Cão da Guarda Civil Municipal se aposenta após sete anos de serviço | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte

Sistema Costa Norte de Comunicação

Logo do Jornal Costa Norte

Cão da Guarda Civil Municipal se aposenta após sete anos de serviço

Da Redação
30 de junho de 2020 às 17:20
Foto: Divulgação/Prefeitura de Praia Grande

Foto: Divulgação/Prefeitura de Praia Grande


Depois de sete anos prestando serviços ao Canil da Guarda Civil Municipal(GCM) de Praia Grande, chegou a hora do cão Kratos, integrante do grupamento, se aposentar. E além de uma nova rotina, agora sem patrulhamentos, Kratos ganhou também uma nova missão: alegrar uma família.

A despedida de Kratos deve acontecer nos próximos dias, quando deverá também ser assinado o termo de doação pelos responsáveis pelo Canil e seu novo tutor, o bombeiro civil Marcio Giovani Conzatti de Oliveira, que levará o cão para Mongaguá, onde mora com a mãe (que também esteve no canil na ocasião) e com a tia, de 80 anos, diagnosticada com a Doença de Alzheimer. “O Kratos vai fazer companhia para minha tia, que sempre gostou muito de cachorros. Acreditamos que ele fará muito bem a ela”.


Participe dos nossos grupos ℹ https://bit.ly/COSTA6 🕵‍♂Informe-se, denuncie!


O cão é um pastor belga de malinois foi treinado para o trabalho de faro e tem um temperamento bastante dócil e tranquilo. Atuou em várias ocorrências ao longo de sua carreira, incluindo a localização de substâncias entorpecentes. Mas também era um dos cães mais requisitados nas ações sociais do grupamento, como visitas aos idosos do Lar São Francisco de Assis, ao Hospital Irmã Dulce e Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), entre outras instituições.


Giovani conta que, justamente pela condição da tia, procurava há alguns anos um cão que tivesse pertencido a alguma corporação por acreditar que a disciplina seja um diferencial neste caso. “Quando conheci o Canil da GCM de Praia Grande e soube que o Kratos estava para se aposentar, desejei que ele fosse o novo membro da família”.

E assim aconteceu. Foram algumas visitas de Giovani ao canil, muitas conversas com Flávio Alves da Silva, o guarda civil que conduziu Kratos durante todos esses anos na corporação, até que a decisão fosse tomada. Flávio explica que a legislação que institui o Canil da GCM (decreto 4268/07) permite que o animal seja doado a particulares caso não seja possível ser mantido com seu antigo condutor ou integrantes do grupamento (canil) ou mesmo da corporação (GCM), ou ainda instituições e organizações do Estado.


A legislação determina também que os cães sejam aposentados ao completarem 8 anos serviço efetivo prestado à Guarda Civil Municipal ou compulsoriamente ao atingirem o limite de idade de 10 anos. Emocionado, Flávio contou que o sentimento por Kratos é de gratidão,afinal, o cão chegou ao canil ainda filhote e foi um excelente companheiro de trabalho e um amigo fiel durante todos esses anos. “Foram muitas ações, muitas ocorrências, muito entrosamento nesse tempo todo. Mas fico feliz que ele poderá fazer companhia a alguém que precisa e sei que fará isso muito bem”.


Atualmente, o Canil da GCM conta com 11 cães sendo seis deles filhotes ainda em treinamento. O treinamento é diário e tem como objetivo possibilitar a complementação de ações e operações de segurança pública. Seus integrantes participam de diversos cursos, entre eles os de cinofilia (cuidados na criação de cães) e cinotecnia (estudo da anatomia,comportamento, psicologia, fisiologia dos cães). Além do patrulhamento preventivo e ostensivo, de fundamental importância na corporação, o Canil participa de atividades educacionais e sociais, como as visitas em escolas com apresentação de show dog (adestramento) e a instituições beneficentes.

Comentarios

O que fazer em Praia Grande

Previsão do tempo


MÁX

MIN

Estradas

Segurança

Colunas e Blogs

Geral

Política

Esporte

Variedades

Horóscopo Cigano

Horóscopo Cigano - de 2 a 8 de julho

  • COROA - 2 a 8 de julho

    (20 DE ABRIL A 20 DE MAIO) Uma força muito protetora surge em seus caminhos, é como se uma luz te guiasse para a resposta ideal colocando novas oportunidades à sua frente. Aproveite os bons momentos e siga em frente de maneira sábia, se desapegando de certas situações que só atrapalharam os seus caminhos e buscando novos dias muito mais proveitosos e seguros. No amor é hora de conversar e também de entender a opinião da pessoa amada.

  • CANDEIAS - 2 a 8 de julho

     (21 DE MAIO A 20 DE JUNHO) Momento oportuno para refletir sobre seus atos, muitas coisas aconteceram e fizeram com que tudo mudasse ao seu redor. Os planos não saíram como você desejava porém não é hora de desistir, dê um tempo para tudo, cuide um pouco mais de si mesmo(a) da sua espiritualidade enfim há um outro significado para tais questões e em breve muito breve você saberá de tudo. Apenas respire fundo e se prepare para uma nova fase em sua vida.

  • RODA - 2 a 8 de julho

    (21 DE JUNHO A 21 DE JULHO) Muitas das questões ao seu redor acabam atrapalhando o seu raciocínio, mudanças acontecem de acordo com o passar dos dias porém é necessário manter o equilíbrio e a fé. Assuntos familiares são  resolvidos durante a semana porém você permanece com a mesma opinião devido a pequenos imprevistos que surgem em seus caminhos. No amor a fase é de luz e respostas e você consegue entender-se mais com a pessoa amada.

  • SINO - 2 a 8 de julho

    (23 DE AGOSTO A 22 DE SETEMBRO) Na busca de dias melhores você se depara com algumas situações ainda mal resolvidas, e uma delas é o amor que ainda te deixa dúvidas e incertezas. Pense antes de agir e não se deixe confundir diante das situações, o seu coração pede uma mudança radical mas a razão te traz para o raciocínio lógico te mostrando que agora não é o momento de agir dessa forma. Você está naquele exato momento em que deve fazer silêncio diante de todas as situações.

  • MOEDAS - 2 a 8 de julho

     (23 DE SETEMBRO A 22 DE OUTUBRO) Uma nova oportunidade de recomeçar, de buscar dentro do seu eu interior novas respostas que façam mais sentido aos seus caminhos. Mudanças favorecem o seu astral, siga a sua intuição e transforme os seus dias. Com o decorrer do tempo tudo muda de maneira favorável e você consegue dar a volta por cima diante das situações. Bom momento para cuidar da sua saúde física e espiritual, voltando-se mais à sua fé você garante melhores respostas.

  • ADAGA -2 a 8 de julho

     (23 DE OUTUBRO A 21 DE NOVEMBRO) As novidades surgem em seus caminhos e você se inspira nas questões profissionais. É hora de arriscar diante das situações, busque o equilíbrio no profissionalismo deixando tudo acontecer de maneira favorável. Manter a calma nas questões amorosas é  mais sábio a se fazer no momento, pois imprevistos acontecem e nem sempre é motivo para se levar a ferro e fogo. Respire fundo e tenha uma conversa mais tranquila e agradável.

  • FERRADURA - 2 a 8 de julho

    (22 DE DEZEMBRO A 20 DE JANEIRO) Fase de fé e bons presságios,momento de luz e boas realizações onde você segue com mais entusiasmo e força. Os dias são favoráveis para o trabalho onde a sua criatividade vai estar em alta, os momentos são de força e otimismo e você consegue interagir diante das situações. No amor as suas dúvidas ainda permanecem porém é tempo de renovar os seus sentimentos e também de tomar decisões que te tragam mais alegrias.

  • TAÇA - 2 a 8 de julho

     (21 DE JANEIRO A 29 DE FEVEREIRO) Não é hora de fazer corpo mole diante das situações, busque resoluções favoráveis pois você sempre foi de correr atrás dos seus objetivos, só está cansado(a) diante dos fatos ao seu redor. Encontre a sua paz interior e continue firme com seus propósitos, você tem capacidade e muito de virar o jogo, só precisa se manter em estado de alerta diante dos seus objetivos. No amor tente controlar os seus impulsos e saiba separar os setores da sua vida.

  • CAPELA - 2 a 8 de julho

     (20 DE FEVEREIRO A 20 DE MARÇO) Fase de luz e boas realizações enfim você acorda para novas oportunidades e vence seus medos com fé e determinação. Construa uma nova oportunidade a si mesmo(a) e fuja de situações embaraçosas que possam vir a atrapalhar o seu progresso. No amor evite fantasiar as situações, seja mais exato(a) diante das questões, faça acontecer de maneira positiva e não se deixe levar por brigas desnecessárias que só afastam a pessoa amada de você.

  • PUNHAL - 2 a 8 de julho

    (21 DE MARÇO A 20 DE ABRIL) Organize-se mais , busque o equilíbrio diante das situações pois é hora de rever conceitos e buscar a melhor resposta. Mesmo que você não concorde muito com algumas situações é hora de buscar as respostas e elas podem vir de um lado contrário porém é a ideal no momento. Busque a paz acima de tudo e todas as questões serão diferentes, tanto no amor como na área profissional que te deixou muitas dúvidas.

  • ESTRELA - 2 a 8 de julho

      (22 DE JULHO A 22 DE AGOSTO) Fase de renovação e fé, você passa por transformações significativas em seus caminhos, quer resolver tudo de maneira positiva porém ainda existe a necessidade de esclarecer certos assuntos que ainda interrompem o seu progresso. No amor é hora de apostar no novo, na busca de novas alegrias e na positividade , criar dias melhores e situações mais agradáveis sabendo entender a pessoa amada e se desapegando das desconfianças.

  • MACHADO - 2 a 8 de julho

    (22 DE NOVEMBRO A 21 DE DEZEMBRO) Dentro em breve você estará bem em todos os sentidos, vai se sentir melhor quando conseguir resolver um assunto importante. Muitas verdades serão esclarecidas porém o seu coração está decidido a mudar, mesmo que uma resposta positiva surja em seus caminhos o seu destino já aponta uma nova jornada, uma nova história repleta de muitas alegrias. Volta a brilhar dentro de você aquela energia contagiante que eleva o seu astral.