Em Guarujá, Ensino Remoto já registra quase 80% de acesso dos alunos | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte

Sistema Costa Norte de Comunicação

Logo do Jornal Costa Norte

Em Guarujá, Ensino Remoto já registra quase 80% de acesso dos alunos

Da Redação
06 de julho de 2020 às 15:28

Levantamento parcial realizado pela Prefeitura de Guarujá aponta que o Projeto de Ensino Remoto apresenta uma média geral de quase 80% nos acessos dos estudantes da rede municipal de ensino. Índice analisa um universo de quase 27 mil estudantes envolvidos, tanto no uso da plataforma on-line, como na retirada do conteúdo na unidade escolar. 

Participe dos nossos grupos ℹ https://bit.ly/COSTA6   🕵‍♂Informe-se, denuncie!

Implementada em 27 de abril, a iniciativa foi uma alternativa de ensino encontrada pela Secretaria de Educação, Esporte e Lazer (Sedel) devido à suspensão das aulas presenciais desde 23 de março, por conta da pandemia da Covid-19, causada pelo novo coronavírus. As atividades estão disponíveis por meio do site https://www.guaruja.sp.gov.br/educacao-e-esporte/estudo-remoto/ ou com retirada de conteúdo impresso na escola referência, aos estudantes sem acesso à internet. 

Partindo de um universo de cerca de 34 mil estudantes na rede municipal de ensino, a avaliação preliminar com 26.959 alunos inseridos no projeto – que compreendem os ensinos Infantil e Fundamental I e II – aponta que 21.295 estão com acesso ao projeto, seja por meio da ferramenta on-line ou através da retirada de conteúdo impresso na unidade, que representa 78,9%. Os demais 5.664 alunos estão sendo identificados na busca ativa.      

Para o secretário de Educação, Esporte e Lazer de Guarujá, João José de Oliveira Pecchiore, os dados preliminares são satisfatórios. “Claro que temos a avançar, mas é preciso ressaltar que o resultado parcial é melhor que o esperado. Graças ao empenho dos professores e a ajuda da família, fatores essenciais nesse processo de aprendizagem on-line, nada disso seria possível. A nossa meta, aliás, é nenhum aluno para trás”.

Ao detalharmos o percentual de acessos nos três níveis de ensino, a melhor marca é identificada no Ensino Fundamental I (1° ao 5° ano), com 88% de adesão, ou seja, acesso de 12.895 alunos. Desses, 11.348 estão no projeto, e outros 1.547 (12%) na busca ativa.    

Na sequência vem o Ensino Infantil com índice de 73%, ou seja, 4.781 contam com acesso e outros 1.741 (26,7%) fazem parte da busca ativa. Por fim, o Ensino Fundamental II (6° ao 9° ano), apresenta uma taxa de 68,5%, com 5.166 alunos no acesso e, na busca ativa, outros 2.376 (31,5%) sendo identificados.

 O que compõe a Busca Ativa

 Ligações telefônicas (número de telefones dos responsáveis registrados na ficha de matrícula do aluno); 

Criação de grupos de WhatsApp com os responsáveis para manter o vínculo, utilizando também para o resgate de participação do aluno;

 Cartazes na porta da unidade de ensino e comércios nas proximidades da escola, chamando a atenção para a participação na execução dos roteiros de estudo;Mensagens publicadas nas páginas de Facebook da escola e enviadas através do WhatsApp e Messenger;Vídeos com a equipe gestora chamando a atenção dos pais e responsáveis quanto a importância da participação e devolutiva das atividades na escola e/ou por e-mail;

Alguns funcionários (inspetores de alunos) foram até o endereço de cada criança para conhecer melhor as dificuldades e auxiliar na efetiva participação;As escolas que são polos de alimentação também chamaram a atenção para a participação dos roteiros de estudo;

Além da procura normal de informações no balcão da secretaria da escola, ocorreram momentos de entrega de cestas básicas, CPFs e a entrega de declaração de atualização de vacinas por parte dos responsáveis.Estes momentos foram também utilizados para o contato com os pais com a finalidade da participação dos alunos;

 Algumas escolas utilizaram também líderes de comunidade (pais de alunos) e ex alunos para levar recados às famílias que não se fizeram presentes na participação dos roteiros de estudo;

 Cartas elaboradas pelas equipes gestoras e que foram entregues por pessoas conhecidas da escola e comunidade em geral para os alunos que não realizaram nenhuma atividade;

Utilização de caixas de som para chamar a atenção dos alunos 

  Pecchiore explica que essa busca visa identificar o aluno que não participa do projeto de nenhuma forma. “As escolas vêm mantendo contato intenso com as famílias. Além disso, estamos colocando faixas nas comunidades e em breve teremos carro de som. O objetivo é trazer esses alunos para o Ensino Remoto, de modo que acessem ou retirem o conteúdo impresso. Também estamos fazendo o levantamento das regiões onde estão esses estudantes”.

 Ele exemplifica, ainda, que às vezes só a mãe ou pai possuem celular em casa e, ao sair para o trabalho, a criança não consegue realizar as atividades, o que dificulta a comunicação com a escola, também. “A gente se preocupa com esses alunos”, finaliza.  

 BOX 1:

Avanços

- Pais têm aprovado metodologias utilizadas pela Sedel.

- A cada semana interação entre alunos e professores é aperfeiçoada

- Uso das redes sociais pelos professores, como por exemplo, o facebook para postagens de vídeos complementando os temas dos roteiros, e orientações das atividades.

- Troca de dicas em como realizar os trabalhos e pesquisas.

- Orientadores de ensino auxiliam os alunos que não tem acesso, na resolução de dúvidas

- Maior apoio efetivo das famílias

 BOX2:

Desafios encontrados

- Alunos sem acesso a internet, notebook ou computador e até celular

- Parte dos estudantes possui pacote de internet com poucos dados, o os fazem preferir fazer a retirada de atividades impressas para poupar os dados do pacote mensal.

- Na primeira semana de funcionamento da plataforma, alguns alunos apresentaram dificuldades com o envio dos e-mails

- Alunos e familiares acometidos pelo novo coronavírus

- Agravamento da situação econômica das famílias por conta da pandemia

Comentarios

Previsão do tempo


MÁX

MIN

Estradas

Segurança

Colunas e Blogs

Geral

Política

Esporte

Variedades

Horóscopo Cigano

Horóscopo Cigano - 30 de julho a 6 de agosto

  • COROA - 30 de julho a 6 de agosto

     (20 DE ABRIL A 20 DE MAIO) Fase de revoluções onde você vira o jogo e busca respostas de uma maneira mais agressiva, é preciso ter cautela com as palavras para não ter problemas maiores. Cuidado para não confundir o seu relacionamento amoroso com suas questões profissionais. Bom momento para cuidar da sua saúde física e espiritual, buscando o equilíbrio para lidar com algumas questões particulares. Questões familiares são melhores resolvidas depois de uma conversa amiga.

  • CANDEIAS - 30 de julho a 6 de agosto

     (21 DE MAIO A 20 DE JUNHO) O momento não te favorece muito, porém tudo pode mudar dentro de um determinado tempo, basta você saber lidar com todas as situações e não se precipitar diante dos fatos. Cuide-se mais em questões profissionais, fuja do comodismo e arrisque um pouco mais, as questões que te rondam podem não estar favoráveis mas isso não quer dizer que você não tenha a capacidade para dar a volta por cima. Saiba lidar com todas as situações.

  • RODA - 30 de julho a 6 de agosto

     (21 DE JUNHO A 21 DE JULHO) Fase de renovação, de entusiasmo e muita fé, você se depara com boas respostas porém os dias esclarecem os assuntos e você passa a se preocupar menos, tudo começa a fazer mais sentido enfim até mesmo há uma melhora nas questões de saúde. O momento é de bons pensamentos, bons sentimentos enfim aquela nuvem de preocupações familiares começa a se dissipar e os dias ficam melhores, mais oportunos.

  • SINO - 30 de julho a 6 de agosto

     (23 DE AGOSTO A 22 DE SETEMBRO)  Momento de renovação, de fé e entusiasmo, você volta a agir diante das situações, consegue mudar o que for preciso e vai um pouco mais além daquilo que você precisa. As mudanças favorecem o seu astral, mas você precisa resolver certos assuntos pendentes, encarar de frente certas situações que acabaram te trazendo uma certa dor de cabeça. No amor tente entender a pessoa amada, muitas vezes voc~e age com grosseria sem necessidade.

  • MOEDAS - 30 de julho a 6 de agosto

     (23 DE SETEMBRO A 22 DE OUTUBRO) Você tende a mudar a sua maneira de agir nas questões profissionais, está mais tranquilo(a) diante dos assuntos financeiros porém ainda enfrenta certas dificuldades em particular. Controle-se diante dos fatos, busque a paz acima de tudo, deixe o tempo agir e liberte-se do passado vivendo uma vida mais equilibrada no presente. No amor tudo tende a ficar bem dentro de alguns dias, os relacionamentos começam a acontecer de maneira positiva.

  • ADAGA - 30 de julho a 6 de agosto

    ( 23 DE OUTUBRO A 21 DE NOVEMBRO) Fase de fé e determinação, momento de luz e boas energias astrais, você busca novidades para os seus caminhos, está decidido(a) a inverter as situações e seguir uma nova jornada muito mais positiva. Garra e determinação não vão faltar neste momento de mudanças radicais e sentimentos fortes e intensos, será preciso fôlego para seguir com seus bons planos. No amor será preciso tomar cuidado com as palavras pois sem querer você pode ofender a pessoa amada.

  • FERRADURA - 30 de julho a 6 de agosto

    (22 DE DEZEMBRO A 20 DE JANEIRO) Dias de luz e alegrias, momento de boas realizações e novidades que mudam o seu astral, é hora de agir diante das questões, favorecer a sua vida de maneira positiva. Concentre-se mais em seus objetivos, busque a paz espiritual para os seus caminhos, não se deixe levar pelos imprevistos que rondam a sua vida. Esqueça o passado e viva o presente, corra atrás dos seus objetivos com mais intensidade e muita fé.

  • TAÇA - 30 de julho a 6 de agosto

     (21 DE JANEIRO A 29 DE FEVEREIRO) Será preciso muito equilíbrio e muita compreensão de sua parte para virar o jogo diante das questões, não se deixe levar pelos fatos, faça o que for preciso para vencer seus obstáculos, deixe pra lá tudo aquilo que só atrapalha os seus caminhos, vá viver as suas oportunidades de maneira positiva sem se deixar levar pelos acontecimentos. Mudanças em sua maneira de pensar e de agir, reviravoltas favoráveis que trazem a ti uma alegria a mais para continuar, para criar uma nova história.

  • CAPELA - 30 de julho a 6 de agosto

     (20 DE FEVEREIRO A 20 DE MARÇO) Você decide seguir com mais fé e entusiasmo, porém ainda enfrenta certas situações de maneira firme e decidida, sabe que está enfrentando grandes batalhas porém ainda mantém o foco dos seus objetivos. Mudanças costumam acontecer em seus caminhos para que você aprenda a se desapegar de situações nada favoráveis. Tente manter o foco dos seus objetivos e se liberte de tudo aquilo que de uma certa maneira te perturba.

  • PUNHAL - 30 de julho a 6 de agosto

     (21 DE MARÇO A 20 DE ABRIL)  Momento de reorganizar seus planos buscando o equilíbrio diante de todos os assuntos.No amor tente ser compreensivo(a) para não resultar num término desnecessário. Tudo tem o tempo certo para acontecer portanto não insista em algo que ainda está longe de te dar uma resposta positiva, você pode estar perdendo tempo e outras boas oportunidades que com certeza te trarão melhores respostas profissionais e financeiras.

  • ESTRELA - 30 de julho a 6 de agosto

     (22 DE JULHO A 22 DE AGOSTO)  Fase de amor e fé, momento de boas realizações e de novidades que esclarecem os seus ideais, é hora de seguir em frente, aceitar os fatos e virar o jogo com mais entusiasmo e alegria, embora ainda existam certas questões a serem resolvidas você segue a sua intuição e as respostas surgem de maneira satisfatória em seus caminhos. Na busca de dias melhores tudo começa a acontecer de maneira positiva, você se liberta dos seus medos e encara uma nova jornada.

  • MACHADO - 30 de julho a 6 de agosto

     ( 22 DE NOVEMBRO A 21 DE DEZEMBRO) Boas vibrações, maravilhosas respostas, momento de luz e alegrias, fase de paz, de união e reviravoltas favoráveis em seus caminhos. Mudanças necessárias e oportunas surgem e você se depara com situações agradáveis que incentivam os seus bons projetos. Cuide-se bem sempre e não se deixe levar pelos imprevistos ao seu redor, continue focado(a) em seus objetivos pois você já sentiu que tudo tende a dar certo. No amor novas respostas surgem porém seu foco é outro nos dias de hoje.