MP recomenda Guarujá a adotar merenda delivery | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte

Sistema Costa Norte de Comunicação

Logo do Jornal Costa Norte

MP recomenda Guarujá a adotar merenda delivery

Da Redação
24 de março de 2020 às 09:10

Todas as escolas da rede municipal de ensino de Guarujá, inclusive conveniadas, estão abertas para ofertar alimentação aos estudantes, conforme recomendação do Ministério Público. A medida visa o enfrentamento ao novo coronavírus (Covid-19).


Participe dos nossos grupos ℹ http://bit.ly/CNGUARUJA2 🕵‍ Informe-se, denuncie!


O documento, expedido na segunda-feira, 23, pede a adoção deste tipo estratégia no enfrentamento à doença. Deste modo, a recomendação determina que “....se promova o imediato restabelecimento do serviço essencial de fornecimento de refeições aos estudantes da rede pública municipal de ensino habitualmente destinatários, no prazo de sete dias a contar da presente data, através do fornecimento de sistema de retirada de refeições prontas e devidamente acondicionadas em recipientes específicos – delivery – pelo respectivo responsável legal do estudante habitualmente destinatário no equipamento público onde habitualmente servido, adotando-se, em qualquer caso, todas as medidas profiláticas recomendadas pelas autoridades sanitárias para preservação da saúde dos servidores que exerçam suas funções na prestação desse serviço, especialmente por ocasião da retirada”.

 

Enquanto a Secretaria de Educação, Esporte e Lazer (Sedel) realiza os trâmites necessários para o fornecimento da merenda por delivery,  as escolas mantém dois horários para alimentação dos alunos na rede municipal: aos alunos da manhã e vespertino, o almoço é servido das 11h às 12 horas, e estudantes dos períodos tarde e noite, o horário de alimentação é das 14h às 15 horas. No entanto, as unidades ficam abertas das 10h às 16 horas.

 

A abertura das unidades escolares para o almoço segue portaria nº 07/2020 da Sedel e boletim informativo 02 Sedel, no enfrentamento ao novo Coronavírus (Covid-19). Desde segunda-feira (23), as escolas estão com aulas suspensas, por tempo indeterminado. A prefeitura segue as diretrizes estabelecidas pelo governo do estado.

 

De acordo com o vice-prefeito e secretário de Educação, Esporte e Lazer, Renato Pietropaolo, a iniciativa de abrir as escolas é de extrema importância neste momento. “Importante frisar que estamos tomando todos os cuidados necessários com nossas equipes e voluntários. Não poderíamos deixar de alimentar as crianças da nossa rede municipal, que vivem em situação de vulnerabilidade social, e têm na escola sua única refeição. Isso também é responsabilidade”, destacou.

 

Outra questão importante é que todos os funcionários da rede municipal de ensino com mais de 60 anos e demais públicos do grupo de risco do  Covid-19 foram dispensados e orientados a ficar em casa. Quanto aos demais que vêm atuando nas unidades para o atendimento de alimentação, estes seguem em esquema de revezamento.

 

Para ofertar a alimentação, as equipes (profissionais e voluntários) estão organizados no sentido de criarem uma rotina para garantir o fornecimento de alimentação durante a suspensão de aulas. A ação cumpre artigo 16, III do Decreto 13.564/2020 e orientação do MP.


As equipes das unidades estão atentas às seguintes orientações no sentido de evitar aglomerações nas unidades de ensino:

Realizar o direcionamento das crianças para os refeitórios;

Realizar o direcionamento para os lavatórios, para que os alunos lavem as mãos antes das refeições;

Auxiliar para que os alunos passem álcool gel nas mãos, da maneira correta;

Prestar esclarecimentos quanto aos cuidados que devemos ter para evitar a disseminação do Covid-19 (Novo Coronavírus);

Orientar para que os alunos entrem em número reduzido no refeitório, e que permaneçam sentados com uma distância mínima de 2m;

Não permitir que os alunos compartilhem objetos pessoais;

Após realizarem suas refeições os alunos devem voltar para suas casas para continuarem a prática do isolamento social.


Quem desejar ajudar como voluntário, pode procurar uma das seguintes escolas:

EM Mário Cerqueira (Rua Javari, 95 – Perequê)

EM Paulo Freire (Avenida Tancredo Neves, s/nº – Santa Clara)

EM Guilherme Furlani (Travessa 253, s/nº, Morrinhos)

EM Augusto Antunes (Rua Romoaldo dos Santos Inácio, 45 – Jardim Boa Esperança)

Neim Albert Sabin (Avenida Mário Daige, 1.555 – Jardim Boa Esperança)

Comentarios

O que fazer em guarujá

Previsão do tempo


MÁX

MIN

Estradas

Segurança

Colunas e Blogs

Geral

Política

Esporte

Variedades

Horóscopo Cigano

Horóscopo Cigano - de 2 a 8 de julho

  • COROA - 2 a 8 de julho

    (20 DE ABRIL A 20 DE MAIO) Uma força muito protetora surge em seus caminhos, é como se uma luz te guiasse para a resposta ideal colocando novas oportunidades à sua frente. Aproveite os bons momentos e siga em frente de maneira sábia, se desapegando de certas situações que só atrapalharam os seus caminhos e buscando novos dias muito mais proveitosos e seguros. No amor é hora de conversar e também de entender a opinião da pessoa amada.

  • CANDEIAS - 2 a 8 de julho

     (21 DE MAIO A 20 DE JUNHO) Momento oportuno para refletir sobre seus atos, muitas coisas aconteceram e fizeram com que tudo mudasse ao seu redor. Os planos não saíram como você desejava porém não é hora de desistir, dê um tempo para tudo, cuide um pouco mais de si mesmo(a) da sua espiritualidade enfim há um outro significado para tais questões e em breve muito breve você saberá de tudo. Apenas respire fundo e se prepare para uma nova fase em sua vida.

  • RODA - 2 a 8 de julho

    (21 DE JUNHO A 21 DE JULHO) Muitas das questões ao seu redor acabam atrapalhando o seu raciocínio, mudanças acontecem de acordo com o passar dos dias porém é necessário manter o equilíbrio e a fé. Assuntos familiares são  resolvidos durante a semana porém você permanece com a mesma opinião devido a pequenos imprevistos que surgem em seus caminhos. No amor a fase é de luz e respostas e você consegue entender-se mais com a pessoa amada.

  • SINO - 2 a 8 de julho

    (23 DE AGOSTO A 22 DE SETEMBRO) Na busca de dias melhores você se depara com algumas situações ainda mal resolvidas, e uma delas é o amor que ainda te deixa dúvidas e incertezas. Pense antes de agir e não se deixe confundir diante das situações, o seu coração pede uma mudança radical mas a razão te traz para o raciocínio lógico te mostrando que agora não é o momento de agir dessa forma. Você está naquele exato momento em que deve fazer silêncio diante de todas as situações.

  • MOEDAS - 2 a 8 de julho

     (23 DE SETEMBRO A 22 DE OUTUBRO) Uma nova oportunidade de recomeçar, de buscar dentro do seu eu interior novas respostas que façam mais sentido aos seus caminhos. Mudanças favorecem o seu astral, siga a sua intuição e transforme os seus dias. Com o decorrer do tempo tudo muda de maneira favorável e você consegue dar a volta por cima diante das situações. Bom momento para cuidar da sua saúde física e espiritual, voltando-se mais à sua fé você garante melhores respostas.

  • ADAGA -2 a 8 de julho

     (23 DE OUTUBRO A 21 DE NOVEMBRO) As novidades surgem em seus caminhos e você se inspira nas questões profissionais. É hora de arriscar diante das situações, busque o equilíbrio no profissionalismo deixando tudo acontecer de maneira favorável. Manter a calma nas questões amorosas é  mais sábio a se fazer no momento, pois imprevistos acontecem e nem sempre é motivo para se levar a ferro e fogo. Respire fundo e tenha uma conversa mais tranquila e agradável.

  • FERRADURA - 2 a 8 de julho

    (22 DE DEZEMBRO A 20 DE JANEIRO) Fase de fé e bons presságios,momento de luz e boas realizações onde você segue com mais entusiasmo e força. Os dias são favoráveis para o trabalho onde a sua criatividade vai estar em alta, os momentos são de força e otimismo e você consegue interagir diante das situações. No amor as suas dúvidas ainda permanecem porém é tempo de renovar os seus sentimentos e também de tomar decisões que te tragam mais alegrias.

  • TAÇA - 2 a 8 de julho

     (21 DE JANEIRO A 29 DE FEVEREIRO) Não é hora de fazer corpo mole diante das situações, busque resoluções favoráveis pois você sempre foi de correr atrás dos seus objetivos, só está cansado(a) diante dos fatos ao seu redor. Encontre a sua paz interior e continue firme com seus propósitos, você tem capacidade e muito de virar o jogo, só precisa se manter em estado de alerta diante dos seus objetivos. No amor tente controlar os seus impulsos e saiba separar os setores da sua vida.

  • CAPELA - 2 a 8 de julho

     (20 DE FEVEREIRO A 20 DE MARÇO) Fase de luz e boas realizações enfim você acorda para novas oportunidades e vence seus medos com fé e determinação. Construa uma nova oportunidade a si mesmo(a) e fuja de situações embaraçosas que possam vir a atrapalhar o seu progresso. No amor evite fantasiar as situações, seja mais exato(a) diante das questões, faça acontecer de maneira positiva e não se deixe levar por brigas desnecessárias que só afastam a pessoa amada de você.

  • PUNHAL - 2 a 8 de julho

    (21 DE MARÇO A 20 DE ABRIL) Organize-se mais , busque o equilíbrio diante das situações pois é hora de rever conceitos e buscar a melhor resposta. Mesmo que você não concorde muito com algumas situações é hora de buscar as respostas e elas podem vir de um lado contrário porém é a ideal no momento. Busque a paz acima de tudo e todas as questões serão diferentes, tanto no amor como na área profissional que te deixou muitas dúvidas.

  • ESTRELA - 2 a 8 de julho

      (22 DE JULHO A 22 DE AGOSTO) Fase de renovação e fé, você passa por transformações significativas em seus caminhos, quer resolver tudo de maneira positiva porém ainda existe a necessidade de esclarecer certos assuntos que ainda interrompem o seu progresso. No amor é hora de apostar no novo, na busca de novas alegrias e na positividade , criar dias melhores e situações mais agradáveis sabendo entender a pessoa amada e se desapegando das desconfianças.

  • MACHADO - 2 a 8 de julho

    (22 DE NOVEMBRO A 21 DE DEZEMBRO) Dentro em breve você estará bem em todos os sentidos, vai se sentir melhor quando conseguir resolver um assunto importante. Muitas verdades serão esclarecidas porém o seu coração está decidido a mudar, mesmo que uma resposta positiva surja em seus caminhos o seu destino já aponta uma nova jornada, uma nova história repleta de muitas alegrias. Volta a brilhar dentro de você aquela energia contagiante que eleva o seu astral.