Fim do turismo de entretenimento com animais silvestres pode evitar pandemias | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte

Sistema Costa Norte de Comunicação

Logo do Jornal Costa Norte

Fim do turismo de entretenimento com animais silvestres pode evitar pandemias

Da Redação
03 de junho de 2020 às 11:55

A Proteção Animal Mundial, organização não-governamental que trabalha em prol do bem-estar dos animais, enviou uma carta aberta para a Organização Mundial do Turismo (OMT), pedindo que a instituição e seu Comitê de Crise para o Turismo Global liderem o caminho para garantir que animais silvestres não sejam mais explorados em atrações de entretenimento pelo mundo.


Participe dos nossos grupos ℹ https://bit.ly/3crDpWp 🕵‍♂Informe-se, denuncie!


Além da Proteção Animal Mundial, mais de 150 outras organizações assinam a carta, dentre elas a Aliança Pró Biodiversidade, Instituto Arara Azul, Humane Society International  (HSI), Freeland Brasil, Fundação Born Free, Animal Welfare Institute (AWI), além de empresas de turismo, como Gondwana Brasil, Intrepid Travel, Inverted America e Vivejar, e associações que representam o setor, com destaque para o Coletivo Muda!


Severamente impactado pela pandemia do novo coronavírus, o turismo mundial busca formas para se recuperar gradativamente a partir das medidas de relaxamento propostas pelos países. Organização multilateral chave para o setor, a OMT elaborou um conjunto de 23 recomendações para a indústria voltar a crescer, contudo, nenhuma delas inclui a proteção da vida silvestre.


“Com a crise da covid-19, ficou evidente a relação existente entre a exploração comercial de animais silvestres - como aquela realizada pela indústria de turismo, quando mantém cruelmente em cativeiro animais para a diversão de turistas - e os riscos dessa prática para a saúde humana, economia e os níveis de emprego.


O contato próximo e desnecessário entre humanos e esses animais aumenta as chances de transmissão de zoonoses, o que pode ter efeitos catastróficos e devastadores, como o que estamos vivendo agora”, afirma o gerente de Vida Silvestre da Proteção Animal Mundial, João Almeida.


Espetáculos de golfinhos, passeios em elefantes e dromedários e abraços e selfies com bichos preguiças, araras e tigres são exemplos de atrações turísticas que oferecem interação com a vida silvestre em cativeiro, representando, aproximadamente, 40% do turismo em todo o mundo.


O crescimento exponencial do turismo nas últimas décadas gerou um crescimento no comércio de animais para serem explorados pela indústria. Nesses locais, essas espécies sofrem em condições desumanas de cativeiro, são usadas como acessórios para atividades totalmente antinaturais, além de viverem confinados, acorrentados, sofrendo abusos físicos e psicológicos durante toda a vida.


“A retórica da indústria faz com que milhões de turistas consumam de maneira inconsciente, ao pensar que os espetáculos e as experiências ofertadas estão livres de sofrimento animal, ou que o foco sejam supostos benefícios educacionais, de preservação do meio ambiente ou de conservação da biodiversidade. Contudo, as evidências e dados científicos mais atuais mostram como essa narrativa tem pouco fundamento”, explica Almeida.


Estima-se que até 550 mil animais silvestres sejam mantidos em cativeiro para serem explorados pela indústria de turismo. Esse comércio, que movimenta bilhões de dólares todos os anos, retira animais de seus ambientes naturais – estimulando o comércio ilegal e legal e ameaçando a biodiversidade – e impulsiona a criação em cativeiro para fins meramente comerciais, expondo-os à crueldade e ao estresse permanentes, com animais imunodeprimidos e todo um ambiente favorável ao surgimento e proliferação de novas doenças infecciosas.


“Para que a indústria do turismo retome e volte mais forte, a OMT precisa garantir a proteção dos animais silvestres que estão aprisionados pelo setor e coibir que novos animais sejam mantidos em cativeiro para a exploração pelo entretenimento. Além disso, a organização deve incluir dentre os seus parceiros os verdadeiros santuários de vida silvestre e as atrações que ofereçam uma observação responsável dos animais silvestres livres, em seus habitats naturais”, finaliza o gerente.


Fim do comércio de animais silvestres

A Proteção Animal Mundial recomenda que a Organização Mundial do Turismo apele para a eliminação progressiva de todo e qualquer uso da vida silvestre em cativeiro para entretenimento.


Ao fazer isso, a OMT tem a oportunidade única de encaminhar e solucionar a exploração e o sofrimento desses milhares de animais. E evitar futuras pandemias, ajudando a proteger a saúde humana ao mesmo tempo em que promove a recuperação responsável e resiliente da economia e do setor turístico.


O pedido para a OMT, faz parte da campanha global da Proteção Animal Mundial que pede que os líderes do G20 trabalhem para a proibição permanente do comércio de animais silvestres no mundo.

Em abaixo-assinado, iniciado em maio de 2020, a organização pede que o tema seja incluído na agenda da cúpula anual do G20 que acontece em novembro próximo. Como parte do G20, o governo brasileiro tem o poder de influenciar as superpotências globais a tomarem a atitude necessária para proteger os animais, as pessoas e o planeta. 


Mais informações: https://www.worldanimalprotection.org.br/g20


Sobre a Proteção Animal Mundial (World Animal Protection)

A Proteção Animal Mundial move o mundo para proteger os animais por mais de 50 anos. A organização trabalha para melhorar o bem-estar dos animais e evitar seu sofrimento.


As atividades da organização incluem trabalhar com empresas para garantir altos padrões de bem-estar para os animais sob seus cuidados; trabalhar com governos e outras partes interessadas para impedir que animais silvestres sejam cruelmente negociados, presos ou mortos; e salvar as vidas dos animais e os meios de subsistência das pessoas que dependem deles em situações de desastre.

A organização influencia os tomadores de decisão a colocar os animais na agenda global e inspira as pessoas a mudarem a vida dos animais para melhor.

Para mais informações acesse: www.protecaoanimalmundial.org.br

Comentarios

Previsão do tempo


MÁX

MIN

Estradas

Segurança

Colunas e Blogs

Geral

Política

Esporte

Variedades

Horóscopo Cigano

Horóscopo Cigano - De 25 de junho a 1° de julho

  • COROA - 25 de junho a 1° de julho

    (20 DE ABRIL A 20 DE MAIO) - Os dias que se seguem serão de bons planos pessoais e voltados aos estudos e aprendizados, você quer o progresso e começa a somar os seus objetivos, raciocina diante das situações e busca novas respostas em seus caminhos. No amor o jogo será duro por estes dias, não será fácil lidar com as indecisões da pessoa amada, procure acalmar-se diante de tudo e deixe que o tempo se encarrega de mudar o que for preciso.

  • CANDEIAS - 25 de junho a 1° de julho

    (21 DE MAIO A 20 DE JUNHO) - Momento de luz e novidades ,fase de determinação e fé. Você muda o que for preciso e segue com mais decisões e acordos que favorecem o lado trabalhista. Muitas mudanças acontecem sim mas são para melhor, e até mesmo questões que antes te traziam muitas dúvidas nessa semana tudo se esclarece e você consegue dar importantes passos ao progresso pessoal.Questões familiares são resolvidas e no amor a paz reina esta semana.

  • RODA - 25 de junho a 1° de julho

    (21 DE JUNHO A 21 DE JULHO) - Dias de luz e alegrias, momento de paz e determinação, fase favorável para a sua criatividade e o destino avisa que é hora de explorar seus conhecimentos e focar em dias melhores buscando a paz interior acima de tudo. No amor uma nova luz traz a paz para o seu coração, você busca o equilíbrio diante das situações e procura entender a pessoa amada. Não se deixe levar pelo medo ou ansiedade, tudo ficará bem dentro de alguns dias.

  • SINO - 25 de junho a 1° de julho

    (23 DE AGOSTO A 22 DE SETEMBRO) - Com o tempo tudo começa a se resolver, você consegue esclarecer os assuntos e o que antes era complicado ganha uma nova resposta. Não é fácil lidar com algumas situações porém você pode vencer os seus medos encarando as situações. Agora é o momento de reorganizar a sua vida e transformar os seus dias em situações melhores. No amor evite complicar os seus caminhos, tente entender a pessoa amada e fuja de complicações.

  • MOEDAS - 25 de junho a 1° de julho

    (23 DE SETEMBRO A 22 DE OUTUBRO) - Não se deixe levar pelo momento, existe uma luz alternativa em seus caminhos, procure focar em seus objetivos e acalme o seu coração. Com o passar dos dias tudo será esclarecido e você volta a ganhar a confiança de sempre. Conquiste o seu espaço com garra e determinação pois a sua capacidade permite isso, mas é preciso se desapegar de certas situações e focar em seus objetivos maiores buscando a luz e a espiritualidade.

  • ADAGA - 25 de junho a 1° de julho

    ( 23 DE OUTUBRO A 21 DE NOVEMBRO) - Fase de respostas positivas, de questões familiares favoráveis e muitos esclarecimentos, momento de desapego de certas questões, você volta a acreditar na sua capacidade e busca dias melhores em todos os sentidos. Mudanças acontecem no meio do caminho e você encontra a paz interior. No amor é hora de tomar uma decisão mais favorável, os dias se passam rapidamente e demorar pode atrasar a sua sorte nessa questão.

  • FERRADURA - 25 de junho a 1° de julho

    (22 DE DEZEMBRO A 20 DE JANEIRO) - Chegou  a hora de avaliar todas as questões, de mudar o que for preciso e seguir com fé e entusiasmo diante das situações. Vire a página, busque na sua fé as suas respostas, muitas vezes você encontrou dias melhores em seus caminhos quando se dedicou mais ao seu lado espiritual. Conquiste novamente o seu espaço, faça valer as suas palavras e tente reverter algumas situações. O seu destino pede progresso.

  • TAÇA - 25 de junho a 1° de julho

    (21 DE JANEIRO A 29 DE FEVEREIRO) - Uma nova luz favorece o seu astral e você começa a tomar importantes decisões em seus caminhos. Controle os seus impulsos, vá ao encontro da luz e da determinação, nunca se deixe levar pela indecisão, pelos imprevistos busque sempre manter o seu foco, fazer com que tudo possa ser diferente em seus caminhos. Conquiste a sua paz novamente, você é capaz de mudar o que for preciso, é capaz de renovar os seus planos.

  • CAPELA - 25 de junho a 1° de julho

      (20 DE FEVEREIRO A 20 DE MARÇO) - Refaça os seus planos, invista em seu potencial, os dias que se seguem pedem mais determinação de sua parte, então é preciso fortalecer os seus caminhos, colocar em ordem os seus objetivos, favorecer o seu astral buscando a luz de sua espiritualidade. No amor uma nova resposta favorece os seus dias porém será necessário entender a pessoa amada, saber lidar com tudo de maneira positiva sem se prender a certas situações.

  • PUNHAL - 25 de junho a 1° de julho

    (21 DE MARÇO A 20 DE ABRIL) - Momento de reorganização pessoal, você começa a pesar os prós e os contras de todas as situações, busca o equilíbrio acima de tudo e quer uma nova oportunidade nas questões profissionais. Bom momento para voltar-se ao lado espiritual onde seus caminhos ganham forças pois a sua Fé somada ao seu talento transforma os seus dias. No amor uma nova luz surge e te deixa mais tranquilo(a) diante das situações.

  • ESTRELA - 25 de junho a 1° de julho

    (22 DE JULHO A 22 DE AGOSTO) - Fase de renovação e muita Fé, momento de luz e novidades que transformam os seus dias, infelizmente algumas mudanças mexeram um pouco com o seu astral, mas com o passar dos dias tudo volta ao normal. A sua capacidade de se reorganizar diante dos fatos mais uma vez te surpreenderá. Só tome cuidado para não misturar os setores da sua vida. Busque a paz em questões familiares, evite opinar em assuntos polêmicos.

  • MACHADO - 25 de junho a 1° de julho

    ( 22 DE NOVEMBRO A 21 DE DEZEMBRO) - Fase de boas decisões, de momentos de otimismo e muita fé, você se depara com questões que favorecem o seu coração, muda o que for preciso e encara uma nova jornada com mais equilíbrio e força. No amor uma nova resposta alegra o seu coração, te enche de esperança e otimismo. Os dias que se seguem serão marcados por novas respostas e também muito foco em seus objetivos, você conseguirá dar a volta por cima diante de uma importante questão.