferecer espaços para futuros atletas poderem treinar”.


BMX

Modalidade de ciclismo radical, o BMX park é praticado com bicicletas especiais. Para isso, iniciantes, profissionais ou amantes da atividade poderão utilizar a pista de pump track radical do Novo Quebra-Mar. “O pump track é muito democrático, é um circuito para ser percorrido com obstáculos, por bike, skate, patins, patinete cadeira de rodas. É o local ideal para o BMX”.


ESCALADA E BASQUETE

A escalada, atividade normalmente associada a paisagens naturais, foi devidamente planejada para o novo parque, que também valoriza a natureza. Serão três modalidades, sendo speed e lead em torres de 17 metros de altura, e bolder, em uma estrutura no formato de uma baleia com cinco metros de altura. E a tradição do basquete santista agora estará na versão 3x3, em uma quadra de 15mx11m, pronta para eventos oficiais.


SKATE E SURFE

Entre as duas modalidades já existentes, o skate ganhará uma pista maior, homologada pela Confederação Brasileira de Skate para receber provas e circuitos nacionais e internacionais nas modalidades street e park.


O Novo Quebra-Mar manterá a Escola e Museu do Surfe, a arquibancada e a Torre dos Jurados, cuja reforma, entregue no começo do ano, permite, agora, a realização de competições maiores e a prática do surfe noturno.


“Nós demos um importante incentivo ao surfe com a reforma da torre e temos um centro de treinamento em conjunto com a Associação Santos Surfe”, ressaltou Gelásio Fernandes, citando que o novo parque se somará a outros espaços na Cidade, como os ginásios Ginástica Artística Arena Olímpica e M. Nascimento, na Zona Noroeste, e a Arena Santos, na Vila Mathias, que também incentivam treinamentos esportivos.


PARALÍMPICOS

A nova estrutura do parque permitirá ampliar as atividades paralímpicas já desenvolvidas no local. O professor da Seção de Esporte Adaptado da Secretaria de Esportes (Semes), Eduardo Leonel, que também é técnico da Seleção Santista de Paratletismo, explicou que, atualmente, são realizadas atividades do para ski cross country, que consiste no uso do rollerski para possibilitar a prática do esporte no asfalto.


“É uma modalidade paralímpica de inverno, que desenvolvemos em parceria com a Confederação Brasileira de Desportos na Neve (CBDN) com treinamentos na pista da ciclovia. E nós já estávamos estudando a implantação do paratletismo, que ficará mais fácil com a estrutura do novo parque”, disse Leonel, referindo-se a atividades como arremessos, lançamentos e saltos que poderão aproveitar espaços como a via compartilhada e próximo à areia.


Ainda segundo ele, a troca de todo o piso, tornando o parque completamente acessível, facilitará a prática das atividades. E as modalidades olímpicas que serão desenvolvidas como basquete 3x3, skate e escalada, também poderão ser acessadas pelas pessoas com deficiência, assim como a pista de pump track, que será utilizada com cadeira de rodas e bikes adaptadas.


Participe dos nossos grupos ℹ https://bit.ly/COSTA6 🕵‍♂Informe-se, denuncie!


OBRAS

As intervenções do Novo Quebra-Mar foram iniciadas na última segunda-feira, 6, com o fechamento do parque e a remoção de bancos, playground infantil e jardineiras, além de realocação de postes de iluminação. O prazo para a finalização dos trabalhos é de 180 dias.

 

RECURSOS

A obra será custeada pela iniciativa privada com recursos provenientes de contrapartida exigida à empresa Valoriza Energia SPE, que pretende instalar uma Unidade de Recuperação de Energia (URE) em terreno particular na Área Continental de Santos, onde hoje já funciona um aterro sanitário. A viabilidade do empreendimento e a autorização municipal para funcionamento dependerão das aprovações dos órgãos ambientais e cumprimento das legislações vigentes.

Comentarios

O que fazer em Santos

Previsão do tempo


MÁX

MIN

Estradas

Segurança

Colunas e Blogs

Geral

Política

Esporte

Variedades

Horóscopo Cigano

Horóscopo Cigano - 30 de julho a 6 de agosto

  • COROA - 30 de julho a 6 de agosto

     (20 DE ABRIL A 20 DE MAIO) Fase de revoluções onde você vira o jogo e busca respostas de uma maneira mais agressiva, é preciso ter cautela com as palavras para não ter problemas maiores. Cuidado para não confundir o seu relacionamento amoroso com suas questões profissionais. Bom momento para cuidar da sua saúde física e espiritual, buscando o equilíbrio para lidar com algumas questões particulares. Questões familiares são melhores resolvidas depois de uma conversa amiga.

  • CANDEIAS - 30 de julho a 6 de agosto

     (21 DE MAIO A 20 DE JUNHO) O momento não te favorece muito, porém tudo pode mudar dentro de um determinado tempo, basta você saber lidar com todas as situações e não se precipitar diante dos fatos. Cuide-se mais em questões profissionais, fuja do comodismo e arrisque um pouco mais, as questões que te rondam podem não estar favoráveis mas isso não quer dizer que você não tenha a capacidade para dar a volta por cima. Saiba lidar com todas as situações.

  • RODA - 30 de julho a 6 de agosto

     (21 DE JUNHO A 21 DE JULHO) Fase de renovação, de entusiasmo e muita fé, você se depara com boas respostas porém os dias esclarecem os assuntos e você passa a se preocupar menos, tudo começa a fazer mais sentido enfim até mesmo há uma melhora nas questões de saúde. O momento é de bons pensamentos, bons sentimentos enfim aquela nuvem de preocupações familiares começa a se dissipar e os dias ficam melhores, mais oportunos.

  • SINO - 30 de julho a 6 de agosto

     (23 DE AGOSTO A 22 DE SETEMBRO)  Momento de renovação, de fé e entusiasmo, você volta a agir diante das situações, consegue mudar o que for preciso e vai um pouco mais além daquilo que você precisa. As mudanças favorecem o seu astral, mas você precisa resolver certos assuntos pendentes, encarar de frente certas situações que acabaram te trazendo uma certa dor de cabeça. No amor tente entender a pessoa amada, muitas vezes voc~e age com grosseria sem necessidade.

  • MOEDAS - 30 de julho a 6 de agosto

     (23 DE SETEMBRO A 22 DE OUTUBRO) Você tende a mudar a sua maneira de agir nas questões profissionais, está mais tranquilo(a) diante dos assuntos financeiros porém ainda enfrenta certas dificuldades em particular. Controle-se diante dos fatos, busque a paz acima de tudo, deixe o tempo agir e liberte-se do passado vivendo uma vida mais equilibrada no presente. No amor tudo tende a ficar bem dentro de alguns dias, os relacionamentos começam a acontecer de maneira positiva.

  • ADAGA - 30 de julho a 6 de agosto

    ( 23 DE OUTUBRO A 21 DE NOVEMBRO) Fase de fé e determinação, momento de luz e boas energias astrais, você busca novidades para os seus caminhos, está decidido(a) a inverter as situações e seguir uma nova jornada muito mais positiva. Garra e determinação não vão faltar neste momento de mudanças radicais e sentimentos fortes e intensos, será preciso fôlego para seguir com seus bons planos. No amor será preciso tomar cuidado com as palavras pois sem querer você pode ofender a pessoa amada.

  • FERRADURA - 30 de julho a 6 de agosto

    (22 DE DEZEMBRO A 20 DE JANEIRO) Dias de luz e alegrias, momento de boas realizações e novidades que mudam o seu astral, é hora de agir diante das questões, favorecer a sua vida de maneira positiva. Concentre-se mais em seus objetivos, busque a paz espiritual para os seus caminhos, não se deixe levar pelos imprevistos que rondam a sua vida. Esqueça o passado e viva o presente, corra atrás dos seus objetivos com mais intensidade e muita fé.

  • TAÇA - 30 de julho a 6 de agosto

     (21 DE JANEIRO A 29 DE FEVEREIRO) Será preciso muito equilíbrio e muita compreensão de sua parte para virar o jogo diante das questões, não se deixe levar pelos fatos, faça o que for preciso para vencer seus obstáculos, deixe pra lá tudo aquilo que só atrapalha os seus caminhos, vá viver as suas oportunidades de maneira positiva sem se deixar levar pelos acontecimentos. Mudanças em sua maneira de pensar e de agir, reviravoltas favoráveis que trazem a ti uma alegria a mais para continuar, para criar uma nova história.

  • CAPELA - 30 de julho a 6 de agosto

     (20 DE FEVEREIRO A 20 DE MARÇO) Você decide seguir com mais fé e entusiasmo, porém ainda enfrenta certas situações de maneira firme e decidida, sabe que está enfrentando grandes batalhas porém ainda mantém o foco dos seus objetivos. Mudanças costumam acontecer em seus caminhos para que você aprenda a se desapegar de situações nada favoráveis. Tente manter o foco dos seus objetivos e se liberte de tudo aquilo que de uma certa maneira te perturba.

  • PUNHAL - 30 de julho a 6 de agosto

     (21 DE MARÇO A 20 DE ABRIL)  Momento de reorganizar seus planos buscando o equilíbrio diante de todos os assuntos.No amor tente ser compreensivo(a) para não resultar num término desnecessário. Tudo tem o tempo certo para acontecer portanto não insista em algo que ainda está longe de te dar uma resposta positiva, você pode estar perdendo tempo e outras boas oportunidades que com certeza te trarão melhores respostas profissionais e financeiras.

  • ESTRELA - 30 de julho a 6 de agosto

     (22 DE JULHO A 22 DE AGOSTO)  Fase de amor e fé, momento de boas realizações e de novidades que esclarecem os seus ideais, é hora de seguir em frente, aceitar os fatos e virar o jogo com mais entusiasmo e alegria, embora ainda existam certas questões a serem resolvidas você segue a sua intuição e as respostas surgem de maneira satisfatória em seus caminhos. Na busca de dias melhores tudo começa a acontecer de maneira positiva, você se liberta dos seus medos e encara uma nova jornada.

  • MACHADO - 30 de julho a 6 de agosto

     ( 22 DE NOVEMBRO A 21 DE DEZEMBRO) Boas vibrações, maravilhosas respostas, momento de luz e alegrias, fase de paz, de união e reviravoltas favoráveis em seus caminhos. Mudanças necessárias e oportunas surgem e você se depara com situações agradáveis que incentivam os seus bons projetos. Cuide-se bem sempre e não se deixe levar pelos imprevistos ao seu redor, continue focado(a) em seus objetivos pois você já sentiu que tudo tende a dar certo. No amor novas respostas surgem porém seu foco é outro nos dias de hoje.