Plataforma de ensino interativo é implementada em Bertioga | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte

Sistema Costa Norte de Comunicação

Logo do Jornal Costa Norte

Plataforma de ensino interativo é implementada em Bertioga

Da Redação
13 de abril de 2020 às 16:30

O projeto de educação digital “Aluno na Rede”, em parceria com a Google for Education foi lançado em Bertioga, na quinta-feira, 27.  A implantação ocorrerá em 14 escolas do município e impactará cerca de  cinco mil alunos da rede pública de ensino fundamental, e poderá ser utilizada por mais de 200 professores.


O secretário de Educação Rubens Mandetta explica: "Com a iniciativa, estamos modernizando nossos processos educacionais e isso passa pela transformação digital. Não podemos deixar de ter a tecnologia como aliada no processo de aprendizagem, permitindo aos alunos potencializarem ao máximo suas capacidades e aptidões. Investir em tecnologia na educação é aumentar as chances de empregabilidade no futuro, formando jovens mais capacitados para o mercado de trabalho e gerando mais oportunidades de crescimento profissional para os professores”.


O projeto Aluno na Rede foi concebido com base na plataforma digital de produtividade e colaboração G Suite for Education,  que disponibiliza ferramentas de gestão de sala de aula integradas ao devices do tipo Chromebooks gerenciados para aumentar a produtividade, automação e dinâmicas com aplicação de novas metodologias de ensino e aprendizagem, permitindo aos alunos e professores uma série de atividades como criar, editar e compartilhar arquivos on-line, participarem de videoconferências, além de poder acompanhar todo o conteúdo dado em sala de aula em tempo real de qualquer dispositivo (notebook, desktop, smartphone, tablet etc.), com suporte de TI  24 horas.


Para implementação, serão dispostos laboratórios móveis com recursos de projeção, videoconferência, armazenamento e recarga dos dispositivos. O projeto contempla também nova infraestrutura de rede de dados, pontos de acesso de alta performance Cisco Meraki, formação pedagógica para uso das tecnologias, bem como suporte técnico e pedagógico com Noc 24/7.


No escopo do projeto foi planejado um centro de formação continuada, replicando a mesma infraestrutura dos novos ambientes interativos nas escolas, para as oficinas e capacitação pedagógica dos professores multiplicadores e suas equipes. A implantação está prevista para ser concluída até 27 de maio de 2020, cerca de 90 dias, afirma Calegari, diretor da Bedu.Tech, empresa de tecnologia especializada em soluções e infraestrutura de TI, responsável pela implantação do projeto. Segundo ele, cada escola terá no mínimo um carrinho com 36 equipamentos do tipo chromebook para uso dos alunos em sala de aula, que contém um sistema multimídia para realização de videoconferências.


“Junto com as máquinas, cada aluno irá receber uma conta de e-mail totalmente configurada para facilitar a comunicação e troca de informação. Também iremos configurar contas de e-mails para todo o corpo de professores, diretores e funcionários da Secretaria de Educação, com tecnologia avançada de segurança da informação, que mantém os dados e informações compartilhadas entre os usuários de forma segura”.


Transformação digital na educação

Além de potencializar o processo de aprendizagem dos alunos em sala de aula por meio de recursos tecnológicos, o projeto Aluno na Rede visa também engajar todo o corpo docente das instituições de ensino de Bertioga ao facilitar as rotinas pedagógicas automatizando algumas tarefas.


Diz Jucinéia Oliveira, coordenadora pedagógica da Bedu.Tech: “Faremos uma formação completa dos professores, que são os verdadeiros multiplicadores do conhecimento, além da gestão continuada de todos os serviços implantados, reduzindo custos operacionais de TI da Secretaria de Educação, permitindo que mantenham o foco nos alunos e aprimoramento dos seus processos educacionais”.


A BeduTech é uma empresa especializada em serviços de computação em nuvem, integração,  infraestrutura e tecnologias educacionais, surgiu para atender à necessidade dos clientes inovarem seus negócios por meio da transformação digital.


Conta com uma equipe de especialistas multidisciplinares e apresenta soluções de computação em nuvem, nuvem híbrida, networking, infraestrutura e serviços com níveis de atendimentos diferenciados. Nesse primeiro momento, o foco do negócio é o mercado educacional e a prestação de serviços ao governo.


Cidade em Desenvolvimento

Avanços como este, na área de educação, é um dos aspectos de uma cidade que se encontra em pleno desenvolvimento e merecem destaque. 


O projeto Cidade em Desenvolvimento é um painel permanente de debates sobre Bertioga patrocinado pela Sobloco Construtora, responsável pelo empreendimento Riviera de São Lourenço.


O objetivo é apresentar os variados aspectos que envolvem um determinado tema de relevância para o município, de forma propositiva. Estes temas farão parte de reportagens semanais a ser publicadas no Portal Costa Norte e no veículo impresso Jornal Costa Norte. Os assuntos também serão debatidos no Jornal da Praia, na Rádio Praia FM 106,1 e no programa Opinião, da TV Costa Norte 48.1 digital. Ao final de um mês, todas as discussões serão apresentadas no Painel Cidade em Desenvolvimento, evento periódico realizado pelo Sistema Costa Norte de Comunicação, em parceria com a Faculdade Bertioga.


Com a bancada composta pelos especialistas que ajudaram na construção dos conteúdos do mês, o evento permitirá a participação de acadêmicos, alunos da Faculdade Bertioga e cidadãos do município, para incentivar o debate do conteúdo. As discussões, informações e conclusões darão origem a um documento que, além de ser publicado nas mídias do Sistema Costa Norte de Comunicação  será encaminhado para autoridades municipais, estaduais, federais e judiciárias relacionadas à proposição. 



 

Comentarios

O que fazer em Bertioga

Previsão do tempo


MÁX

MIN

Estradas

Segurança

Colunas e Blogs

Geral

Política

Esporte

Variedades

Horóscopo Cigano

Horóscopo Cigano de 4 a 10 de junho

  • Coroa - 4 a 10 de junho

    COROA -  (20 DE ABRIL A 20 DE MAIO) Semana de muita correria, reuniões trabalhistas , acertos financeiros enfim chegou  a hora de correr atrás de seus objetivos com mais seriedade e fé. Bom momento para cuidar um pouco mais de você, da sua saúde física e espiritual.  Algumas questões familiares ainda precisam ser melhores resolvidas, mas tudo tende a ficar melhor depois de uma conversa franca sobre o assunto. No amor é hora de esclarecer as dúvidas e colocar fim em encrencas desnecessárias.

  • Candeias - 4 a 10 de junho

    CANDEIAS - (21 DE MAIO A 20 DE JUNHO) Uma nova fase de luz e raciocínio lógico, você se desprende de situações desfavoráveis e segue mais confiante em questões profissionais. Esta será uma boa semana para negócios , você conseguirá resolver questões de maneira mais positiva. Pequenas crises amorosas podem surgir, mas com o passar dos dias tudo se resolve de maneira mais positiva. Você se afastou um pouco de sua fé, é hora de encontra-la novamente dentro de você.

  • Roda - 4 a 10 de junho

    RODA - (21 DE JUNHO A 21 DE JULHO) Os dias que se seguem serão de luz e desapego, momento onde literalmente você chuta o balde diante das questões, se desprende das negatividades e encontra a paz ideal para os seus caminhos. Chegou a hora de evoluir, de buscar novas respostas profissionais, de manter o foco dos seus objetivos e esquecer de questões banais que só atrapalham o seu crescimento. No amor tudo segue tranquilo, você consegue resolver tudo de maneira positiva.

  • Sino - 4 a 10 de junho

    SINO - (23 DE AGOSTO A 22 DE SETEMBRO) Em busca de dias melhores você segue na esperança de resolver certos assuntos, tenta entender a pessoa amada mas enfrenta algumas dificuldades em aceitar certas situações. Com o passar dos dias tudo tende a acontecer de maneira mais positiva, apesar da semana trazer certos desafios também te trará muita fé e confiança para os seus dias, onde você vai conseguir resolver assuntos profissionais com mais facilidade além de resolver importantes assuntos particulares.

  • Moedas - 4 a 10 de junho

    MOEDAS - (23 DE SETEMBRO A 22 DE OUTUBRO) Momento de raciocínio lógico, uma fase de paz e tranquilidade onde você consegue resolver certos assuntos particulares. Chegou a hora de resolver as questões que te preocupa, ir ao encontro de soluções que farão mais sentido para a sua vida. No amor o segredo é não fantasiar tanto , não se entregar ao desespero e ao medo de perder pois muitas vezes você esquece de viver os bons momentos da relação e se entrega às desconfianças.

  • Adaga - 4 a 10 de junho

    ADAGA -  (23 DE OUTUBRO A 21 DE NOVEMBRO) Uma nova luz em questões amorosas, fase de positividade e fé onde você encontra respostas mais favoráveis em seus caminhos. Em questões profissionais os dias que se seguem serão melhores, mais equilibrados em todos os sentidos, você encontra respostas que tranquilizarão o seu coração. As questões familiares que te rondam terão melhores soluções dentro em breve onde você vai conseguir tranquilizar o seu coração.

  • Ferradura - 4 a 10 de junho

    FERRADURA - (22 DE DEZEMBRO A 20 DE JANEIRO) Fase de luz e alegrias, momento onde você consegue se libertar de questões que antes te preocupavam e muito, agora chegou a hora de realizar os seus objetivos com mais seriedade, dar a volta por cima e colocar ordem em questões pessoais. No amor os dias que se seguem te trarão melhores respostas e você se dedicará mais à pessoa amada. Momento de luz, de cuidados espirituais onde a fé renasce dentro de você.

  • Taça - 4 a 10 de junho

    TAÇA -  (21 DE JANEIRO A 29 DE FEVEREIRO)  Dias de alegrias e paz, momento de reorganização pessoal, novas respostas trazem o equilíbrio ideal para os seus caminhos. Você busca uma nova luz profissional, tenta manter o equilíbrio em todos os sentidos, vai ao encontro de dias melhores e volta a apostar em seu potencial. No amor uma surpresa te trará mais alegrias nesta semana, algo que você já tinha dado por perdido em sua vida ganha uma nova resposta.

  • Capela - 4 a 10 de junho

    CAPELA - (20 DE FEVEREIRO A 20 DE MARÇO) Momento de luz, fase de paz e equilíbrio onde você se desprende de certos medos e vai em busca de novidades que farão mais sentido em seus caminhos. No amor uma nova resposta traz a paz ideal para o seu coração, depois de uma fase de muitas lutas chegou a hora de se entregar mais, de deixar tudo acontecer , e a semana te favorece neste sentido onde você ganha a certeza de que tudo acontecerá de maneira positiva.

  • Punhal - 4 a 10 de junho

    PUNHAL - (21 DE MARÇO A 20 DE ABRIL) Você consegue dar a volta por cima diante de uma importante questão, livra-se das preocupações que antes te tiravam o sono, a semana promete ser proveitosa em todos os sentidos. Chegou a hora de evoluir seus projetos, seguir mais confiante diante das questões , respostas financeiras chegarão esta semana e te ajudará a seguir mais confiante. No amor deixe o tempo agir, ele trará a melhor resposta para o seu relacionamento.

  • Estrela - 4 a 10 de junho

    ESTRELA - 22 DE JULHO A 22 DE AGOSTO) Uma fase de luz e raciocínio lógico, chegou o momento de buscar a paz interior, resolver todas as questões de maneira positiva. No amor não se deixe levar pelo ciúme, muitas vezes as questões que te rondam podem ser melhores resolvidas mas é preciso acordar para a realidade, não fantasiar tanto as situações. Chegou a hora de buscar a paz interior, deixar o tempo resolver tudo e seguir mais confiante em seus melhores planos.

  • Machado - 4 a 10 de junho

    MACHADO - (22 DE NOVEMBRO A 21 DE DEZEMBRO) Fase de luz e positividade, momento onde você se dedica mais às questões pessoais, se desprende de certos medos que antes atrapalhavam os seus caminhos, segue em frente mais confiante e com mais determinação. No amor o jogo vira, antes você corria atrás agora a pessoa amada é quem sentirá e muito a sua falta, isso te fará bem e você vai alcançar o equilíbrio que tanto deseja em todos os sentidos.Bom momento para dedicar-se mais às questões profissionais.