Ensaios fotográficos online ganham força na quarentena | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte

Sistema Costa Norte de Comunicação

Logo do Jornal Costa Norte

Ensaios fotográficos online ganham força na quarentena

Da Redação
06 de junho de 2020 às 16:28
.

Com a necessidade de se reinventar durante a quarentena, fotógrafos começaram a investir em uma modalidade jamais imaginada: o ensaio virtual, feito a distância. Foi o caso da fotógrafa paulista Tainá Medeiros, idealizadora do Projeto 50+porque você pode, que precisou inovar e decidiu apostar no digital, com a proposta do OnClick.

"Vi a necessidade de me reinventar para continuar fazendo o que amo tanto e conseguir proporcionar uma experiência leve para a quarentena, que não tem sido fácil em todos os sentidos. A inspiração veio em alguns perfis estrangeiros e no primeiro momento pensei que não seria possível", disse.

Tudo é feito por um aplicativo de chamada de vídeo. A fotógrafa direciona a modelo, indica poses e como posicionar o celular. Depois do trabalho, ela seleciona as melhores fotos e faz a edição do material. 

"É um exercício para a criatividade. Esses ensaios exigem muito mais atenção, pois a direção da modelo é fundamental, assim como a direção de como posicionar o celular, que pode ser realmente desafiadora", afirmou.

Um dos pontos mais positivos do ensaio neste formato, argumenta Tainá, é usar a tecnologia para encurtar as distâncias. "Fiz ensaios em várias cidades como Anápolis, Rio de Janeiro e Santos. É muito legal conseguir usar a tecnologia a nosso favor", confessou.

Para reforçar ainda mais a autoestima das mulheres durante o isolamento, a fotógrafa decidiu ir além dos ensaios e vai lançar, no próximo mês, um ebook para quem gosta de fotografar com seu smartphone, mas não possui muita experiência. 

"As lentes dos celulares hoje em dia são muito potentes, mas é preciso saber usar da maneira correta. E eu quero que mais pessoas se apaixonem pela fotografia e por si mesmas", relatou a fotógrafa.

No livro digital, Tainá pretende ensinar as pessoas a usarem o próprio celular para se fotografar, sem gastar com uma super produção. 

"Passamos por um momento complicado, e muita gente se sente só com o isolamento. Então, é bom ter um respiro, sair da invisibilidade e minimizar os efeitos da quarentena", salientou.

Autoestima no isolamento social

Um das fotografadas por Tainá via online foi a nutricionista Simone Bassi Blank, de Santos (SP). Ela foi selecionada para a campanha 50+porque você pode, da fotógrafa Tainá Medeiros, que aconteceria em março. 

"Como foi adiada por causa da pandemia, mantínhamos contato pelo grupo, o que fazia as expectativas aumentarem.  Então, Tainá teve a ideia do ensaio online e perguntou se eu topava testar. Na mesma hora aceitei e marcamos a sessão", recordou.

Como elas não se conheciam pessoalmente, marcaram uma reunião através do aplicativo FaceTime. "Por meio do aplicativo, ela conduziu todo o proceder...para onde olhar, o que vestir. Mas foi sem produção, sem make, cabelo lavado, apenas a curtição do momento. Por alguns instantes a dor do isolamento social ficou em segundo plano, foi tudo inusitado, leve e delicioso.  O olhar cuidadoso e o talento dela criou este resultado surpreendente. As fotografias ficaram lindas e capturaram uma sensualidade delicada que existe em toda mulher independente do corpo e da idade. Me reconhecer nesse formato, aos 53 anos, foi um resgate de autoestima que eu adorei participar e recomendo", relatou Simone.

A modelo fotográfica Maria Mirella Cardoso, de São Paulo, já está acostumada com as lentes, mas é a primeira vez que participa desse formato. 

"Recebi o convite da Tainá para estrear esse novo projeto #OnClick e nunca tinha feito nada parecido, me surpreendi com tudo. Mesmo a distância, a fotógrafa fez toda direção das poses, confesso que amei fazer fotos com uma mulher, me senti super à vontade, foi leve, divertido, as fotos estão lindas. Agora podemos tirar foto com toda segurança em época de pandemia", disse Maria Mirella.

A empresária Ana Luiza Cotrim, de Anápolis (GO), se disse encantada com o resultado das fotos.

"Em meio a essa crise que estamos vivendo, os profissionais estão tendo que se reinventar e abusar da criatividade cada vez mais e ainda bem que a tecnologia permite esse ensaio inovador. E foi no conforto do meu lar; assim pude explorar todos dos cantos da minha casa e o resultado das minhas fotos ficou maravilhoso, como se fosse um ensaio presencial mesmo. Estou encantada com essa oportunidade e com esse trabalho", comemorou.

Arte exige foco extra

Assim como Tainá, a fotógrafa Luciana Heringer, de Brasília, também tem mantido seu trabalho a distância. Ela contou que está conseguindo realizar os trabalhos agendados antes da quarentena, mas disse que os ensaios exigem agora um foco extra na direção de fotografia.

"O ensaio online é a prova de que a fotografia se adapta às necessidades que surgem, seja para aqueles que querem registrar esse momento de pandemia ou para aqueles que já tinham algo planejado, como aniversários. No dia 15 de junho, participarei da festa online do Felipe, que fará dois anos. A mãe dele tinha tudo programado para essa comemoração, agora será online: convidados e fotógrafa. Já fizemos um teste, conversamos sobre o melhor lugar para a mesa e o horário", descreveu Luciana.

Para ela, esse tipo de fotografia não substitui a presencial, mas ajuda a manter a renda. "Enquanto estamos privados do convívio social, esse tipo de fotografia nos ajuda, mas não substitui a fotografia presencial, na qual temos um equipamento profissional e uma direção mais precisa", observou.

Luciana explicou que pode fazer o ensaio por outras plataformas de vídeo chamada, mas prefere por FaceTime, porque a resolução é melhor. 

"Fazemos uma chamada de vídeo antes para conhecer o ambiente e os pontos com a melhor iluminação da casa. Na hora combinada, entro novamente por chamada de vídeo e vamos interagindo e fotografando.  Nesse tipo de fotografia, a principal dificuldade é conhecer o que tem em volta, mas vamos nos adaptando. Tenho percebido muita facilidade por parte das crianças que já brincam com o celular normalmente, elas não percebem que estão sendo fotografadas, é uma diversão!", disse.

A fotógrafa explicou os detalhes do trabalho. "A gente pede para colocar o celular normalmente em um suporte. Tem um botão chamado live, aí vou pedindo para colocar na vertical, ou horizontal, vou encaminhando e eu vou fazendo as fotos. A direção de fotografia é mais trabalhosa, mais suada. O grande segredo é posicionar o celular de frente para uma luz boa, de acordo com o horário, não é uma tarefa muito simples não, mas a gente vai se adaptando", finalizou.

Edição: Kleber Sampaio

Fonte: EBC Geral

Comentarios

Previsão do tempo


MÁX

MIN

Estradas

Segurança

Colunas e Blogs

Geral

Política

Esporte

Variedades

Horóscopo Cigano

Horóscopo Cigano - de 2 a 8 de julho

  • COROA - 2 a 8 de julho

    (20 DE ABRIL A 20 DE MAIO) Uma força muito protetora surge em seus caminhos, é como se uma luz te guiasse para a resposta ideal colocando novas oportunidades à sua frente. Aproveite os bons momentos e siga em frente de maneira sábia, se desapegando de certas situações que só atrapalharam os seus caminhos e buscando novos dias muito mais proveitosos e seguros. No amor é hora de conversar e também de entender a opinião da pessoa amada.

  • CANDEIAS - 2 a 8 de julho

     (21 DE MAIO A 20 DE JUNHO) Momento oportuno para refletir sobre seus atos, muitas coisas aconteceram e fizeram com que tudo mudasse ao seu redor. Os planos não saíram como você desejava porém não é hora de desistir, dê um tempo para tudo, cuide um pouco mais de si mesmo(a) da sua espiritualidade enfim há um outro significado para tais questões e em breve muito breve você saberá de tudo. Apenas respire fundo e se prepare para uma nova fase em sua vida.

  • RODA - 2 a 8 de julho

    (21 DE JUNHO A 21 DE JULHO) Muitas das questões ao seu redor acabam atrapalhando o seu raciocínio, mudanças acontecem de acordo com o passar dos dias porém é necessário manter o equilíbrio e a fé. Assuntos familiares são  resolvidos durante a semana porém você permanece com a mesma opinião devido a pequenos imprevistos que surgem em seus caminhos. No amor a fase é de luz e respostas e você consegue entender-se mais com a pessoa amada.

  • SINO - 2 a 8 de julho

    (23 DE AGOSTO A 22 DE SETEMBRO) Na busca de dias melhores você se depara com algumas situações ainda mal resolvidas, e uma delas é o amor que ainda te deixa dúvidas e incertezas. Pense antes de agir e não se deixe confundir diante das situações, o seu coração pede uma mudança radical mas a razão te traz para o raciocínio lógico te mostrando que agora não é o momento de agir dessa forma. Você está naquele exato momento em que deve fazer silêncio diante de todas as situações.

  • MOEDAS - 2 a 8 de julho

     (23 DE SETEMBRO A 22 DE OUTUBRO) Uma nova oportunidade de recomeçar, de buscar dentro do seu eu interior novas respostas que façam mais sentido aos seus caminhos. Mudanças favorecem o seu astral, siga a sua intuição e transforme os seus dias. Com o decorrer do tempo tudo muda de maneira favorável e você consegue dar a volta por cima diante das situações. Bom momento para cuidar da sua saúde física e espiritual, voltando-se mais à sua fé você garante melhores respostas.

  • ADAGA -2 a 8 de julho

     (23 DE OUTUBRO A 21 DE NOVEMBRO) As novidades surgem em seus caminhos e você se inspira nas questões profissionais. É hora de arriscar diante das situações, busque o equilíbrio no profissionalismo deixando tudo acontecer de maneira favorável. Manter a calma nas questões amorosas é  mais sábio a se fazer no momento, pois imprevistos acontecem e nem sempre é motivo para se levar a ferro e fogo. Respire fundo e tenha uma conversa mais tranquila e agradável.

  • FERRADURA - 2 a 8 de julho

    (22 DE DEZEMBRO A 20 DE JANEIRO) Fase de fé e bons presságios,momento de luz e boas realizações onde você segue com mais entusiasmo e força. Os dias são favoráveis para o trabalho onde a sua criatividade vai estar em alta, os momentos são de força e otimismo e você consegue interagir diante das situações. No amor as suas dúvidas ainda permanecem porém é tempo de renovar os seus sentimentos e também de tomar decisões que te tragam mais alegrias.

  • TAÇA - 2 a 8 de julho

     (21 DE JANEIRO A 29 DE FEVEREIRO) Não é hora de fazer corpo mole diante das situações, busque resoluções favoráveis pois você sempre foi de correr atrás dos seus objetivos, só está cansado(a) diante dos fatos ao seu redor. Encontre a sua paz interior e continue firme com seus propósitos, você tem capacidade e muito de virar o jogo, só precisa se manter em estado de alerta diante dos seus objetivos. No amor tente controlar os seus impulsos e saiba separar os setores da sua vida.

  • CAPELA - 2 a 8 de julho

     (20 DE FEVEREIRO A 20 DE MARÇO) Fase de luz e boas realizações enfim você acorda para novas oportunidades e vence seus medos com fé e determinação. Construa uma nova oportunidade a si mesmo(a) e fuja de situações embaraçosas que possam vir a atrapalhar o seu progresso. No amor evite fantasiar as situações, seja mais exato(a) diante das questões, faça acontecer de maneira positiva e não se deixe levar por brigas desnecessárias que só afastam a pessoa amada de você.

  • PUNHAL - 2 a 8 de julho

    (21 DE MARÇO A 20 DE ABRIL) Organize-se mais , busque o equilíbrio diante das situações pois é hora de rever conceitos e buscar a melhor resposta. Mesmo que você não concorde muito com algumas situações é hora de buscar as respostas e elas podem vir de um lado contrário porém é a ideal no momento. Busque a paz acima de tudo e todas as questões serão diferentes, tanto no amor como na área profissional que te deixou muitas dúvidas.

  • ESTRELA - 2 a 8 de julho

      (22 DE JULHO A 22 DE AGOSTO) Fase de renovação e fé, você passa por transformações significativas em seus caminhos, quer resolver tudo de maneira positiva porém ainda existe a necessidade de esclarecer certos assuntos que ainda interrompem o seu progresso. No amor é hora de apostar no novo, na busca de novas alegrias e na positividade , criar dias melhores e situações mais agradáveis sabendo entender a pessoa amada e se desapegando das desconfianças.

  • MACHADO - 2 a 8 de julho

    (22 DE NOVEMBRO A 21 DE DEZEMBRO) Dentro em breve você estará bem em todos os sentidos, vai se sentir melhor quando conseguir resolver um assunto importante. Muitas verdades serão esclarecidas porém o seu coração está decidido a mudar, mesmo que uma resposta positiva surja em seus caminhos o seu destino já aponta uma nova jornada, uma nova história repleta de muitas alegrias. Volta a brilhar dentro de você aquela energia contagiante que eleva o seu astral.